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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows) |
Como verificar se uma chave já existe no registro do Windows usando a função KeyExists() da classe TRegistry do DelphiQuantidade de visualizações: 17195 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de verificar se uma determinada chave já existe no registro do Windows, talvez antes de criá-la, excluí-la ou tentar ler algum de seus valores. O método KeyExists() da classe TRegistry pode ser usado para esta finalidade. Este método recebe uma string representando a chave a ser pesquisada e retorna um valor Boolean indicando a existência da chave. Veja o trecho de código abaixo: procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject); var reg: TRegistry; begin // uses Registry // vamos criar uma instância da classe TRegistry reg := TRegistry.Create; // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas // vamos reafirmar isso reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER; // vamos verificar a existência de uma chave a partir da chave raiz if reg.KeyExists('Arquivo de Códigos') then begin ShowMessage('A chave pesquisada existe.'); end else begin ShowMessage('A chave pesquisada não existe.'); end; // vamos liberar o registro reg.Free; end; Aqui nós estamos verificando a existência da chave "Arquivo de Códigos" a partir da chave raiz HKEY_CURRENT_USER. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1705 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como classificar um array em ordem crescente usando o método sort() da classe Arrays do JavaQuantidade de visualizações: 26900 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe Arrays da linguagens Java para ordenar um vetor de inteiros em ordem crescente. A assinatura do método sort() que usaremos é aquela que recebe apenas um argumento, ou seja, o array a ser ordenado. Note que a implementação de ordenação usada pelo método sort() é a ordenação quicksort, considerada uma das mais rápidas nos dias atuais. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros int[] valores = new int[5]; // inicializa os elementos do array valores[0] = 23; valores[1] = 65; valores[2] = 2; valores[3] = 87; valores[4] = 34; // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("Elementos na ordem original:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } // ordena os valores em ordem crescente Arrays.sort(valores); // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("\n\nElementos classificados em ordem crescente:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } System.out.println("\n\n"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elementos na ordem original: 23 65 2 87 34 Elementos classificados em ordem crescente: 2 23 34 65 87 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data e hora usando o método add() da classe Calendar do JavaQuantidade de visualizações: 13774 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método add() da classe Calendar da linguagem Java para adicionar ou subtrair dias de uma data. Veja que este método requer o campo de calendário e um número inteiro. Para o nosso propósito, o campo de calendário pode ser DAY_OF_MONTH ou DATE. Um valor positivo adiciona dias enquanto um valor negativo subtrai. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // formata e exibe a data e hora atual Format formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Hoje é: " + formato.format(agora.getTime())); // vamos adicionar 5 dias a esta data agora.add(Calendar.DAY_OF_MONTH, 5); // o mesmo resultado pode ser obtido com // agora.add(Calendar.DATE, 5); // formata e exibe o resultado formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Daqui a 5 dias será: " + formato.format(agora.getTime())); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 19/03/2021 - 22:13:54 Daqui a 5 dias será: 24/03/2021 - 22:13:54 |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como usar a classe genérica List<T> do C# em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 15755 vezes |
A classe genérica List<T> da linguagem C# representa uma lista fortemente tipada de objetos que podem ser acessados por índices. Esta classe fornece métodos para pesquisar, ordenar e manipular seus elementos. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:System.Object System.Collections.Generic.List<T> System.ServiceModel.Install.Configuration. ServiceModelConfigurationSectionCollection System.ServiceModel.Install.Configuration. ServiceModelConfigurationSectionGroupCollection System.Workflow.ComponentModel.ActivityCollection System.Workflow.Activities.WorkflowRoleCollection System.Workflow.Activities.OperationParameterInfoCollection System.Workflow.ComponentModel.Design. ActivityDesignerGlyphCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ExtractCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.TrackingAnnotationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.TrackingConditionCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ActivityTrackingLocationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.UserTrackingLocationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ActivityTrackPointCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.UserTrackPointCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.WorkflowTrackPointCollection Esta classe implementa também as interfaces IList<T>, ICollection<T>, IEnumerable<T>, IList, ICollection e IEnumerable. A classe List<T> é a equivalente genérica da classe ArrayList. Ela implementa a interface genérica IList<T> usando um array (matriz) cujo tamanho é dinamicamente aumentado de acordo com a necessidade. Esta classe usa tanto um comparador de igualdade quanto um de ordenação. Os métodos tais como Contains(), IndexOf(), LastIndexOf() e Remove() usam um comparador de igualdade para os elementos da lista. O comparador de igualdade padrão para o tipo T é definido segundo as seguintes regras: Se o tipo T implementar a interface genérica IEquatable<T>, então o comparador de igualdade é o método Equals(T) dessa interface. Caso contrário, o comparador de igualdade padrão é Object.Equals(Object). Os métodos tais como BinarySearch() e Sort() usam um comparador de ordenação para os elementos da lista. O comparador padrão para o tipo T é definido da seguinte forma: Se o tipo T implementar a interface genérica IComparable<T>, então o comparador padrão é o método CompareTo(T) dessa interface. Caso contrário, se o tipo T implementar a interface não-genérica IComparable, então o comparador padrão é o método CompareTo(Object) dessa interface. Se o tipo T não implementar nenhuma destas duas interfaces, então não haverá comparador padrão, e um comparador ou delegate de comparação deve ser fornecido explicitamente. Uma lista List<T> não fornece garantias quanto à sua ordenação. Devemos ordená-la por conta própria antes de efetuar algumas operações (tais como BinarySearch) que exigem que a List<T> esteja ordenada. Os elementos em uma coleção do tipo List<T> podem ser acessados usando índices (que começam a partir de 0). Uma List<T> aceita o valor null como valor válido para tipos referência e aceita elementos duplicados. Em relação à performance, a documentação do .NET afirma que, embora List<T> e ArrayList possuam funcionalidade semelhante, a classe List<T> possui uma performance melhor na maioria dos casos, além de ser type safe (oferece segurança de tipos). Veja um trecho de código no qual criamos uma List<T> de inteiros, inserimos alguns valores e usamos o laço foreach para percorrer a lista e exibir os valores dos elementos: static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<int> valores = new List<int>(); // vamos inserir três valores na lista valores.Add(5); valores.Add(2); valores.Add(9); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos // na lista foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pesquisa Operacional |
Exercício Resolvido de Python - Programação Linear em Python - Uma madeireira deseja obter 1000kg de lenha, 2000kg de madeira para móveis e 50 metrosQuantidade de visualizações: 782 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício de Python aborda o uso da biblioteca PuLP para resolver um problema de Pesquisa Operacional usando Programação Linear. Uma madeireira deseja obter 1000kg de lenha, 2000kg de madeira para móveis e 50 metros quadrados de casca de árvore, dispondo de carvalho e pinheiro, sendo que o carvalho gera 40kg de lenha, 150kg de madeira e 3 metros quadrados de casca aproveitável; o pinheiro 100kg de lenha, 60kg de madeira e 8 metros quadrados de casca aproveitável. Formule o problema, de modo a minimizar os custos, sabendo que cada carvalho custa R$ 1500,00 para a empresa e cada pinheiro R$ 1200,00. Em seguida use a API de Programação Linear do PuLP para resolver o problema e mostrar a melhor solução. Sua saída deverá ser parecida com: x: 11.111111 y: 5.5555556 Antes de passarmos para o código Python é importante entendermos e fazermos a modelagem do problema. Neste exercício busca-se encontrar o custo mínimo. Assim, a nossa função objetivo será dada pela combinação dos preços do carvalho e do pinheiro. Veja: Zmin = 1500x + 1200y Aqui nós definimos a variável x para o carvalho e a variável y para o pinheiro. Agora que já temos a função Z, o próximo passo é analizarmos as restrições. Note que a empresa precisa de 1000kg de lenha. O carvalho gera 40kg de lenha, enquanto o pinheiro gera 100kg. Então nossa primeira restrição é: R1 = 40x + 100y >= 1000 Para a segunda restrição nós temos que a empresa precisa de 2000kg de madeira. O carvalho gera 150kg de madeira, enquanto o pinheiro gera 60kg. Assim, nossa segunda restrição é: R2 = 150x + 60y >= 2000 Finalmente, para a terceira restrição, sabemos que a empresa necessita de 50 metros quadrados de casca de árvore. O carvalho gera 3 metros quadrados de casca aproveitável, enquanto o pinheiro gera 8 metros quadradros. Então a terceira restrição é: R3 = 3x + 8y >= 50 As restrições 4 e 5 dizem que tanto o x quanto o y devem ser maiores ou iguais a zero, e que ambos devem pertencer aos números reais. Veja agora como usamos os dados de formulação para resolver este exercício usando Python e a biblioteca PuLP: # vamos importar as ferramentas necessárias from pulp import LpMinimize, LpProblem, LpVariable # método principal def main(): # vamos criar o modelo modelo = LpProblem(name="Pesquisa Operacional em Python", sense=LpMinimize) # agora inicializamos as variáveis de decisão x = LpVariable(name="x", lowBound=0) y = LpVariable(name="y", lowBound=0) # vamos adicionar as restrições de acordo com a formulação do problema modelo += (40 * x + 100 * y >= 1000, "R1") modelo += (150 * x + 60 * y >= 2000, "R2") modelo += (3 * x + 8 * y >= 50, "R3") # definimos a função objetivo e a adicionamos ao modelo funcao_objetivo = 1500 * x + 1200 * y modelo += funcao_objetivo # e tentamos resolver o problema modelo.solve() # assumindo que o problema foi resolvido com sucesso, vamos # mostrar os valores das variáveis x e y for var in modelo.variables(): print(f"{var.name}: {var.value()}") if __name__== "__main__": main() Note como o PuLP nos deu o custo mínimo de 23333.33 para atingir o objetivo desejado pela madeireira. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como agrupar dados de duas ou mais tabelas no MySQL usando LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN)Quantidade de visualizações: 14776 vezes |
A junção LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN) do MySQL é usada quando queremos agrupar dados de duas ou mais tabelas e exibir todos os registros da tabela à esquerda, mesmo que não haja correspondências (match) de registros na tabela à direita. Vamos ver um exemplo? Considere duas tabelas: jogadores e times. Um jogador pode jogar em nenhum (zero) ou um time e um time pode conter zero ou mais jogadores. Aqui a cardinalidade é de 1 x N. Comece criando a tabela de times: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela times: CREATE TABLE times( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Vá em frente e insira alguns times nesta tabela. Vamos agora criar a tabela de jogadores: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela jogadores: CREATE TABLE jogadores( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, id_time INTEGER UNSIGNED, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_jogadores_times FOREIGN KEY fk_jogadores_times(id_time) REFERENCES times(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Note que o campo id_time da tabela jogador aceita NULL, ou seja, como é possível haver jogadores sem times, devemos ser capazes de cadastrar os jogadores e só mais adiante definir o time a qual ele pertencerá. Veja: INSERT INTO jogadores VALUES(NULL, 'JORGINHO', NULL); Vá em frente e cadastre alguns jogadores (sem relacioná-los com algum time). Finalizado alguns cadastros de jogadores e times, use a instrução UPDATE para relacionar alguns jogadores com seus respectivos times (deixe alguns jogadores sem time). Veja um exemplo: UPDATE jogadores SET id_time = 3 WHERE id = 2; E aqui já podemos ver um exemplo da junção LEFT JOIN. Nossa tarefa é listar o id, nome do jogador e nome do time a qual ele pertence. Mas, queremos também incluir na listagem os jogadores que ainda não possuem times (o valor do campo id_time ainda é NULL). Veja: SELECT j.id, j.nome, t.nome FROM jogadores j LEFT JOIN times t ON j.id_time = t.id; id jogador time 1 ROBERTO CARLOS ? 2 JORGINHO CRUZEIRO 3 GUSTAVO BORGES ? 4 MARCOS ? Note que o conjunto de dados retornados inclui todos os jogadores, incluindo aqueles para os quais nenhum time foi definido ainda. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()Quantidade de visualizações: 483 vezes |
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript. Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var palavra = "Arquivo"; document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " + palavra.charCodeAt(0)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 7885 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações. Veja o código completo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string texto = " temos espaços no início e fim "; Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + "."); // remove os espaços no fim da string texto = texto.TrimEnd(); Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + "."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado: Com espaços: . temos espaços no início e fim . Sem espaços: . temos espaços no início e fim. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms |
Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#Quantidade de visualizações: 874 vezes |
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#. Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo: ![]() Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual. Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create(). Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo. Eis a listagem do código C#: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Windows.Forms; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal(); janela.uidoc = this.ActiveUIDocument; janela.ShowDialog(); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } // classe para representar o formulário public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form { public UIDocument uidoc; public System.Windows.Forms.TextBox txtX0; public System.Windows.Forms.TextBox txtY0; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0; public System.Windows.Forms.TextBox txtX1; public System.Windows.Forms.TextBox txtY1; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1; // construtor da classe public JanelaPrincipal() { this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela this.Width = 390; // largura da janela this.Height = 240; // altura da janela // define a posição atual da janela this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen; // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto Label label1 = new Label(); label1.Text = "X Inicial:"; label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20); label1.Height = 15; label1.Width = 80; Label label2 = new Label(); label2.Text = "Y Inicial:"; label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20); label2.Height = 15; label2.Width = 80; Label label3 = new Label(); label3.Text = "Z Inicial:"; label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20); label3.Height = 15; label3.Width = 80; txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40); txtX0.Width = 80; txtX0.Height = 15; txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40); txtY0.Width = 80; txtY0.Height = 15; txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40); txtZ0.Width = 80; txtZ0.Height = 15; Label label4 = new Label(); label4.Text = "X Final:"; label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80); label4.Height = 15; label4.Width = 80; Label label5 = new Label(); label5.Text = "Y Final:"; label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80); label5.Height = 15; label5.Width = 80; Label label6 = new Label(); label6.Text = "Z Final:"; label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80); label6.Height = 15; label6.Width = 80; txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97); txtX1.Width = 80; txtX1.Height = 15; txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97); txtY1.Width = 80; txtY1.Height = 15; txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97); txtZ1.Width = 80; txtZ1.Height = 15; // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas Button button1 = new Button(); button1.Text = "Desenhar Eixo"; button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160); button1.Width = 150; button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo); // botão que fecha a janela Button button2 = new Button(); button2.Text = "Fechar"; button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160); button2.Width = 80; button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela); // adiciona os controles à janela this.Controls.Add(label1); this.Controls.Add(label2); this.Controls.Add(label3); this.Controls.Add(label4); this.Controls.Add(label5); this.Controls.Add(label6); this.Controls.Add(txtX0); this.Controls.Add(txtY0); this.Controls.Add(txtZ0); this.Controls.Add(txtX1); this.Controls.Add(txtY1); this.Controls.Add(txtZ1); this.Controls.Add(button1); this.Controls.Add(button2); } // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) { // primeiro obtemos uma referência ao documento atual Document doc = uidoc.Document; // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text), Double.Parse(txtZ0.Text)); XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text), Double.Parse(txtZ1.Text)); // construímos a linha Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final); // iniciamos uma nova transação using(Transaction t= new Transaction(doc)) { t.Start("Criar um novo Grid"); Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica); t.Commit(); } } // função usada para fechar a janela private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) { this.Close(); } } } Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência. |
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