MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como criar chaves estrangeiras no MySQL - Como criar Foreign Keys em tabelas do MySQLQuantidade de visualizações: 89728 vezes |
O que é chave estrangeira (foreign key)? O papel da chave estrangeira é manter uma referência a um registro presente em outra tabela. Imagine o seguinte cenário. Temos uma tabela livros e uma tabela autores. Neste cenário, um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito somente por um determinado autor. Aqui temos uma relação 1:N, ou seja, um para muitos: um autor pode escrever zero, um ou vários livros. Comece analisando a tabela autores: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment nome varchar(45) NO - email varchar(45) NO - CREATE TABLE autores( id int(10) unsigned NOT NULL auto_increment, nome varchar(45) NOT NULL, email varchar(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE=InnoDB; Analise agora a tabela livros: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO - CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE = InnoDB; O campo id é do tipo int, auto-incremento e foi marcado como chave primária. Dessa forma, o campo id identifica unicamente cada livro. O campo id_autor é do tipo int e sua função é guardar o id do autor que escreveu um determinado livro. Ao trazer o valor do campo id da tabela autores para o campo id_autor da tabela livros nós estamos relacionando as duas tabelas. O campo id_autor, neste cenário, é a chave estrangeira, pois seu valor sempre refletirá o valor do campo id da tabela autores (a única exceção é quando queremos deixar, temporariamente, um livro sem autor). Lembre-se, em uma relação 1:N, a chave estrangeira, em geral, ficará no lado N da relação. Integridade Referencial (Restrições de Chave Estrangeira) - Referential Integrity (Foreign Key Constraints) Imagine agora que você inseriu alguns registros na tabela autores e na tabela livros. Todas as vezes que o valor do campo id_autor na tabela livros for igual ao valor do campo id na tabela autores nós estaremos criando um relação autor-livro. É possível, a qualquer momento, listar um livro e saber de imediato o id do seu autor (isso permite fazer um join com a tabela autores para obter os dados do respectivo autor). Mas, o que acontecerá se excluirmos um registro na tabela autores e, mais tarde, descobrirmos que o campo id_autor da tabela livros guardava uma referência para o autor excluído? Teremos a quebra da integridade referencial. Para evitar tais situações, é responsabilidade do programador escrever códigos de verificações para prevenir estas ocorrências. Os bancos de dados, e principalmente o MySQL, possuem mecanismos para reforçar esta proteção: restrições de chave estrangeira. As restrições de chave estrangeira asseguram duas situações possíveis: 1) Não permitir que um autor seja excluído quando qualquer livro possuir uma referência a ele; 2) Se o autor for excluído, todos os livros que o referenciam também o serão. Definindo a chave estrangeira na tabela livros usando o atributo CONSTRAINT FOREIGN KEY REFERENCES Vamos agora reescrever o comando DDL CREATE TABLE para a tabela livros de forma a aplicar as restrições de chaves estrangeiras. Veja a nova versão: CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT livros_autores FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id) )ENGINE = InnoDB; A estrutura da tabela livros será alterada para aquela mostrada abaixo: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO MUL - ErrorNr. 1451: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/livros`, CONSTRAINT `livros_autores` FOREIGN KEY (`id_autor`) REFERENCES `autores` (`id`)) Em mais dicas desta seção você aprenderá a usar as cláusulas ON DELETE e ON UPDATE e as ações RESTRICT, SET NULL, CASCADE e NO ACTION. Todas estas cláusulas e ações são usadas para reforçar a integridade referencial de suas bases de dados. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo bool da linguagem C# - Apostila C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 17753 vezes |
O tipo bool do C# é um apelido para o tipo System.Boolean do .NET e pode representar apenas dois valores: True ou False. Este tipo é usado em expressões condicionais e, quando os valores True e False estiverem sendo usados como literais, estes deverão ser escritos como "true" e "false". Veja:bool pode = true; bool vencido = false; Se escrevermos "True" e "False", teremos erros de compilação: The name 'True' does not exist in the current context The name 'False' does not exist in the current context No entanto, se imprimirmos o valor de uma variável do tipo boolean usando Console.WriteLine(), teremos os valores "True" e "False". Experimente: bool pode = true; Console.WriteLine(pode); Para saber a quantidade de bytes que um tipo bool ocupa, podemos usar o método sizeof(). Veja: Console.WriteLine("Um boolean ocupa " + sizeof(bool) + " bytes no C# 2.0"); Este código exibirá: Um boolean ocupa 1 bytes no C# 2.0 Em C++, um valor de tipo bool pode ser convertido para um valor do tipo int, ou seja, false é equivalente à zero e true é equivalente à um valor diferente de zero. Em C# isso não é possível. Veja o que acontece quando tentamos converter um tipo int para um tipo boolean: int pode = 1; if(pode) Console.WriteLine("OK"); A mensagem de erro de compilação é: Cannot implicitly convert type 'int' to 'bool' |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter o resultado de uma divisão de inteiros, incluindo o resto, usando a procedure DivMod() do DelphiQuantidade de visualizações: 16312 vezes |
Em algumas situações precisamos obter o resultado de uma divisão de inteiros e gostaríamos de obter também o resto da divisão, ou seja, se dividirmos 10 por 3 o resultado será 3 (3 x 3 = 9) e o resto será 1. A procedure DivMod(), presente na unit Math nos permite fazer isso. Ela requer quatro argumentos: procedure DivMod(Dividend: Integer; Divisor: Word; var Result, Remainder: Word); Veja que fornecemos o dividendo e o divisor como Integer e Word mas, as variáveis que receberão o resultado e o resto da divisão deverão ser passadas por referência. Veja um exemplo: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var dividendo, divisor: Integer; resultado, resto: Word; begin // uses Math // vamos dividir 10 por 3 dividendo := 10; divisor := 3; DivMod(dividendo, divisor, resultado, resto); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado da divisão: ' + IntToStr(resultado)); // vamos exibir o resto ShowMessage('Resto da divisão: ' + IntToStr(resto)); end; Note que DivMod() realiza seu trabalho e guarda os resultados nas variáveis resultado e resto, que, como vimos na assinatura da procedure, devem ser fornecidas por referência. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como detectar as teclas Insert ou Delete usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 3261 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas Insert ou Delete. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_INSERT (Ins) ou KeyEvent.VK_DELETE (Del). Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas duas teclas foi pressionada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // a tecla Insert foi pressionada? if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_INSERT){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Insert foi pressionada"); } // a tecla Enter Delete pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_DELETE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Delete foi pressionada"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada"); } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas Insert e Delete podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 663 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que receberá dois números inteiros // e retornará o maior deles int maior_numero(int num1, int num2); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // variáveis usadas na resolução do problema int num1, num2, maior; // vamos pedir para o usuário informar os dois números printf("Informe o primeiro número inteiro: "); scanf("%d", &num1); printf("Informe o segundo número inteiro: "); scanf("%d", &num2); // os números são iguais? if(num1 == num2){ printf("Erro. Os dois números são iguais."); } else{ // vamos chamar a função para obter o número maior maior = maior_numero(num1, num2); printf("O maior número é: %d", maior); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que receberá dois números inteiros e retornará // o maior deles int maior_numero(int num1, int num2){ // o primeiro número é maior que o segundo? if(num1 > num2){ return num1; } else{ return num2; } } |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: document Object |
Como usar o método getElementById() do objeto document para localizar um elemento HTML baseado em seu id usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 13034 vezes |
O método getElementById() do objeto document é usado quando queremos localizar e retornar um elemento HTML baseado no valor de sua propriedade id. Veja um exemplo:<html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function localizarElemento(){ // vamos localizar o elemento com o id "aviso" var elem = document.getElementById("aviso"); // o elemento foi localizado if(elem != null){ // vamos definir o conteúdo do elemento encontrado elem.innerHTML = "Vejam este texto."; } else{ window.alert("O elemento HTML pesquisado não foi encontrado."); } } </script> </head> <body> <button onclick="localizarElemento()">Localizar DIV</button> <div id="aviso"></div> </body> </html> Execute o exemplo e clique no botão. Você verá que o texto do elemento div com o id "aviso" é definido para "Vejam este texto.". Note que, se o elemento não for encontrado, o retorno do método getElementById() é null na maioria dos browsers. Há algumas observações interessantes em relação ao método getElementById() do objeto document: a) Se o valor da propriedade id pertencer a uma coleção, ou seja, se houver mais de um elemento HTML com o mesmo id, o método retornará o primeiro elemento na coleção. b) No Firefox, Opera, Google Chrome, Safari e Internet Explorer (IE) a partir da versão 8, o método getElementById() é case-sensitive (sensível a maiúsculas e minúsculas) em relação ao valor da propriedade id. Nas versões anteriores do IE isso não acontecia. |
C ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor inteiro usando a função atoi() da linguagem CQuantidade de visualizações: 46766 vezes |
Em algumas situações, pode ser necessário converter uma string em um valor numérico inteiro. Para isso podemos usar a função atoi(). Esta função recebe uma matriz de caracteres e tenta transformá-la em um valor inteiro. Se a conversão não for possível, o valor 0 é retornado. Os sinais "+" e "-" são válidos na string a ser convertida. Veja um exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // valor inteiro em forma de string char valor_str[] = "10"; // A linha abaixo causa um comportamento estranho //int res = 40 + valor_str; // temos que converter a string em um valor inteiro válido int res = 40 + atoi(valor_str); printf("O resultado e: %d", res); puts("\n"); system("pause"); return 0; } |
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Quilograma-Força para Newton em Java - Java para FísicaQuantidade de visualizações: 461 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar a conversão de Quilograma-Força para Newton usando Java. Este cálculo é comum quando estamos tentando resolver problemas de Física usando programação. Antes de continuarmos, vamos revisar estas duas unidades de medida. O Quilograma-Força (kgf) é a unidade de medida de uma força que faz um objeto com uma massa de 1 kg acelerar em um metro por segundo ao quadrado (1 m/s2). O Newton é a unidade utilizada para medir força no Sistema Internacional de Unidades (SI). Agora vamos à fórmula para transformar Quilograma-Força em Newton. Veja: \[\text{Newton} = \text{Quilograma-Força} \cdot 9,8 \] Note que só precisamos multiplicar Quilograma-Força por 9,8 para obtermos o resultado em Newton. Vamos ver um exemplo? Veja um código Java completo que pede para o usuário informar um valor em Quilograma-Força e o converte para Newton: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double kgf, newton; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o valor em Quilograma-Força System.out.print("Informe o valor em kgf: "); kgf = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos fazer a conversão para Newton newton = kgf * 9.80665; // e mostramos o resultado System.out.println("O resultado é: " + newton + " N"); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor em kgf: 50 O resultado é: 490.3325 N |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como escrever um método que retorna um objeto da classe ArrayList do JavaQuantidade de visualizações: 16411 vezes |
Em algumas situações precisamos escrever um método Java que retorna um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos obter o ArrayList do método abaixo ArrayList<String> lista = obterLista(); // vamos exibir os valores dos elementos for(int i = 0; i < lista.size(); i++){ System.out.println(lista.get(i)); } System.exit(0); } // um método que retorna um ArrayList public static ArrayList<String> obterLista(){ // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos // e devolvê-la ao chamador do método ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); nomes.add("Osmar J. Silva"); nomes.add("Fernanda de Castro"); nomes.add("Marcos de Oliveira"); return nomes; } } |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução break da linguagem C para interromper a execução de um laçoQuantidade de visualizações: 15723 vezes |
Laços for, while, do...while e switch podem ter suas iterações (repetições) interrompidas com o uso da instrução break. Quando isso acontece, o fluxo de execução salta para a primeira instrução após o laço. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 0; i <= 10; i++){ printf("%d ", i); if(i == 6) break; // sai do laço } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código exibirá os valores de 0 à 6. Veja que execução do laço é interrompida exatamente no ponto em que a instrução break é encontrada. Se houver mais instruções dentro do laço mas logo após o break, estas instruções não serão executadas. |
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