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Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Java Swing - Como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de menu de suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 8996 vezes
Neste exemplo mostrarei como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de um menu. Tais itens podem ser usados quando o usuário puder marcar uma ou mais opções, em um grupo relacionado de opções.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E agora o código completo para o exemplo:

 
package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JCheckBoxMenuItem cores[];
  Color valCores[] = {Color.red, Color.white,
    Color.green};  
  String nomeCores[] = {"Vermelho", "Branco",
    "Verde"};
 
  public Estudos(){
    super("Menus");
 
    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);
 
    // Cria um menu
    JMenu formatar = new JMenu("Formatar");
     
    // Cria o menu de cor de fundo
    JMenu item1 = new JMenu("Cor de Fundo");
    
    // Adiciona o segundo JMenu ao primeiro
    formatar.add(item1);
 
    cores = new JCheckBoxMenuItem[valCores.length];
 
    Gerenciador gerenciador = new Gerenciador();
  
    for(int i = 0; i < valCores.length; i++){
      cores[i] = new JCheckBoxMenuItem(nomeCores[i]);
      item1.add(cores[i]);
      cores[i].addItemListener(gerenciador);
    } 
 
    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(formatar);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  private class Gerenciador implements ItemListener{
    public void itemStateChanged(ItemEvent e){
      String marcadas = "As checkbox marcadas são:\n\n";     
  
      for(int i = 0; i < cores.length; i++){
        if(cores[i].isSelected()){
          marcadas += nomeCores[i] + "\n";
        }
      }
 
      JOptionPane.showMessageDialog(null, marcadas); 
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como listar todo o conteúdo de um diretório usando a função listFiles() da classe File do Java

Quantidade de visualizações: 225 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método listFiles() da classe File da linguagem Java para listar todo o conteúdo de um diretório. Note que usei os métodos isFile() e isDirectory(), também da classe File, para indicar se o item que está sendo lido é um arquivo ou diretório.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // nome e caminho do diretório     
    File diretorio = new File("C:\\estudos_c"); 
    // um vetor de arquivos
    File[] arquivos = diretorio.listFiles(); 
   
    // foram encontrados arquivos ou diretórios?
    if(arquivos != null){ 
      // obtemos a quantidade de arquivos
      int length = arquivos.length; 
   
      // e percorremos os arquivos individualmente
      for(int i = 0; i < length; ++i){ 
        File f = arquivos[i]; 
             
        // é um arquivo?
        if(f.isFile()){ 
          System.out.println(f.getName()); 
        } 
        else if(f.isDirectory()){ // é um diretório 
          System.out.println("Diretorio: " + f.getName()); 
        } 
      } 
    }     
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos um resultado parecido com:

DICA.txt
Diretorio: estudos
Estudos_C.dev
Estudos_C.exe
Estudos_C.layout
main.c
main.o
Makefile.win


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)

Quantidade de visualizações: 9926 vezes
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes sem
// considerar maiúsculas e minúsculas
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }

  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "Java";

  if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
    printf("As palavras sao iguais");
  else
    printf("As palavras sao diferentes");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se ao menos um elemento de um array satisfaz uma condição em JavaScript usando a função some()

Quantidade de visualizações: 2230 vezes
O método some(), adicionado à linguagem JavaScript por meio do ECMAScript 5 (JavaScript 5, ECMAScript 2009, ES5) pode ser usado quando queremos verificar se um ou mais elementos de um vetor satisfaz uma determinada condição.

Este método nos permite fornecer uma função de callback que será chamada para cada um dos elementos do vetor. E o retorno do método some() é um valor true se ao menos um dos elementos passar no teste e false em caso contrário. Tão logo o valor true seja satisfeito, a função some() encerra sua execução imediatamente.

Veja um exemplo no qual testamos se AO MENOS um elemento do array é maior que 70:

<script type="text/javascript">
  function testar(valor, indice, vetor){
    if(valor > 70){
      return true;
    }
  }  

  var valores = new Array(21, 50, 30, 71, 12, 3);
  // vamos verificar se AO MENOS um valor é maior que 70
  var res = valores.some(testar);  
  window.alert("Alguns valores passaram no teste: " + res);
</script>

Aqui o resultado será true, pois o valor 71 passou no teste. É importante observar que, assim que a função de callback retorna true pela primeira vez, o método some() já abandona sua execução.

Uma função passada para o método some() pode conter os seguintes argumentos (nessa mesma ordem):

a) O valor do item;
b) O índice do item (opcional);
c) O vetor a partir do qual o método some() está sendo chamado (opcional).

Como última observação, o método some() não modifica o array original.


Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos

Como tratar o evento wx.EVT_PAINT em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python

Quantidade de visualizações: 278 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tratar o evento wx.PaintEvent em suas aplicações wxPython. Este evento é disparado todas as vezes que uma janela é redesenhada, ou seja, quando fazemos o redimensionamento da janela ou a maximizamos.

Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos o evento wx.PaintEvent para exibir a hora atual na janela, usando a função dc.DrawText(). Note o uso da função strftime() para formatar o conteúdo de um objeto datetime.

# vamos importar o framework wxPython 
import wx
# mais alguns imports necessários
from datetime import datetime
import locale

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # Configurações do usuário
    locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # método usado para gerenciar o evento OnPaint
  def OnPaint(self, e):
    # Obtém um datetime da data e hora atual
    hoje = datetime.today()
    
    # vamos obter o contexto de desenho
    dc = wx.PaintDC(self)
    texto = "Evento OnPaint gerado às: {0}".format(
      hoje.strftime("%X"))
    dc.DrawText(texto, 20, 20)

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    self.Bind(wx.EVT_PAINT, self.OnPaint)
    
    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # define a cor de fundo da janela (Windows 10)
    self.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O evento OnPaint')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um array de char em C# usando a função ToCharArray()

Quantidade de visualizações: 10054 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função ToCharArray() da classe String da linguagem C# para converter todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em um vetor de chars. Em seguida nós usaremos o método Reverse() da classe Array para inverter a ordem dos elementos do vetor. Finalmente nós passamos este vetor para o construtor da classe String para obter a string original novamente, só que desta vez, com a ordem de suas letras invertidas.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de C#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // obtém um array de caracteres a partir da string
      char[] letras = frase.ToCharArray();
      Array.Reverse(letras); // inverte o array

      // transforma em string novamente
      string resultado = new String(letras);
      Console.WriteLine("Frase invertida: " + resultado);

      Console.WriteLine();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto de C#
Frase invertida: #C ed otsoG


Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 18507 vezes
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos.

A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java.

A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect.

Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:

package arquivodecodigos;

import java.lang.reflect.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos carregar a classe Object
    try{
      Class c = Class.forName("java.lang.Object");
 
      // obtém os nomes dos métodos
      Method[] metodos = c.getMethods(); 
 
      // exibe o nome de cada método
      for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
        System.out.println(metodos[i].getName()); 
      }
    }
    catch(ClassNotFoundException e){
      System.out.println(e.getMessage()); 
    }
 
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

wait
wait
wait
equals
toString
hashCode
getClass
notify
notifyAll

Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API:

1) Determinar a classe de um objeto;
2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe;
3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface;
4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução;
5) Obter e definir o valor do campo de um objeto;
6) Invocar um método em um objeto;
7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução.

A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField)

Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFX

Quantidade de visualizações: 2065 vezes
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX:

java.lang.Object
 javafx.scene.Node
  javafx.scene.Parent
   javafx.scene.layout.Region
    javafx.scene.control.Control
     javafx.scene.control.TextInputControl
      javafx.scene.control.TextField

A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField.

Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox:

package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um rótulo, um botão e uma
    // caixa de texto
    Label label = new Label("Seu nome:");
    // vamos deixar o texto do Label em negrito
    label.setStyle("-fx-font-weight: bold;");
    // vamos aumentar o tamanho da fonte
    label.setStyle("-fx-font-size: 150%;");
    TextField nomeTxt = new TextField();
    Button btn = new Button("Enviar");
    
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os componentes nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(label);
    hBox.getChildren().add(nomeTxt);
    hBox.getChildren().add(btn);
       
    // vamos definir o espaço interno do HBox
    hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10));
    
    // vamos definir o espaço entre os 
    // componentes do HBox
    hBox.setSpacing(10);
      
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado:




Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas)

Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 9372 vezes
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante.

Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo.

Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash.

Veja como criamos um hash usando notação literal:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = {'Goiás' => 'Goiânia',  'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 
  'Paraná' => 'Curitiba'}
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']

Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = Hash.new

capitais['Goiás'] = 'Goiânia'
capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá'
capitais['Paraná'] = 'Curitiba'
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do Delphi

Quantidade de visualizações: 11560 vezes
Quando estamos trabalhando com datas, geralmente precisamos saber a quantidade de dias que um determinado ano possui, ou seja, alguns anos possuem 365 dias, outros possuem 366. A unit DateUtils possui uma função chamada DaysInAYear() que serve para este propósito. Ela aceita um inteiro representando o ano desejado e retorna um inteiro representando a quantidade de dias que tal ano possui. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  ano, dias_ano: Integer;
begin
  ano := 2010;

  // vamos obter a quantidade de dias para o
  // ano de 2010
  dias_ano := DaysInAYear(ano);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O ano informado contém ' + IntToStr(dias_ano) +
    ' dias');
end;

Este trecho de código nos informará que o ano de 2010 possui 365 dias. Note que o argumento para a função DaysInAYear() deve estar entre 1 e 9999 (inclusive).

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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