Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()

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O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos obter a quantidade de vezes em que o
# caractere "o" aparece na frase
quant = frase.count("o")

# exibe o resultado
puts "O caractere \"o\" aparece " + quant.to_s \
  + " vezes"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O caractere "o" aparece 3 vezes


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em PHP - Como adicionar horas a uma data usando a função mktime() do PHP

Quantidade de visualizações: 61 vezes
Nesta dica veremos como é possivel usar a função mktime() da linguagem PHP para adicionarmos uma determinada quantidade de horas a uma data. Veja que obtemos a data e hora atual, acrescentamos 15 horas e então exibimos a nova data e hora.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  echo "Agora é: " . date("d/m/Y - H:i:s") . "<br>";
  $proxima_data = mktime(date("H") + 15, date("i"), 
    date("s"), date("m"), date("d"), date("Y"));
  echo "Daqui a 15 horas será: " . 
    date("d/m/Y - H:i:s", $proxima_data);
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Agora é: 28/03/2021 - 17:08:44
Daqui a 15 horas será: 29/03/2021 - 08:08:44


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs)

Apostila Delphi para iniciantes - Como criar sua primeira DLL usando Delphi

Quantidade de visualizações: 18863 vezes
Em dicas anteriores você aprendeu o que é um DLL e sua importância para a programação no ambiente Windows. Nesta dica mostrarei como criar uma DLL bem simples e usá-la a partir de um programa Delphi. Para isso siga atentamente os passos abaixo:

1) Vá em File -> New -> Other;

2) Selecione Delphi Projects e escolha DLL Wizard;

3) Neste momento o DLL Wizard criará o esqueleto do código fonte da DLL. Note que o código desta unit é bem parecido com aquele da unit de uma aplicação. A diferença principal é o uso da palavra-chave library em vez de program:

library Project2;

{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the
  first unit in your library's USES clause AND your project's (select
  Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or
  functions that pass strings as parameters or function results. This
  applies to all strings passed to and from your DLL--even those that
  are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to
  the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along
  with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information
  using PChar or ShortString parameters. }

uses
  SysUtils,
  Classes;

{$R *.res}

begin
end.

Salve esta unit como MinhaDLL.dproj em um diretório de sua preferência. Em seguida vamos criar uma rotina que receberá dois valores inteiros e retornará sua soma. Veja a modificação no código:

library MinhaDLL;

function Somar(a, b: Integer): Integer; stdcall;
begin
  Result := a + b; // retorna a soma
end;

{ vamos exportar (export) a função Somar }
exports
  Somar;

begin
end.

Nossa DLL está pronta. Agora vá no menu Project -> Build MinhaDLL (ou pressione Shift+F9). Se tudo correu bem você terá um arquivo chamado MinhaDLL.dll no diretório no qual você salvou o projeto. O próximo passo é aprender a carregar esta DLL a partir de seus programas Delphi. Veja mais dicas nesta seção para aprender como isso é feito.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a soma, o produto, a diferença e o quociente de dois números inteiros informados pelo usuário

Quantidade de visualizações: 1494 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois número inteiros. Em seguida mostre a soma, o produto, a diferença e o quociente dois dois números informados.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 3
A soma dos números é: 11
O produto dos números é: 24
A diferença dos números é: 5
O quociente dos números é: 2.66667
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int n1, n2, soma, produto, diferenca;
    double quociente;
  
    // vamos ler os dois números
    Scanner leitura = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    n1 = Integer.parseInt(leitura.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    n2 = Integer.parseInt(leitura.nextLine());
    
    // vamos somar os dois números
    soma = n1 + n2;
    // vamos calcular o produto
    produto = n1 * n2;
    // vamos calcular a diferença
    diferenca = n1 - n2;
    // vamos calcular o quociente
    quociente = n1 / (n2 * 1.0);
  
    // vamos mostrar os resultados
    System.out.println("A soma dos números é: " + soma);
    System.out.println("O produto dos números é: " + produto);
    System.out.println("A diferenca dos números é: " + diferenca);
    System.out.println("O quociente dos números é: " + quociente);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeito

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Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeito

Pergunta/Tarefa:

Em Matemática, um número perfeito é um número inteiro para o qual a soma de todos os seus divisores positivos próprios (excluindo ele mesmo) é igual ao próprio número. Por exemplo, o número 6 é um número perfeito, pois: 6 = 1 + 2 + 3. O próximo número perfeito é o 28, pois 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14. Todo número perfeito é um número triangular, bem como um número hexagonal.

Escreva um programa Java que solicita um número inteiro ao usuário e verifica se tal número é um número perfeito.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número: 6
O número informado é um número perfeito.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos pedir que o usuário informe um número
    System.out.print("Informe um número: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o número informado é um número perfeito
    int soma = 0;
    // vamos contar de 1 até a metade do número informado
    for(int i = 1; i <= numero / 2; i++){
      if(numero % i == 0){ // o número informado é divisível pelo valor de i?
        soma = soma + i;
      }
    }
        
    // a soma é igual ao numero informado?
    if(soma == numero){
      System.out.println("O número informado é um número perfeito.");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado não é um número perfeito.");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como instalar a linguagem de programação Elixir no Windows

Quantidade de visualizações: 778 vezes
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem.

O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente.

Como baixar e instalar a Elixir

Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH.

Como testar a instalação da Elixir

Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando:

C:\Users\Osmar>elixirc --version

Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado:

Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns]

Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25)

Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos!


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string Java

Quantidade de visualizações: 193 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt().

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string contendo a nossa frase
    String frase = "Programar em java é bom demais";
    System.out.println("A frase original é: " + frase);
    
    // vamos converter a frase em letras minúsculas
    frase = frase.toLowerCase();
    
    // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior 
    StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase);
    
    // um laço que percorra todos os caracteres da frase
    for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){
      Character letra = frase2.charAt(i);
      if(i == 0){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
      else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
    }
    
    // retornamos para a string    
    frase = frase2.toString(); 
    // e exibimos o resultado
    System.out.println("Resultado: " + frase);
    
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Programar em java é bom demais
Resultado: Programar Em Java É Bom Demais


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Delphi para iniciantes - Como criar uma data e hora em Delphi usando a função EncodeDateTime()

Quantidade de visualizações: 20636 vezes
Em algumas situações precisamos contruir uma determinada data e hora e retornar um TDateTime. Isso pode ser feito com o auxílio da função EncodeDateTime(). Esta função requer valores inteiros representando o ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos.

Veja um exemplo no qual construímos a data 22/10/2009:


procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  data_hora: TDateTime;
begin
  // não esqueça de incluir DateUtils no uses

  // vamos construir a data 22/10/2009
  data_hora := EncodeDateTime(2009, 10, 22, 0, 0, 0, 0);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A data é: ' + DateTimeToStr(data_hora));
end;

Note que deixamos os valores de horas, minutos, segundos e milisegundos como 0. Experimente construir a mesma data fornecendo também os valores de horas, minutos, segundos e milisegundos. Há, contudo, alguns cuidados a serem tomados. Os valores fornecidos para a função EncodeDateTime() devem obedecer as regras de limites mínimos e máximos:

a) O valor do ano deve estar entre 1 e 9999;

b) Os valores de meses devem estar entre 1 e 12 (incluindo);

c) Os valores válidos para os dias variam de 1 até 28, 29, 30 ou 31, dependendo do valor do mês. Por exemplo, os valores possíveis para o mês 2 (fevereiro) são de 1 até 28 ou até 29, dependendo ou não se o valor do ano especificado for um ano bissexto;

d) Valores para a hora devem estar entre 0 e 24. Se a hora for definida como 24, os valores dos minutos, segundos e milisegundos deverão ser 0, e o TDateTime resultante representará a meia-noite no final do dia especificado e o início do próximo dia;

d) Os valores dos minutos devem variar de 0 até 59;

e) Os valores de segundos devem variar de 0 até 59;

f) Os valores de milisegundos devem variar de 0 até 999.

Se os valores informados para a função EncodeDateTime() estiverem fora destas faixas, uma exceção EConvertError será lançada. Esta exceção ocorrerá em tempo de execução.


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como usar a função isset() do PHP para verificar se uma variável existe (foi definida)

Quantidade de visualizações: 58494 vezes
Em algumas situações gostaríamos de verificar se uma variável PHP foi definida, ou seja, seu valor está disponível para uso. Isso é importante para evitar efetuar algum cálculo envolvendo variáveis não existentes (que ainda não foram declaradas).

Isso pode ser feito com o auxílio da função isset(). Ela retorna um valor true se a variável testada existir e não estiver com o valor NULL. Caso contrário o retorno será falso. Veja o exemplo a seguir:

<?
  /*
  Este trecho de código mostra como como verificar
  se uma determinada variável foi definida. Esta
  técnica é muito usada para verificar variáveis
  fornecidas via GET ou POST.
  
  Veja que a função isset apenas verifica se a variável
  foi definida, ela não verifica se a variável contém algum
  valor (no caso de GET ou POST)
  */
  
  if(isset($_GET['cliente']))
    echo "A variável cliente foi definida";
	
  $nome = "Osmar J. Silva";
  if(isset($nome))
    echo 'A variável $nome foi definida';
?>

Lembre-se de que está função não verifica se a variável contém algum valor, apenas se ela existe e não sofreu atribuição do valor NULL (null em PHP).


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em Ruby usando a função to_f da classe String

Quantidade de visualizações: 7159 vezes
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo ponto-flutuante (float ou double). Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_f da classe String.

Veja o exemplo:

# um número fracionário declarado como string
valor = "3.5"

# vamos somar este número a um outro
resultado = 30 + valor.to_f

# exibe o resultado
puts resultado

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

33.5

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