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Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1490 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão. ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
import math
from datetime import datetime
# função que faz a correção dos ângulos
def corrigir_angulo(angulo):
return abs(angulo % 360)
# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# quantidade de frames por segundo
FPS = 30
# construímos o timer
timer = pygame.time.Clock()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
janela = pygame.display.set_mode((600, 400))
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame')
# vamos definir alguns parâmetros
fonte = pygame.font.Font(None, 36)
VERMELHO = (200, 0, 0)
BRANCO = (255, 255, 255)
raio = 150
x_inicial = 300
y_inicial = 200
distancia_aro = 20
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
# vamos pintar a tela toda de branco
janela.fill(BRANCO)
# monitoramos os eventos
for evento in pygame.event.get():
# se o evento foi um pedido para sair
if evento.type == QUIT:
# fechamos a tela do jogo
pygame.quit()
# e saimos do programa
sys.exit()
# vamos desenhar um circulo não preenchido (maior)
pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2)
# vamos desenhar um circulo não preenchido (menor)
pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0)
# vamos desenhar os números do relório (1-12)
for n in range(1, 13):
# calcula o ângulo dessa hora
angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90)
# agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas
if len(str(n)) > 1:
x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18
else:
x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO)
janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y))
# vamos obter as horas, minutos e segundos atuais
hoje = datetime.today()
horas = hoje.hour % 12
minutos = hoje.minute
segundos = hoje.second
# ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas)
horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600))
# desenha o ponteiro das horas
angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90)
angulo_horas = math.radians(angulo_horas)
hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60)
hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60)
coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4)
# desenha o ponteiro dos minutos
angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90)
angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos)
minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40)
minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40)
coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3)
# desenha o ponteiro dos segundos
angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90)
angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos)
segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30)
segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30)
coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1)
# redesenha a tela continuamente
pygame.display.update()
# aciona o disparo do timer
timer.tick(FPS)
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