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Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Java Vetores e Matrizes - Como inicializar os elementos de um vetor usando o laço for da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9999 vezes |
Neste exemplo veremos como inicializar um vetor (array) de ints usando o laço for. Note que os elementos do array serão inicializados com os valores de 1 a 10. Veja o código completo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos int[] a = new int[10]; // inicializa os elementos do vetor for(int i = 0; i < a.length; i++){ a[i] = (i + 1); } // exibe os valores dos elementos do vetor for(int i = 0; i < a.length; i++){ System.out.print(a[i] + ", "); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar os elementos de vetor C++ usando a Ordenação da Bolha (Bubble Sort) - RevisadoQuantidade de visualizações: 15663 vezes |
O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos. O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenando os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição do vetor (array), tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo: #include <iostream> using namespace std; void bubble_sort(int matriz[], int tam){ int temp, i, j; for(i = 0; i < tam; i++){ for(j = 0; j < tam; j++){ if(matriz[i] < matriz[j]){ temp = matriz[i]; matriz[i] = matriz[j]; matriz[j] = temp; } } } } int main(int argc, char *argv[]) { int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int const quant_elem = 9; // imprime a matriz sem a ordenação for(int i = 0; i < quant_elem; i++){ cout << valores[i] << " "; } // vamos ordenar a matriz bubble_sort(valores, quant_elem); // imprime a matriz ordenada cout << endl; for(int i = 0; i < 9; i++){ cout << valores[i] << " "; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 0 1 2 3 4 6 8 9 11 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é maior, menor ou igual a outra em C# usando o método Compare()Quantidade de visualizações: 309 vezes |
Em algumas situações nós precisamos fazer a comparação de duas palavras, frase ou texto e verificar se as duas strings são iguais ou se uma é maior ou menor que a outra. Para isso nós podemos usar a função Compare() da classe String da linguagem C#. Este método retorna maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda, menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda e 0 se as duas strings forem iguais. Veja um código C# completo demonstrando o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string palavra1 = "aacd"; string palavra2 = "abcd"; if (String.Compare(palavra1, palavra2) > 0) { Console.WriteLine("Palavra1 é maior que palavra2"); } else if (String.Compare(palavra1, palavra2) < 0) { Console.WriteLine("Palavra1 é menor que palavra2"); } else { Console.WriteLine("Palavra1 é igual a palavra2"); } Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Palavra1 é menor que palavra2 |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter uma lista das funções de data e hora suportadas pelo MySQL usando o método getTimeDateFunctions() da interface DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 5539 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de, via código, obter uma lista das funções de data e hora suportadas pelo MySQL. Para isso podemos usar o método getTimeDateFunctions() da interface DatabaseMetaData. É importante observar que, no Sun Microsystem's JDBC Driver for MySQL, a interface DatabaseMetaData é implementada por uma classe do mesmo nome, no pacote com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. E esta classe implementa o método getTimeDateFunctions() de forma a retornar a lista de funções de data e hora separadas por vírgulas. Veja um trecho de código Java no qual listamos todas as funções de data e hora suportados no MySQL 5.0: package estudosbancodados; import java.sql.Connection; import java.sql.DatabaseMetaData; import java.sql.DriverManager; import java.sql.SQLException; public class EstudosBancoDados{ public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter a lista de funções de data e hora disponíveis // nesta versão do MySQL String funcoesDataHora = dbmd.getTimeDateFunctions(); // como a lista de funções está separada por vírgulas, vamos obter // uma matriz de strings String funcoes[] = funcoesDataHora.split(","); // vamos mostrar o resultado for(int i = 0; i < funcoes.length; i++){ System.out.println(funcoes[i]); } } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: DAYOFWEEK WEEKDAY DAYOFMONTH DAYOFYEAR MONTH DAYNAME MONTHNAME QUARTER WEEK YEAR HOUR MINUTE SECOND PERIOD_ADD PERIOD_DIFF TO_DAYS FROM_DAYS DATE_FORMAT TIME_FORMAT CURDATE CURRENT_DATE CURTIME CURRENT_TIME NOW SYSDATE CURRENT_TIMESTAMP UNIX_TIMESTAMP FROM_UNIXTIME SEC_TO_TIME TIME_TO_SEC |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila PHP para iniciantes - Como testar múltiplas condições usando a construção if...elseif...else da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 9873 vezes |
A construção if...else (se...do contrário) pode ser extendida com o uso de elseif para testar múltiplas condições. Desta forma, você pode ter quantos blocos elseif (ou então se) você desejar. Veja o trecho de código a seguir:<?php $valor = 20; if($valor == 15){ echo "O valor é igual à 15"; } elseif($valor > 15){ echo "O valor é maior que 15"; } else{ echo "O valor é menor que 15"; } ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor é maior que 15 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C - Como converter minutos em segundos usando CQuantidade de visualizações: 639 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe os minutos: 15 A quantidade de segundos é: 900 Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função usada para converter minutos // em segundos int converter(int minutos); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int minutos, segundos; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar os minutos printf("Informe os minutos: "); scanf("%d", &minutos); // agora vamos chamar a função converter() para converter // os minutos em segundos segundos = converter(minutos); // e mostramos o resultado printf("A quantidade de segundos é: %d", segundos); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função usada para converter minutos em segundos int converter(int minutos){ int segundos = minutos * 60; return segundos; } |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como criar módulos de código reutilizável em PythonQuantidade de visualizações: 8711 vezes |
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples. 1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo: """ Sou um módulo Python. A única funcionalidade que ofereço é uma função que soma dois números """ def somar(num1, num2): return (num1 + num2) 2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é: """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar """ import funcoes def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() 3) Execute o programa e veja o resultado. Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH. Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual: """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar() """ # importa o módulo sys import sys # acrescenta o diretório lib na variável # de ambiente PYTHONPATH sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib') # pode importar funcoes no diretório lib import funcoes # pode chamar o método somar agora def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar a quantidade de elementos em um vector do C++ usando a função size()Quantidade de visualizações: 7307 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, a quantidade de elementos contidos em um container vector da STL (Standard Template Library). Isso pode ser feito por meio da função-membro size(). Veja sua assinatura:size_type size() const; Aqui size_type é um tipo integral sem sinal. Veja um exemplo no qual obtemos a quantidade de elementos atualmente no vector: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter a quantidade de elementos no vector int quant = valores.size(); // exibe o resultado cout << "O vector contém " << quant << " elementos." << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O vector contém 3 elementos. Note que o número de elementos em um vector é diferente de sua capacidade. Um vector pode ter uma capacidade de 10 elementos mas conter apenas 3 elementos no momento. A capacidade de um vector é aumentado automaticamente à medida que novos elementos são adicionados. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 10483 vezes |
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído. Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância. Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Efetua uma chamada ao método obter_nome puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é: Osmar J. Silva |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1412 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Delphi que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject); var x1, y1, x2, y2, m: Double; begin // x e y do primeiro ponto x1 := 3; y1 := 6; // x e y do segundo ponto x2 := 9; y2 := 10; // agora vamos calcular o coeficiente angular m := (y2 - y1) / (x2 - x1); // e mostramos o resultado Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' + FloatToStr(m)); end; Ao executar este código em linguagem Delphi nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,666666666666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject); var x1, y1, x2, y2, tangente: Double; cateto_oposto, cateto_adjascente, tetha: Double; begin // incluir a unit Math // x e y do primeiro ponto x1 := 3; y1 := 6; // x e y do segundo ponto x2 := 9; y2 := 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto := y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente := x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha := ArcTan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente := Tan(tetha); // e mostramos o resultado Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' + FloatToStr(tangente)); end; Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
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