Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição

Quantidade de visualizações: 529 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição do maior número inteiro. Você deverá informar tanto a linha quanto a coluna que o maior valor é encontrado.

Uma matriz bidimensional 2 x 4 quer dizer que a matriz possui 2 linhas e 4 colunas.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Valor da linha 1 e coluna 1: 6
Valor da linha 1 e coluna 2: 9
Valor da linha 1 e coluna 3: 11
Valor da linha 1 e coluna 4: 5

Valor da linha 2 e coluna 1: 20
Valor da linha 2 e coluna 2: 63
Valor da linha 2 e coluna 3: 31
Valor da linha 2 e coluna 4: 7


Valores na matriz

    6    9   11    5
   20   63   31    7

O maior valor é 63
Ele foi encontrado na linha 2 e coluna 2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variaveis usdas na resolução do problema
    int matriz[][] = new int[2][4];
    int maior_valor, linha, coluna;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os valores e colocar na matriz
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.print("Valor da linha " + (i + 1) + " e coluna " 
          + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());       
      }        
      System.out.println();
    }
    
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    System.out.println("\nValores na matriz\n");
      
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.printf("%5d", matriz[i][j]);   
      }
      
      // passa para a próxima linha da matriz
      System.out.println();       
    }
    
    // agora vamos localizar o maior valor na matriz
    linha = 0;
    coluna = 0;
    maior_valor = matriz[linha][coluna];
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        if(matriz[i][j] > maior_valor){
          maior_valor = matriz[i][j];
          linha = i + 1;
          coluna = j + 1;
        }
      }
    }
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("\nO maior valor é " + maior_valor);
    System.out.println("Ele foi encontrado na linha " + linha +
      " e coluna " + coluna);
  }
}



LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar uma condição em Lisp usando a macro if

Quantidade de visualizações: 1147 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional.

Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10:

; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar numero)

; Este é o programa principal
(defun Estudos()
  ; Vamos ler o número
  (princ "Informe um número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável numero
  (setq numero (read))
  
  ; vamos testar se este número é maior que 10
  (if (> numero 10)
    (format t "~D é maior que 10~%" numero))
  
  ; E mostramos o número informado
  (format t "O número informado foi: ~D" numero)
)

; Auto-executa a função Estudos()
(Estudos)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número: 12
12 é maior que 10
O número informado foi: 12


PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus em PHP usando a função rad2deg()

Quantidade de visualizações: 9870 vezes
As unidades graus e radianos são muito usadas em cálculos de trigonometria, especialmente em aplicações que lidam com geometria, topografia e engenharia.

O grau é de uso mais no cotidiano, pela sua praticidade, pois envolve na maioria dos casos números inteiros. O radiano, por sua vez, é de uso em cálculos envolvendo geralmente números racionais.

Este trecho de código PHP mostra como converter radianos em graus usando a função rad2deg().

<?php
  // vamos definir um valor em radianos 
  $radianos = 1.45;
  
  // agora vamos converter para graus
  $graus = rad2deg($radianos);
  echo $radianos . " radianos convertido para graus é " .
    $graus . "<br>";
	 
  // outra forma:
  echo $radianos . " radianos convertido para graus é " .
    ($radianos * 180) / pi();
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

1.45 radianos convertido para graus é 83.078880293969


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Java para iniciantes - Como usar os diferentes tipos de variáveis em Java

Quantidade de visualizações: 17499 vezes
Na linguagem de programação Java podemos encontrar diferentes tipos de variáveis. Veja a lista e uma descrição detalhada de cada um destes tipos:

Variáveis de instância (Instance Variables) - Estas variáveis são não-estáticas, ou seja, declaradas sem o modificador static. Variáveis de instância são assim chamadas porque seus valores são únicos para cada instância da classe. Assim, a variável nomeCliente pode armazenar valores diferentes para cada cópia da classe Cliente.

Variáveis de classes - Estas variáveis são declaradas com o modificador static. Isso informa ao compilador que há exatamente uma única cópia desta variável, independente do número de instâncias da classe. Um bom exemplo de tal variável é quantCliente, que pode ser incrementada cada vez que uma nova cópia da classe é criada.

Variáveis locais - São usadas para armazenar o estado temporário de um método. Variáveis locais são acessíveis somente dentro do método em que são declaradas, e automaticamente abandonadas na saída deste.

Parâmetros - São os parâmetros de métodos. Tais variáveis são acessíveis somente ao código no corpo do método.

Geralmente quando falamos de "campos em geral" (excluindo variáveis locais e parâmetros), podemos simplesmente dizer "campos". Se a discussão se aplica a todas as variáveis acima, usamos "variáveis". Se o contexto pede uma distinção, usamos termos específicos (campo estático, variável local, etc) como apropriado. Podemos ainda usar o termo "membro". Os campos, métodos e tipos aninhados de um tipo podem ser chamados de seus membros.


GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Cálculo Diferencial e Integral

Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência)

Quantidade de visualizações: 3764 vezes
No cálculo, a derivada em um ponto de uma função y = f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto.

Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo, a função aceleração é a derivada da função velocidade.

Geometricamente, a derivada no ponto x = a de y = f(x) representa a inclinação da reta tangente ao gráfico desta função no ponto (a,~f(a)). A função que a cada ponto x associa a derivada neste ponto de f(x) é chamada de função derivada de f(x). [Citação da Wikipédia]

Nesta dica mostrarei como podemos usar a função diff() do GNU Octave para calcular a derivada de uma função usando a Regra do Tombo ou, mais formalmente, a Regra da Potência.

Dada uma função:



A Regra do Tombo pede que o n desça e multiplique o x, que agora estará elevado a n - 1. Vamos ver um exemplo então? Observe como a derivada de f(x) = x5 é calculada na imagem a seguir:



Veja agora como podemos fazer este cálculo em GNU Octave. Para isso, abra a janela de comandos e dispare as linhas a seguir:

>> pkg load symbolic [ENTER]
>> syms x [ENTER]
>> f = x ** 5 [ENTER]
f = (sym)

   5
  x

>> diff(f, x) [ENTER]
ans = (sym)

     4
  5*x

>>

É possível que, após o comando "syms x" você veja algumas mensagens de aviso relacionadas à sua versão instalada do Python. Não se preocupe, pois esses avisos não interferem na funcionalidade da função diff().


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox

Como retornar o índice do item selecionado em um ComboBox do Delphi usando a propriedade ItemIndex

Quantidade de visualizações: 19370 vezes
Em algumas situações precisamos saber o índice do item selecionado em um ComboBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade ItemIndex da classe TComboBox. Esta propriedade retorna um valor inteiro representando um índice começando em 0, ou seja, o índice do primeiro item é 0. Se nenhum item estiver selecionado, o valor -1 será retornado.

Veja o código:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  indice: Integer;
begin
  // vamos obter o índice do item selecionado no ComboBox
  indice := ComboBox1.ItemIndex;

  // mostra o resultado
  ShowMessage('O índice do item selecionado é: ' +
    IntToStr(indice));
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em C++ dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

Quantidade de visualizações: 2314 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C++ para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C++. Veja:

#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  cout << "O comprimento da hipotenusa é: " << c << "\n\n";
	 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.0555

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C++ confere com os valores da imagem apresentada.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando a função push()

Quantidade de visualizações: 7974 vezes
Em algumas situações nós precisamos adicionar novos elementos ao final de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar a função push() do objeto Array.

Veja como isso pode ser feito no código abaixo:

# vamos criar um array de nomes
nomes = []

# Lê entrada até que o valor -1 seja
# fornecido
loop do
  print "Digite um nome (-1 para sair): "
  nome = gets.chomp
  
  # vamos adicionar este nome no final do
  # array
  if nome != "-1"
    nomes.push(nome) # adiciona o nome ao array
  end
  
  # vamos sair do laço se o valor for "-1"
  if nome == "-1"
    break
  end
end

# Exibe todos os valores do array
puts "\nOs nomes fornecidos foram:"
nomes.each do | nome |
  puts nome
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): MARCELO
Digite um nome (-1 para sair): JOANA
Digite um nome (-1 para sair): OSMAR
Digite um nome (-1 para sair): JAQUELINE
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
MARCELO
JOANA
OSMAR
JAQUELINE


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do Java

Quantidade de visualizações: 54182 vezes
Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
  }
}

Neste programa, a instrução

System.out.println("Valor maior que 3");

será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false).

Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3){
      System.out.println("Valor maior que 3");
      System.out.println("O valor é: " + valor);
    }
  }
} 

A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 1;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else
      System.out.println("Valor menor que 3");
  }
}

Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 3;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else if(valor < 3)
      System.out.println("Valor menor que 3");
    else
      System.out.println("Valor é igual a 3");
  }
} 



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como criar colunas persistentes o controle TDBGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 11723 vezes
Quando conectamos um TDBGrid a uma fonte de dados TDataSource, automaticamente ocorre a criação de colunas no grid, cada uma correspondendo a um dos campos da tabela para a qual o TDataSet (e suas classes derivadas) está apontando. Estas colunas criadas automaticamente são chamadas de DINÂMICAS, ou contrário das colunas PERSISTENTES.

Porém, na maioria das vezes, nós queremos personalizar a aparência das colunas em tempo de design (o que também pode ser feito em tempo de execução). Queremos alinhar ou alterar os títulos, mudar a fonte e cores, etc. Fazemos isso clicando com o botão direito no controle DBGrid e acessando a opção Columns Editor (ou dando duplo clique na propriedade Columns). Isso fará com que a propriedade State do objeto TDBGridColumns do DBGrid seja mudada para csCustomized, o que indica que o Delphi montará as colunas baseado em nossas configurações e não mais automaticamente de acordo com os nomes dos campos da tabela.

Siga os seguintes passos para criar colunas persistentes para o controle DBGrid:

a) Selecione o DBGrid no formulário;

b) Acesse o editor Columns dando duplo-clique na propriedade Columns no Object Inspector;

Isso bastará para que o list box de Columns exiba as colunas persistentes já existentes. Quando o editor Columns é mostrado pela primeira vez, esta lista estará vazia porque o grid está em seu estado padrão, contendo apenas colunas dinâmicas.

Podemos criar colunas persistentes para todos os campos do dataset de uma só vez, ou podemos criar as colunas persistentes para cada campo individualmente.

Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes para todos os campos:

a) Chame o editor Columns e escolha a opção Add All Fields. Note que se o grid não estiver associado a nenhum data source, a opção Add All Fields estará desabilitada. Associe o grid com o data source que estiver conectado a um dataset ativo antes de escolher a apção Add All Fields.

b) Se o grid já possuir colunas persistentes, uma caixa de diálogo perguntará se você quer excluir as colunas existentes ou apenas acrescentar as novas colunas. Se você escolher Yes, todas as colunas persistentes serão removidas e todos os campos do dataset atual serão inseridos como colunas, obedecendo sua ordem no dataset. Neste caso os títulos das colunas serão os nomes dos campos na tabela. Se você escolher No, as colunas persistentes serão mantidas e as novas colunas serão adicionadas.

C) Clique o botão Close para aplicar as colunas persistentes no DBGrid e fechar a caixa de diálogo.

Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes individualmente:

a) Escolha o botão Add no editor Columns. A nova columa será selecionada na list box. Esta nova coluna receberá um número sequencial e um nome padrão (por exemplo, 0 - TColumn). Para associar um campo da tabela com esta nova coluna, ajuste sua propriedade FieldName no Object Inspector.

b) Para definir o título para a nova coluna, expanda a propriedade Title no Object Inspector e ajuste sua propriedade Caption.

c) Feche o editor Columns para aplicar as colunas persistentes no grid e fechar a caixa de diálogo.

Se o um DBGrid possui apenas colunas dinâmicas, nós podemos excluí-las em tempo de execução simplesmente mudando o valor da propriedade Columns.State para csCustomized. Veja:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized
  DBGrid1.Columns.State := csCustomized;
end;

Este trecho de código faz com que as colunas dinâmicas sejam excluídas e colunas persistentes sejam criadas para cada um dos campos do dataset ao qual o grid está ligado. Após isso, novas colunas podem ser adicionadas em tempo de execução usando código parecido com:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized
  DBGrid1.Columns.State := csCustomized;

  // vamos adicionar uma nova coluna
  DBGrid1.Columns.Add;
end;

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 64 usuários muito felizes estudando em nosso site.