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LISP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em LISP e AutoLISP (AutoCAD) usando a função cos() - Calculadora de cosseno em LISP

Quantidade de visualizações: 872 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da Common Lisp e da AutoLISP (a implementação LISP do AutoCAD). Esta função recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

(format t "Cosseno de 0 = ~F~%" (cos 0))
(format t "Cosseno de 1 = ~F~%" (cos 1))
(format t "Cosseno de 2 = ~F" (cos 2))

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023
Cosseno de 2 = -0.41614684

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object

Como obter o texto digitado em uma caixa de texto em React usando useState()

Quantidade de visualizações: 754 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o texto digitado em um elemento HTML <input type="text"> ao clicarmos em um botão. Para isso nós faremos uso do gerencimento de estado proporcionado pelo objeto useState do React.

Note que teremos dois estados: nome e nomeAtualizado, que estarão conectados às funções setNome() e setNomeAtualizado(). No momento que o texto é digitado na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado para corresponder ao contéudo exato do elemento HTML <input type="text">.

Somente quando o botão é clicado é que transferimos o valor do estado nome para o estado nomeAtualizado, por meio de uma chamada à função setNomeAtualizado.

Veja o código completo para o App.js:

// vamos importar o useState
import {useState} from 'react';

// função App() que será exportada
export default function App() {
  // vamos criar dois states e suas funções
  // correspondentes
  const [nome, setNome] = useState('');
  const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(nome);

  // aqui nós gerenciamos o evento onChange da caixa
  // de texto
  const tratarEventoChange = (event) => {
    // e chamamos a função que atualiza o estado nome
    setNome(event.target.value);
  };

  // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão
  const tratarEventoClick = () => {
    // aqui nós transferimos o valor do estado
    // nome para o estado nomeAtualizado
    setNomeAtualizado(nome);
  };

  // e retornamos para renderização
  return (
    <div>
      <input type="text"
        id="nome" name="nome"
        onChange={tratarEventoChange}
        value={nome}/>

      <h2>Nome Informado: {nome}</h2>

      <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2>

      <button onClick={tratarEventoClick}>
	 Atualizar Estado</button>
    </div>
  );
}

E aqui está o código para o index.js:

// vamos fazer os imports necessários
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom/client';
import './index.css';
import App from './App';

// definimos a raiz da aplicação React
const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root'));

// e renderizamos a aplicação no navegador
root.render(
  <React.StrictMode>
    <App />
  </React.StrictMode>
);

Execute o exemplo e você verá uma caixa de texto <input type="text">, um botão <button> e dois elementos <h2>. Quando digitamos na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado. Ao clicarmos no botão, o estado nome é transferido para o estado nomeAtualizado, tudo isso é refletido de imediato na página.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando Delphi

Quantidade de visualizações: 18675 vezes
Em algumas situações nós precisamos carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la em nosso formulário. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Vamos começar lendo a imagem JPG a partir do diretório da aplicação:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça

  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;
  // vamos criar o JPG
  jpg := TJPEGImage.Create;

  try
    // vamos carregar a imagem JPG
    jpg.LoadFromFile('foto.jpg');
    // vamos convertê-la para Bitmap
    bmp.Assign(jpg);
    // vamos desenhar o bitmap no formulário
    // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir
    // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário
    Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp);
  finally
    Jpg.Free;
    Bmp.Free;
  end;
end;

Veja que a técnica consiste em carregar a imagem JPG e convertê-la em Bitmap usando o método Assign() da classe TBitmap. Em seguida só precisamos usar o método Draw() do Canvas do formulário para desenhar a imagem já convertida.

Caso você precise carregar a imagem JPG em tempo de execução, basta colocar um TOpenPictureDialog no formulário e alterar o código do evento Click do botão para:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça

  if OpenPictureDialog1.Execute then
    begin
      // vamos criar o bitmap
      bmp := TBitmap.Create;
      // vamos criar o JPG
      jpg := TJPEGImage.Create;

      try
        // vamos carregar a imagem JPG
        jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
        // vamos convertê-la para Bitmap
        bmp.Assign(jpg);
        // vamos desenhar o bitmap no formulário
        // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir
        // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário
        Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp);
      finally
        Jpg.Free;
        Bmp.Free;
      end;
    end;
end;


Vamos complicar um pouco mais? Que tal uma função que carrega a imagem JPG, faz a conversão para Bitmap e retorna o Bitmap para o chamador? Veja:

function jpg2bitmap(const imagem: String): TBitmap;
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;
  // vamos criar o JPG
  jpg := TJPEGImage.Create;

  try
    // vamos carregar a imagem JPG
    jpg.LoadFromFile(imagem);
    // vamos convertê-la para Bitmap
    bmp.Assign(jpg);
  except
    bmp := nil;
  end;

  // vamos retornar o bitmap resultante
  Jpg.Free;
  Result := bmp;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos obter o Bitmap a partir da função personalizada
  bmp := jpg2bitmap('foto2.jpg');

  // a imagem Bitmap foi obtida com sucesso?
  if bmp <> nil then
    begin
      // vamos desenhar o bitmap no formulário
      // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir
      // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário
      Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp);
      bmp.Free;
    end
  else
    ShowMessage('Não foi possível obter o Bitmap');
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informado

Quantidade de visualizações: 620 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar vetores ou matrizes (arrays).

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o 1º valor: 5
Informe o 2º valor: 1
Informe o 3º valor: 20
Informe o 4º valor: 6
Informe o 5º valor: 3
Informe o 6º valor: 4
Informe o 7º valor: 7
Informe o 8º valor: 12
Informe o 9º valor: 9
Informe o 10º valor: 8

O maior valor lido foi: 20
O menor valor lido foi: 1
Resposta/Solução:

Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem VB.NET:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim valor As Integer ' guarda o valor lido
    Dim maior, menor As Integer ' variáveis que guardarão
    ' o maior e o menor valor lido

    ' vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
    For i As Integer = 1 To 10 Step 1
      Console.Write("Informe o " & i & "º valor: ")
      valor = Integer.Parse(Console.ReadLine())

      ' esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o
      ' maior e menor valor lido são o primeiro valor informado
      If i = 1 Then
        maior = valor
        menor = valor
      Else ' não é a primeira iteração
        ' vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior
        If valor > maior Then
          maior = valor
        End If
        ' vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor
        If valor < menor Then
          menor = valor
        End If
      End If
    Next

    ' vamos exibir o maior e o menor valor lido
    Console.WriteLine(vbCrLf & "O maior valor lido foi: " & maior)
    Console.WriteLine("O menor valor lido foi: " & menor)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module



PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP

Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completo

Quantidade de visualizações: 7797 vezes
Sobre este projeto PHP e MySQL

Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado.

Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica:



O que vou aprender neste código fonte?

Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP.

Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo.

Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection.

Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como excluir todos os itens de uma ListBox do Delphi - Como remover todos os itens da ListBox usando a função Clear

Quantidade de visualizações: 14717 vezes
Em algumas situações nós precisamos excluir todos os itens de uma ListBox. Para tais situações podemos usar o método Clear da classe ListBox. Veja:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir todos os itens da ListBox
  ListBox1.Clear;
  

  // poderíamos também usar
  // ListBox1.Items.Clear;
end;

Note que podemos também chamar o método Clear diretamente no objeto Items da ListBox, embora a chamada na ao método Clear da lista seja mais comum.

É possível também excluir os itens de uma ListBox individualmente chamando a função Delete() no objeto Items. Neste caso nós usamos um laço e percorremos todos os elementos da lista e os excluímos um a um. É importante, para estes casos, lembrarmos de percorrer os itens do último para o primeiro. Caso esta regra não seja obedecida, poderá haver erros de acesso durante a exclusão. Veja o código:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
begin
  // vamos percorrer todos os itens da ListBox do último
  // para o primeiro
  for i := ListBox1.Items.Count - 1 downto 0 do
    begin
      // vamos excluir o item no índice correspondente
      ListBox1.Items.Delete(i);
    end;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C++ - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 702 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  cout << "Informe um caractere: ";
    
  // vamos ler o caractere informado
  cin >> caractere;
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  cout << "Você informou o caractere: " << caractere << endl;
  cout << "O código ASCII correspondente é: " << codigo << endl;
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em Dart

Quantidade de visualizações: 1869 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

void main(){
  // vamos construir os quatro pontos
  Ponto A = new Ponto(5, 7);
  Ponto B = new Ponto(9, -4);
  Ponto C = new Ponto(-8, 2);
  Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
  // vamos obter a representação do segmento AB    
  double a1 = B.y - A.y;
  double b1 = A.x - B.x;
  double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
  // vamos obter a representação do segmento CD
  double a2 = D.y - C.y;
  double b2 = C.x - D.x;
  double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
  // obtém o determinante
  double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
  // as duas retas são paralelas?
  if(determinante == 0){
    print("\nAs duas retas são paralelas.\n");
  }
  else{
    // e construímos o ponto de intersecção
    double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
    double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
    Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
    print("O ponto de interseção é: " + 
      "x = ${x.toStringAsFixed(2)}; y = ${y.toStringAsFixed(2)}");
  }
}


Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos

Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHP

Quantidade de visualizações: 10825 vezes
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor.

O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver.

Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário:

<html>
<head>
<title>Upload de arquivos usando PHP</title>
</head>
<body>

<form action="testes.php" method="post" 
  enctype="multipart/form-data">
Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br>
<input type="submit" name="submit" value="Enviar">
</form>

</body>
</html>

Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php:

<?php
  // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório
  // deverá ter permissão de escrita
  $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/";
  
  // vamos verificar o código do erro
  if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){
    // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a
    // função move_uploaded_file() para copiá-lo para 
    // seu local definitivo
    move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], 
      $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]);
    echo "Upload feito com sucesso";
  }
  else
    echo "Ocorreu um erro no upload";
?>

Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso.

A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar diretórios em Java usando o método mkdir() da classe File

Quantidade de visualizações: 240 vezes
Em algumas ocasiões nossos programas precisam criar diretórios. Na linguagem Java isso pode ser feito com o auxílio do método mkdir() da classe File, do pacote java.io.

Este método não recebe nenhum parâmetro e atua em cima de uma instância da classe File. Além disso, ele retorna um boolean indicando o sucesso ou não da operação.

Veja o código completo para um exemplo:

package arquivodecodigos;

// precisamos importar o pacote java.io
import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // nome e caminho do diretório que será criado
    File diretorio = new File("c:\\estudos_java\\imagens");
         
    // o diretório foi criado com sucesso?
    if(diretorio.mkdir()){
      System.out.println("Diretório criado com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possível criar o diretório");
    }
  }
}

Se o diretório puder ser criado, você verá uma mensagem:

Diretório criado com sucesso

Observe que este método pode disparar uma exceção do tipo SecurityException se você não tiver permissão para criar diretórios nos locais especificados.

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