wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp |
Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 1903 vezes |
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole. Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento. De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32). Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp: #include "aplicacao.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL, wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK); alerta->ShowModal(); // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair return false; } Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*. A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca. Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos. Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Exceções e Tratamentos de Erros |
Exercício Resolvido de Java - Como forçar o usuário a informar dois inteiros válidos antes de efetuar sua soma - Exceções e Tratamentos de Erros em JavaQuantidade de visualizações: 3327 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa tratamento de erros try...catch para forçar o usuário a informar dois valores inteiros válidos antes de tentar somá-los. Caso o usuário informe um ou os dois valores inválidos, o programa deverá exibir uma mensagem de erro e solicitar os valores novamente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: M Dados inválidos: java.lang.NumberFormatException: For input string: "M" Por favor, informe os dois números novamente Informe o primeiro valor: 7 Informe o segundo valor: % Dados inválidos: java.lang.NumberFormatException: For input string: "%" Por favor, informe os dois números novamente Informe o primeiro valor: 5 Informe o segundo valor: 3 A soma dos valores é: 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // para verificar se os valores são inteiros válidos boolean validos = false; int n1, n2, soma; // solicita que o usuário informe os dois valores while(!validos) { try { System.out.print("Informe o primeiro valor: "); // tenta fazer a conversão n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo valor: "); // tenta fazer a conversão n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // se chegou até aqui é porque não houve erros na conversão, // ou seja, o usuário informou inteiros válidos soma = n1 + n2; System.out.println("A soma dos valores é: " + soma); validos = true; } catch (Exception ex) { // houve erro na conversão? System.out.println("Dados inválidos: " + ex.toString()); System.out.println("Por favor, informe os dois números novamente"); } } } } |
Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JPanel |
Como fazer uma sub-classe de JPanel para desenhar um gráfico no Java SwingQuantidade de visualizações: 12053 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma classe Desenho que herda da classe JPanel do Java Swing para criar uma área de desenho. Esta é uma das práticas mais comuns quando queremos desenhar gráficos ou exibir imagens em Java Swing. Note como sobrescrevemos o método paintComponent(Graphics g) herdado da classe JPanel para pintar o fundo do painel na cor amarela e depois desenhamos um retângulo azul. Veja o código Java Swing completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JPanel"); Container c = getContentPane(); Desenho desenho = new Desenho(); c.add(desenho); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel class Desenho extends JPanel{ public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // Define a cor de fundo setBackground(Color.YELLOW); // Desenha um quadrado na cor azul g.setColor(Color.BLUE); g.fillRect(10, 10, 100, 100); } } |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no início de uma lista singularmente ligada em JavaQuantidade de visualizações: 10288 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no início de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):// classe No public class No{ public int valor; public No proximo; } // fim da classe No Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no início quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java): public class Lista{ No inicio; // início da lista // método que permite exibir os valores de // todos os nós da lista public void exibir(){ if(inicio != null){ do{ System.out.println(inicio.valor); inicio = inicio.proximo; }while(inicio != null); } else System.out.println("A lista esta vazia\n\n"); } // método que permite inserir nós no // início da lista. // veja que o método recebe o valor a ser // armazenado em cada nó public void inserirInicio(int v){ No novo; // verifica se a lista está vazia if(inicio == null){ // reserva memória para o novo nó inicio = new No(); inicio.valor = v; // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum inicio.proximo = null; } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no início // vamos criar um novo nó agora novo = new No(); // atribui o valor do nó novo.valor = v; // define o inicio da lista como campo proximo // do novo nó novo.proximo = inicio; // o novo nó é o início da lista agora inicio = novo; } } } Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (TesteLista.java): public class TesteLista{ public static void main(String args[]){ // vamos criar uma nova lista Lista lista = new Lista(); // vamos inserir quatro valores no // início da lista lista.inserirInicio(45); lista.inserirInicio(3); lista.inserirInicio(98); lista.inserirInicio(17); // exibe os valores na lista lista.exibir(); System.exit(0); } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como retornar o índice da última ocorrência de um elemento em uma ArrayList do Java usando a função lastIndexOf()Quantidade de visualizações: 9369 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de pesquisar um valor em um ArrayList e retornar o índice de sua última aparição, para o caso desse elemento estar contido mais de uma vez na coleção. Para isso nós podemos usar o método lastIndexOf(). Se o elemento pesquisado não estiver na ArrayList, o valor -1 será retornado. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // obtém o índice da última ocorrência do // nome "Maria" int indice = nomes.lastIndexOf("Maria"); System.out.println("O último índice do nome pesquisado é: " + indice); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O último índice do nome pesquisado é: 4 |
JavaScript ::: ECMAScript 5 - JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009 ::: Passos Iniciais |
Como usar a diretiva "use strict" do ECMAScript 5 em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 1122 vezes |
À medida que a linguagem JavaScript foi ganhando popularidade, as pessoas responsáveis por sua manutenção perceberam a necessidade de torná-la um pouco mais restritiva em relação a erros de programação que até então não eram vistos pelos navegadores como erros. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript a seguir:<html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> total_cliente = 100; document.writeln("Total: " + total_cliente); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Total: 100 Note que, embora o código tenha funcionado como esperado, nós não usamos a palavra-chave "var" (ou "let" ou "const") na declaração da variável total_cliente. Quando não fazemos isso, o interpretador realiza esta tarefa por conta própria, declarando e colocando a variável como global. Até aqui nenhum problema. A questão surge quando queremos que esta variável seja usada localmente, ou ainda, quando queremos indicar, para quem estiver lendo o nosso código, o ponto exato onde uma determinada variável foi declarada. A partir do ECMAScript 5 (JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009) nós podemos usar o modo "use strict" para exibir erros sempre que uma variável não declarada (com "var", "let" ou "const" sofra atribuição ou leitura. Dessa forma nossos códigos serão mais seguros, pois o interpretador não mais colocará variáveis no escopo global sem nosso consentimento explícito. Veja agora o mesmo trecho de código anterior, dessa vez usando "use strict": <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> "use strict" total_cliente = 100; document.writeln("Total: " + total_cliente); </script> </body> </html> Agora o código não mais executa, e temos a seguinte mensagem de erro no console do Google Chrome ou Firefox: Uncaught ReferenceError: total_cliente is not defined at index.html:10 Neste exemplo eu usei "use strict" de forma a refletir em todos os códigos JavaScript a partir daquele ponto. No entanto, é possível colocar essa diretiva em locais expecíficos, tais como dentro do corpo de uma função. |
R ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função paste() da linguagem R para concatenar strings e valores de variáveisQuantidade de visualizações: 3527 vezes |
A função paste() do R é muito útil quando precisamos unir, ou seja, concatenar um texto, frase ou palavra com um ou vários valores de variáveis. Vamos ver um exemplo? Observe o seguinte trecho de código R:> nome <- "Osmar" [ENTER] > idade <- 38 [ENTER] > paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER] [1] "Nome é Osmar e idade é 38" > Ao executar estas linhas nós teremos o seguinte resultado: Nome é Osmar e idade é 38 Note que declaramos e atribuimos às variáveis nome e idade e depois usamos a função paste() para concatenar os valores dessas duas variáveis e exibir o resultado como parte de uma frase. É importante observar que a função paste() retorna uma string. Veja este novo exemplo: > nome <- "Osmar" [ENTER] > idade <- 38 [ENTER] > res <- paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER] > print(res) [ENTER] [1] "Nome é Osmar e idade é 38" > Note que o resultado é o mesmo. Porém, dessa vez nós guardamos o resultado da chamada à função paste() em uma variável res e depois usamos a função print() para exibir o seu conteúdo. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menorQuantidade de visualizações: 1888 vezes |
Algoritmos Resolvidos de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor Pergunta/Tarefa: Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor que R$ 20,00; caso contrário, o lucro será de 30%. Elabore um algoritmo que leia o valor do produto e imprima o valor de venda para o produto. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 85 O valor de venda é: 110.5 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: Código para principal.py: # método principal def main(): # valor ler o valor do produto valor = float(input("Informe o valor do produto: ")) # vamos calcular o valor de venda if valor < 20: valor_venda = valor + (valor * (45.0 / 100)) else: valor_venda = valor + (valor * (30.0 / 100)) print("O valor de venda é: {0}".format(valor_venda)) if __name__== "__main__": main() |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C++ - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausenteQuantidade de visualizações: 696 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado cout << "O número ausente é: " << ausente << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Leis de Newton |
Exercícios Resolvidos de Física usando Python - Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumentaQuantidade de visualizações: 1851 vezes |
Pergunta/Tarefa: (UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m? a) 5. b) 4. c) 3. d) 2. e) 1. Resposta/Solução: Este é um clássico problema de Física envolvendo a Segunda Lei de Newton, cuja fórmula, em sua forma mais simples é: \[F = m \cdot a \] Olhando para o enunciado, vimos que nos é pedido a massa em kg. Nós já temos a força de 20 N, já convertida para sua medida no SI. No entanto, em vez da aceleração, o problema nos dá a variação da velocidade, que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Assim, só precisamos nos lembrar que a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo. Veja o código Python completo que pede para o usuário informar a força em newtons, a variação da velocidade em metros por segundo e a variação do tempo em segundos e nos retorna a massa em quilos: # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar a força em newtons forca = float(input("Força em newtons: ")) # vamos pedir a variação da velocidade em metros por segundo velocidade = float(input("Variação da velocidade em metros por segundo: ")) # vamos pedir a variação do tempo em segundos tempo = float(input("Variação do tempo em segundos: ")) # agora calculamos a acelaração aceleracao = velocidade / tempo # agora que já temos a aceleracao, podemos calcular a massa massa = forca / aceleracao # e mostramos o resultado print("A massa em quilos é: {0}".format(massa)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos o código Python para o exercício nós teremos o seguinte resultado: Força em newtons: 20 Variação da velocidade em metros por segundo: 10 Variação do tempo em segundos: 2 A massa em quilos é: 4.0 Assim, a resposta correta é a letra b (4 kg) |
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