C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como calcular os dias restantes para uma data em C# usando um objeto TimeSpan

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Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias restantes para uma determinada data no futuro em C# (próximo Natal, próxima Páscoa, vencimento de uma duplicata, etc). O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no futuro e então subtraímos desta a data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a quantidade de dias restantes para o Natal de
  // 2009
  DateTime data_futura = new DateTime(2009, 12, 25);  // 25/12/2009
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // obtém a quantidade de dias restantes
  TimeSpan dif = data_futura.Subtract(hoje);
  int restantes = dif.Days + 1; // dia de hoje na contagem

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine("Faltam " + restantes + " dias para " +
    "o Natal de 2009");

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Data e Hora

Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C que peça para o usuário informar um ano e informe o dia da semana que o ano começou (domingo, segunda-feira

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um ano e então mostre em qual dia da semana o ano começou, por exemplo, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um ano: 2022
O ano informado começou em um(a) Sábado

Informe um ano: 2023
O ano informado começou em um(a) Domingo

Informe um ano: 2024
O ano informado começou em um(a) Segunda-feira

Informe um ano: 2025
O ano informado começou em um(a) Quarta-feira
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char dias_semana[][20] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira",
    "Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"};
  int ano, dia_inicial; 
   
  // vamos pedir para o usuário informar o ano
  printf("Informe um ano: ");
  scanf("%d", &ano);
	
  // vamos calcular o número equivalente ao dia da semana que o
  // ano iniciou: 0:Domingo, 1:Segunda-feira, 2:Terça-feira, etc
  // note que as divisões abaixo são divisões por inteiro, ou seja,
  // sem a parte fracionária 
  dia_inicial = (ano + (ano - 1) / 4) - ((ano - 1) / 100) +
    ((ano - 1) / 400); 
  dia_inicial = dia_inicial % 7; 
  
  // e mostramos o resultado
  printf("O ano informado começou em um(a) %s", dias_semana[dia_inicial]); 
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais

O que é AutoLISP e como escrever seu primeiro programa nessa linguagem de programação

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O que é AutoLISP?

Se você chegou até este artigo vindo de um mecanismo de busca, é bem provável que você já saiba o que é a AutoLISP e para que ela serve. No entanto, é sempre bom reforçar. A AutoLISP é um dialeto, ou seja, uma derivação, da linguagem de programação LISP.

LISP vem de LISt Processing (Processamento de listas, vetores, matrizes, etc). Imagina-se que a LISP seja a linguagem de programação de alto nível mais antiga que se conhece, perdendo apenas para o FORTRAN. Embutida por padrão no AutoCAD, a LISP é a linguagem preferida para inteligência artificial em robótica.

Para que serve a AutoLISP no AutoCAD?

A AutoLISP, como mencionei acima, é linguagem de programação padrão do AutoCAD e já vem embutida nele, da mesma forma que a linguagem Python já vem embutida no FreeCAD. É claro que podemos manipular os objetos do AutoCAD usando VBA (Visual Basic for Applications), mas esta opção já não vem mais embutida por padrão na ferramenta.

No AutoCAD, a AutoLISP é usada para automatizar tarefas e tornar menos tediosos os desenhos com detalhes muito repetitivos. Um programa AutoLISP nos permite, entre outras coisas, desenhar linhas, círculos, retângulos, polígonos, etc, selecionar objetos no GA (área de desenho do AutoCAD), solicitar entrada do usuário, exibir saída, ler e escrever em arquivos e muitas outras funcionalidades.

Como escrever e executar um programa AutoLISP no AutoCAD

Agora que já sabemos o que é a AutoLISP e seus objetivos, vamos escrever nosso primeiro programa. Abra o seu editor de código favorito (aqui eu usei o Notepad++) e digite a seguinte listagem:

; Este programa é usado para desenhar uma
; linha a partir de dois pontos indicados
; pelo usuário
(defun desenharLinha()
  ; Vamos obter o primeiro ponto e guardar suas
  ; coordenadas na variável p
  (setq p (getpoint "Clique primeiro ponto na GA"))

  ; Vamos obter o segundo ponto e guardar suas
  ; coordenadas na variável q
  (setq q (getpoint "\nClique segundo ponto na GA"))

  ; Agora chamamos o comando LINE passando os
  ; dois pontos geométricos obtidos
  (command "LINE" p q "")
)

Veja que, já no início do código, nós temos uma função chamada desenharLinha(). Dessa forma, salve o arquivo com o nome "desenharLinha.lsp" no diretório de sua preferência.

Como carregar um programa AutoLISP no AutoCAD?

Agora que já temos o arquivo .lsp pronto, vamos aprender como carregá-lo no AutoCAD. Para isso, vá até o menu Manage e escolha a opção Load Application. Selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. Se tudo correu bem, você receberá uma mensagem "_appload desenharLinha.lsp successfully loaded".

Agora já podemos usar nossa rotina para desenhar linhas no AutoCAD. Com a aba Model ativada, digite:

(DESENHARLINHA)

na janela de comandos do AutoCAD. Ao pressionar Enter você verá a mensagem "Clique primeiro ponto na GA". Lembrando que GA é a General Arrangement Drawing, ou seja, a área de desenho. Dessa forma, clique na área de desenho para que o código AutoLISP registre o primeiro ponto (coordenadas x, y, z).

No mesmo momento uma mensagem "Clique segundo ponto na GA" será exibida. Clique na área de desenho para registrar o segundo ponto e pronto! Você verá uma linha ser desenhada entre os dois pontos geométricos que você informou.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo

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Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos obter o público total do jogo de futebol
    System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: ");
    int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // renda do ingresso popular
    double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00;
    // renda do ingresso geral
    double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00;
    // renda do ingresso arquibancada
    double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00;
    // renda do ingresso cadeiras
    double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00;
    
    // obtemos a renda total
    double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total));
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma substring está contida em uma string usando as funções ContainsStr() e AnsiContainsStr() do Delphi

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Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida em uma string. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ContainsStr() ou AnsiContainsStr(). Esta função requer a string alvo da pesquisa e a substring a ser pesquisada. O retorno será true se a substring estiver contida na string. Do contrário o retorno será false.

Estas duas funções possuem as seguintes assinaturas:

function ContainsStr(const AText, ASubText: 
  string): Boolean;
function AnsiContainsStr(const AText, ASubText: 
  string): Boolean;


Veja agora um exemplo de seu uso:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'Gosto muito de Delphi, PHP e Java';

  // vamos verificar se a string contém a substring "PHP"
  if AnsiContainsStr(frase, 'PHP') then
    ShowMessage('A frase contem a substring indicada')
  else
    ShowMessage('A frase NÃO contem a substring indicada')
end;

Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em JavaScript usando a função cos() do objeto Math - Calculadora de cosseno em JavaScript

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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem JavaScript. Esta função, que é parte do objeto Math, recebe um valor numérico e retorna um valor também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos calcular o cosseno de 3 números
  document.writeln("Cosseno de 0 = " + Math.cos(0));
  document.writeln("<br>Cosseno de 1 = " + Math.cos(1));
  document.writeln("<br>Cosseno de 2 = " + Math.cos(2));
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment

Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# API

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Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API.

O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela.

Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity().

Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Alinhamento")]
    public void Alinhamento() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento
          PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions(
            "\nSelecione um alinhamento");
          opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n");
          opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false);
          
          // vamos obter o id do alinhamento selecionado
          ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId;

          editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " +
            id_alinhamento + '\n');
        }
        catch (System.Exception e) {
          // vamos tratar o erro 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496)


C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++

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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>
 
using namespace std;
  
int main(int argc, char *argv[]){
  float x, y, norma;
  // vamos ler os valores x e y
  cout << "Informe o valor de x: ";
  cin >> x;
  cout << "Informe o valor de y: ";
  cin >> y;
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  cout << "A norma do vetor é: " << norma; 
 
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como criar um laço for infinito em C++ - C++ do básico ao profissional

Quantidade de visualizações: 9674 vezes
É possível criar um laço for infinito em C++ simplesmente omitindo as partes início, condição e incremento/decremento. Veja:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // um laço for infinito (cuidado! se você não
  // fornecer uma forma de parar o negócio vai
  // travar
  int valor = 0;

  for(;;){
    cout << valor << "\n";
    valor++;

    // vamos parar o laço aqui
    if(valor > 20)
      break;
  }

  cout << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do mês em JavaScript usando a função getDate() do objeto Date

Quantidade de visualizações: 740 vezes
A função getDate() do objeto Date da linguagem JavaScript nos permite obter o dia do mês como um valor inteiro na faixa de 1 à 31. Veja abaixo um exemplo de seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Date do JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter a data atual
  var data = new Date();
  // vamos obter o dia da data atual
  var dia = data.getDate();
  // Vamos exibir o resultado
  document.write("O dia do mês é: " + dia);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O dia do mes é: 5

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