Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector

Copiando os elementos de um coleção para o início de um Vector

Quantidade de visualizações: 6263 vezes
/*
  Este exemplo mostra como copiar todos os
  elementos de uma determinada coleção para
  o início de um Vector. O método usado é:
 
  public boolean addAll(int index, 
    Collection<? extends E> c) 

  Veja que se a coleção fornecida como argumento
  for null, uma exceção NullPointerException 
  será atirada. Se index for menor que 0 ou maior
  que a quantidade de elementos no Vector para o
  qual os elementos serão copiados, uma exceção
  ArrayIndexOutOfBoundsException será atirada.

  Aqui nós criaremos dois Vectors e depois
  copiaremos os elementos de um para o início
  do outro.
*/

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria o primeiro Vector
    Vector<Integer> valores = new Vector<Integer>();

    // adiciona itens ao primeiro Vector
    valores.addElement(54);
    valores.addElement(87);
    valores.addElement(6);

    // Cria o segundo Vector
    Vector<Integer> valores2 = new Vector<Integer>();

    // adiciona itens ao primeiro Vector
    valores2.addElement(1);
    valores2.addElement(43);
    valores2.addElement(90);

    // Copia os elementos do primeiro Vector
    // para o início do segundo
    if(valores2.addAll(0, valores)){
      System.out.println(
        "Elementos copiados com sucesso");
    }

    // Lista os itens do segundo Vector
    for(Enumeration e = valores2.elements(); 
           e.hasMoreElements();){
      int valor = (Integer)e.nextElement();
      System.out.print(valor + "  ");
    }
  } 
}  


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 354 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a propriedade Alignment da classe TColumn para alinhar o conteúdo das células do TDBGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 11466 vezes
O conteúdo de cada coluna, ou seja, todas as células de uma determinada coluna, pode ser alinhado por meio da propriedade Alignment da classe TColumn. Esta propriedade aceita um de três valores (pertencentes à enumeração Classes.TAlignment):

taLeftJustify - o texto é alinhado à esquerda;

taCenter - o texto é alinhado ao centro;

taRightJustify - o texto é alinhado à direita.

O valor para esta propriedade pode ser definido em tempo de design ou execução. Para definir o alinhamento do conteúdo de uma coluna em tempo de design, basta clicar com o botão direito no DBGrid e escolher a opção Columns Editor. Em seguida clique na coluna desejada e vá em sua propriedade Alignment no Object Inspector.

Em tempo de execução podemos definir o alinhamento para um determinada coluna do DBGrid usando o seguinte trecho de código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos alinhar ao centro o conteúdo das células da
  // primeira coluna
  DBGrid1.Columns[0].Alignment := TAlignment.taCenter;
end;

Veja que neste trecho de código eu usei TAlignment.taCenter. Esta é uma boa forma de indicar no código de onde o valor taCenter está vindo. No entanto, o Delphi permite que se omita o nome da enumeração TAlignment.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string começa com uma determinada substring em Ruby usando uma função personalizada

Quantidade de visualizações: 7239 vezes
O Ruby, até a versão 1.8.6, não dispõe de um método para verificar se uma string começa com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função starts_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string começar com a substring.

Eis a listagem completa:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# método auxiliar que permite verificar se
# uma string começa com uma substring
def starts_with(string, substring)
  if string.index(substring) == 0   
    return true
  else
    return false
  end
end

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos verificar a string começa com "Gosto"
if starts_with(frase, "Gosto")
  puts "A string começa com \"Gosto\""
else
  puts "A string NÃO começa com \"Gosto\""
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A string começa com "Gosto"


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em Python

Quantidade de visualizações: 7327 vezes
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
# função com argumento padrão
def erro(msg = "Houve um erro."):
  print(msg)

def main():
  # chamada à função fornecendo o argumento
  erro("Erro desconhecido.")

  # chamada à função sem fornecer o argumento
  erro()  
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Erro desconhecido.
Houve um erro.

Veja mais um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# função com argumentos padrões
def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1):
  return (comprimento * largura * altura)

def main():
  # chamada à função fornecendo um argumento
  print(volume(3))

  # chamada à função fornecendo dois argumentos
  print(volume(4, 5))

  # chamada à função fornecendo três argumentos
  print(volume(4, 5, 7))

  # chamada à função fornecendo nenhum argumento
  print(volume())    
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

3
20
140
1

É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo:

SyntaxError: non-default argument follows default argument



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar um array de strings em Ruby usando a notação %w

Quantidade de visualizações: 7275 vezes
Como criar um array de strings em Ruby usando a notação %w

Nesta dica mostrarei como podemos criar um vetor de strings em Ruby usando a notação %w(..). Ao usarmos esta sintáxe, cada elemento do array é separado por um espaço. Veja como usamos a barra invertida "\" para um elemento composto de mais de uma palavra.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# define um array de cidades
cidades = %w(Goiânia Salvador Rio\ de\ Janeiro São\ Paulo)

# exibe os elementos do array
cidades.each do |cidade|
  puts cidade
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Goiânia
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 7 usuários muito felizes estudando em nosso site.