PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como copiar arquivos em PHP usando a função copy()Quantidade de visualizações: 23623 vezes |
Muitas vezes precisamos copiar um arquivo de um local para outro. Em PHP, isso pode ser feito com o auxílio da função copy(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser copiado e o caminho e nome para o qual a cópia será feita. Veja um exemplo:<?php // copia o arquivo testes.txt para o diretório // imagens $de = "/site/public_html/testes.txt"; $para = "/site/public_html/imagens/testes.txt"; if(copy($de, $para)){ echo "Arquivo copiado com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível copiar o arquivo."; } ?> Tenha em mente que a função copy() retorna um valor boolean (true ou false) informando sobre o sucesso ou não da operação. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - Apostila de Python BásicoQuantidade de visualizações: 3127 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe um valor de 0 até 999: 821 A soma dos dígitos é: 11 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: # função principal do programa def main(): # vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro # na faixa 0 a 999 (incluindo) valor = int(input("Informe um valor de 0 até 999: ")) # vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 0 or valor > 999): print("Valor fora da faixa permitida") else: # vamos obter o terceiro dígito terceiro = valor % 10 # obtém os digitos restantes valor = valor // 10 # vamos obter o segundo dígito segundo = valor % 10 # obtém os digitos restantes valor = valor // 10 # vamos obter o primeiro dígito primeiro = valor % 10 # obtém os digitos restantes valor = valor // 10 # vamos obter a soma dos dígitos soma = terceiro + segundo + primeiro # vamos mostrar o resultado print("A soma dos dígitos é:", soma) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com PythonQuantidade de visualizações: 962 vezes |
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios. Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído): # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 0 (incluído) à 10 (não incluído) valores = random.randint(10, size=10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4] Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja: # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 50 (incluído) à 101 (não incluído) valores = random.randint(50, 101, 10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Agora o resultado será parecido com: O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55] Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja: from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 1 (incluído) à 21 (não incluído) valores = random.randint(1, 21, 8) # agora vamos converter o vetor para uma matriz # de 2 linhas e 4 colunas valores = valores.reshape(2, 4) print("A matriz gerada foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com: A matriz gerada foi: [[17 5 2 9] [14 10 10 19]] A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em C usando uma função substring_count() personalizadaQuantidade de visualizações: 10303 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que uma substring ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada substring_count(). Esta função recebe a string e a substring que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que a substring foi encontrada. Veja o código:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // função personalizada que permite contar as // ocorrências de uma substring em uma string int substring_count(const char *str, const char *substring){ int i, j, k, quant = 0; // vamos percorrer todos os caracteres da string for(i = 0; str[i]; i++){ for(j = i, k = 0; str[j] == substring[k]; j++, k++){ if(substring[k + 1] == 0) // fim da comparação quant++; } } return quant; } int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python"; printf("Ocorrencias encontradas: %d", substring_count(frase, "Java")); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o último elemento de um array de strings em C# usando a função Last() do LINQQuantidade de visualizações: 1209 vezes |
Nesta dica mostrarei um exemplo bem simples do uso do método Last() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o último elemento de um vetor de strings. É claro que este método funciona com qualquer coleção, mas um exemplo simples nos ajudará a entender melhor o seu funcionamento. Em outras dicas eu aprofundo o uso deste método. Vamos ao código então. Veja: using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de strings string[] linguagens = {"Java", "Python", "PHP", "Ruby"}; // vamos obter o último elemento do vetor string ultimo = linguagens.Last(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A última linguagem é: {0}", ultimo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A última linguagem é: Ruby Fique atento ao fato de que o método Last() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Last[TSource](IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox |
Como retornar o texto do item selecionado em um ComboBox do DelphiQuantidade de visualizações: 28810 vezes |
Uma das tarefas mais frequentes que precisamos realizar quando estamos usando o controle TComboBox em nossas aplicações Delphi é obter o texto do item selecionado. Isso pode ser feito fornecendo-se o índice do item selecionado (itemIndex) como subscrito para a propriedade Items (do tipo TStrings) do ComboBox. Veja o exemplo abaixo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: string; begin // vamos obter o valor do item selecionado no ComboBox item := ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex]; // mostra o resultado ShowMessage('O item selecionado é: ' + item); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()Quantidade de visualizações: 40 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing. Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes): package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame { JTextArea textArea; JTextField texto; JButton btn; public Estudos() { super("Como adicionar texto a um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); texto = new JTextField(10); btn = new JButton("Adicionar Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent e) { textArea.append(texto.getText()); } } ); c.add(textArea); c.add(texto); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. |
AutoCAD VBA ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como criar uma linha no AutoCAD usando Autocad VBA e a função AddLine() do objeto ModelSpaceQuantidade de visualizações: 663 vezes |
A função AddLine() do AutoCAD VBA nos permite desenhar uma linha mediante o fornecimento de um ponto inicial e um ponto final. Esta função é chamada a partir do objeto ModelSpace, que, por sua vez, está contido no objeto ThisDrawing. A função AddLine() recebe dois valores do tipo Variant, ou seja, um vetor de três elementos do tipo double, e retorna um objeto Line. Veja um código AutoCAD VBA completo no qual informamos as coordenadas x, y e z dos pontos inicial e final e desenhamos uma linha entre eles: ' Procedimento que permite desenhar uma linha entre dois pontos Sub DesenharLinhaDoisPontos() ' vamos declarar o objeto Line Dim linha As AcadLine ' o ponto inicial Dim pontoInicial(0 To 2) As Double ' o ponto final Dim pontoFinal(0 To 2) As Double ' vamos definir as coordenadas dos dois pontos. Uma boa idéia ' seria pedir para o usuário informar os pontos. Em outras dicas ' do site essa idéia é explorada pontoInicial(0) = 0: pontoInicial(1) = 0: pontoInicial(2) = 0 pontoFinal(0) = 350: pontoFinal(1) = 500: pontoFinal(2) = 0 ' e agora desenhamos a linha Set linha = ThisDrawing.ModelSpace.AddLine(pontoInicial, pontoFinal) ' e damos uma Zoom All na área de desenho ZoomAll End Sub Ao executar este código AutoCAD VBA nós teremos uma linha saindo do ponto x=0,y=0,z=0 e indo até o ponto x=350,y=500,z=0. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 16541 vezes |
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades. Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button: private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){ MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!"); } A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc. Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário: private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){ if(e.Button == MouseButtons.Left){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!"); } else if(e.Button == MouseButtons.Right){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!"); } else if (e.Button == MouseButtons.Middle){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!"); } else{ MessageBox.Show("O que está acontecendo?"); } } Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs: a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle. b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle. c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs: a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle. b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento). c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle. d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle. e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo fixa para suas páginas HTML em CSS usando as propriedades background-image, background-repeat e background-attachmentQuantidade de visualizações: 11259 vezes |
Nesta dica mostrarei como combinar as propriedades CSS background-image, background-repeat e background-attachment para definir uma imagem de fundo fixa para a página. Dessa forma, a imagem não será repetida e e permanecerá fixa no fundo da página, ou seja, não vai rolar com o restante do conteúdo. Veja como o exemplo ficará na imagem abaixo (é claro que sua imagem de fundo será diferente): ![]() Veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo as definições de estilo CSS: <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style type="text/css"> body {background-image: url(fundo.jpg); background-repeat: no-repeat; background-attachment: fixed} </style> </head> <body> </body> </html> |
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