Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do Delphi

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Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'OSMAR';

  // vamos converter a string para letras minúsculas
  nome := AnsiLowerCase(nome);

  // exibe o resultado
  ShowMessage(nome);
end;

Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é potência de dois usando Java

Quantidade de visualizações: 757 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos testar se o número informado é potência de dois
    if(isPotenciaDeDois(valor)){
      System.out.println("O valor " + valor + " é potência de dois");
    }
    else{
      System.out.println("O valor " + valor + " não é potência de dois");
    }
  }
  
  // método que recebe um número inteiro e informe se ele é
  // potência de dois
  public static boolean isPotenciaDeDois(int n){
    // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
    // é igual a 0
    return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0;
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Java - Java para Geometria

Quantidade de visualizações: 2365 vezes
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência.

É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência.

Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo:



Nesta dica mostrarei como podemos usar Java para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos:

\[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \]

\[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \]

\[\text{Área A} = \pi \times r^2 \]

Agora vamos ver o código Java que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o raio do círculo
    System.out.print("Informe o raio do círculo: ");
    double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos achar o diâmetro do círculo
    double diametro = 2 * raio;
    // agora calculamos a circunferência
    double circunferencia = 2 * Math.PI * raio;
    // finalmente calculamos a área do círculo
    double area = Math.PI * Math.pow(raio, 2);
    
    // vamos mostrar os resultados
    System.out.println("O diâmetro do círculo é: " +
      diametro);
    System.out.println("A circunferência do círculo é: " +
      circunferencia);
    System.out.println("A área do círculo é: " + area);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 10
O diâmetro do círculo é: 20.0
A circunferência do círculo é: 62.83185307179586
A área do círculo é: 314.1592653589793

Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array

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Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array.

Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original.

Veja o exemplo completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>");
  var valores2 = valores.slice(0, 3);
  document.write("Valores no novo vetor: " + valores2);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7
Retornando os três primeiros elementos
Valores no novo vetor: 1,2,3


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como rotacionar colunas e pilares no Revit via programação usando a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API

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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API para rotacionar uma coluna ou pilar no Revit, tudo isso via programação.

Essa dica é muito útil para programadores Revit C#, pois traz as técnicas necessárias para selecionar um único elemento na área de desenho do Revit, assim como obter sua caixa delimitadora (BoundingBox), seu ponto geométrico central e, o mais importante, fazer a rotação do elemento em seus eixos.

O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar o pilar ou a coluna usando a função PickObject() da classe Selection, que retorna uma Reference. Após a seleção do elemento nós usamos a função GetElement() da classe Document para retornar o elemento como uma variável FamilyInstance, ou seja, uma instância de família do Revit.

De posse da instância de família nós usamos a função get_BoundingBox() para obter e retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. É esse objeto que usamos para obter o ponto máximo, o ponto mínimo e o ponto geométrico central da coluna ou pilar.

O passo final é usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils para rotacionar a coluna ou pilar de acordo com o ângulo de rotação desejado. Note que fiz a conversão de ângulos em graus para ângulos em radianos antes de efetuar a rotação.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; 
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma
      // coluna ou pilar
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma coluna ou pilar");
        
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
      
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento
      Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
        "Selecione uma coluna ou pilar");
      
      // agora testamos se o usuário realmente selecionou um
      // elemento
      if (selecionado != null) {
        // vamos obter o elemento selecionado a partir da
        // referência
        FamilyInstance coluna = uidoc.Document.GetElement(selecionado) 
          as FamilyInstance;
        // vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ
        BoundingBoxXYZ bounding = coluna.get_BoundingBox(null);
         
        // vamos obter as informações da BoundingBoxXYZ
        // primeiro o ponto mínimo (canto esquerdo inferior e
        // a parte de trás da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMinimo = bounding.Min;
        // agora o ponto máximo (canto direito superior e
        // a parte da frente da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMaximo = bounding.Max;
        
        // agora obtemos o ponto central da coluna         
        XYZ centro = (pontoMaximo + pontoMinimo) * 0.5;
        // construímos a linha que servirá de eixo de rotação
        Line eixos = Line.CreateBound(centro, centro + XYZ.BasisZ);
        // definimos o ângulo de rotação em graus        
        double angulo_rotacao_graus = 45;
        // convertemos para radianos
        double angulo_rotacao_radianos = angulo_rotacao_graus * (Math.PI / 180);        
        
        // iniciamos a transação
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Como rotacionar colunas e pilares no Revit");
        
        // rotacionamos a coluna ou pilar
        ElementTransformUtils.RotateElement(doc, coluna.Id, eixos,
          angulo_rotacao_radianos);
        
        // fazemos o commit da transação
        transacao.Commit();      
     
        // e mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "A coluna foi rotacionada com sucesso.");
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}



Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como tornar o TClientDataSet do Delphi somente leitura usando a propriedade ReadOnly

Quantidade de visualizações: 11770 vezes
Em algumas situações gostaríamos que um TClientDataSet fosse somente leitura, ou seja, não queremos permitir inserção, atualização ou exclusão dos dados do dataset. Para isso podemos usar a propriedade ReadOnly. Se seu valor for True, os dados do TClientDataSet serão apenas para leitura. Se o valor for False, os dados podem ser modificados e/ou novos dados podem ser inseridos no dataset. O valor padrão é False.

Em tempo de design a propriedade ReadOnly do TClientDataSet pode ser ajustada selecionando-se o componente no formulário e acessando o Object Inspector. Em tempo de execução esta propriedade pode ser ajustada por meio do seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos tornar o TClientDataSet somente leitura
  ClientDataSet1.ReadOnly := True;
end;

Se necessário, podemos obter o valor desta propriedade em tempo de execução da seguinte forma:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos verificar se o TClientDataSet é somente leitura
  if ClientDataSet1.ReadOnly then
    ShowMessage('O ClientDataSet é somente leitura')
  else
    ShowMessage('O ClientDataSet NÃO é somente leitura')
end;

Ao executarmos este código e clicarmos no botão teremos uma mensagem parecida com:

"O ClientDataSet NÃO é somente leitura".

É importante observar que se tentarmos efetuar alguma operação que modifica o conteúdo de um TClientDataSet somente leitura nós teremos uma exceção do tipo:

Project Project2.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1': Cannot modify a read-only dataset'.

Quando ajustamos o valor da propriedade ReadOnly para True, automaticamente a propriedade CanModify do dataset é ajustada para False.

Importante: Mesmo que o valor da propriedade ReadOnly seja False, os usuários ainda podem ser impedidos de modificar os dados de um client dataset se este obtém seus dados a partir de um provider (por exemplo: TDataSetProvider). A propriedade Options do provider pode limitar se os dados podem ser editados e, se puderem, os tipos de alterações permitidos.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Java ::: Aplicativos Completos ::: Fontes

Como criar um visualizador de fontes em Java Swing - Código fonte completo

Quantidade de visualizações: 10474 vezes
Código completo Java: Como escrever um visualizador de fontes em Java Swing

Nesta dica eu mostro o código completo para uma aplicação GUI usado Java Swing e que permite visualizar as fontes instaladas no sistema. Ao clicar em uma das fontes exibidas em uma JList, o texto da JLabel é formatado de acordo com a fonte escolhida.

Note que montei toda a GUI em código mesmo, ou seja, sem usar o editor visual do Netbeans ou outra IDE. Esse é um bom exercício para entender os elementos que compõem interfaces gráficas do Java Swing.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.event.*;
import java.util.*;
 
public class Estudos extends JFrame
    implements ListSelectionListener{
  JLabel label = new JLabel("Observe este texto");  
 
  public Estudos(){
    super("Visualizados de Fontes");
     
    String[] fontNames; // nomes das fontes
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    fontNames = 
      GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().
      getAvailableFontFamilyNames();
    Vector fonts = new Vector();
 
    for(int i = 0; i < fontNames.length; i++){
      fonts.add(new Font(fontNames[i], Font.PLAIN, 16));
    }    
 
    JList fontList = new JList(fonts);
    fontList.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION);
    fontList.setCellRenderer(new FontCellRenderer());
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(fontList);
 
    JPanel p = new JPanel();
    p.add(scrollPane);
    fontList.addListSelectionListener(this);
    getContentPane().add(p, "Center");
    getContentPane().add(label, "South");
 
    setSize(500, 250);
    setVisible(true);
  }
 
  @Override
  public void valueChanged(ListSelectionEvent evt){
    JList source = (JList) evt.getSource();
    Font font = (Font) source.getSelectedValue();
    label.setFont(font);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
// Classe personalizada que implementa ListCellRenderer 
class FontCellRenderer implements ListCellRenderer{
  @Override
  public Component getListCellRendererComponent(
    final JList list, final Object value, 
    final int index, final boolean isSelected,
    final boolean cellHasFocus){
     
    return new JPanel(){
      @Override
      public void paintComponent(Graphics g){
        super.paintComponent(g);
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionBackground() 
          : list.getBackground());
        g.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionForeground() 
          : list.getForeground());
        g.setFont(font);
        g.drawString(text, 0, fm.getAscent());
      }
 
      @Override
      public Dimension getPreferredSize() {
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        Graphics g = getGraphics();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        return new Dimension(fm.stringWidth(text), fm.getHeight());
      }
    };
  }
}

Ao executá-lo você terá um resultado parecido com:




JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 947 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados object da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 7843 vezes
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos.

As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class:

class Pessoa{
  public $nome = '';

  function nome($novo_nome = NULL){
    if(!is_null($novo_nome)){
      $this->nome = $novo_nome;
    }
    
    return $this->nome;
  }
}

Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja:

  $pessoa = new Pessoa;
  $pessoa->nome('Osmar J. Silva');
  printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome);

Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja:

<?  
  class Pessoa{
    public $nome = '';

    function nome($novo_nome = NULL){
      if(!is_null($novo_nome)){
        $this->nome = $novo_nome;
      }
    
      return $this->nome;
    }
  }
  
  $pessoa = new Pessoa;

  if(is_object($pessoa)){
    echo 'A variável $pessoa é do tipo object.';
  }
?>

Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $pessoa é do tipo object.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: CSS (Cascading Style Sheet)

Apostila jQuery - Como definir propriedades style CSS de elementos HTML usando a função css() do jQuery

Quantidade de visualizações: 8600 vezes
Para definir as propriedade style de um determinado elemento HTML só precisamos usar a função css() da biblioteca jQuery. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function definirCSS(){
    // define a cor verde para a propriedade CSS color da
    // DIV com id "div_2"
    $('#div_2').css('color', 'green');
  }
//-->
</script>

Neste código a cor "green" é atribuída à propriedade CSS "color" do elemento DIV com o id "div_2".

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