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Portugol - Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos - Estruturas de Controle

Mais Dicas e Truques de Programação

C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 7749 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);


Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em Java usando o método sin() da classe Math

Quantidade de visualizações: 2526 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem Java. Esta método, que faz parte da classe Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("Seno de 0 = " + Math.sin(0));
    System.out.println("Seno de 1 = " + Math.sin(1));
    System.out.println("Seno de 2 = " + Math.sin(2));
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0.0
Seno de 1 = 0.8414709848078965
Seno de 2 = 0.9092974268256817

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar métodos estáticos em PHP

Quantidade de visualizações: 8923 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

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<?php
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setPreco($preco){
      $this->preco = $preco;
    }

    public function getPreco(){
      return $this->preco;
    }
  }
?>

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em PHP podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

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<?php
  // classe Pessoa com duas variáveis privadas e um método
  // estático
  class Pessoa{
    private $nome;
    private $idade;
    
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    public static function isCPFValido($cpf){
      // alguma rotina aqui
      return true;
    }
  }

  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    echo "CPF Válido";
  }
  else{
    echo "CPF inVálido";
  }
?>

Observe como acessamos o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma instância da classe Pessoa. Note que, se quisermos chamar um método estático a partir de uma instância na qual ele está declarado, devemos usar self em vez de $this (ainda que esta última forma não provoque nenhum efeito colateral) para deixar bem claro que o método chamado pertence à classe e não às suas instâncias.

Finalmente note que um método estático não possui acesso à uma instância específica de uma classe por meio da referência $this (o que é compreensível, visto que uma chamada a um método estático não depende da existência de instâncias da classe que o declara). Ao tentarmos acessá-lo, teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Using $this when not in object context in ...


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como contar as linhas de um arquivo usando a função fgetc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 20190 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de linhas em um arquivo em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando-se a função fgetc(), no header stdio.h. Note que aqui estamos assumindo que o arquivo texto não possui uma quebra de linha após a última linha de texto.

Veja o código comentado:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // nome e local do arquivo que será aberto para
  // obtermos a quantidade de linhas
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
  int caractere, existe_linhas = 0;
  int quant_linhas = 0;
  
  while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF){
    existe_linhas = 1; // há conteúdo no arquivo
    
    if(caractere == '\n'){ // é uma quebra de linha?
      // vamos incrementar a quantidade de linhas
      quant_linhas++;             
    } 
  }

  // se não houver uma quebra de linha na última linha
  // a contagem será sempre um a menos. Assim, é melhor
  // incrementar quant_linhas mais uma vez
  if(existe_linhas)
    quant_linhas++;

  // vamos exibir o resultado
  printf("O arquivo possui %d linhas.", quant_linhas);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados boolean em seus códigos Java

Quantidade de visualizações: 22022 vezes
O tipo de dados boolean representa dois valores lógicos representados pelos literais true ou false. Valores boolean são produzidos pelos operadores relacionais (<, <=, > e >=), condicionais (&& e ||), lógicos (& e |) e de igualdade (== e !=) e são usados para gerenciar o fluxo de controle durante a execução do programa.

Veja um trecho de código exemplificando o uso deste tipo de dados:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    boolean continuar = true;
    
    if(continuar == true){
      System.out.println("Podemos continuar.");
    }
    else{
      System.out.println("Vamos parar.");
    }    
    
    System.exit(0);
  }
}

Quando quisermos testar se o valor de uma variável ou constante do tipo boolean é true, podemos omitir o operador e o literal. Veja:

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if(continuar){
  System.out.println("Podemos continuar.");
}

O mesmo vale para a negação:

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if(!continuar){
  System.out.println("Podemos parar.");
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string começa com uma determinada substring em Ruby usando uma função personalizada

Quantidade de visualizações: 7139 vezes
O Ruby, até a versão 1.8.6, não dispõe de um método para verificar se uma string começa com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função starts_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string começar com a substring.

Eis a listagem completa:

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# método auxiliar que permite verificar se
# uma string começa com uma substring
def starts_with(string, substring)
  if string.index(substring) == 0   
    return true
  else
    return false
  end
end

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos verificar a string começa com "Gosto"
if starts_with(frase, "Gosto")
  puts "A string começa com \"Gosto\""
else
  puts "A string NÃO começa com \"Gosto\""
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A string começa com "Gosto"


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a classe TDBGrid do Delphi em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 9294 vezes
Um objeto da classe TDBGrid permite a exibição e manipulação de registros a partir de um conjunto de dados (dataset) em uma grid tabular. Em geral os dados exibidos em um TDBGrid vêm de uma tabela no banco de dados ou como resultados de uma query. Por meio deste controle o usuário consegue adicionar, excluir e modificar informações em uma tabela do banco de dados.

Antes de prosseguirmos, veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Delphi:

System.TObject
  Classes.TPersistent
    Classes.TComponent 
      Controls.TControl
        Controls.TWinControl
          Controls.TCustomControl
            Grids.TCustomGrid
              DBGrids.TCustomDBGrid
                DBGrids.TDBGrid
Por descendência, a classe TDBGrid implementa as interfaces Classes.IInterfaceComponentReference e System.IInterface.

A forma mais comum de se usar um controle TBGrid em aplicações Delphi é colocá-lo em um formulário e definir suas propriedades em tempo de design. A exibição dos dados é feita indicando um componente TDataSource para a sua propriedade DataSource. Isso pode ser feito em tempo de design ou durante a execução do programa.

Veja um trecho de código no qual usamos o evento Click de um botão para definir a fonte de dados (TDataSource) para a propriedade DataSource de um TDBGrid chamado "DBGrid1":

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procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
begin
  DBGrid1.DataSource := DataSource1;
end;

Em outras dicas sobre Delphi + Banco de dados você encontrará exemplos de como efetuar conexões com diversos bancos de dados. É importante que você saiba como efetuar conexões com o banco de dados e extrair informações antes de estudar o componente TDBGrid.

Em tempo de execução os usuários podem usar um navegador de base de dados (TDBNavigator) para percorrer os dados na grid e inserir, excluir ou editar as informações. As modificações feitas nas células de um TDBGrid são enviadas ao conjunto de dados somente quando o usuário acessa um registro diferente daquele sendo atualizado ou fecha a aplicação.

O TDBGrid implementa o comportamento genérico introduzido na classe TCustomDBGrid. A classe TDBGrid publica muitas das propriedades herdadas de TCustomDBGrid, mas não introduz nenhum novo comportamento.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular desvio padrão em Delphi - Delphi para Matemática e Estatística

Quantidade de visualizações: 1739 vezes
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média.

Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística:

\[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\]

Onde:

a) __$\sigma__$ é o desvio;
b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i;
c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados;
d) N é a quantidade de valores no conjunto.

O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto.

Veja o código Delphi completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores:

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// Algoritmo Delphi para calcular desvio padrão

program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // conjunto de dados
  conjunto: array[1..4] of double = (10, 30, 90, 30);
  soma: double; // Soma dos elementos
  desvio_padrao: double; // Desvio padrão
  tam: integer; // Tamanho dos dados
  media: double; // média
  i: integer;

begin
  soma := 0.0;
  desvio_padrao := 0.0;
  tam := 4;

  // vamos somar todos os elementos
  for i := 1 to tam do
    begin
      soma := soma + conjunto[i];
    end;

  // agora obtemos a média do conjunto de dados
  media := soma / tam;

  // e finalmente obtemos o desvio padrão
  for i := 1 to tam do
    begin
      // não esqueça de adicionar a unit Math
      desvio_padrao := desvio_padrao + Power(conjunto[i] - media, 2);
    end;

  // mostramos o resultado
  WriteLn('Desvio Padrão Populacional: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / tam)));
  WriteLn('Desvio Padrão Amostral: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / (tam - 1))));

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;

end.

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Desvio Padrão Populacional: 30.0
Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755

Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento).


Java ::: Aplicativos Completos ::: Fontes

Código completo: Um visualizador de fontes

Quantidade de visualizações: 9757 vezes
Código completo Java: Como escrever um visualizador de fontes em Java Swing

Nesta dica eu mostro o código completo para uma aplicação GUI usado Java Swing e que permite visualizar as fontes instaladas no sistema. Ao clicar em uma das fontes exibidas em uma JList, o texto da JLabel é formatado de acordo com a fonte escolhida.

Note que montei toda a GUI em código mesmo, ou seja, sem usar o editor visual do Netbeans ou outra IDE. Esse é um bom exercício para entender os elementos que compõem interfaces gráficas do Java Swing.

Eis o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.event.*;
import java.util.*;
 
public class Estudos extends JFrame
    implements ListSelectionListener{
  JLabel label = new JLabel("Observe este texto");  
 
  public Estudos(){
    super("Visualizados de Fontes");
     
    String[] fontNames; // nomes das fontes
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    fontNames = 
      GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().
      getAvailableFontFamilyNames();
    Vector fonts = new Vector();
 
    for(int i = 0; i < fontNames.length; i++){
      fonts.add(new Font(fontNames[i], Font.PLAIN, 16));
    }    
 
    JList fontList = new JList(fonts);
    fontList.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION);
    fontList.setCellRenderer(new FontCellRenderer());
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(fontList);
 
    JPanel p = new JPanel();
    p.add(scrollPane);
    fontList.addListSelectionListener(this);
    getContentPane().add(p, "Center");
    getContentPane().add(label, "South");
 
    setSize(500, 250);
    setVisible(true);
  }
 
  @Override
  public void valueChanged(ListSelectionEvent evt){
    JList source = (JList) evt.getSource();
    Font font = (Font) source.getSelectedValue();
    label.setFont(font);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
// Classe personalizada que implementa ListCellRenderer 
class FontCellRenderer implements ListCellRenderer{
  @Override
  public Component getListCellRendererComponent(
    final JList list, final Object value, 
    final int index, final boolean isSelected,
    final boolean cellHasFocus){
     
    return new JPanel(){
      @Override
      public void paintComponent(Graphics g){
        super.paintComponent(g);
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionBackground() 
          : list.getBackground());
        g.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionForeground() 
          : list.getForeground());
        g.setFont(font);
        g.drawString(text, 0, fm.getAscent());
      }
 
      @Override
      public Dimension getPreferredSize() {
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        Graphics g = getGraphics();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        return new Dimension(fm.stringWidth(text), fm.getHeight());
      }
    };
  }
}

Ao executá-lo você terá um resultado parecido com:




PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando PHP

Quantidade de visualizações: 11270 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em PHP pode ser feito assim:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?php
  $principal = 2000.00;
  $taxa = 0.08; // 8%
  $meses = 2;
  
  $juros = $principal * $taxa * $meses;
  
  echo "O total de juros a ser pago é: " . $juros;
?>

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de
períodos)


M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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----------------------------------------------------------------------

<?php
  $principal = 2000.00;
  $taxa = 0.08; // 8%
  $meses = 2;
  
  $juros = $principal * $taxa * $meses;
  $montante = $principal * (1 + ($taxa * $meses));
  
  echo "O total de juros a ser pago é: " . $juros . "<br>";
  echo "O montante a ser pago é: " . $montante;
?>


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Quem Somos

Osmar J. Silva
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Goiânia-GO
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Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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