Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como classificar um array em ordem crescente usando o método sort() da classe Arrays do JavaQuantidade de visualizações: 26864 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe Arrays da linguagens Java para ordenar um vetor de inteiros em ordem crescente. A assinatura do método sort() que usaremos é aquela que recebe apenas um argumento, ou seja, o array a ser ordenado. Note que a implementação de ordenação usada pelo método sort() é a ordenação quicksort, considerada uma das mais rápidas nos dias atuais. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros int[] valores = new int[5]; // inicializa os elementos do array valores[0] = 23; valores[1] = 65; valores[2] = 2; valores[3] = 87; valores[4] = 34; // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("Elementos na ordem original:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } // ordena os valores em ordem crescente Arrays.sort(valores); // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("\n\nElementos classificados em ordem crescente:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } System.out.println("\n\n"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elementos na ordem original: 23 65 2 87 34 Elementos classificados em ordem crescente: 2 23 34 65 87 |
C# ::: Windows Forms ::: ComboBox |
Como retornar a quantidade de itens em um ComboBox do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 9454 vezes |
A quantidade de elementos (ou itens) em um ComboBox do C# Windows Forms pode ser obtida por meio da propriedade Count da classe ComboBox.ObjectCollection. Podemos ter acesso a esta classe a partir da propriedade Items da classe ComboBox. Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de itens em um ComboBox chamado cidades: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ int quant = cidades.Items.Count; MessageBox.Show("O ComboBox contém " + quant + " itens"); } |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13690 vezes |
C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++. Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos. A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação. Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização. O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época. Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em CQuantidade de visualizações: 777 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int numero, quant, primeiro_digito, ultimo_digito, soma; // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado quant = (int)log10(numero); primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant)); ultimo_digito = numero % 10; // soma o primeiro e o último dígito soma = primeiro_digito + ultimo_digito; // mostra o resultado printf("A soma do primeiro e do último dígito é: %d", soma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militarQuantidade de visualizações: 152 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar. - Se estiver antes dos 18 anos, mostre em quantos anos faltam para o alistamento. - Se já tiver depois dos 18 anos, mostre quantos anos já se passaram do alistamento. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 1980 Você tem 45 anos. Já se passaram 27 anos do alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2007 Você tem 18 anos. Você já tem idade suficiente para fazer o alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2009 Você tem 16 anos. Faltam 2 anos para você fazer o alistamento militar. Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro ano_nasc, ano_atual, idade, anos_faltam, anos_passaram // vamos pedir para o usuário informar o ano atual escreva("Informe o ano atual: ") leia(ano_atual) // vamos pedir para o usuário informar o ano de nascimento escreva("Informe o ano do seu nascimento: ") leia(ano_nasc) // vamos calcular a idade do usuário idade = ano_atual - ano_nasc // vamos calcular os anos que faltam para o alistamento anos_faltam = 18 - idade // vamos calcular os anos que já se passaram do alistamento anos_passaram = idade - 18 // vamos mostrar os resultados se (idade < 18) { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nFaltam " + anos_faltam + " anos para você fazer o alistamento militar.") } senao se (idade == 18) { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nVocê já tem idade para o alistamento militar.") } senao { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nJá se passaram " + anos_passaram + " anos do alistamento militar.") } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual e mostra a idade da pessoa em anos, meses, dias e semanasQuantidade de visualizações: 6665 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre: a) A idade da pessoa em anos; b) A idade da pessoa em meses; c) A idade da pessoa em dias; d) A idade da pessoa em semanas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano de seu nascimento: 1985 Informe o ano atual: 2023 A idade em anos é: 38 A idade em meses é: 456 A idade em dias é: 13680 A idade em semanas é: 1976 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o ano de nascimento System.out.print("Informe o ano de seu nascimento: "); int ano_nascimento = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o ano atual: "); int ano_atual = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula a idade em anos int idade_anos = ano_atual - ano_nascimento; System.out.println("A idade em anos é: " + idade_anos); // calcula a idade em meses int idade_meses = idade_anos * 12; System.out.println("A idade em meses é: " + idade_meses); // calcula a idade em dias int idade_dias = idade_anos * 12 * 30; System.out.println("A idade em dias é: " + idade_dias); // calcula a idade em semanas int idade_semanas = idade_anos * 52; System.out.println("A idade em semanas é: " + idade_semanas); } } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sêniorQuantidade de visualizações: 502 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras: a) De 5 a 7 anos - Infantil; b) De 8 a 10 anos - Juvenil; c) De 11 a 15 anos - Adolescente; d) De 16 a 30 anos - Adulto; e) Acima de 30 anos - Sênior. Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua idade: 19 Sua categoria é Adulto Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # vamos solicitar a idade do nadador idade = int(input("Informe sua idade: ")) # vamos verificar a categoria do nadador if ((idade >= 5) and (idade <= 7)): print("Sua categoria é Infantil") elif ((idade >= 8) and (idade <= 10)): print("Sua categoria é Juvenil") elif ((idade >= 11) and (idade <= 15)): print("Sua categoria é Adolescente") elif ((idade >= 16) and (idade <= 30)): print("Sua categoria é Adulto") elif (idade > 30): print("Sua categoria é Sênior") else: print("Não pertence a nenhuma categoria.") |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C - Como testar se um ano é bissexto em C - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 1080 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ int ano; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar que o usuário informe um ano printf("Informe o ano: "); scanf("%d", &ano); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ printf("\nO ano informado é bissexto.\n"); } else{ printf("\nO ano informado não é bissexto.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
AutoCAD VBA ::: Dicas & Truques ::: Comprimentos, distâncias e ângulos |
Como calcular a distância entre dois pontos no AutoCAD usando AutoCAD VBAQuantidade de visualizações: 343 vezes |
Em várias situações nós precisamos calcular e retornar a distância entre dois pontos na área de desenho do AutoCAD. Esta tarefa pode ser facilmente realizada com o uso da linguagem AutoCAD VBA. Neste exemplo nós usaremos a função ThisDrawing.Utility.GetPoint() para pedir para o usuário selecionar dois pontos na área de desenho e em seguida vamos mostrar a distância entre eles. Veja o código AutoCAD VBA completo para o exemplo: ' Esta macro AutoCAD VBA demonstra como podemos ' calcular a distância entre dois pontos na área de ' desenho do AutoCAD Sub DistanciaDoisPontos() ' vamos declarar os dois pontos geométricos Dim p As Variant Dim q As Variant ' para guardar as coordenadas temporárias Dim x As Double, y As Double, z As Double ' para guardar a distância Dim distancia As Double ' vamos pedir para o usuário informar os dois pontos p = ThisDrawing.Utility.GetPoint(, vbCrLf & _ "Indique o primeiro ponto: ") q = ThisDrawing.Utility.GetPoint(p, vbCrLf & _ "Indique o segundo ponto: ") ' agora calculamos a distância entre os dois pontos informados x = p(0) - q(0) y = p(1) - q(1) z = p(2) - q(2) distancia = Sqr((Sqr((x ^ 2) + (y ^ 2)) ^ 2) + (z ^ 2)) ' e mostramos o resultado MsgBox "A distância entre os dois pontos é: " & distancia End Sub Ao executar este código AutoCAD VBA nós teremos o seguinte resultado: A distância entre os dois pontos é: 64.6029 |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 1221 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ScrollableControl System.Windows.Forms.ContainerControl System.Windows.Forms.Form É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
C# - Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principal Python - Como calcular o volume de chuvas em Python - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em Python JavaScript - Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto Error |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Excel - Como gerar números aleatórios inteiros entre 1 e 10 no Excel usando as funções ALEATÓRIO() e INT() Python - Datas e horas em Python - Como obter a hora como um decimal no intervalo 00-12 (formato 12 horas) |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |