VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring em uma string VB.NET usando o método Substring() da classe StringQuantidade de visualizações: 11931 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Substring() da classe String do VB.NET para retornar parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma substring em uma string. Este método recebe o índice do caractere inícial da substring a ser obtida e a quantidade total de caracteres. O retorno é uma nova string. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET" ' vamos mostrar a frase original Console.WriteLine("Frase original: " & frase) ' vamos obter a substring "VB.NET" Dim substring As String = frase.Substring(15, 6) ' exibe o resultado Console.WriteLine("A substring é: " & substring) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de VB.NET A substring é: VB.NET |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a área de um losango em JavaQuantidade de visualizações: 4976 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: ![]() Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Java que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores das diagonais maior e menor System.out.print("Informe a medida da diagonal maior: "); int diagonalMaior = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a medida da diagonal menor: "); int diagonalMenor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula a area do losango int area = (diagonalMaior * diagonalMenor) / 2; // mostra o resultado System.out.println("A área (em metros quadrados) do losango é: " + area); System.out.println("\n"); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 48112 vezes |
Chamamos de potenciação a operação de se elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:![]() Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125. O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em C que permite calcular a potência de um número inteiro: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função recursiva que calcula a potência de // um inteiro int potencia(int base, int expoente) { if(expoente == 0){ return 1; } else{ return base * potencia(base, expoente - 1); } } int main(int argc, char *argv[]) { int base = 3; int expoente = 4; printf("%d elevado a %d = %d", base, expoente, potencia(base, expoente)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em C# usando o método Equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 22338 vezes |
Em várias situações nós precisamos efetuar a comparação de strings (palavras, frase e textos) na linguagem C#. Para isso podemos usar o método Equals() da classe String. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string frase1 = "gosto de java e c#"; string frase2 = "Gosto de Java e C#"; if (frase1.Equals(frase2)) Console.WriteLine("As duas strings são iguais"); else Console.WriteLine("As duas strings são diferentes"); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em C#Quantidade de visualizações: 3093 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C# usando-se o operador de módulo %, que retorna o resto de uma divisão entre números inteiros. Veja:static void Main(string[] args){ Console.Write("Informe um valor inteiro: "); int num = int.Parse(Console.ReadLine()); if(num % 2 == 0){ Console.WriteLine("Você informou um numero par"); } else{ Console.WriteLine("Você informou um numero impar"); } Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Ao executar este programa C# nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit usando a função GetTextLen() do C++ BuilderQuantidade de visualizações: 6209 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos descobrir a quantidade de caracteres contidos em uma caixa de texto do tipo TEdit. Para isso podemos usar o método GetTextLen() do C++ Builder, definido originalmente na classe TControl. Esta função retorna um valor inteiro contendo o tamanho do texto da caixa de texto. Veja um exemplo do uso do método GetTextLen() no trecho de código a seguir: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos obter a quantidade de caracteres no TEdit int tamanho = Edit1->GetTextLen(); // vamos mostrar o resultado ShowMessage("O Edit contém " + IntToStr(tamanho) + " caracteres."); } Ao executar este exemplo você terá um resultado parecido com: O Edit contém 5 caracteres. |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()Quantidade de visualizações: 7126 vezes |
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference back(); const_reference back() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do último elemento do vector // Note que back() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.back(); cout << "Último elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do último elemento valores.back() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Último elemento: 87 Último elemento: 102 Note que aqui nós usamos: int valor = valores.back(); para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar: int& valor = valores.back(); valor = 102; Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector. Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja: const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Último elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como comparar strings em Java usando os métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe StringQuantidade de visualizações: 8921 vezes |
Em algumas situações precisamos efetuar comparação léxica de strings, ou seja, verificar se uma palavra ou frase é "igual, ""maior" ou "menor" que outra. Isso pode ser feito por meio do uso dos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String (definidos originalmente na interface Comparable<String>). Veja a assinatura do método compareTo(): public int compareTo(String anotherString) O retorno do método é 0 se a duas strings são iguais. O retorno será menor que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for menor que a string passada como argumento. O retorno será maior que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for maior que a string passada como argumento. Veja um exemplo de comparação léxica de duas strings: public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar duas strings String nome1 = "Márcio"; String nome2 = "Márcia"; // vamos comparar as duas strings lexicamente if(nome1.compareTo(nome2) == 0){ System.out.println("As strings são iguais"); } else if(nome1.compareTo(nome2) > 0){ System.out.println("A primeira string é maior que a segunda"); } else{ System.out.println("A primeira string é menor que a segunda"); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A primeira string é maior que a segunda A funcionalidade fornecida pelo método compareToIgnoreCase() é semelhante à aquela do método compareTo(). A diferenção é que, quando usamos compareToIgnoreCase(), o método não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. A comparação efetuada pelos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() é baseada no valor Unicode de cada caractere na string. A sequencia de caracteres representada pelo objeto String é comparada lexicamente com a sequencia de caracteres representada pela string fornecida como argumento. |
Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer |
Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9242 vezes |
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.lang.StringBuffer A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos. Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas. As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto. Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet". Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x). Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita. Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização. |
Rust ::: Fundamentos da Linguagem ::: Compilador rustc |
Como escrever um "Hello, World!" na linguagem Rust usando a ferramenta rustcQuantidade de visualizações: 676 vezes |
Então você já fez a instalação do Rust, testou o seu funcionamento disparando "rustc --version" em uma janela de terminal e agora quer começar a aprender mais sobre a linguagem? Que tal começar escrevendo o famoso "Hello, World!" ("Olá, Mundo!")? Nesta dica mostrarei como essa tarefa é fácil, principalmente se optarmos pelo uso da ferramenta rustc. Lembre-se, no entanto, que rustc é usado diretamente quando estamos escrevendo aplicações simples, provas de conceito, protótipos e coisas assim. Para aplicações mais complexas, é sempre recomendado o uso do Cargo, que é um sistema de build e gerenciador de pacotes do Rust. Então vamos começar. Abra o seu editor de códigos favorito (tal como o Notepad++) e digite a seguinte listagem: fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); } Salve este arquivo como "estudos.rs" no diretório de sua preferência. Aqui eu optei por salvá-lo em um diretório chamado "C:\estudos_rust". Agora vamos compilar nosso programa Rust. Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório que você salvou o arquivo "estudos.rs" e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_rust c:\estudos_rust>rustc estudos.rs Se tudo correr bem, você verá a criação de um arquivo "estudos.exe". Para executá-lo pela linha de comando nós só precisamos disparar: c:\estudos_rust>estudos Hello, world! Aqui é Rust na veia. Simples, né? No entanto, se dermos duplo-clique em cima do executável gerado, ele abre e fecha automaticamente. Não seria bom exibir uma mensagem do tipo "Pressione uma tecla para fechar..."? Basta modificar seu código para a versão abaixo: // importamos a biblioteca io use std::io; use std::io::Write; fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); // procedimento para pausar o programa let mut resposta = String::new(); print!("\nPressione Enter para sair..."); io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut resposta) .expect("Erro ao ler a entrada do usuário"); } Sim, eu sei que agora nós adicionamos código demais para alcançar um detalhe tão simples. Mas, à medida que a linguagem Rust evolui, talvez os desenvolvedores resolvam simplificar esta parte. Compile o programa novamente e experimente abrir o executável com duplo-clique. Você verá que agora o programa fica aguardando o pressionamento da tecla Enter para fechar. |
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