C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2594 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) float tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s", velocidade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // variável de controle do laço // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for(i = 1; i <= 10; i++){ tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n", tempo, velocidade); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 8292 vezes |
Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#"; Console.WriteLine("Frase original: " + frase); // substitui os espaços por underline frase = frase.Replace(" ", "_"); Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de C# Depois da substituição: Gosto_muito_de_C# |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()Quantidade de visualizações: 7144 vezes |
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference back(); const_reference back() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do último elemento do vector // Note que back() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.back(); cout << "Último elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do último elemento valores.back() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Último elemento: 87 Último elemento: 102 Note que aqui nós usamos: int valor = valores.back(); para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar: int& valor = valores.back(); valor = 102; Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector. Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja: const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Último elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo para a página HTML em CSS usando a propriedade background-imageQuantidade de visualizações: 8526 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a propriedade background-image do CSS (Cascading Style Sheet) para aplicar uma imagem de fundo às nossas páginas HTML. Note que, neste exemplo, não controlamos como e se a imagem de fundo será repetida. Em outras dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. Veja o resultado desta dica na figura abaixo: ![]() E agora veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo a marcação CSS: <html> <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style type="text/css"> body {background-image: url('fundo2.jpg')} </style> </head> <body> </body> </html> |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como criar chaves estrangeiras no MySQL - Como criar Foreign Keys em tabelas do MySQLQuantidade de visualizações: 89757 vezes |
O que é chave estrangeira (foreign key)? O papel da chave estrangeira é manter uma referência a um registro presente em outra tabela. Imagine o seguinte cenário. Temos uma tabela livros e uma tabela autores. Neste cenário, um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito somente por um determinado autor. Aqui temos uma relação 1:N, ou seja, um para muitos: um autor pode escrever zero, um ou vários livros. Comece analisando a tabela autores: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment nome varchar(45) NO - email varchar(45) NO - CREATE TABLE autores( id int(10) unsigned NOT NULL auto_increment, nome varchar(45) NOT NULL, email varchar(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE=InnoDB; Analise agora a tabela livros: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO - CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE = InnoDB; O campo id é do tipo int, auto-incremento e foi marcado como chave primária. Dessa forma, o campo id identifica unicamente cada livro. O campo id_autor é do tipo int e sua função é guardar o id do autor que escreveu um determinado livro. Ao trazer o valor do campo id da tabela autores para o campo id_autor da tabela livros nós estamos relacionando as duas tabelas. O campo id_autor, neste cenário, é a chave estrangeira, pois seu valor sempre refletirá o valor do campo id da tabela autores (a única exceção é quando queremos deixar, temporariamente, um livro sem autor). Lembre-se, em uma relação 1:N, a chave estrangeira, em geral, ficará no lado N da relação. Integridade Referencial (Restrições de Chave Estrangeira) - Referential Integrity (Foreign Key Constraints) Imagine agora que você inseriu alguns registros na tabela autores e na tabela livros. Todas as vezes que o valor do campo id_autor na tabela livros for igual ao valor do campo id na tabela autores nós estaremos criando um relação autor-livro. É possível, a qualquer momento, listar um livro e saber de imediato o id do seu autor (isso permite fazer um join com a tabela autores para obter os dados do respectivo autor). Mas, o que acontecerá se excluirmos um registro na tabela autores e, mais tarde, descobrirmos que o campo id_autor da tabela livros guardava uma referência para o autor excluído? Teremos a quebra da integridade referencial. Para evitar tais situações, é responsabilidade do programador escrever códigos de verificações para prevenir estas ocorrências. Os bancos de dados, e principalmente o MySQL, possuem mecanismos para reforçar esta proteção: restrições de chave estrangeira. As restrições de chave estrangeira asseguram duas situações possíveis: 1) Não permitir que um autor seja excluído quando qualquer livro possuir uma referência a ele; 2) Se o autor for excluído, todos os livros que o referenciam também o serão. Definindo a chave estrangeira na tabela livros usando o atributo CONSTRAINT FOREIGN KEY REFERENCES Vamos agora reescrever o comando DDL CREATE TABLE para a tabela livros de forma a aplicar as restrições de chaves estrangeiras. Veja a nova versão: CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT livros_autores FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id) )ENGINE = InnoDB; A estrutura da tabela livros será alterada para aquela mostrada abaixo: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO MUL - ErrorNr. 1451: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/livros`, CONSTRAINT `livros_autores` FOREIGN KEY (`id_autor`) REFERENCES `autores` (`id`)) Em mais dicas desta seção você aprenderá a usar as cláusulas ON DELETE e ON UPDATE e as ações RESTRICT, SET NULL, CASCADE e NO ACTION. Todas estas cláusulas e ações são usadas para reforçar a integridade referencial de suas bases de dados. |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em GNU Octave dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 1097 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem GNU Octave para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código GNU Octave (um script do GNU Octave). Veja: a <- 20 # medida do cateto oposto b <- 30 # medida do cateto adjascente # agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa c <- sqrt(power(a, 2) + power(b, 2)) # e mostramos o resultado fprintf("O comprimento da hipotenusa é: %f\n\n", c) Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.056000 Como podemos ver, o resultado retornado com o código GNU Octave confere com os valores da imagem apresentada. |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em GNU Octave usando a função sin()Quantidade de visualizações: 2248 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem GNU Octave. Esta função, que já vem embutido na ferramenta, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: >> sin(0) [ENTER] ans = 0 >> sin(1) [ENTER] ans = 0.8415 >> sin(2) [ENTER] ans = 0.9093 >> Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso idealQuantidade de visualizações: 6590 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que recebe a altura (como double) e o sexo (como um char) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é: Homens: (72.7 x altura) - 58; Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7 Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65 Informe o sexo (M ou F): M Seu peso ideal é: 61.955 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa System.out.print("Informe sua altura (ex: 1.74): "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o sexo (M ou F): "); char sexo = entrada.nextLine().charAt(0); double pesoIdeal; // vamos testar o sexo da pessoa if(Character.toUpperCase(sexo) == 'M'){ // masculino pesoIdeal = (72.7 * altura) - 58; } else{ // feminino pesoIdeal = (62.1 * altura) - 44.7; } // vamos mostrar o resultado System.out.println("Seu peso ideal é: " + pesoIdeal); System.out.println("\n"); } } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Portugol - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 3487 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 5 Informe o segundo número: 8 Informe o terceiro número: 3 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio: // Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro num1, num2, num3 // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2 e num1 > num3) { escreva("O primeiro número é o maior") } senao { // o segundo número é o maior? se (num2 > num1 e num2 > num3) { escreva("O segundo número é o maior") } senao{ // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1 e num3 > num2) { escreva("O terceiro número é o maior") } // os número não são diferentes senao { escreva("Os três números não são diferentes") } } } } |
Haskell ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Haskell Básico |
Exercícios Resolvidos de Haskell - Como escrever uma função que recebe dois números inteiros e retorna a sua somaQuantidade de visualizações: 757 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função Haskell que recebe dois números inteiros e retorne a sua soma. A função deverá ser chamada a partir da função main do programa. O usuário deverá informar os dois números a serem somados. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 11 Veja a resolução comentada deste exercício usando Haskell: import System.IO import Text.Printf -- declaração da função somar somar :: Int->Int->Int -- definição da função somar -- recebe dois inteiros e retorna a -- soma como um inteiro somar a b = a + b -- função principal do programa main = do -- vamos desabilitar o buffer de quebra de linha hSetBuffering stdout NoBuffering -- vamos pedir para o usuário informar dois números -- inteiros putStr "Informe o primeiro número: " n1 <- readLn::IO Int putStr "Informe o segundo número: " n2 <- readLn::IO Int -- agora vamos chamar a função somar e obter -- a soma dos dois números fornecidos let soma = somar n1 n2 -- agora mostramos o resultado printf "A soma dos dois números é: %d" soma |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como adicionar zeros (ou outro caractere) no início de uma string usando o método padStart() da linguagem JavaScript |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |