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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Python para iniciantes - Como usar o tipo de dados list da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 7867 vezes
O tipo de dados list é um dos quatro tipos de dados já incluídos no Python (sem a necessidade de importar outros módulos), a saber, tuple, set e dict (dictionary), cada um com qualidades e uso diferentes.

Uma list é uma sequência mutável e ordenada de itens. Os itens de uma list são objetos arbitrários e podem ser de diferentes tipos. Para especificar uma list, podemos usar uma série de expressões (os itens da lista) separadas por vírgulas e entre colchetes ([]). Opcionalmente podemos inserir uma vírgula redundante depois do último item. Para denotar uma lista vazia, use um par de colchetes. Veja alguns exemplos:

# uma list com nomes de pessoas
nomes = ['Carlos', 'Fabiana', 'Jorge']
print(nomes[0])
 
# uma list com valores inteiros
valores = [3, 7, 34, 0, 2]
print((valores[1] + valores[4]))
 
# uma lista vazia
lista = []
print(len(lista))

É possível também construir uma lista usando a palavra-chave list. Veja:

# função principal do programa
def main():
  # uma list com nomes de pessoas
  nomes = list(['Carlos', 'Fabiana', 'Jorge'])
  print("O nome escolhido é", nomes[0])
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este último exemplo nós teremos o seguinte resultado:

O nome escolhido é Carlos


Python ::: Dicas & Truques ::: Unidades de Medida

Como converter pés em metros em Python - Conversão de medidas em Python - Pés para metros

Quantidade de visualizações: 346 vezes
A conversão de uma medida em pés para milímetros, centímetros, metros ou quilômetros é uma tarefa que estamos constantemente realizando. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito na linguagem Python.

O que é um pé ou pés?

O pé (foot) ou pés (feet) é uma unidade de medida do sistema imperial de medidas, usado até hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países que ainda não adotaram o sistema métrico. Um pé equivale a 12 polegadas (inches). Uma polegada, por sua vez, equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros.

Qual a fórmula para a conversão de pés para metros?

Antes de passarmos para o código Python, veja a fórmula para a conversão de pés (feet) em metros (meters):

\[Metros = Pés \times 0.3048\]

Como podemos ver na fórmula, para obtermos a medida em metros nós só precisamos multiplicar a medida em pés por 0.3048.

Veja agora o código Python que pede para o usuário informar a medida em pés e retorna o equivalente em metros:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar a medida em pés
  pes = float(input("Informe a medida em pés: "))

  # agora vamos converter a medida em pé para metros
  metros = 0.3048 * pes

  # e mostramos o resultado
  print("A medida em metros é: {0}m".format(metros))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a medida em pés: 50
A medida em metros é: 15.24m


PHP ::: Boletos Bancários, Arquivos de Remessa e Retornos do Banco ::: Caixa Econômica Federal - Banco 104

Boleto Bancário PHP - Como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número (Módulo 11) - Boleto Caixa Econômica

Quantidade de visualizações: 2913 vezes
Nesta dica mostrarei, passo-a-passo, como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número para o boleto e arquivos de remessa da Caixa Econômica Federal (Banco 104).

O Nosso Número é o número de identificação do título no Banco. Este número deve ser único nos seus sistemas, pois, sua combinação com o código do cedente o torno único também no sistema bancário. Além disso, é o Nosso Número que permite ao Banco e a empresa identificar os dados da
cobrança que deram origem ao bloqueto.

Na Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro), o Nosso Número é composto de 17 posições, sendo as 02 posições iniciais para identificar a Carteira e as 15 posições restantes são para livre utilização pelo Cedente.
Seu formato é XYNNNNNNNNNNNNNNN-D, onde:
a) X = Modalidade/Carteira de Cobrança (1-Registrada/2-Sem Registro);
b) Y = Emissão do bloqueto (4-Cedente);
c) NNNNNNNNNNNNNNN = Nosso Número (15 posições livres do Cedente);
d) D = Dígito Verificador do Nosso Número calculado através do Modulo 11, conforme código que mostrarei a seguir. Nos boletos e arquivos de remessa da Caixa, o Dígito Verificador do Nosso Número admite 0 (zero), diferentemente do DV Geral do Código de Barras (que também mostro como calcular em dicas dessa seção).

O cálculo que mostrarei a seguir é baseado no Módulo 11 e está de acordo com as instruções do Manual de Leiaute de Arquivo Eletrônico Padrão CNAB 240 - Cobrança Bancária Caixa - SIGCB - Versão 67.118 v024 micro e Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro). Tenha certeza de verificar sua versão do manual antes de usar o código apresentado.

Dito isso, veja o código PHP completo para uma função que recebe o Nosso Número e retorna seu dígito verificador:

<?php
  // função que recebe o nosso número
  // e retorna o seu dígito verificador
  function dvNossoNumero($nossoNumero){
    // o nosso número possui mais que 17 dígitos?
    if(strlen($nossoNumero) > 17){
      die("O Nosso Número não pode ter mais que 17 dígitos.");	
    }
	
    // agora vamos definir os índices de multiplicação
    $indices = "29876543298765432";
    // e aqui a soma da multiplicação coluna por coluna
    $soma = 0;
     
    // fazemos a multiplicação coluna por coluna agora
    for($i = 0; $i < strlen($nossoNumero); $i++){
      $soma = $soma + ((int)($nossoNumero[$i])) * 
        ((int)($indices[$i])); 
    }
    
    // obtemos o resto da divisão da soma por onze
    $resto = $soma % 11;
     
    // subtraímos onze pelo resto da divisão
    $digito = 11 - $resto;  	
	 
    // atenção: Se o resultado da subtração for
    // maior que 9 (nove), o dígito será 0 (zero)
    if($digito > 9){
      $digito = 0;    
    }
     
    return $digito;
  }
  
  // vamos calcular o Dígito Verificador do 
  // Nosso Número
  $carteira = "1"; //  
  $emissao = "4"; // cedente
  $nossoNumero = "19";
  // preenche com zeros até completar 15 posições
  $nossoNumero = sprintf("%015d", $nossoNumero);
  $nossoNumeroCompleto = $carteira . $emissao . $nossoNumero;
  $digito = dvNossoNumero($nossoNumeroCompleto);
  echo "O dígito verificador para o nosso número " . 
    $nossoNumeroCompleto . " é: " . $digito;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O dígito verificador para o nosso número 14000000000028288 é: 5


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

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Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 11803 vezes
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html:

<?php
  // renomeia o diretório "recentes" para "atuais"
  $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes";
  $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais";
  
  if(rename($diretorio_antigo, $diretorio_novo)){
    echo "Diretório renomeado com sucesso.";
  }
  else{
    echo "Não foi possível renomear o diretório.";
  }
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso.

Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Warning: rename(imagens,imagens_novas)
[function.rename]: Permission denied in
/site/public_html/testes.php on line 9
Não foi possível renomear o diretório.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Ler dois números inteiros e informar se os dois possuem o mesmo dígito no final em Java

Quantidade de visualizações: 780 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros e informe se os dois números informados possuem o último dígito igual, ou seja, terminam com o mesmo dígito.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o primeiro número: 28
Informe o segundo número: 4318
Os dois números possuem o último dígito igual.

Informe o primeiro número: 39
Informe o segundo número: 93
Os dois números não possuem o último dígito igual.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar dois inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos testar se os dois números terminam com
    // o mesmo último dígito
    if(Math.abs(n1 % 10) == Math.abs(n2 % 10)){
      System.out.println("Os dois números possuem o último dígito igual.");
    }
    else{
      System.out.println("Os dois números não possuem o último dígito igual.");
    }
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C - Como converter minutos em segundos usando C

Quantidade de visualizações: 639 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe os minutos: 15
A quantidade de segundos é: 900
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função usada para converter minutos
// em segundos
int converter(int minutos);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int minutos, segundos;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar os minutos
  printf("Informe os minutos: ");
  scanf("%d", &minutos);
  
  // agora vamos chamar a função converter() para converter
  // os minutos em segundos
  segundos = converter(minutos);
  
  // e mostramos o resultado
  printf("A quantidade de segundos é: %d", segundos);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função usada para converter minutos em segundos
int converter(int minutos){
  int segundos = minutos * 60;
  return segundos;
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos

Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHP

Quantidade de visualizações: 10825 vezes
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor.

O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver.

Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário:

<html>
<head>
<title>Upload de arquivos usando PHP</title>
</head>
<body>

<form action="testes.php" method="post" 
  enctype="multipart/form-data">
Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br>
<input type="submit" name="submit" value="Enviar">
</form>

</body>
</html>

Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php:

<?php
  // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório
  // deverá ter permissão de escrita
  $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/";
  
  // vamos verificar o código do erro
  if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){
    // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a
    // função move_uploaded_file() para copiá-lo para 
    // seu local definitivo
    move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], 
      $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]);
    echo "Upload feito com sucesso";
  }
  else
    echo "Ocorreu um erro no upload";
?>

Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso.

A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo.


PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como criar uma base de dados no PostgreSQL usando o comando DDL CREATE DATABASE

Quantidade de visualizações: 4877 vezes
Quando queremos criar uma nova base de dados no PostgreSQL, é comum usarmos o pgAdmin ou a ferramenta de linha de comando createdb. No entanto, há situações nas quais precisamos criar uma nova base de dados usando instruções SQL. Para isso podemos usar o comando DDL CREATE DATABASE. Veja sua sintáxe para o PostgreSQL:

CREATE DATABASE name
    [ [ WITH ] [ OWNER [=] user_name ]
           [ TEMPLATE [=] template ]
           [ ENCODING [=] encoding ]
           [ LC_COLLATE [=] lc_collate ]
           [ LC_CTYPE [=] lc_ctype ]
           [ TABLESPACE [=] tablespace_name ]
           [ CONNECTION LIMIT [=] connlimit ] ]
Note que o único parâmetro exigido é o nome da base de dados. Todos os demais parâmetros são opcionais. Assim, se quisermos criar uma base de dados chamada "estudos", só precisamos disparar o seguinte comando:

CREATE DATABASE estudos;

Este comando pode ser disparado via linha de comando SQL Shell (psql), na janela de Query do pgAdmin ou a partir de uma linguagem de programação. Se uma mensagem parecida com:

Query returned successfully with no result in 7674 ms.

for exibida, é sinal de que a base de dados foi criada com sucesso.

Quando tentamos criar uma base de dados com um nome já existente, o PostgreSQL abortará a operação e exibirá a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  banco de dados "estudos" já existe

********** Error **********

ERRO: banco de dados "estudos" já existe
SQL state: 42P04
É importante observar que, quando informamos apenas o nome da base de dados para o comando CREATE DATABASE, as demais opções serão herdadas a partir do template padrão (template1) e das configurações padrões do servidor para a máquina na qual foi instalado. Assim, se verificarmos, no pgAdmin, a base de dados que criamos, encontraremos as seguintes configurações:

OWNER = postgres

ENCODING = 'UTF8'
TABLESPACE = pg_default
LC_COLLATE = 'Portuguese_Brazil.1252'
LC_CTYPE = 'Portuguese_Brazil.1252'
CONNECTION LIMIT = -1;

Em outras dicas desta seção você verá como personalizar cada um destes parâmetros no comando CREATE DATABASE.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 10684 vezes
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Python.

Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Python, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço).

Comece analisando a imagem abaixo:



Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).

Veja a fórmula:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\]

Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\]

Que resulta em 6,32 (aproximadamente).

E agora veja o código Python completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:

import math

# função que permite calcular a distância
# entre dois pontos no plano (R2)
def distancia2d(x1, y1, x2, y2):
  a = x2 - x1
  b = y2 - y1
  c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2))
  return c

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os dados do primeiro ponto
  x1 = float(input("Informe o x do primeiro ponto: "))
  y1 = float(input("Informe o y do primeiro ponto: "))
    
  # vamos ler os dados do segundo ponto
  x2 = float(input("Informe o x do segundo ponto: "))
  y2 = float(input("Informe o y do segundo ponto: "))
    
  # vamos obter a distância entre eles
  distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2)
  print("Distância entre os dois pontos: %0.2f" % distancia);
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o x do primeiro ponto: 3
Informe o y do primeiro ponto: 6
Informe o x do segundo ponto: 9
Informe o y do segundo ponto: 4
Distância entre os dois pontos: 6.32

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