C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

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Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

Pergunta/Tarefa:

Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que [i]i[/i] + [i]j[/i] é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo).

Escreva um programa C++ que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  int matriz[3][3]; // uma matriz de três linhas e três colunas
  int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal secundária

  // vamos ler os valores para os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 3; i++){ // linhas
    for(int j = 0; j < 3; j++){ // colunas
      cout << "Valor para a linha " << i << " e coluna " << j << ": ";
      cin >> matriz[i][j];       
    }       
  }
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
  cout << "\n\nValores na matriz\n" << endl;
  for(int i = 0; i < 3; i++){
    for(int j = 0; j < 3; j++){
      cout << setw(5) << matriz[i][j];   
    }
    
    cout << "\n" << endl;       
  }
  
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal secundária
  int ordem = 3; // ordem da matriz
  for(int i = 1; i <= 3; i++){
    for(int j = 1; j <= 3; j++){
      if((i + j) == (ordem + 1)){
        soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i - 1][j - 1];
      }
    }
  }
  
  cout << "A soma dos elementos da diagonal secundaria e: " << 
    soma_diagonal << endl;
  cout << "\n" << endl;
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como criar chaves no registro do Windows usando o método CreateKey() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 15162 vezes
Em algumas situações gostariámos de criar novas chaves e/ou sub-chaves no registro do Windows. Isso pode ser feito por meio do método CreateKey() da classe TRegistry. Este método recebe uma string especificando o nome da chave a ser criada e retorna um valor Boolean indicando se a chave foi criada com sucesso.

Veja um trecho de código no qual criamos uma chave chamada "Arquivo de Códigos" dentro da chave raiz HKEY_CURRENT_USER:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
var
  chave: String;
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos definir o nome da chave a ser criada
  chave := 'Arquivo de Códigos';

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos criar a chave informada
  if reg.CreateKey(chave) then
    begin
      ShowMessage('A chave foi criada com sucesso.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Não foi possível criar a chave informada.');
    end;
    
  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;


Alguns aplicativos, por exemplo os da Adobe, Macromedia, Microsoft, etc, guardar informações relacionadas aos seus aplicativos na sub-chave SOFTWARE dentro da chave HKEY_LOCAL_MACHINE. Assim, vamos criar uma chave para um aplicativo fictício. Vamos chamar nossa chave de "Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0". Note que, se esta chave já existir no registro nada acontecerá:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
var
  chave: String;
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos definir o nome da chave a ser criada
  chave := 'Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0';

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // vamos criar uma chave dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE
  reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE;

  // vamos criar a chave informada
  if reg.CreateKey('\SOFTWARE\' + chave) then
    begin
      ShowMessage('A chave foi criada com sucesso.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Não foi possível criar a chave informada.');
    end;
    
  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;


Execute este código e logo em seguida abra uma janela de terminal e digite regedit.exe. vá na seção
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE e veja se a chave "Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0" foi realmente criada.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Eixos - Grids

Como criar eixos no Revit via programação usando a função Create() da classe Grid da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 365 vezes
Os eixos, ou grids, são linhas que auxiliam na construção de um projeto, ou seja, uma espécie de malha de linhas. Eles são mais utilizados quando se trabalha com elementos estruturais, para a locação de colunas e pilares.

No Revit, os eixos podem ser verticais, horizontais, inclinados e até em forma de arcos. Para criá-los, vá na aba Arquitetura, seção Dados e localize o item Eixo (ou digite GR).

Via programação nós podemos criar um eixo no Revit usando a função Create() da classe Grid da Revit C# API. Neste exemplo mostrarei, em detalhes, como isso pode ser feito.

O primeiro passo é obter uma referência ao documento UI atual usando this.ActiveUIDocument. Após isso acessar o documento usando uidoc.Document. As coordenadas geométricas de início e fim do eixo são criadas como objetos da classe XYZ. Então, de posse das coordenadas, nós criamos um objeto Line usando a função Line.CreateBound().

Para finalizar nós usamos a função Grid.Create() para desenhar o eixo na área de desenho do Revit. Note como passamos o objeto Line e uma referência ao documento atual para esta função. Veja ainda o uso de uma Transaction para abrir uma transação do Revit, criar o elemento e fechá-la em seguida.

Este exemplo criará um eixo com o LevelId -1, ou seja, no primeiro nível do documento. Em outras dicas dessa seção eu mostro como definir o nível para o grid recém-criado.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.IO;
using System.Linq;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      Document doc = uidoc.Document;
             
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo
      // não se esqueça de converter metros para pés      
      XYZ inicio = new XYZ(0, -100, 0);
      XYZ final = new XYZ(0, 100, 0);
      
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);
 
      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
        t.Start("Criar um novo Grid");
        // e criamos o novo eixo
        Grid eixo = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
        t.Commit();
        // e mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "O novo eixo foi criado com o ID: " +
          eixo.Id);
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# API teremos o seguinte resultado:

O novo eixo foi criado com o ID: 49827


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe String

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário.

Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto":

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.StartsWith("Gosto")) {
        Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\"");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O texto NÃO começa com \"Gosto\"");
      }

      Console.WriteLine();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto começa com "Gosto"


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Apostila Java Swing - Como alterar o valor de uma célula da JTable em tempo de execução

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Em algumas situações nós precisamos alterar ou definir o valor de uma determinada célula de uma tabela JTable em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa Java Swing estiver sendo executado.

Para isso nós podemos usar o método setValueAt() da classe JTable. Tudo que precisamos fazer é fornecer o novo valor para a célula, assim como os índice da linha e da coluna na qual ela está localizada.

Veja o código Java completo:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", 
           "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela
         
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
        Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
         
    JButton btn = new JButton("Alterar valor 
            da 2ª célula - 1ª linha");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          tabela.setValueAt("Teste", 0, 1);
        }
      }
    );
         
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
        c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular o produto escalar entre dois vetores usando Java - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Java

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O produto escalar (em inglês: dot product) entre dois vetores é um número real que relaciona o comprimento desses dois vetores e o ângulo formado por eles. É importante notar que alguns autores se referem ao produto escalar como produto interno.

Obtém-se o produto escalar entre dois vetores, no R2, ou três vetores, no R3, por meio da fórmula a seguir (assumindo dois vetores __$\vec{u} = (a, b)__$ e __$\vec{v} = (c, d)__$ no R2).

\[\vec{u} \cdot \vec{v} = a \cdot c + b \cdot d \]

Vamos agora a um exemplo prático. Veja a imagem abaixo, na qual temos dois vetores, com suas coordenadas e magnitudes (módulo, comprimento ou norma):



Note que ambos os vetores possuem como origem as coordenadas (0, 0). O primeiro vetor possui as coordenadas finais (4, 10) e magnitude 11, e o segundo vetor possui as coordenadas finais (11, 6) e magnitude 13. Magnitude é o tamanho do vetor, ou seja, seu comprimento, seu módulo ou norma.

Veja agora o código Java completo que lê as coordenadas dos dois vetores e calcula e mostra o produto escalar entre eles:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // x e y do primeiro vetor
    System.out.print("Coordenada x do primeiro vetor: ");
    float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro vetor: ");
    float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // x e y do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo vetor: ");
    float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo vetor: ");
    float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());    
    
    // vamos calcular o produto escalar
    float pEscalar = (x1 * x2) + (y1 * y2);
    
    // mostramos o resultado
    System.out.println("O produto escalar é: " + pEscalar);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 4
Coordenada y do primeiro vetor: 10
Coordenada x do segundo vetor: 11
Coordenada y do segundo vetor: 6
O produto escalar é: 104.0


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidos

Quantidade de visualizações: 15003 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte array de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa Java console que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos no array).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:
6  9  12  34  83  20  17  

Ordem inversa:
17  20  83  34  12  9  6 
Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
    
  // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original
  System.out.println("Ordem original:\n");

  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }
}



C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas

Como definir uma imagem de fundo para um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackgroundImage

Quantidade de visualizações: 14226 vezes
Formulários Windows Forms podem conter uma imagem de fundo. Isso pode ser feito por meio da propriedade BackgroundImage.

Em tempo de design, só precisamos clicar no formulário, acessar a janela de propriedades (Properties) e modificar o valor da propriedade BackgroundImage. Quando clicamos no botão ao lado do valor da propriedade, temos acesso à janela Select Resource. Deixe a opção Project resource file marcada e clique o botão Import. Selecione a imagem que você deseja usar e clique o botão OK. Imediatamente a imagem importada será aplicada ao fundo do formulário.

É importante observar que esta forma de adicionar a imagem de fundo evita que tenhamos que enviar a imagem juntamente com nossa aplicação. Como a imagem importada fará parte do Resources da aplicação, ela será compilada e fará parte do .exe resultante.

É possível também carregar uma imagem e colocá-la como fundo para um formulário em tempo de execução. Veja um trecho de código no qual carregamos uma imagem JPG localizada em uma pasta imagens no mesmo diretório do .exe da aplicação:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // using System.IO;
  this.BackgroundImage = new Bitmap(Path.GetDirectoryName(
    Application.ExecutablePath) + @"\imagens\foto.jpg");
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string em Delphi sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função ReplaceText()

Quantidade de visualizações: 11983 vezes
Algumas vezes precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string mas não queremos diferenciar letras maiúsculas de letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReplaceText(). Esta função requer a string na qual a substituição ocorrerá, a substring a ser substituída e a nova substring. O resultado será uma nova string resultante da substituição. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'PHP? Sim, eu gosto muito de PHP';

  // vamos substituir todas as ocorrências de "PHP" por "Delphi'
  // sem considerar maiúsculas e minúsculas
  frase := ReplaceText(frase, 'Php', 'Delphi');

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(frase);
end;

Lembre-se de que esta função não diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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