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Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins |
Java Swing - Como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de menu de suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 8996 vezes |
Neste exemplo mostrarei como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de um menu. Tais itens podem ser usados quando o usuário puder marcar uma ou mais opções, em um grupo relacionado de opções. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E agora o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JCheckBoxMenuItem cores[]; Color valCores[] = {Color.red, Color.white, Color.green}; String nomeCores[] = {"Vermelho", "Branco", "Verde"}; public Estudos(){ super("Menus"); // Cria a barra de menus JMenuBar barra = new JMenuBar(); setJMenuBar(barra); // Cria um menu JMenu formatar = new JMenu("Formatar"); // Cria o menu de cor de fundo JMenu item1 = new JMenu("Cor de Fundo"); // Adiciona o segundo JMenu ao primeiro formatar.add(item1); cores = new JCheckBoxMenuItem[valCores.length]; Gerenciador gerenciador = new Gerenciador(); for(int i = 0; i < valCores.length; i++){ cores[i] = new JCheckBoxMenuItem(nomeCores[i]); item1.add(cores[i]); cores[i].addItemListener(gerenciador); } // Adiciona o menu à barra de menus barra.add(formatar); setSize(300, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } private class Gerenciador implements ItemListener{ public void itemStateChanged(ItemEvent e){ String marcadas = "As checkbox marcadas são:\n\n"; for(int i = 0; i < cores.length; i++){ if(cores[i].isSelected()){ marcadas += nomeCores[i] + "\n"; } } JOptionPane.showMessageDialog(null, marcadas); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como listar todo o conteúdo de um diretório usando a função listFiles() da classe File do JavaQuantidade de visualizações: 225 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método listFiles() da classe File da linguagem Java para listar todo o conteúdo de um diretório. Note que usei os métodos isFile() e isDirectory(), também da classe File, para indicar se o item que está sendo lido é um arquivo ou diretório. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // nome e caminho do diretório File diretorio = new File("C:\\estudos_c"); // um vetor de arquivos File[] arquivos = diretorio.listFiles(); // foram encontrados arquivos ou diretórios? if(arquivos != null){ // obtemos a quantidade de arquivos int length = arquivos.length; // e percorremos os arquivos individualmente for(int i = 0; i < length; ++i){ File f = arquivos[i]; // é um arquivo? if(f.isFile()){ System.out.println(f.getName()); } else if(f.isDirectory()){ // é um diretório System.out.println("Diretorio: " + f.getName()); } } } } } Ao executar este código Java nós teremos um resultado parecido com: DICA.txt Diretorio: estudos Estudos_C.dev Estudos_C.exe Estudos_C.layout main.c main.o Makefile.win |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)Quantidade de visualizações: 9926 vezes |
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> // função personalizada que permite verificar // se duas strings são iguais ou diferentes sem // considerar maiúsculas e minúsculas int str_equal(const char *str1, const char *str2){ while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){ str1++; str2++; } return((*str1 == 0) && (*str2 == 0)); } int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "Java"; if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1) printf("As palavras sao iguais"); else printf("As palavras sao diferentes"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se ao menos um elemento de um array satisfaz uma condição em JavaScript usando a função some()Quantidade de visualizações: 2230 vezes |
O método some(), adicionado à linguagem JavaScript por meio do ECMAScript 5 (JavaScript 5, ECMAScript 2009, ES5) pode ser usado quando queremos verificar se um ou mais elementos de um vetor satisfaz uma determinada condição. Este método nos permite fornecer uma função de callback que será chamada para cada um dos elementos do vetor. E o retorno do método some() é um valor true se ao menos um dos elementos passar no teste e false em caso contrário. Tão logo o valor true seja satisfeito, a função some() encerra sua execução imediatamente. Veja um exemplo no qual testamos se AO MENOS um elemento do array é maior que 70: <script type="text/javascript"> function testar(valor, indice, vetor){ if(valor > 70){ return true; } } var valores = new Array(21, 50, 30, 71, 12, 3); // vamos verificar se AO MENOS um valor é maior que 70 var res = valores.some(testar); window.alert("Alguns valores passaram no teste: " + res); </script> Aqui o resultado será true, pois o valor 71 passou no teste. É importante observar que, assim que a função de callback retorna true pela primeira vez, o método some() já abandona sua execução. Uma função passada para o método some() pode conter os seguintes argumentos (nessa mesma ordem): a) O valor do item; b) O índice do item (opcional); c) O vetor a partir do qual o método some() está sendo chamado (opcional). Como última observação, o método some() não modifica o array original. |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_PAINT em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 278 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tratar o evento wx.PaintEvent em suas aplicações wxPython. Este evento é disparado todas as vezes que uma janela é redesenhada, ou seja, quando fazemos o redimensionamento da janela ou a maximizamos. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos o evento wx.PaintEvent para exibir a hora atual na janela, usando a função dc.DrawText(). Note o uso da função strftime() para formatar o conteúdo de um objeto datetime. # vamos importar o framework wxPython import wx # mais alguns imports necessários from datetime import datetime import locale # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento OnPaint def OnPaint(self, e): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # vamos obter o contexto de desenho dc = wx.PaintDC(self) texto = "Evento OnPaint gerado às: {0}".format( hoje.strftime("%X")) dc.DrawText(texto, 20, 20) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): self.Bind(wx.EVT_PAINT, self.OnPaint) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour(wx.WHITE) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento OnPaint') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um array de char em C# usando a função ToCharArray()Quantidade de visualizações: 10054 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função ToCharArray() da classe String da linguagem C# para converter todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em um vetor de chars. Em seguida nós usaremos o método Reverse() da classe Array para inverter a ordem dos elementos do vetor. Finalmente nós passamos este vetor para o construtor da classe String para obter a string original novamente, só que desta vez, com a ordem de suas letras invertidas. Veja o código C# completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C#"; Console.WriteLine("Frase original: " + frase); // obtém um array de caracteres a partir da string char[] letras = frase.ToCharArray(); Array.Reverse(letras); // inverte o array // transforma em string novamente string resultado = new String(letras); Console.WriteLine("Frase invertida: " + resultado); Console.WriteLine(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto de C# Frase invertida: #C ed otsoG |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18507 vezes |
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object: package arquivodecodigos; import java.lang.reflect.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos carregar a classe Object try{ Class c = Class.forName("java.lang.Object"); // obtém os nomes dos métodos Method[] metodos = c.getMethods(); // exibe o nome de cada método for(int i = 0; i < metodos.length; i++){ System.out.println(metodos[i].getName()); } } catch(ClassNotFoundException e){ System.out.println(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2065 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 9372 vezes |
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: # cria um hash de estados e capitais capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 'Paraná' => 'Curitiba'} # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do DelphiQuantidade de visualizações: 11560 vezes |
Quando estamos trabalhando com datas, geralmente precisamos saber a quantidade de dias que um determinado ano possui, ou seja, alguns anos possuem 365 dias, outros possuem 366. A unit DateUtils possui uma função chamada DaysInAYear() que serve para este propósito. Ela aceita um inteiro representando o ano desejado e retorna um inteiro representando a quantidade de dias que tal ano possui. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var ano, dias_ano: Integer; begin ano := 2010; // vamos obter a quantidade de dias para o // ano de 2010 dias_ano := DaysInAYear(ano); // exibe o resultado ShowMessage('O ano informado contém ' + IntToStr(dias_ano) + ' dias'); end; Este trecho de código nos informará que o ano de 2010 possui 365 dias. Note que o argumento para a função DaysInAYear() deve estar entre 1 e 9999 (inclusive). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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