Você está aqui: Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Pontos e Gráficos de Dispersão

Como escrever um função plotar_pontos(*pontos) que recebe vários objetos Ponto e faz a plotagem no Matplotlib

Quantidade de visualizações: 366 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função plotar_pontos(*pontos) que aceita um número variável de objetos da classe Ponto e os fornece para a função scatter() do Matplotlib para plotagem.

Note que a classe Ponto possui dois atributos chamados x e y, que representam suas coordenadas no Plano Cartesiano.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a biblioteca Matplotlib
import matplotlib.pyplot as plt

# definição da classe Ponto
class Ponto:
  # construtor da classe
  def __init__(self, x, y):
    self.x = x
    self.y = y

# método que recebe vários objetos Pontos e os plota no Matplotlib
def plotar_pontos(*pontos):
  x = [] # coordenadas x
  y = [] # coordeandas y
  
  # percorre os pontos recebidos
  for ponto in pontos: 
    x.append(ponto.x)
    y.append(ponto.y)

  # definimos o título para a área de plotagem
  plt.title("Uso da função scatter()")
  
  # vamos ocultar o grid da área de plotagem
  plt.grid(False)
  
  # vamos plotar este ponto
  plt.scatter(x, y)
  
  # finalmente exibimos o resultado
  plt.show()


# método principal
def main():
  # vamos plotar três pontos
  plotar_pontos(Ponto(4, 6), Ponto(6, 7), Ponto(3, 4))

if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço do...while para pedir ao usuário para informar números inteiros e calcular a quantidade de números positivos, negativos, a soma e a média

Quantidade de visualizações: 9136 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço do...while para ler números inteiros até que o valor lido seja igual a 0. Em seguida mostre a quantidade de valores positivos e negativos, a soma dos valores e a média aritmética (sem incluir o valor 0 na contagem e no cálculo da média). A média deverá ser exibida como um valor de ponto flutuante.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número inteiro (0 para sair): 5
Informe um número inteiro (0 para sair): -4
Informe um número inteiro (0 para sair): 3
Informe um número inteiro (0 para sair): 8
Informe um número inteiro (0 para sair): -2
Informe um número inteiro (0 para sair): 0
Quantidade de números positivos: 3
Quantidade de números negativos: 2
A soma dos números lidos é: 10
A média aritmética é: 2.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package exercicios;

import java.util.Scanner;

public class Exercicios {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int numero, quantLidos = 0, soma = 0;
    int quantPositivos = 0, quantNegativos = 0;
      
    // laço do...while que repetirá até que o usuário informe o valor 0
    do {
      // lê o primeiro ou próximo número
      System.out.print("Informe um número inteiro (0 para sair): ");
      numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

      if(numero > 0){ // o número é positivo?
        quantPositivos++;
      }
      else if(numero < 0){ // o número é negativo?
        quantNegativos++;
      }

      // soma este número à soma já existente
      soma += numero;
      // aumenta a contagem dos números lidos
      if(numero != 0){ // não incluir o 0 para sair do programa na contagem
        quantLidos++;
      }
    }
    while(numero != 0); // condição de parada do laço

    if(quantLidos == 0){
      System.out.println("Você não informou nenhum número.");
    }
    else{
      System.out.println("Quantidade de números positivos: " + quantPositivos);
      System.out.println("Quantidade de números negativos: " + quantNegativos);
      System.out.println("A soma dos números lidos é: " + soma);
      System.out.println("A média aritmética é: " + ((soma * 1.0) / quantLidos));
      
      // note a multiplicação de soma por 1.0 para gerar um valor de ponto flutuante
      // antes da divisão
    }    
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()

Quantidade de visualizações: 7607 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
    int quant = clientes.size();

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
      " mapeamentos.");    

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Este HashMap contém 3 mapeamentos.


C# ::: Windows Forms ::: ComboBox

Como excluir todos os itens de um ComboBox do C# Windows Forms usando a função Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection

Quantidade de visualizações: 9728 vezes
Há algumas situações nas quais precisamos remover (limpar) todos os itens de um ComboBox. Isso pode ser feito com uma chamada ao método Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection. Temos acesso a esta classe por meio da propriedade Items da classe ComboBox. Vja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // exclui todos os itens do ComboBox chamado
  // linguagensCombo
  linguagensCombo.Items.Clear();
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como trabalhar com strings em Delphi - Como usar strings na linguagem Delphi

Quantidade de visualizações: 27819 vezes
Strings estão presentes em praticamente todos os programas que desenvolvemos, não importa a linguagem de programação usada. Sempre que queremos trabalhar com nomes de pessoas, nomes de cidades, palavras, frases e textos, as strings estão lá para nos auxiliar. Assim, para as linguagens de programação, as strings são apenas matrizes de caracteres (letras ou símbolos).

Em Delphi podemos declarar e inicializar strings da seguinte forma:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
  ShowMessage(nome); // exibe o conteúdo da string
end;

Quando declaramos uma string em Delphi usando a palavra-chave string, o compilador automaticamente assume o tipo UnicodeString, com uma capacidade de 2^30 caracteres (mais ou menos 1.073.741.824 caracteres) com uma capacidade variando de 4 bytes até 2GB.

Além do tipo string, o Delphi suporta outros tipos que possibilitam também o trabalho com strings e caracteres. Entre eles podemos citar ShortString, AnsiString, WideString entre outros. Quando puder dê mais uma revisada nas minha dicas sobre strings e caracteres para aprender mais.

É possível também usar o tipo string para criar strings com tamanhos pré-definidos. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

var
  nome: string[5]; // declara uma variável do tipo string
                   // que guardará apenas 5 caracteres

Aqui temos uma string que não suportará mais que cinco caracteres. Importante notar que, internamente, teremos agora uma string do tipo ShortString e não mais UnicodeString como anteriormente. Se tentarmos atribuir mais que cinco caracteres nesta variável, o restante será truncado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
ShowMessage(nome); // mostrará apenas "Osmar"

Para finalizar, veja como podemos solicitar ao usuário que informe seu nome e exibí-lo usando a função ShowMessage():

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  nome := Dialogs.InputBox('Nome', 'Informe seu nome:', '');
  ShowMessage('Seu nome é: ' + nome); // mostrará apenas "Osmar"
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data e hora atual em JavaScript usando o objeto Date

Quantidade de visualizações: 7979 vezes
O objeto Date da linguagem JavaScript pode ser usado quando queremos retornar ou exibir a data e hora atual. Nesta dica eu mostro como criar um objeto Date e em seguida mostrar os resultados na página.

Veja o código HTML completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Datas em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter a data e hora atual
  var data = Date();
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Data e hora atual: " + data);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Data e hora atual: Sat Feb 04 2023 15:08:32 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 81 usuários muito felizes estudando em nosso site.