E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

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Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java



Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console.

Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado.

Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa.

O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado.

Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago.

Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir.

As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca

O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código:

// método que exibe o menu principal do sistema
public void menuPrincipal(){
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  while(true){  
    limparTela();
    System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n");
    System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. 
      Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Livros");
    System.out.println("2 - Autores");
    System.out.println("3 - Editoras");
    System.out.println("4 - Usuários");
    System.out.println("5 - Empréstimos");
    System.out.println("6 - Multas");
    System.out.println("7 - Sair");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário 
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1:
        // chama o menu de gerenciamento de livros
        menuGerenciarLivros(); 
        break;
      
      case 2:
        // chama o menu de gerenciamento de autores
        menuGerenciarAutores(); 
        break;
      
      case 3:
        // chama o menu de gerenciamento de editoras
        menuGerenciarEditoras();
        break;
      
      case 4:
        // chama o menu de gerenciamento de usuários
        menuGerenciarUsuarios(); 
        break;
      
      case 5:
        // chama o menu de gerenciamento de emprestimos
        menuGerenciarEmprestimos();
        break;
        
      case 6:
        // chama o menu de gerenciamento de multas
        menuGerenciarMultas();
        break;
      
      case 7:
        System.out.println("\nObrigado por usar o 
          Sistema de Biblioteca\n");  
        System.exit(0);
    }
  }
}


Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente.

Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca:

// menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir 
// e atualizar os usuários da biblioteca
public int menuGerenciarUsuarios(){ 
  Usuario temp; // serve para várias operações neste menu
  // serve para as pesquisas dos usuários
  String pesquisaUsuario;
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário 
  // usar a opção de sair
  while(true){
    // tire caso não funcionar no seu sistema operacional
    limparTela();
    System.out.println("\n:: G E R E N C I A R   U S U Á R I O S ::\n");
    System.out.println("Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Novo Usuário");
    System.out.println("2 - Listar Usuários");
    System.out.println("3 - Pesquisar Usuário");
    System.out.println("4 - Excluir Usuário");
    System.out.println("5 - Atualizar Usuário");
    System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1: // vamos cadastrar um novo usuário
        System.out.print("\nNome: ");
        String nomeUsuario = entrada.nextLine();
        System.out.print("Idade: ");
        int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        System.out.print("Sexo: ");
        char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0);
        
        // vamos incrementar o contador de usuários
        Usuario.contadorUsuarios++;
        
        // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario
        Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios,
          nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario);
        // e o adicionamos no ArrayList de usuários
        usuarios.add(u);
        
        // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
        System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso");
        salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
        
        break;
        ... 


Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo:

case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um usuário
  // o usuário que será relacionado a este empréstimo
  Usuario usuario = null;
  while(usuario == null){
    System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: ");
    String pesquisaUsuario = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o usuario
    usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario);
    if(usuario == null){ // usuario não encotrado
      System.out.print("\nUsuário não 
       encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar 
       novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome());
  // fim para registrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um usuário
          
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um livro
  Livro livro = null; // o livro que será relacionado 
  // a este empréstimo
  while(livro == null){
    System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: ");
    String pesquisaLivro = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o livro
    livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
    // livro não encontrado ou indisponível
    if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){
      System.out.print("\nLivro não encontrado 
       ou indisponível.\n\nDigite 1 para 
       pesquisar novamente ou 2 para voltar ao 
       menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo());
  // fim para cadastrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um livro
 
  try{          
    System.out.print("Data do Empréstimo: ");
    String dataEmprestimo = entrada.nextLine();
    Date dataEmprestimoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo);
    System.out.print("Data de Devolução: ");
    String dataDevolucao = entrada.nextLine();
    Date dataDevolucaoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao);
          
    // a data de devolução é menor que a data de empréstimo?
    if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){
      System.out.println("\nA data de devolução 
        deve ser maior que a data de empréstimo.\n");
    }
    else{
      // vamos incrementar o contador de empréstimos
      Emprestimo.contadorEmprestimos++;
        
      // vamos marcar o livro escolhido como indisponível
      livro.setDisponivel(false);
              
      // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo
      Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario,
        livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, 
        dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, 
        null, false);
      // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos
      emprestimos.add(emprestimo);
        
      // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
      System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso");
      salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
    }
  }
  catch(ParseException e){
    System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n");
  }
            
  break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca.

Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

Como posso obter este código fonte?

O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões:

1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse.

2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse.

Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor numérico inteiro em Delphi usando as funções StrToInt(), TryStrToInt() e StrToIntDef()

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Em algumas situações precisamos converter strings em valores numéricos do tipo inteiro. Isso acontece quando recebemos valores de caixas de texto e precisamos usuá-los em cálculos.

Vamos começar com a função StrToInt() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando um valor inteiro válido e retorna um valor inteiro. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor1, valor2, soma: Integer;
begin
  // vamos receber as strings dos TEdits e converter
  // seus valores para inteiros
  valor1 := StrToInt(Edit1.Text);
  valor2 := StrToInt(Edit2.Text);

  // vamos obter a soma dos dois valores
  soma := valor1 + valor2;

  // vamos exibir o resultado. Note o uso de IntToStr() para
  // converter o valor inteiro em string
  ShowMessage('A soma é: ' + IntToStr(soma));
end;

Note que, se a string sendo convertida possuir um valor inteiro inválido, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. Podemos evitar isso usando a função TryStrToInt(). Esta função recebe dois argumentos: a string a ser convertida e a variável do tipo Integer que receberá o valor. O resultado será true se a conversão for feita com sucesso e false em caso contrário. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
begin
  // vamos tentar converter o valor da caixa de texto
  // em um inteiro
  if TryStrToInt(Edit1.Text, valor) then
    ShowMessage('Conversão efetuada com sucesso.')
  else
    ShowMessage('Erro na conversão');
end;

Há ainda uma terceira possibilidade: usar a função StrToIntDef(). Esta função funciona exatamente da mesma forma que StrToInt(), exceto que agora, se houver um erro de conversão, um valor inteiro padrão será retornado. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
begin
  // vamos converter o valor da caixa de texto
  // em um inteiro. Se a conversão não puder ser feita
  // o valor 10 será atribuído à varial valor
  valor := StrToIntDef(Edit1.Text, 10);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(IntToStr(valor));
end;

Caso você precise trabalhar com inteiros de 64 bits, poderá usar as funções StrToInt64(), StrToInt64Def() e TryStrToInt64().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 113 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite excluir um cookie. Pode
  // ser necessário reiniciar o navegador
  function excluirCookie(nome){
    var exdate = new Date();
    exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 
       * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 
       == null) ? "" : "; expires=" + exdate);
  }  

  // função que permite obter um cookie
  function obterCookie(nome){    
    if(document.cookie.length > 0){
      c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
      if(c_start != -1){ 
        c_start = c_start + nome.length + 1; 
        c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
        if(c_end == -1){
          c_end = document.cookie.length;
        }
        
        return unescape(document.cookie.substring(
          c_start, c_end));
      } 
    }
    return null;
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos excluir o cookie
  excluirCookie('nome_visitante');  

  // verifica se o cookie "nome_visitante" existe
  // e obtém seu valor
  var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante');
  
  if(nome_visitante != null){
    document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + 
      "Seu valor é: " + nome_visitante);
  }
  else{
    document.writeln("O cookie nome_visitante não existe");
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado:

O cookie nome_visitante não existe


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizada

Quantidade de visualizações: 24036 vezes
O código abaixo mostra como você pode implementar uma função que inverte o conteúdo de uma string. Veja que o argumento para um função é um ponteiro para a string a ser invertida:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função que reverte uma string
void str_reverse(char* str)
{
  char ch;
  int i, j;

  for(i = 0, j = strlen(str) - 1;  i < j;  ++i, --j)
  {
    ch = str[i];
    str[i] = str[j];
    str[j] = ch;
  }
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char nome[] = "Osmar J. Silva";

  // original
  printf("Original: %s\n", nome);

  // inverte
  str_reverse(nome);
  printf("Invertido: %s\n", nome);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Osmar J. Silva
Invertido: avliS .J ramsO

Pressione qualquer tecla para continuar...


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Java - Java para Engenharia

Quantidade de visualizações: 2206 vezes
Nesta nossa série de Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é:

__$r = \sqrt{x^2+y2}__$
__$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$

E aqui está o código Java completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$):

package arquivodecodigos;
 
import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    // vamos ler as coordenadas cartesianas
    System.out.print("Valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o raio
    double raio = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));  

    // agora calculamos o theta (ângulo) em radianos 
    double theta = Math.atan2(y, x);

    // queremos o ângulo em graus também
    double angulo_graus = 180 * (theta / Math.PI); 

    // e exibimos o resultado
    System.out.println("As Coordenadas Polares são:\n" +
      "raio = " + raio + ", theta = " + theta + ", ângulo em graus = " +
      angulo_graus);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Valor de x: -1
Valor de y: 1
As Coordenadas Polares são:
raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0

Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais.


Python ::: Itertools ::: Iteradores de Combinação e Permutação

Como gerar permutações de uma string em Python usando o objeto permutations do módulo Itertools

Quantidade de visualizações: 933 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto permutations do módulo Itertools para gerar as permutações simples de uma string.

Na permutação simples, quando os elementos não se repetem, a quantidade de conjuntos gerados a partir do conjunto analisado equivale a n!, onde n é a quantidade de elementos no conjunto a partir do qual a permutação ocorrerá.

Dessa forma, para a palavra LOTE, a quantidade de permutações possíveis (sem repetição) é 4! = 24.

Veja o código Python completo que gera as permutações simples para a palavra LOTE:

# vamos importar o objeto permutations do Itertools
from itertools import permutations

def main():
  # palavra contendo os caracteres que queremos
  # gerar a permutação. Veja que não vamos usar
  # caracteres repetidos
  palavra = "LOTE"

  # agora obtemos uma lista com as permutações possíveis
  permutacoes = [''.join(p) for p in permutations(palavra)]

  # e mostramos o resultado
  print("As permutações para a palavra {0} são:\n".format(palavra))
  print(permutacoes)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

As permutações para a palavra LOTE são:

['LOTE', 'LOET', 'LTOE', 'LTEO', 'LEOT', 'LETO', 'OLTE', 'OLET', 'OTLE', 'OTEL', 'OELT', 'OETL', 'TLOE', 'TLEO', 'TOLE', 'TOEL', 'TELO', 'TEOL', 'ELOT', 'ELTO', 'EOLT', 'EOTL', 'ETLO', 'ETOL']


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla Enter

Quantidade de visualizações: 12392 vezes
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção.

Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
  // o usuário pressionou a tecla Enter?
  if Key = #13 then
    begin
      // ainda não estamos na última coluna
      if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then
        // vamos passar para a próxima célula
        DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl
      else begin
        // vamos passar para o próximo registro da tabela
        DBGrid1.DataSource.DataSet.Next;
        DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl;
      end;
    end;
end;

Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como converter de hexadecimal para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 14097 vezes
Em algumas situações nós precisamos converter um valor hexadecimal em um valor decimal. Isso pode ser feito por meio do método parseInt() da classe Integer do Java. Tudo que precisamos fazer é fornecer o valor 16 como segundo argumento na chamada desse método.

Veja o exemplo a seguir:

 
package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String hex = "F";
     
    // efetua a conversão de hexadecimal para
    // decimal
    int decimal = Integer.parseInt(hex, 16);
 
    // exibe o resultado
    System.out.println(hex + " em decimal é: " +
      decimal);
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O hexadecimal F em decimal é 15


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como obter a extensão de um arquivo em PHP usando a função pathinfo()

Quantidade de visualizações: 10028 vezes
Em algumas situações precisamos obter a extensão de um arquivo. Isso pode ser feito por meio do uso da função pathinfo(), que retorna informações sobre um arquivo, incluindo seu caminho.

Para obter a extensão, só precisamos fornecer a constante PATHINFO_EXTENSION para o segundo parâmetro da função. Veja o código:

<?php
  // caminho e nome do arquivo que queremos obter a extensão
  $arquivo = "/home/xxxx/xxxx/foto.jpg";
  
  // obtém a extensão
  $ext = pathinfo($arquivo, PATHINFO_EXTENSION); 
  
  // exibe o resultado
  echo "A extensão do arquivo é: " . $ext;
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A extensão do arquivo é: jpg



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem C

Quantidade de visualizações: 5744 vezes
Todos os métodos e funções trigonométricas em C recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do header math.h. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// vamos definir o valor de PI
#define PI 3.14159265358979323846
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // valor em radianos
  double radianos = 1.5;
  // obtém o valor em graus
  double graus = radianos * (180 / PI);
  // mostra o resultado
  printf("%f radianos convertidos para graus é %f\n\n",
    radianos, graus);
  
  system("PAUSE");  
  return 0;
}

Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado:

1.500000 radianos convertidos para graus é 85.943669

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.

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