Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do DelphiQuantidade de visualizações: 12936 vezes |
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; begin nome := 'OSMAR'; // vamos converter a string para letras minúsculas nome := AnsiLowerCase(nome); // exibe o resultado ShowMessage(nome); end; Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é potência de dois usando JavaQuantidade de visualizações: 757 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos testar se o número informado é potência de dois if(isPotenciaDeDois(valor)){ System.out.println("O valor " + valor + " é potência de dois"); } else{ System.out.println("O valor " + valor + " não é potência de dois"); } } // método que recebe um número inteiro e informe se ele é // potência de dois public static boolean isPotenciaDeDois(int n){ // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 // é igual a 0 return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0; } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Java - Java para GeometriaQuantidade de visualizações: 2365 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: ![]() Nesta dica mostrarei como podemos usar Java para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Java que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o raio do círculo System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos achar o diâmetro do círculo double diametro = 2 * raio; // agora calculamos a circunferência double circunferencia = 2 * Math.PI * raio; // finalmente calculamos a área do círculo double area = Math.PI * Math.pow(raio, 2); // vamos mostrar os resultados System.out.println("O diâmetro do círculo é: " + diametro); System.out.println("A circunferência do círculo é: " + circunferencia); System.out.println("A área do círculo é: " + area); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 8860 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array. Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original. Veja o exemplo completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>"); var valores2 = valores.slice(0, 3); document.write("Valores no novo vetor: " + valores2); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7 Retornando os três primeiros elementos Valores no novo vetor: 1,2,3 |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares |
Como rotacionar colunas e pilares no Revit via programação usando a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 373 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API para rotacionar uma coluna ou pilar no Revit, tudo isso via programação. Essa dica é muito útil para programadores Revit C#, pois traz as técnicas necessárias para selecionar um único elemento na área de desenho do Revit, assim como obter sua caixa delimitadora (BoundingBox), seu ponto geométrico central e, o mais importante, fazer a rotação do elemento em seus eixos. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar o pilar ou a coluna usando a função PickObject() da classe Selection, que retorna uma Reference. Após a seleção do elemento nós usamos a função GetElement() da classe Document para retornar o elemento como uma variável FamilyInstance, ou seja, uma instância de família do Revit. De posse da instância de família nós usamos a função get_BoundingBox() para obter e retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. É esse objeto que usamos para obter o ponto máximo, o ponto mínimo e o ponto geométrico central da coluna ou pilar. O passo final é usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils para rotacionar a coluna ou pilar de acordo com o ângulo de rotação desejado. Note que fiz a conversão de ângulos em graus para ângulos em radianos antes de efetuar a rotação. Veja o código Revit C# API completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.DB.Structure; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using Autodesk.Revit.DB.Architecture; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao Document ativo Document doc = this.ActiveUIDocument.Document; UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma // coluna ou pilar TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma coluna ou pilar"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione uma coluna ou pilar"); // agora testamos se o usuário realmente selecionou um // elemento if (selecionado != null) { // vamos obter o elemento selecionado a partir da // referência FamilyInstance coluna = uidoc.Document.GetElement(selecionado) as FamilyInstance; // vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ BoundingBoxXYZ bounding = coluna.get_BoundingBox(null); // vamos obter as informações da BoundingBoxXYZ // primeiro o ponto mínimo (canto esquerdo inferior e // a parte de trás da caixa delimitadora) XYZ pontoMinimo = bounding.Min; // agora o ponto máximo (canto direito superior e // a parte da frente da caixa delimitadora) XYZ pontoMaximo = bounding.Max; // agora obtemos o ponto central da coluna XYZ centro = (pontoMaximo + pontoMinimo) * 0.5; // construímos a linha que servirá de eixo de rotação Line eixos = Line.CreateBound(centro, centro + XYZ.BasisZ); // definimos o ângulo de rotação em graus double angulo_rotacao_graus = 45; // convertemos para radianos double angulo_rotacao_radianos = angulo_rotacao_graus * (Math.PI / 180); // iniciamos a transação Transaction transacao = new Transaction(doc); transacao.Start("Como rotacionar colunas e pilares no Revit"); // rotacionamos a coluna ou pilar ElementTransformUtils.RotateElement(doc, coluna.Id, eixos, angulo_rotacao_radianos); // fazemos o commit da transação transacao.Commit(); // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "A coluna foi rotacionada com sucesso."); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } |
Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como tornar o TClientDataSet do Delphi somente leitura usando a propriedade ReadOnlyQuantidade de visualizações: 11770 vezes |
Em algumas situações gostaríamos que um TClientDataSet fosse somente leitura, ou seja, não queremos permitir inserção, atualização ou exclusão dos dados do dataset. Para isso podemos usar a propriedade ReadOnly. Se seu valor for True, os dados do TClientDataSet serão apenas para leitura. Se o valor for False, os dados podem ser modificados e/ou novos dados podem ser inseridos no dataset. O valor padrão é False. Em tempo de design a propriedade ReadOnly do TClientDataSet pode ser ajustada selecionando-se o componente no formulário e acessando o Object Inspector. Em tempo de execução esta propriedade pode ser ajustada por meio do seguinte trecho de código: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos tornar o TClientDataSet somente leitura ClientDataSet1.ReadOnly := True; end; Se necessário, podemos obter o valor desta propriedade em tempo de execução da seguinte forma: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos verificar se o TClientDataSet é somente leitura if ClientDataSet1.ReadOnly then ShowMessage('O ClientDataSet é somente leitura') else ShowMessage('O ClientDataSet NÃO é somente leitura') end; Ao executarmos este código e clicarmos no botão teremos uma mensagem parecida com: "O ClientDataSet NÃO é somente leitura". É importante observar que se tentarmos efetuar alguma operação que modifica o conteúdo de um TClientDataSet somente leitura nós teremos uma exceção do tipo: Project Project2.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1': Cannot modify a read-only dataset'. Quando ajustamos o valor da propriedade ReadOnly para True, automaticamente a propriedade CanModify do dataset é ajustada para False. Importante: Mesmo que o valor da propriedade ReadOnly seja False, os usuários ainda podem ser impedidos de modificar os dados de um client dataset se este obtém seus dados a partir de um provider (por exemplo: TDataSetProvider). A propriedade Options do provider pode limitar se os dados podem ser editados e, se puderem, os tipos de alterações permitidos. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Java ::: Aplicativos Completos ::: Fontes |
Como criar um visualizador de fontes em Java Swing - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 10474 vezes |
Código completo Java: Como escrever um visualizador de fontes em Java Swing Nesta dica eu mostro o código completo para uma aplicação GUI usado Java Swing e que permite visualizar as fontes instaladas no sistema. Ao clicar em uma das fontes exibidas em uma JList, o texto da JLabel é formatado de acordo com a fonte escolhida. Note que montei toda a GUI em código mesmo, ou seja, sem usar o editor visual do Netbeans ou outra IDE. Esse é um bom exercício para entender os elementos que compõem interfaces gráficas do Java Swing. Eis o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; import javax.swing.event.*; import java.util.*; public class Estudos extends JFrame implements ListSelectionListener{ JLabel label = new JLabel("Observe este texto"); public Estudos(){ super("Visualizados de Fontes"); String[] fontNames; // nomes das fontes Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit(); fontNames = GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment(). getAvailableFontFamilyNames(); Vector fonts = new Vector(); for(int i = 0; i < fontNames.length; i++){ fonts.add(new Font(fontNames[i], Font.PLAIN, 16)); } JList fontList = new JList(fonts); fontList.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION); fontList.setCellRenderer(new FontCellRenderer()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(fontList); JPanel p = new JPanel(); p.add(scrollPane); fontList.addListSelectionListener(this); getContentPane().add(p, "Center"); getContentPane().add(label, "South"); setSize(500, 250); setVisible(true); } @Override public void valueChanged(ListSelectionEvent evt){ JList source = (JList) evt.getSource(); Font font = (Font) source.getSelectedValue(); label.setFont(font); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Classe personalizada que implementa ListCellRenderer class FontCellRenderer implements ListCellRenderer{ @Override public Component getListCellRendererComponent( final JList list, final Object value, final int index, final boolean isSelected, final boolean cellHasFocus){ return new JPanel(){ @Override public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); Font font = (Font) value; String text = font.getFamily(); FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font); g.setColor(isSelected ? list.getSelectionBackground() : list.getBackground()); g.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight()); g.setColor(isSelected ? list.getSelectionForeground() : list.getForeground()); g.setFont(font); g.drawString(text, 0, fm.getAscent()); } @Override public Dimension getPreferredSize() { Font font = (Font) value; String text = font.getFamily(); Graphics g = getGraphics(); FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font); return new Dimension(fm.stringWidth(text), fm.getHeight()); } }; } } Ao executá-lo você terá um resultado parecido com: ![]() |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 947 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7843 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: CSS (Cascading Style Sheet) |
Apostila jQuery - Como definir propriedades style CSS de elementos HTML usando a função css() do jQueryQuantidade de visualizações: 8600 vezes |
Para definir as propriedade style de um determinado elemento HTML só precisamos usar a função css() da biblioteca jQuery. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:<script type="text/javascript"> <!-- function definirCSS(){ // define a cor verde para a propriedade CSS color da // DIV com id "div_2" $('#div_2').css('color', 'green'); } //--> </script> Neste código a cor "green" é atribuída à propriedade CSS "color" do elemento DIV com o id "div_2". |
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