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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 16959 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função IndexOf() da classe String do C# para contar todas as ocorrências de uma letra em uma palavra, texto ou frase. Note que, além de retornar a quantidade de ocorrências do caractere, nós vamos mostrar também o índice de cada ocorrência. Veja o código C# completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#. E você?"; char letra = 'o'; // vamos pesquisar a letra "o" int quant = 0; int pos = -1, pos_ant = -1, cont = 0; while (cont < frase.Length) { pos = frase.IndexOf(letra, cont); if ((pos != pos_ant) && (pos != -1)) { Console.WriteLine("\"" + letra + "\" encontrada no índice " + pos); quant++; } cont++; // aumenta o contador pos_ant = pos; } Console.WriteLine("Encontrei " + quant + " ocorrências da " + "letra " + letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: "o" encontrada no índice 1 "o" encontrada no índice 4 "o" encontrada no índice 10 "o" encontrada no índice 22 Encontrei 4 ocorrências da letra o |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livrosQuantidade de visualizações: 592 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada. A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título. Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java. Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores. Sua saída deverá ser parecida com: ------------------------------------------------- :: Biblioteca Programação e Artes :: ------------------------------------------------- Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada 1 - Novo Livro 2 - Listar Livros 3 - Pesquisar Livro 4 - Excluir Livro 5 - Sair Sua opção: 1 Título: JAVA PARA INICIANTES Autor: OSMAR J SILVA Quant Páginas: 480 O livro foi cadastrado com sucesso Veja a resolução comentada deste exercício em Java: Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java: package estudos; // definição da classe Livro public class Livro { private int id; // id do livro. Não pode repetir private String titulo; private String autor; private int paginas; // construtor vazio da classe Livro public Livro() {} // construtor cheio da classe Livro public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) { this.id = id; this.titulo = titulo; this.autor = autor; this.paginas = paginas; } public int getId() { return id; } public void setId(int id) { this.id = id; } public String getTitulo() { return titulo; } public void setTitulo(String titulo) { this.titulo = titulo; } public String getAutor() { return autor; } public void setAutor(String autor) { this.autor = autor; } public int getPaginas() { return paginas; } public void setPaginas(int paginas) { this.paginas = paginas; } } Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java: package estudos; // imports necessários import java.util.ArrayList; import java.util.Scanner; // definição da classe Biblioteca public class Biblioteca { String nome; ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros int idUltimoLivroCadastrado = 0; // construtor da classe public Biblioteca(String nome) { this.nome = nome; this.livros = new ArrayList(); } // exibe o menu de opções da biblioteca public void exibirMenu(){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis temporárias Livro temp; String pesquisaLivro; // um laço infinito com as opções do menu while(true){ System.out.println("\n-------------------------------------------------"); System.out.println(":: " + this.nome + " ::"); System.out.println("-------------------------------------------------"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n"); System.out.println("1 - Novo Livro"); System.out.println("2 - Listar Livros"); System.out.println("3 - Pesquisar Livro"); System.out.println("4 - Excluir Livro"); System.out.println("5 - Sair"); System.out.print("\nSua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um menu switch para ler as opções do menu switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo livro System.out.print("\nTítulo: "); String titulo = entrada.nextLine(); System.out.print("Autor: "); String autor = entrada.nextLine(); System.out.print("Quant Páginas: "); int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos gerar o id deste livro int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado; // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas); // e o adicionamos no ArrayList de livros livros.add(livro); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso"); break; case 2: // vamos listar os livros cadastrados if(livros.isEmpty()){ System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado."); } else{ for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } } break; case 3: // vamos pesquisar um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro náo foi encontrado."); } else{ // mostra o livro encontrado System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } break; case 4: // vamos excluir um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro não foi encontrado."); } else{ // vamos excluir este livro livros.remove(temp); System.out.println("\nLivro excluído com sucesso."); } break; case 5: // sai da aplicação System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n"); System.exit(0); default: System.out.println("\nOpção inválida\n"); break; } } } // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){ Livro livro = null; // este livro existe? for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ // pesquisa pelo id if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } // pesquisar por título else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } } return livro; } } E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes"); // mostra o menu da biblioteca b.exibirMenu(); } } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem |
Exercício Resolvido de Python - Como calcular o Número de Reynolds em Python - Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razãoQuantidade de visualizações: 178 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Número de Reynolds é uma quantidade adimensional usada na mecânica dos fluidos para prever padrões de fluxo em diferentes situações de escoamento de fluidos. É definido como a razão entre forças inerciais e forças viscosas dentro de um fluido. 1) Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razão de 0,605 kg/s em uma tubulação de 63,5 mm de diâmetro. a) Calcule o número de Reynolds. O escoamento é laminar ou turbulento? b) Calcule a vazão em m3/s para um número de Reynolds de 2100 e a velocidade em m/s. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a Massa Específica do fluido (kg/m3): 1030 Informe a Viscosidade Dinâmica do fluido (N.s/m2): 2.12e-3 Informe a Vazão Mássica (kg/s): 0.605 Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): 63.5 A área da tubulação é: 0.003166921744359361 m2 A vazão volumétrica do fluido é: 0.000587378640776699 m3/s A velocidade de escoamento do fluido é: 0.18547305181218499 m/s O Número de Reynolds é: 5722.106110271679 Informe o novo Número de Reynolds: 2100 A nova velocidade de escoamento do fluido é: 0.06806819050531304 m/s A nova vazão volumétrica do fluido é: 0.0002155666326104713 m3/s O primeiro passo para a resolução deste exercício é nos lembrarmos da Fórmula do Número de Reynolds: \[R_e = \frac{\rho \cdot v \cdot D}{\mu} \] Onde: [[rho]] é a massa específica do fluido medida em kg/m3; v = velocidade média do fluido em m/s; D = diâmetro para o fluxo do tubo em metros (m); [[mu]] é a viscosidade dinâmica do fluido em N.s/m2. Obs.: No código eu mostro como fazer as conversões de unidades necessárias. Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha: # vamos importar a biblioteca Math import math # método principal def main(): # vamos ler a massa específica da água massa_especifica = float(input("Informe a Massa Específica (kg/m3): ")) # vamos ler a viscosidade dinâmica do fluido viscosidade_dinamica = float(input("Informe a Viscosidade (N.s/m2): ")) # vamos ler a vazão mássica vazao_massica = float(input("Informe a Vazão Mássica (kg/s): ")) # vamos ler o diâmetro da tubulação diametro = float(input("Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): ")) # o primeiro passo é calcular a área da seção transversal da tubulação # a) convertemos milímetros para metros diametro = diametro / 1000.0 # b) calculamos a área em metros quadrados area = (math.pi * math.pow(diametro, 2) / 4) # vamos converter a vazão mássica em vazão volumétrica vazao = vazao_massica / massa_especifica # vamos obter a velocidade de escoamento do fluido velocidade = vazao / area # e finalmente calculamos o Número de Reynolds numero_reynolds = (massa_especifica * velocidade * diametro) / viscosidade_dinamica # mostramos os resultados print("\nA área da tubulação é: {0} m2".format(area)) print("A vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(vazao)) print("A velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(velocidade)) print("O Número de Reynolds é: {0}".format(numero_reynolds)) # vamos ler o novo Número de Reynolds novo_numero_reynolds = float(input("\nInforme o novo Número de Reynolds: ")) # vamos calcular a velocidade para o novo Reynolds nova_velocidade = ((viscosidade_dinamica * novo_numero_reynolds) / (massa_especifica * diametro)) print("A nova velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(nova_velocidade)) # vamos calcular a nova vazão volumétrica nova_vazao = area * nova_velocidade print("A nova vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(nova_vazao)) if __name__== "__main__": main() O primeiro Número de Reynolds, ou seja, 5722.1061, caracteriza o escoamento como turbulento, pois é maior que 2400. Já o Número de Reynolds 2100 caracteriza o escoamento como escoamento de transição (saindo do escoamento laminar e indo para o escoamento turbulento), já que é maior que 2000 e menor que 2400. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar diretórios em C++ usando a função mkdir()Quantidade de visualizações: 10563 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam criar diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função mkdir(), disponível no header direct.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int _mkdir(const char *pathname); Veja um trecho de código C++ no qual criamos um diretório no mesmo diretório do executável. #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar o diretório char diretorio[] = "estudos"; // vamos testar se houve erro na criação do diretório if(mkdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório criado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de mkdir(), ou _mkdir(). O método _wmkdir(), também presente em direct.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar o diretório wchar_t diretorio[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; // vamos testar se houve erro na criação do diretório if(_wmkdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório criado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que agora eu troquei o tipo char por wchar_t e usei o sinalizado L antes da atribuição da string. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Ler três números inteiros e indicar se eles estão em ordem crescente ou decrescenteQuantidade de visualizações: 966 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que pede para o usuário informar três números inteiros e informa se eles estão em ordem crescente ou decrescente. Se os números estiverem em ordem crescente, escreva "Ordem Crescente". Se estiverem em ordem decrescente, escreva "Ordem Decrescente". Do contrário escreva "Sem ordem definida". Sua saída deverá ser parecida com: Primeiro número: 4 Segundo número: 8 Terceiro número: 11 Ordem Crescente Veja a resolução comentada deste exercício em Python: # função principal do programa def main(): # vamos ler três números do usuário a = int(input("Primeiro número: ")) b = int(input("Segundo número: ")) c = int(input("Terceiro número: ")) # os números estão em ordem crescente? if a < b and b < c: print("Ordem Crescente") # os números estão em ordem decrescente? elif a > b and b > c: print("Ordem Decrescente") # sem ordem definida else: print("Sem ordem definida") if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 15690 vezes |
A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // obtém o tamanho da tela Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize(); System.out.println("O tamanho da tela é: " + dim.width + " pixels de largura por " + dim.height + " pixels de altura."); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura. |
C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como ligar um DataGridView do C# Windows Forms à tabela de um banco de dados e efetuar inserção, alteração e remoção de registrosQuantidade de visualizações: 32971 vezes |
Uma das principais dúvidas que recebo em meu site é em relação aos passos necessários para associar um DataGridView com a tabela de um banco de dados e listar os dados. Em tempo de design este processo é relativamente fácil, visto que temos wizards que nos acompanham e fazem o trabalho mais pesado nos bastidores. No entanto, o cenário é completamente diferente quando temos que realizar tal tarefa via código. Espero que esta dica o deixe mais preparado para enfrentar tais situações. Para esta dica eu fiz uma conexão Visual C# 2005 + MySQL 5.0 usando ODBC (caso tenha dúvidas sobre isso, veja minha seção sobre C# + MySQL). Criei uma tabela MySQL chamada clientes contendo id, nome, idade, cidade e estado do cliente. Criei uma classe de conexão, inseri um DataGridView no formulário e coloquei as declarações abaixo na classe do formulário Form1.cs (fora dos métodos, para que os dados sejam globais na classe): // membros de instância de acesso global na classe // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por // "Sql" (Ex: SQLConnection, SqlCommand, SqlDataAdapter) // conexão com o banco de dados OdbcConnection conn = null; OdbcCommand cmd = null; OdbcDataAdapter adapter = null; DataSet ds = null; Em seguida colocamos o código abaixo no evento Click de um botão: private void button4_Click(object sender, EventArgs e){ // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" // por "Sql" (Ex: SqlCommand, SqlDataAdapter, etc) // obtém a conexão com o banco de dados conn = ConexaoODBC.obterConexao(); if(conn != null){ // obtém todos os clientes cadastrados cmd = new OdbcCommand("SELECT * FROM clientes", conn); adapter = new OdbcDataAdapter(cmd); ds = new DataSet(); adapter.Fill(ds, "clientes_table"); // exibe os dados da tabela no DataGridView dataGridView1.DataSource = ds; dataGridView1.DataMember = "clientes_table"; // fecha a conexão ConexaoODBC.fecharConexao(); } } Aqui os dados já são listados no DataGridView. Porém, as alterações efetuadas no controle ainda não são repassadas para o banco de dados. Veja o código adicional no evento Click de outro botão: private void button5_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos salvar os dados do DataGridView para a tabela do // banco de dados // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por // "Sql" (Ex: SqlCommandBuilder) // obtém a conexão com o banco de dados conn = ConexaoODBC.obterConexao(); if(conn != null){ OdbcCommandBuilder cmb = new OdbcCommandBuilder(adapter); cmb.GetUpdateCommand(); adapter.Update(ds.Tables["clientes_table"]); // fecha a conexão ConexaoODBC.fecharConexao(); } } Pronto! Execute a aplicação, clique no primeiro botão para carregar os dados da tabela MySQL no DataGridView. Em seguida efetue algumas alterações, insira ou exclua linhas e clique no segundo botão. Feche a aplicação e abra-a novamente e se certifique de que os registros foram atualizados, inseridos ou removidos com sucesso. |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 12325 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que recebe um caminho e nome de um arquivo e retorna apenas o caminho, sem o nome e extensão do arquivoQuantidade de visualizações: 7663 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um caminho e nome de arquivo na forma: "C:\temporario\Java\dica.txt" e retorne apenas o caminho do arquivo, sem o nome e extensão do arquivo. Assim, para o caminho acima, o retorno deve ser apenas: "C:\temporario\Java" Eis a assinatura do método a ser criado: public static String getCaminho(String caminho); Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.io.File; public class Main { public static void main(String[] args) { // define um caminho e nome de arquivo String caminho = "C:\\temporario\\Java\\dica.txt"; // vamos retornar apenas o caminho do arquivo, ou seja, retirar o // nome do arquivo String caminhoFinal = getCaminho(caminho); // vamos mostrar o resultado System.out.println("O caminho do arquivo é: " + caminhoFinal); } public static String getCaminho(String caminho){ // vamos obter o índice da última ocorrência do separador de caminho int pos = caminho.lastIndexOf(File.separatorChar); if (pos > -1) { return caminho.substring(0, pos); } // por padrão vamos retornar uma string vazia return ""; } } Uma variação deste exercício é a criação de um método que recebe o caminho e nome do arquivo e retorne apenas o nome do arquivo, seguido por sua extensão. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para float ou double em Python usando a função float()Quantidade de visualizações: 1684 vezes |
Em algumas situações nós temos um valor numérico representado por uma string e gostaríamos de convertê-lo para um valor float ou double na linguagem Python. Para isso nós podemos usar a função float(), disponível por padrão na linguagem. Note o uso da função type() para exibirmos o tipo da variável antes e depois da conversão. Veja o código Python completo para o exemplo: # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar o preço de um produto # note que o preço será lido como uma string preco = input("Informe o valor do produto: ") # vamos exibir o valor lido e o tipo da variável print("Você informou o valor: {0}".format(preco)) print("O tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) # agora vamos converter a string para o tipo float preco = float(preco) # vamos mostrar o novo tipo da variável print("O novo tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do produto: 45.92 Você informou o valor: 45.92 O tipo da variável é: <class 'str'> O novo tipo da variável é: <class 'float'> É preciso, no entanto, ter cuidado ao informar a string que será convertida para float. Se, em vez de informar o ponto separador de decimal, nós informarmos a vírgula, o seguinte erro será apresentado: Informe o valor do produto: 45,21 Você informou o valor: 45,21 O tipo da variável é: <class 'str'> Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 18, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 12, in main preco = float(preco) ValueError: could not convert string to float: '45,21' |
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