Rust ::: Fundamentos da Linguagem ::: Compilador rustc |
Como escrever um "Hello, World!" na linguagem Rust usando a ferramenta rustcQuantidade de visualizações: 675 vezes |
Então você já fez a instalação do Rust, testou o seu funcionamento disparando "rustc --version" em uma janela de terminal e agora quer começar a aprender mais sobre a linguagem? Que tal começar escrevendo o famoso "Hello, World!" ("Olá, Mundo!")? Nesta dica mostrarei como essa tarefa é fácil, principalmente se optarmos pelo uso da ferramenta rustc. Lembre-se, no entanto, que rustc é usado diretamente quando estamos escrevendo aplicações simples, provas de conceito, protótipos e coisas assim. Para aplicações mais complexas, é sempre recomendado o uso do Cargo, que é um sistema de build e gerenciador de pacotes do Rust. Então vamos começar. Abra o seu editor de códigos favorito (tal como o Notepad++) e digite a seguinte listagem: fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); } Salve este arquivo como "estudos.rs" no diretório de sua preferência. Aqui eu optei por salvá-lo em um diretório chamado "C:\estudos_rust". Agora vamos compilar nosso programa Rust. Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório que você salvou o arquivo "estudos.rs" e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_rust c:\estudos_rust>rustc estudos.rs Se tudo correr bem, você verá a criação de um arquivo "estudos.exe". Para executá-lo pela linha de comando nós só precisamos disparar: c:\estudos_rust>estudos Hello, world! Aqui é Rust na veia. Simples, né? No entanto, se dermos duplo-clique em cima do executável gerado, ele abre e fecha automaticamente. Não seria bom exibir uma mensagem do tipo "Pressione uma tecla para fechar..."? Basta modificar seu código para a versão abaixo: // importamos a biblioteca io use std::io; use std::io::Write; fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); // procedimento para pausar o programa let mut resposta = String::new(); print!("\nPressione Enter para sair..."); io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut resposta) .expect("Erro ao ler a entrada do usuário"); } Sim, eu sei que agora nós adicionamos código demais para alcançar um detalhe tão simples. Mas, à medida que a linguagem Rust evolui, talvez os desenvolvedores resolvam simplificar esta parte. Compile o programa novamente e experimente abrir o executável com duplo-clique. Você verá que agora o programa fica aguardando o pressionamento da tecla Enter para fechar. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Escreva uma função Java que recebe três números inteiros e retorna o menor delesQuantidade de visualizações: 1022 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que contenha um método ou função que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 10 Informe o terceiro número: 7 O menor número é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar três // números inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro número: "); int n3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular o menor número int menorNumero = menor(n1, n2, n3); // e mostramos o resultado System.out.println("O menor número é: " + menorNumero); } // método que recebe três números e retorna o menor deles public static int menor(int a, int b, int c){ return Math.min(Math.min(a, b), c); } } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um diretório em C++ usando a função rmdir()Quantidade de visualizações: 8535 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam excluir diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função _rmdir() ou rmdir(), disponível no header direct.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int _rmdir(const char *pathname); a) ENOTEMPTY - Directory not empty - O diretório não está vazio e portanto não pode ser excluído; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código C++ no qual excluímos um diretório: #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos excluir este diretório char diretorio[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos"; // vamos testar se houve erro na exclusão do diretório if(rmdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório excluído com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de _rmdir(), ou rmdir(). O método _wrmdir(), também presente em direct.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos excluir este diretório wchar_t diretorio[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; // vamos testar se houve erro na exclusão do diretório if(_wrmdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório excluído com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Media Queries |
CSS3 - O que são CSS media queries e como usá-las em suas páginas web para criar designs responsivosQuantidade de visualizações: 1565 vezes |
Os desenvolvedores web acostumados com o CSS2 com certeza vão se lembrar das media types e como as usávamos, ou ainda usamos, para definir o tipo de mídia para a qual uma determinada folha de estilo será aplicada. Com media types é possível, por exemplo, oferecer estilos diferentes dependendo se o tipo de mídia for all, screen ou print, ou seja, todos os tipos (all), somente tela (screen), ou impressão (print). O CSS3 trouxe ainda mais comodidade por meio das media queries, que, na verdade, são uma extensão das media types. Com as media queries é possível aplicar uma folha de estilo CSS baseado não somente no tipo de mídia, mas também baseado nas características do navegador web, tais como largura e altura do viewport (a área disponível para exibição dos elementos da página web), a largura e altura do dispositivo, sua orientação e resolução, etc. Veja, por exemplo, como podemos aplicar uma imagem de fundo diferente na página HTML dependendo do tamanho da tela: ![]() E aqui o código completo para a página HTML e as definições CSS: <html> <head> <title>Estudando CSS3</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style> /* demais resoluções */ body{ background-image: url("horizontal.jpg"); background-repeat: no-repeat; } /* max-width (largura máxima) */ @media screen and (max-width: 600px) { body{ background-image: url("vertical.jpg"); background-repeat: no-repeat; } } </style> </head> <body> </body> </html> Este exemplo é bem simples, mas dará a você uma idéia de como iniciar hoje o mesmo o uso das media queries em CSS. Note que, se a resolução for no máximo 600px, a página terá como fundo a imagem "vertical.jpg". Se a página for aberta em outras resoluções, a imagem de fundo será "horizontal.jpg". Abra o exemplo no seu navegador e experimente redimensionar a janela. Veja como a imagem de fundo é trocada automaticamente ao atingir a resolução que definimos para o atributo max-width da media query. Esta técnica é muito utilizada quando queremos criar uma página web responsiva, ou seja, com design responsivo. |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em CQuantidade de visualizações: 4690 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C. Veja um trecho de código C completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int linhas = 3, colunas = 3; int matriz[linhas][colunas]; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal int soma_diagonal = 0; int i, j; // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(i = 0; i < linhas; i++){ // linhas for(j = 0; j < colunas; j++){ // colunas printf("Informe o valor para a linha %d e coluna %d: " , i, j); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada printf("\n"); // percorre as linhas for(i = 0; i < linhas; i++){ // percorre as colunas for(j = 0; j < colunas; j++){ printf("%d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz printf("\n"); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for(i = 0; i < linhas; i++){ for(j = 0; j < colunas; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" , soma_diagonal); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VB.NET Básico |
Exercício Resolvido de VB.NET - Um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundosQuantidade de visualizações: 565 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a duração do evento em segundos: 3712 Duração do evento: 01:01:52 Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos solicitar a duração do evento em segundos Console.Write("Informe a duração do evento em segundos: ") Dim duracao_segundos As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' vamos obter a quantidade de horas do evento Dim horas As Integer = duracao_segundos \ 3600 ' vamos obter os minutos Dim minutos As Integer = (duracao_segundos \ 60) Mod 60 ' vamos obter os segundos restantes Dim segundos As Integer = duracao_segundos Mod 60 ' vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos Console.Write("Duração do evento: {0}:{1}:{2}", horas.ToString("D2"), minutos.ToString("D2"), segundos.ToString("D2")) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um Triângulo Equilátero em Java - Java para Geometria, Trigonometria e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1859 vezes |
Um Triângulo Equilátero é o triângulo que possui os três lados iguais, e cujos ângulos internos são todos 60 graus (somando 180). Veja na figura abaixo as características de um Triângulo Equilátero: ![]() Nesta dica de Java eu mostrarei como calcular a área do triângulo equilátero. Para isso, vamos revisar a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero: \[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \] E veja o código Java para o cálculo: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor do lado do triângulo System.out.print("Informe o lado do triângulo: "); double lado = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do triângulo equilátero double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2); // e finalmente mostramos o resultado System.out.println("A área do triângulo equilátero é: " + area); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o lado do triângulo: 5 A área do triângulo equilátero é: 10.825317547305483 |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em JavaScript - JavaScript para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 4973 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando JavaScript Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código JavaScript completo que define as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) function distancia2d(x1, y1, x2, y2){ var a = x2 - x1; var b = y2 - y1; var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); return c; } // vamos definir os dados do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // vamos ler os dados do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 4; // vamos obter a distância entre eles var distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); document.writeln("Distância entre os dois pontos: " + distancia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1248 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlgQuantidade de visualizações: 500 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. Sua saída deverá ser parecida com: 50 primeiros números primos: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 101 103 107 109 113 127 131 137 139 149 151 157 163 167 173 179 181 191 193 197 199 211 223 227 229 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quantidade, contador, numero, j: inteiro primo: logico inicio quantidade <- 50 // quantidade de números primos contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados numero <- 0 // inteiro inicial // Lembre-se! O número 1 não é primo escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:") escreval() // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos enquanto contador < quantidade faca primo <- verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para j de 2 ate Int(numero / 2) faca se numero mod j = 0 entao primo <- falso // não é primo interrompa fimse fimpara se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao escreva(numero:6) contador <- contador + 1 // encontramos um número primo se contador mod 10 = 0 entao escreval() fimse fimse numero <- numero + 1 fimenquanto fimalgoritmo |
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