Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

Como definir a posição inicial de um formulário Windows Forms

Quantidade de visualizações: 19271 vezes
Por padrão os formulários de uma aplicação Windows Forms e C# são exibidos em uma posição pré-determinada pelo Windows e nas dimensões especificadas nas propriedades do formulário. Muitas vezes gostaríamos de alterar este comportamento.

Para isso, podemos usar a propriedade StartPosition da classe Form. O valor para esta propriedade pode ser definido em tempo de design (editor de propriedades) ou em tempo de execução. Os valores possíveis são:

FormStartPosition.CenterParent - O formulário é centralizado dentro dos limites do formulário pai;
FormStartPosition.CenterScreen - O formulário é exibido no centro da tela;
FormStartPosition.Manual - A posição do formulário é determinada pela propriedade Location;
FormStartPosition.WindowsDefaultBounds - O formulário é posicionado no local padrão definido pelo Windows e tem suas dimensões também determinadas pelo Windows;
FormStartPosition.WindowsDefaultLocation - O formulário é exibido em uma posição pré-determinada pelo Windows e nas dimensões especificadas nas propriedades do formulário.

Veja como definir a posição inicial do formulário. Note que, se você optar por definir a posição via código, você deverá fazê-lo no construtor do formulário, logo após a chamada a InitializeComponent():

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


O valor da propriedade StartPosition de um formulário pode ser obtido da seguinte forma:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.