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Como capturar o evento MOUSEBUTTONDOWN na janela do Pygame - Eventos do mouse em PygameQuantidade de visualizações: 1631 vezes |
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Na maioria dos jogos desenvolvidos em Python e Pygame nós precisamos lidar com os eventos do mouse e teclado. Nesta dica mostrarei como detectar o evento MOUSEBUTTONDOWN, qual botão que foi pressionado e as coordenadas x e y do mouse no momento do evento. Para começar, veja uma aplicação Pygame completa que nos avisa quando o evento MOUSEBUTTONDOWN ocorre:
Ao executar este código e pressionarmos o botão do mouse, a seguinte mensagem será exibida no console: O botão do mouse foi pressionado. Agora vamos avançar um pouco mais e capturar o botão que o usuário pressionou. Veja a nova versão do código:
Execute o código novamente e você verá mensagens parecidas com: O botão esquerdo foi pressionado. O botão esquerdo foi pressionado. O botão direito foi pressionado. O botão direito foi pressionado. O botão esquerdo foi pressionado. O botão central (da rodinha) foi pressionado. O botão central (da rodinha) foi pressionado. Para finalizar, veja agora como podemos detectar o evento MOUSEBUTTONDOWN e retornar as coordenadas x e y nas quais o evento ocorreu:
Ao executar o código agora nós teremos o seguinte resultado: O evento MOUSEBUTTONDOWN ocorreu nas coordenadas x = 8; y = 188 |
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