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Entenda os modos de seleção de células, linhas e colunas de um DataGridView

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A forma como células, linhas e colunas podem ser selecionadas em um DataGridView é controlada pela propriedade SelectionMode (em tempo de design ou execução). No .NET 2.0 e Visual C# 2005, esta propriedade pode receber 5 valores diferentes, presentes na enumeração DataGridViewSelectionMode. Veja a descrição de cada um:

CellSelect - Uma ou mais células individuais podem ser selecionadas. Neste modo não é possível selecionar a linha inteira clicando na seta exibida ao lado de cada linha (RowHeader).

ColumnHeaderSelect - Todas as células de uma coluna serão selecionadas ao clicar no título da coluna correspondente. Células individuais podem ser selecionadas com um clique nas mesmas. Este modo pode gerar uma exceção do tipo InvalidOperationException se o valor da propriedade SortMode de alguma das colunas do DataGridView for DataGridViewColumnSortMode.Automatic:

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DataGridView control's SelectionMode cannot be 
set to ColumnHeaderSelect while it has a column 
with SortMode set to 
DataGridViewColumnSortMode.Automatic.

FullColumnSelect - Todas as células de uma determinada coluna serão selecionadas se clicarmos no título da coluna ou em qualquer célula pertecente a tal coluna. Este modo também pode gerar uma exceção do tipo InvalidOperationException se o valor da propriedade SortMode de alguma das colunas do DataGridView for DataGridViewColumnSortMode.Automatic

FullRowSelect - A linha inteira será selecionada se clicarmos na seta ao lado de cada linha (RowHeader) ou em qualquer célula contida na tal linha.

RowHeaderSelect - Este é o modo padrão. Neste modo a linha inteira será selecionada ao clicarmos na seta ao lado de cada linha (RowHeader). Células individuais podem ser selecionadas ao clicarmos em cada uma.

Veja um trecho de código no qual definimos o valor DataGridViewSelectionMode.FullRowSelect para a propriedade SelectionMode de um DataGridView:

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dataGridView1.SelectionMode = 
  DataGridViewSelectionMode.FullRowSelect;

Observe agora um trecho de código no qual obtemos o modo de seleção usado em um determinado momento:

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string modo = dataGridView1.SelectionMode.ToString();
MessageBox.Show("O modo de seleção é: " + modo);

Em algumas situações precisamos comparar o modo de seleção atual com um dos valores na enumeração DataGridViewSelectionMode. Veja como isso pode ser feito:

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if(dataGridView1.SelectionMode ==
    DataGridViewSelectionMode.RowHeaderSelect){
  MessageBox.Show("O modo de seleção é RowHeaderSelect");
}
else{
  MessageBox.Show("O modo de seleção NÃO é RowHeaderSelect");
}


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Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap)

Computação gráfica em Delphi - Como usar a classe TBitmap do Delphi

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A classe TBitmap encapsula um bitmap Windows (HBITMAP, um handle para um bitmap), incluindo sua paleta (HPALETTE, um handle para uma paleta de cores).

Esta classe herda de TGraphic e é usada para criar, manipular (redimensionar, rolar, rotacionar, pintar, etc) e armazenar imagens na memória e como arquivos em disco.

A classe TBitmap contém muitas propriedades e métodos úteis. Entre seus métodos podemos citar LoadFromFile(), usado para carregar uma imagem bitmap a partir do disco e guardá-la em memória como um objeto TBitmap. Veja o trecho de código abaixo:

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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap
  bmp.LoadFromFile('foto.bmp');

  // vamos desenhar o bitmap no formulário
  // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir
  // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário
  Form2.Canvas.Draw(0, 0, bmp);

  // vamos liberar o bitmap
  bmp.Free;
end;

Aqui nós carregamos o bitmap foto.bmp e o desenhamos na superfície do formulário usando o método Draw() do Canvas do formulário.

É possível também redimensionar o bitmap ao desenhá-lo no formulário. Veja este novo trecho de código:

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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  retang: TRect; // um objeto TRect
begin
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap
  bmp.LoadFromFile('foto.bmp');

  // vamos redimensionar o bitmap na memória de
  // acordo com o retângulo abaixo
  retang.Top := 0;
  retang.Left := 0;
  retang.Right := 200;
  retang.Bottom := 150;

  // vamos desenhar o bitmap usando o método
  // StretchDraw da classe TCanvas
  Form2.Canvas.StretchDraw(retang, bmp);

  // vamos liberar o bitmap
  bmp.Free;
end;

Aqui nós usamos um objeto do registro (record) TRect para criar um retângulo especificando o tamanho do bitmap e fornecemos tal retângulo, juntamente com o bitmap, para o método StretchDraw() da classe TCanvas. Este método redimensiona a imagem antes de desenhá-la na superfície do formulário.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com juros

Quantidade de visualizações: 4464 vezes
Pergunta/Tarefa:

Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Valor da primeira conta: 140
Valor da segunda conta: 300

Total das contas sem juros: 440.0
Total dos juros: 8.8
Total das contas com juros: 448.8
Sobra do salário: 901.2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas
    System.out.print("Informe o salário: ");
    double salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Valor da primeira conta: ");
    double conta1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Valor da segunda conta: ");
    double conta2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // total a ser pago nas duas contas sem os juros
    double totalContas = conta1 + conta2;
    // calcula os juros
    double totalJuros = totalContas * 0.02;
    // total a ser pago com juros
    double totalContasComJuros = totalContas + totalJuros;
    // sobra do salário
    double sobraSalario = salario - totalContasComJuros;
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("\nTotal das contas sem juros: " + totalContas);
    System.out.println("Total dos juros: " + totalJuros);
    System.out.println("Total das contas com juros: " + totalContasComJuros);
    System.out.println("Sobra do salário: " + sobraSalario);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()

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Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  arquivo_original, novo_arquivo: string;
begin
  // diretorio e nome do arquivo original
  arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt';

  // diretorio e nome do novo arquivo
  novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt';

  // vamos renomear o arquivo
  if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then
    ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso')
  else
    ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo');
end;

Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX

Apostila jQuery - Quais as diferenças entre os métodos ajax(), get() e post() do jQuery?

Quantidade de visualizações: 10557 vezes
Existem algumas diferenças substanciais entre os métodos ajax(), get() e post(). Conhecê-las e saber quando usar cada um destes métodos poderá tornar seus códigos mais dinâmicos e eficientes.

O método ajax() é o mais completo para requisições HTTP e pode ser usado com mais de um dezena de parâmetros. Este método é considerado um método de nível baixo (low level) já que permite um maior controle sobre a requisição AJAX. Além disso, se precisamos de mais flexibilidade, este é o método a ser usado.

Os métodos get() e post() são métodos de nível mais alto (higher level) e aceitam pouco mais que três parâmetros cada um. Use estes métodos quando não precisar de muito controle sobre a requisição AJAX. Estes métodos, por exemplo, não fornecem formas de tratar possíveis erros na requisição HTTP.

Nesta seção você encontrará exemplos de cada um desses métodos.


Java ::: Pacote java.lang ::: Integer

Java Básico - Como usar a constante SIZE da classe Integer para obter a quantidade de bits necessária para armazenar um int

Quantidade de visualizações: 6578 vezes
Em algumas situações gostaríamos de obter a quantidade de bits necessária para armazenar um valor do tipo int (inteiro). Para isso podemos usar a constante SIZE da classe Integer (uma classe wrapper que encapsula o valor primitivo int). Veja como isso pode ser feito:

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public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos obter a quantidade de bits necessária para representar um int
    int quantBits = Integer.SIZE;
    
    // o resultado
    System.out.println("Um int ocupa " + quantBits + " bits, ou seja, " +
       (quantBits / 8) + " bytes");    
  }
}

Ao executarmos este código o resultado será:

Um int ocupa 32 bits, ou seja, 4 bytes.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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