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Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 15557 vezes |
Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java ![]() Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console. Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado. Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa. O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado. Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago. Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir. As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código: // método que exibe o menu principal do sistema public void menuPrincipal(){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); while(true){ limparTela(); System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Livros"); System.out.println("2 - Autores"); System.out.println("3 - Editoras"); System.out.println("4 - Usuários"); System.out.println("5 - Empréstimos"); System.out.println("6 - Multas"); System.out.println("7 - Sair"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // chama o menu de gerenciamento de livros menuGerenciarLivros(); break; case 2: // chama o menu de gerenciamento de autores menuGerenciarAutores(); break; case 3: // chama o menu de gerenciamento de editoras menuGerenciarEditoras(); break; case 4: // chama o menu de gerenciamento de usuários menuGerenciarUsuarios(); break; case 5: // chama o menu de gerenciamento de emprestimos menuGerenciarEmprestimos(); break; case 6: // chama o menu de gerenciamento de multas menuGerenciarMultas(); break; case 7: System.out.println("\nObrigado por usar o Sistema de Biblioteca\n"); System.exit(0); } } } Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente. Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca: // menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir // e atualizar os usuários da biblioteca public int menuGerenciarUsuarios(){ Usuario temp; // serve para várias operações neste menu // serve para as pesquisas dos usuários String pesquisaUsuario; Scanner entrada = new Scanner(System.in); // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário // usar a opção de sair while(true){ // tire caso não funcionar no seu sistema operacional limparTela(); System.out.println("\n:: G E R E N C I A R U S U Á R I O S ::\n"); System.out.println("Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Novo Usuário"); System.out.println("2 - Listar Usuários"); System.out.println("3 - Pesquisar Usuário"); System.out.println("4 - Excluir Usuário"); System.out.println("5 - Atualizar Usuário"); System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo usuário System.out.print("\nNome: "); String nomeUsuario = entrada.nextLine(); System.out.print("Idade: "); int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Sexo: "); char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0); // vamos incrementar o contador de usuários Usuario.contadorUsuarios++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios, nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario); // e o adicionamos no ArrayList de usuários usuarios.add(u); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo break; ... Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo: case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um usuário // o usuário que será relacionado a este empréstimo Usuario usuario = null; while(usuario == null){ System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: "); String pesquisaUsuario = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o usuario usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario); if(usuario == null){ // usuario não encotrado System.out.print("\nUsuário não encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome()); // fim para registrar um novo empréstimo nós // precisamos de um usuário // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um livro Livro livro = null; // o livro que será relacionado // a este empréstimo while(livro == null){ System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: "); String pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro); // livro não encontrado ou indisponível if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){ System.out.print("\nLivro não encontrado ou indisponível.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo()); // fim para cadastrar um novo empréstimo nós // precisamos de um livro try{ System.out.print("Data do Empréstimo: "); String dataEmprestimo = entrada.nextLine(); Date dataEmprestimoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo); System.out.print("Data de Devolução: "); String dataDevolucao = entrada.nextLine(); Date dataDevolucaoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao); // a data de devolução é menor que a data de empréstimo? if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){ System.out.println("\nA data de devolução deve ser maior que a data de empréstimo.\n"); } else{ // vamos incrementar o contador de empréstimos Emprestimo.contadorEmprestimos++; // vamos marcar o livro escolhido como indisponível livro.setDisponivel(false); // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario, livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, null, false); // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos emprestimos.add(emprestimo); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo } } catch(ParseException e){ System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n"); } break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca. Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. Como posso obter este código fonte? O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões: 1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse. 2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse. Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor numérico inteiro em Delphi usando as funções StrToInt(), TryStrToInt() e StrToIntDef()Quantidade de visualizações: 33635 vezes |
Em algumas situações precisamos converter strings em valores numéricos do tipo inteiro. Isso acontece quando recebemos valores de caixas de texto e precisamos usuá-los em cálculos. Vamos começar com a função StrToInt() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando um valor inteiro válido e retorna um valor inteiro. Veja o exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor1, valor2, soma: Integer; begin // vamos receber as strings dos TEdits e converter // seus valores para inteiros valor1 := StrToInt(Edit1.Text); valor2 := StrToInt(Edit2.Text); // vamos obter a soma dos dois valores soma := valor1 + valor2; // vamos exibir o resultado. Note o uso de IntToStr() para // converter o valor inteiro em string ShowMessage('A soma é: ' + IntToStr(soma)); end; Note que, se a string sendo convertida possuir um valor inteiro inválido, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. Podemos evitar isso usando a função TryStrToInt(). Esta função recebe dois argumentos: a string a ser convertida e a variável do tipo Integer que receberá o valor. O resultado será true se a conversão for feita com sucesso e false em caso contrário. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos tentar converter o valor da caixa de texto // em um inteiro if TryStrToInt(Edit1.Text, valor) then ShowMessage('Conversão efetuada com sucesso.') else ShowMessage('Erro na conversão'); end; Há ainda uma terceira possibilidade: usar a função StrToIntDef(). Esta função funciona exatamente da mesma forma que StrToInt(), exceto que agora, se houver um erro de conversão, um valor inteiro padrão será retornado. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos converter o valor da caixa de texto // em um inteiro. Se a conversão não puder ser feita // o valor 10 será atribuído à varial valor valor := StrToIntDef(Edit1.Text, 10); // vamos exibir o resultado ShowMessage(IntToStr(valor)); end; Caso você precise trabalhar com inteiros de 64 bits, poderá usar as funções StrToInt64(), StrToInt64Def() e TryStrToInt64(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 113 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite excluir um cookie. Pode // ser necessário reiniciar o navegador function excluirCookie(nome){ var exdate = new Date(); exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 == null) ? "" : "; expires=" + exdate); } // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos excluir o cookie excluirCookie('nome_visitante'); // verifica se o cookie "nome_visitante" existe // e obtém seu valor var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + "Seu valor é: " + nome_visitante); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante não existe |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizadaQuantidade de visualizações: 24036 vezes |
O código abaixo mostra como você pode implementar uma função que inverte o conteúdo de uma string. Veja que o argumento para um função é um ponteiro para a string a ser invertida:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que reverte uma string void str_reverse(char* str) { char ch; int i, j; for(i = 0, j = strlen(str) - 1; i < j; ++i, --j) { ch = str[i]; str[i] = str[j]; str[j] = ch; } } int main(int argc, char *argv[]) { char nome[] = "Osmar J. Silva"; // original printf("Original: %s\n", nome); // inverte str_reverse(nome); printf("Invertido: %s\n", nome); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Osmar J. Silva Invertido: avliS .J ramsO Pressione qualquer tecla para continuar... |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Java - Java para EngenhariaQuantidade de visualizações: 2206 vezes |
Nesta nossa série de Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código Java completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler as coordenadas cartesianas System.out.print("Valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o raio double raio = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora calculamos o theta (ângulo) em radianos double theta = Math.atan2(y, x); // queremos o ângulo em graus também double angulo_graus = 180 * (theta / Math.PI); // e exibimos o resultado System.out.println("As Coordenadas Polares são:\n" + "raio = " + raio + ", theta = " + theta + ", ângulo em graus = " + angulo_graus); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais. |
Python ::: Itertools ::: Iteradores de Combinação e Permutação |
Como gerar permutações de uma string em Python usando o objeto permutations do módulo ItertoolsQuantidade de visualizações: 933 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto permutations do módulo Itertools para gerar as permutações simples de uma string. Na permutação simples, quando os elementos não se repetem, a quantidade de conjuntos gerados a partir do conjunto analisado equivale a n!, onde n é a quantidade de elementos no conjunto a partir do qual a permutação ocorrerá. Dessa forma, para a palavra LOTE, a quantidade de permutações possíveis (sem repetição) é 4! = 24. Veja o código Python completo que gera as permutações simples para a palavra LOTE: # vamos importar o objeto permutations do Itertools from itertools import permutations def main(): # palavra contendo os caracteres que queremos # gerar a permutação. Veja que não vamos usar # caracteres repetidos palavra = "LOTE" # agora obtemos uma lista com as permutações possíveis permutacoes = [''.join(p) for p in permutations(palavra)] # e mostramos o resultado print("As permutações para a palavra {0} são:\n".format(palavra)) print(permutacoes) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: As permutações para a palavra LOTE são: ['LOTE', 'LOET', 'LTOE', 'LTEO', 'LEOT', 'LETO', 'OLTE', 'OLET', 'OTLE', 'OTEL', 'OELT', 'OETL', 'TLOE', 'TLEO', 'TOLE', 'TOEL', 'TELO', 'TEOL', 'ELOT', 'ELTO', 'EOLT', 'EOTL', 'ETLO', 'ETOL'] |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla EnterQuantidade de visualizações: 12392 vezes |
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo: procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin // o usuário pressionou a tecla Enter? if Key = #13 then begin // ainda não estamos na última coluna if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then // vamos passar para a próxima célula DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl else begin // vamos passar para o próximo registro da tabela DBGrid1.DataSource.DataSet.Next; DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl; end; end; end; Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de hexadecimal para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 14097 vezes |
Em algumas situações nós precisamos converter um valor hexadecimal em um valor decimal. Isso pode ser feito por meio do método parseInt() da classe Integer do Java. Tudo que precisamos fazer é fornecer o valor 16 como segundo argumento na chamada desse método. Veja o exemplo a seguir: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String hex = "F"; // efetua a conversão de hexadecimal para // decimal int decimal = Integer.parseInt(hex, 16); // exibe o resultado System.out.println(hex + " em decimal é: " + decimal); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O hexadecimal F em decimal é 15 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter a extensão de um arquivo em PHP usando a função pathinfo()Quantidade de visualizações: 10028 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a extensão de um arquivo. Isso pode ser feito por meio do uso da função pathinfo(), que retorna informações sobre um arquivo, incluindo seu caminho. Para obter a extensão, só precisamos fornecer a constante PATHINFO_EXTENSION para o segundo parâmetro da função. Veja o código: <?php // caminho e nome do arquivo que queremos obter a extensão $arquivo = "/home/xxxx/xxxx/foto.jpg"; // obtém a extensão $ext = pathinfo($arquivo, PATHINFO_EXTENSION); // exibe o resultado echo "A extensão do arquivo é: " . $ext; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A extensão do arquivo é: jpg |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem CQuantidade de visualizações: 5744 vezes |
Todos os métodos e funções trigonométricas em C recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do header math.h. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // vamos definir o valor de PI #define PI 3.14159265358979323846 int main(int argc, char *argv[]){ // valor em radianos double radianos = 1.5; // obtém o valor em graus double graus = radianos * (180 / PI); // mostra o resultado printf("%f radianos convertidos para graus é %f\n\n", radianos, graus); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: 1.500000 radianos convertidos para graus é 85.943669 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
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