Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no início de uma string usando a função AnsiLeftStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12790 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no início de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiLeftStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "Programar" substring := AnsiLeftStr(frase, 9); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como criar um laço for infinito em C++ - C++ do básico ao profissionalQuantidade de visualizações: 9658 vezes |
É possível criar um laço for infinito em C++ simplesmente omitindo as partes início, condição e incremento/decremento. Veja:#include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // um laço for infinito (cuidado! se você não // fornecer uma forma de parar o negócio vai // travar int valor = 0; for(;;){ cout << valor << "\n"; valor++; // vamos parar o laço aqui if(valor > 20) break; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string termina com uma determinada substring em Ruby usando uma função ends_with() personalizadaQuantidade de visualizações: 7019 vezes |
O Ruby, até a versão 1.8.6 não dispõe de um método para verificar se uma string termina com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função ends_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string terminar com a substring. Eis a listagem completa: # função auxiliar que permite verificar se # uma string termina com uma substring def ends_with(string, substring) pos = string.length - substring.length if string.index(substring, pos) == pos return true else return false end end # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Java, PHP e Ruby" # vamos verificar a string termina com "Ruby" if ends_with(frase, "Ruby") puts "A string termina com \"Ruby\"" else puts "A string NÃO termina com \"Ruby\"" end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string termina com "Ruby" |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Como alternar a classe de um elemento HTML usando a função toggleClass() do jQueryQuantidade de visualizações: 8991 vezes |
O método toggleClass() do jQuery é um dos mais interessantes no framework. Este método permite aplicar um nome de classe a um elemento HTML se ele ainda não estiver definido e removê-lo se este já estiver definido para o elemento. Veja um trecho de código que altera a cor de fundo de um parágrafo a cada vez que ele é clicado. Comece analisando o trecho de estilos CSS: <style type="text/css"> body, td {font: 70% Verdana} .destaque {background-color: yellow} .destaque2 {background-color: red} </style> Veja agora o elemento P que usaremos para ilustrar o efeito: <p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p> E finalmente o código JavaScript (na parte <head></head> da página): <script type="text/javascript"> <!-- $(document).ready(function(){ $("#parag").click(function(){ $(this).toggleClass("destaque2"); }); }); //--> </script> E aqui a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos jQuery</title> <style type="text/css"> body, td {font: 70% Verdana} .destaque {background-color: yellow} .destaque2 {background-color: red} </style> <script src="https://code.jquery.com/jquery-3.6.0.js" integrity="sha256-H+K7U5CnXl1h5ywQfKtSj8PCmoN9aaq30gDh27Xc0jk=" crossorigin="anonymous"></script> </head> <body> <p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p> <script type="text/javascript"> $(document).ready(function(){ $("#parag").click(function(){ $(this).toggleClass("destaque2"); }); }); </script> </body> </html> O método toggleClass() retorna um objeto jQuery para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX |
Apostila jQuery - Quais as diferenças entre os métodos ajax(), get() e post() do jQuery?Quantidade de visualizações: 10872 vezes |
Existem algumas diferenças substanciais entre os métodos ajax(), get() e post(). Conhecê-las e saber quando usar cada um destes métodos poderá tornar seus códigos mais dinâmicos e eficientes. O método ajax() é o mais completo para requisições HTTP e pode ser usado com mais de um dezena de parâmetros. Este método é considerado um método de nível baixo (low level) já que permite um maior controle sobre a requisição AJAX. Além disso, se precisamos de mais flexibilidade, este é o método a ser usado. Os métodos get() e post() são métodos de nível mais alto (higher level) e aceitam pouco mais que três parâmetros cada um. Use estes métodos quando não precisar de muito controle sobre a requisição AJAX. Estes métodos, por exemplo, não fornecem formas de tratar possíveis erros na requisição HTTP. Nesta seção você encontrará exemplos de cada um desses métodos. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso private em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 8797 vezes |
O modificador private serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados somente por código residente na mesma classe. Veja um exemplo:<? class Pessoa{ private $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot access private property Pessoa::$nome in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 7 Esse erro ocorre porque a variável $nome, por estar marcada com o modificador private, não pode ser acessada por código fora da classe. Veja agora um exemplo envolvendo um método privado: <? class Pessoa{ private function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $pessoa = new Pessoa; echo $pessoa->somar(4, 2); ?> Ao executarmos este código, a seguinte mensagem de erro será exibida: Fatal error: Call to private method Pessoa::somar() from context '' in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 9 Novamente, este erro é causado porque o método somar() não pode ser acessado por código fora da classe Pessoa. É importante notar, contudo, que as propriedades e métodos privados de uma classe não podem ser acessados nem mesmo por suas classes derivadas (sub-classes). |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço for da linguagem DartQuantidade de visualizações: 4232 vezes |
Em algumas situações os nossos códigos precisam executar repetidas vezes uma ou mais instruções. Para isso a linguagem Dart, assim como C, C++, Java, Python, JavaScript, Delphi, etc, nos oferece o laço for, ou loop for. Este laço é usado quando sabemos exatamente a quantidade de vezes que a instrução (ou grupo de instruções) deverá ser repetida. Veja um exemplo no qual usamos este laço para contar de 1 até 10: void main() { for (int i = 1; i <= 10; i++) { print('${i}'); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que o laço for em Dart é composto de três partes: a) Inicialização da variável de controle; b) O teste de continuidade; c) O incremento ou decremento da variável de controle. Como a execução do laço se inicia no teste de continuidade, é possível termos um laço for que nunca será executado. Veja: void main() { for (int i = 1; i > 5; i++) { print('${i}'); } } Execute este código e perceberá que nenhum valor é impresso. Isso aconteceu porque o teste condicional retornou um valor falso, impedindo até mesmo a primeira execução do laço. Veja agora um laço for que conta de 10 até 1: void main() { for (int i = 10; i >= 1; i--) { print('${i}'); } } Para finalizar em grande estilo, veja um laço for que pede para o usuário digitar 5 idades e, em seguida, mostra a média das idades lidas: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { int soma = 0; // vamos solicitar 5 idades for (int i = 0; i < 5; i++) { stdout.write("Digite uma idade: "); int idade = int.parse(stdin.readLineSync()); soma = soma + idade; } // Vamos mostrar a média das idades double media = soma / 5; print("A média das idades é $media."); } A execução deste código mostrará o seguinte resultado: c:\estudos_dart>dart laco_for.dart Digite uma idade: 18 Digite uma idade: 21 Digite uma idade: 34 Digite uma idade: 50 Digite uma idade: 9 A média das idades é 26.4. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#Quantidade de visualizações: 26911 vezes |
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir: class Pessoa{ public string nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: class Aluno: Pessoa{ public string matricula; } Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento: static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar vetores em PHP com a construção array() e usando inteiros como chavesQuantidade de visualizações: 8401 vezes |
A linguagem PHP nos permite criar vetores (arrays) e informar os valores inteiros que queremos como chaves, ou seja, não precisamos, obrigatoriamente, iniciar os índices dos elementos em 0. Veja o código a seguir: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $linguagens = array(10 => 'Java', 11 => 'Python', 12 => 'C++'); echo "A linguagem escolhida foi: " . $linguagens[11]; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A linguagem escolhida foi: Python |
Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Mecânica - Estática |
Como calcular o centroide ou centro de gravidade de um triângulo em PythonQuantidade de visualizações: 1880 vezes |
O centro de gravidade, ou centroide (centro geométrico), é o ponto no qual a massa de um triângulo se equilibra. Para ajudar a visualizar isso, imagine uma figura triangular suspensa sobre a ponta de um lápis. A figura vai se equilibrar se a ponta do lápis for posicionada em seu centro de gravidade. Encontrar o centroide pode ser necessário em vários projetos e aplicações de engenharia, e pode ser encontrado usando geometria simples. Veja a seguinte figura: ![]() Nesta figura nós temos os três vértices do triângulo devidamente registrados, assim como o ponto representando seu centroide. Assim, a fórmula do centroide do triângulo é: \[x_c = \frac{x_1 + x_2 + x_3}{3}\] \[y_c = \frac{y_1 + y_2 + y_3}{3}\] Agora vamos ver como calcular o centro de gravidade do triângulo em Python. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar as coordenadas dos três vértices do triângulo e, em seguida, vamos mostrar as coordenadas do ponto que representa o centroide. Veja: # função principal do programa def main(): # vamos ler as coordenadas do primeiro vértice va_x = float(input("Informe o x do primeiro vértice: ")) va_y = float(input("Informe o y do primeiro vértice: ")) # vamos ler as coordenadas do segundo vértice vb_x = float(input("Informe o x do segundo vértice: ")) vb_y = float(input("Informe o y do segundo vértice: ")) # vamos ler as coordenadas do terceiro vértice vc_x = float(input("Informe o x do terceiro vértice: ")) vc_y = float(input("Informe o y do terceiro vértice: ")) # vamos calcular as coordenadas do centroide c_x = (va_x + vb_x + vc_x) / 3 c_y = (va_y + vb_y + vc_y) / 3 # vamos mostrar o resultado print("As coordenadas do centroide são: x={0}; y={1}".format( round(c_x, 2), round(c_y, 2))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro vértice: 3 Informe o y do primeiro vértice: 10 Informe o x do segundo vértice: 12 Informe o y do segundo vértice: 15 Informe o x do terceiro vértice: 14 Informe o y do terceiro vértice: 7 As coordenadas do centroide são: x=9.67; y=10.67 |
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