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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em CQuantidade de visualizações: 28943 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 204,70 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 230,00 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100)); // mostra a porcentagem de erros printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100); // Os resultados serão 80% e 20% printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro); // O resultado será 13,33 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao); // O resultado será 3,5 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 7342 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), new Rectangle(100, 100, 250, 150)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como concatenar strings em Java usando o operador "+"Quantidade de visualizações: 14 vezes |
Strings, ou seja, palavras, frases e textos, são concatenadas em Java usando-se o operador de adição "+". Lembre-se: concatenar significa juntar, agrupar, mesclar, etc. Veja um exemplo completo no trecho de código a seguir: public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Bom dia, "; String s2 = "meu caro amigo!"; String s3 = s1 + s2; System.out.println(s3); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Bom dia, meu caro amigo! |
LISP ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 769 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10163 vezes |
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view: package arquivo.estudos; import android.app.Activity; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.widget.Button; import android.widget.Toast; public class EstudosActivity extends Activity { /** Called when the activity is first created. */ @Override public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); Button button = (Button) findViewById(R.id.btn); button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View v) { Toast.makeText(EstudosActivity.this, "Bem-vindo à minha aplicação Android", Toast.LENGTH_SHORT).show(); } }); } } O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração: <Button android:id="@+id/btn" android:layout_height="wrap_content" android:layout_width="wrap_content" android:text="Clique" /> Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios |
Exercícios Resolvidos de Java - Listando arquivos e diretórios em um diretório informado pelo usuárioQuantidade de visualizações: 2779 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o método: public String[] list() Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.io.File; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe o diretório a ser listado System.out.print("Informe o diretório a ser listado: "); String diretorioString = entrada.nextLine(); // vamos verificar se o usuário informou um diretorio válido no sistema File diretorio = new File(diretorioString); if(!diretorio.isDirectory()){ System.out.println("O caminho informado não é um diretório válido."); } else{ // é um diretório válido...vamos listar os arquivos String lista[] = diretorio.list(); System.out.println("\nRelação de Arquivos e Diretórios:\n"); for(String item : lista){ System.out.println(item); } } System.out.println("\n"); } } |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Como remover atributos dos elementos HTML usando a função removeAttr() do jQueryQuantidade de visualizações: 17431 vezes |
O método removeAttr() da biblioteca jQuery nos permite remover um determinado atributo dos elementos HTML retornados sob uma determinada condição. Veja um trecho de código que remove o atributo disabled de uma caixa de texto com o id nome: <script type="text/javascript"> <!-- function removerAtributo(){ // remove o atributo disabled da // caixa de texto com id "nome" $('#nome').removeAttr("disabled"); } //--> </script> O retorno deste método é um objeto jQuery que poderá ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 4564 vezes |
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED. Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // vamos obter o código da tecla pressionada int codigo = e.getKeyCode(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo); } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado: O código da tecla pressionada é: 65 É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1383 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em JavaScript usando uma função personalizada remover_espacos()Quantidade de visualizações: 338 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível escrever uma função JavaScript que remove todos os espaços de uma string. É claro que você poderá, com uma pequena modificação, alterá-la para que ela substitua quais outros caracteres. Esse é também um bom exercício para a criação de funções na linguagem JavaScript. Veja o código completo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função personalizada que remove os // espaços de uma string function remover_espacos(str){ var r = ""; for(var i = 0; i < str.length; i++){ if(str.charAt(i) != ' '){ r += str.charAt(i); } } return r; } </script> <script type="text/javascript"> // vamos mostrar a frase normal var frase = "Gosto muito de JavaScript e HTML"; document.write(frase + "<br>"); // vamos remover os espaços frase = remover_espacos(frase); // e agora vamos mostrar o resultado document.write(frase); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de JavaScript e HTML GostomuitodeJavaScripteHTML |
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