![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitasQuantidade de visualizações: 2795 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado. Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo: Informe um número de 0 a 10: 5 Errou! Tente um número menor. Informe um número de 0 a 10: 2 Parabéns! Você acertou em 2 tentativas. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // declaração das variáveis int tentativas = 0, numeroLido; boolean acertou = false; // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // um laço while que repetirá até que o número seja acertado while(!acertou){ System.out.print("Informe um número de 0 a 10: "); numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); tentativas++; if(numeroLido == numero){ // acertou? System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas."); acertou = true; } else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado System.out.println("Errou! Tente um número maior."); } else{ // o número informado é maior que o número gerado System.out.println("Errou! Tente um número menor."); } } System.out.println("\n"); } } |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos de um array em RustQuantidade de visualizações: 623 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos somar os valores de um vetor na linguagem Rust. Para isso nós vamos usar um laço for e percorrer os itens do array um de cada vez. Note também o uso da função len() para retornar o tamanho do array. Veja o código Rust completo para o exemplo: // esta é a função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 6 elementos let valores:[i32;6] = [5, 2, 3, 7, 4, 1]; // para guardar a soma let mut soma:i32 = 0; // vamos mostrar o conteúdo do array println!("Os elementos do array são: {:?}", valores); // agora vamos somar os elementos do array for i in 0..valores.len() { soma = soma + valores[i]; } // e mostramos o resultado println!("A soma dos elementos é: {}", soma); } Ao executarmos este código Rust nós teremos o seguinte resultado: Os elementos do array são: [5, 2, 3, 7, 4, 1] A soma dos elementos é: 22 |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar múltiplas condições usando a construção if...else if...else da linguagem CQuantidade de visualizações: 29247 vezes |
Em algumas situações precisamos usar a estrutura condicional if...else (se...senão) da linguagem C para testarmos múltiplas condições. Para estes casos, o C nos permite combinar if...else if...else várias vezes. Veja o trecho de código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int valor = 20; if(valor == 15){ printf("O valor a igual a 15"); } else if(valor > 15){ printf("O valor e maior que 15"); } else{ printf("O valor e menor que 15"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O valor é maior que 15 |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em GNU Octave usando a função cos() - Calculadora de cosseno em OctaveQuantidade de visualizações: 2935 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem GNU Octave (script do GNU Octave). Esta função, já embutida na linguagem, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: # vamos calcular o cosseno de três números fprintf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)) fprintf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)) fprintf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)) Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 19095 vezes |
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe. Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java: public static void main(String args[]){ // } Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos: public class Estudos{ public void main(String args[]){ System.out.println("Olá"); System.exit(0); } } O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro: Exception in thread "main" java.lang.NoSuchMethodError: main public class Estudos{ String frase = "Estou aqui!"; public static void main(String args[]){ System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro: Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be referenced from a static context System.out.println(frase); ^ 1 error static String frase = "Estou aqui!"; Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece. Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } } Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado: Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } static{ System.out.println("Bloco estático"); } } Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado: Bloco estático Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30827 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 655 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em Python que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar um vetor de 10 inteiros valores = [0 for x in range(5)] # vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for i in range(len(valores)): valores[i] = int(input("Informe o %d.o valor: " % ((i + 1)))) # agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado valor = int(input("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: ")) # e vamos ver a quantidade de repetições repeticoes = quant_repeticoes(0, valor, valores) print("O valor informado se repete {0} vezes.".format(repeticoes)) # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): if indice == len(vetor) - 1: # caso base...hora de parar a recursividade if vetor[indice] == valor: return 1 # mais um repetição foi encontrada else: # dispara mais uma chamada recursiva if vetor[indice] == valor: # houve mais uma repetição return 1 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) else: return 0 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) # não repetiu return 0 # só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada if __name__== "__main__": main() |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como extrair uma substring de uma string usando a função AnsiMidStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 31036 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiMidStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida, a posição inicial da substring (começando em 1) e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "Delphi" substring := AnsiMidStr(frase, 14, 6); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principalQuantidade de visualizações: 33088 vezes |
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes de meus visitantes. Sendo assim, vou detalhar passo-a-passo como você poderá abrir outros formulários a partir do formulário principal da aplicação. Assumindo que você já tenha criado o formulário principal, siga estes passos para criar um novo formulário (Visual C# 2005 ou 2008): a) Vá no menu Project -> Add Windows Form. O novo Form já aparecerá selecionado. Dê um nome a ele, por exemplo, "NovoForm.cs" e clique o botão Add; b) Coloque os controles que desejar no novo formulário e salve tudo; c) Volte no formulário principal e adicione o código abaixo no evento Click de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos criar o novo formulário e exibí-lo NovoForm nf = new NovoForm(); nf.Show(); } Execute e veja o resultado. Note, contudo, que se clicarmos no formulário principal com o segundo formulário ainda aberto, veremos que o primeiro sobrepõe o segundo. Isso acontece porque abrimos o novo formulário como não modal. Em algumas aplicações este pode não ser o comportamento esperado. Continue seguindo minhas dicas para aprender a diferença entre formulários modais e não modais em Windows Forms e C#. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar as funções strpos() e stripos() do PHP para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma stringQuantidade de visualizações: 3238 vezes |
Em algumas situações percebemos que uma substring aparece mais de uma vez em uma string e gostaríamos de obter mais informações sobre tais ocorrências. No trecho de código abaixo eu mostro como usar as funções strpos() e stripos() para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma string:<?php $frase = "PHP? Gosto muito de PHP e Java. Mas prefiro PHP e Delphi"; $palavra = "PHP"; // primeiro vamos verificar se a palavra está contida na frase if(strpos($frase, $palavra) !== false){ // agora vamos obter as posições de todas as ocorrências $posicoes = array(); $offset = 0; $posicao = -1; while($offset < strlen($frase)){ $posicao = strpos($frase, $palavra, $offset); if($posicao !== false){ $posicoes[] = $posicao; $offset = $posicao + strlen($palavra); } else{ $offset++; } } // percorre a matriz de posições e informa o usuário echo "A palavra foi encontrada nas posições: "; for($i = 0; $i < count($posicoes); $i++){ echo $posicoes[$i] . ", "; } } else{ echo "A palavra não está contida na string"; } ?> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada nas posições: 0, 20, 44, Note que a função strpos() diferencia maiúsculas de minúsculas. Se você quiser efetuar uma pesquisa de substrings desconsiderando maiúsculas e minúsculas, use a função stripos(). |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
GNU Octave - GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU Octave Firebird - Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de música C - Como verificar a existência de uma substring em uma string usando a função strstr() da linguagem C |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
MySQL - Como usar joins no MySQL Delphi - Como selecionar um item de uma ListBox do Delphi em tempo de execução usando a propriedade ItemIndex Portugol - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |