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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong

Quantidade de visualizações: 972 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que:

153 = 13 + 53 + 33
93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 153
O número informado é um número de Armstrong
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  // vamos pedir para o usuário informar um número
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
	  
  // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado
  // possui
  temp = numero;
  while(temp != 0) {
    quant_digitos = quant_digitos + 1;
    temp = temp / 10;
  }
    
  // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número
  // de Armstrong ou não
  temp = numero;
  while(temp > 0){
    resto = temp % 10;
    soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos));
    temp = temp / 10;
  }

  if(soma == numero){
    printf("O número informado é um número de Armstrong");
  }
  else{
    printf("O número informado não é um número de Armstrong");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C++ dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1421 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem C++ que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

#include <iostream>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o coeficiente angular
  float m; 
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos calcular o coeficiente angular
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << m << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.666667
Pressione qualquer tecla para continuar...

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

#include <iostream>
#include <cstdlib>
#include <math.h>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente
  float cateto_oposto, cateto_adjascente;
  // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente
  float tetha, tangente;
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente = tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << tangente << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 6915 vezes
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
  // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
  contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
 
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:



E agora um círculo preenchido:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
  // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
  contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
 
  // vamos preencher o círculo
  contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
  contexto.fill(); // preenche de fato
 
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:




C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators)

Exercícios Resolvidos de C# - Como converter de decimal para binário usando os operadores de bits em C#

Quantidade de visualizações: 1078 vezes
Este desafio de programação faz parte da nossa lista de exercícios resolvidos de C#.

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# para pede para o usuário informar um número decimal e faça a conversão para binário usando os operadores de bits.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número decimal: 9
O número binário é: 00000000000000000000000000001001
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em C#, comentada linha a linha:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // vamos definir o tamanho do vetor para guardar
    // os dígitos do número binário
    const int TAM_INT = sizeof(int) * 8;

    static void Main(string[] args) {
      // variáveis para ajudar a resolver o problema
      int dec, indice;

      // vetor para guardar o número binário
      int[] binario = new int[TAM_INT];

      // vamos pedir para o usuário informar um decimal inteiro
      Console.Write("Informe um número decimal: ");
      dec = int.Parse(Console.ReadLine());

      // ajustamos índice para o último elemento do vetor
      indice = TAM_INT - 1;

      // enquanto índice for maior ou igual a 0
      while (indice >= 0) {
        // vamos guardar o bit menos significativo LSB
        binario[indice] = dec & 1;

        // diminuímos o índice
        indice--;

        // desloca bits para a direita uma posição
        dec = dec >> 1;
      }

      // agora vamos exibir o número binário
      Console.Write("O número binário é: ");
      for (int i = 0; i < TAM_INT; i++) {
        Console.Write(binario[i]);
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar ou subtrair dias de uma data em Delphi usando a função IncDay()

Quantidade de visualizações: 25340 vezes
Em algumas situações precisamos adicionar ou subtrair dias de uma determinada data. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função IncDay() da unit DateUtils. Este função aceita um TDateTime e a quantidade de dias que queremos acrescentar ao TDateTime fornecido como argumento. O retorno será um novo TDateTime com a quantidade de dias acrescida.

Veja um trecho de código no qual adicionamos 4 dias à data atual:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  hoje: TDateTime;
begin
  // não esqueça de adicionar DateUtils ao seus uses

  // vamos obter a data de hoje
  hoje := Now;

  // vamos exibir a data de hoje
  ShowMessage('Hoje é: ' + DateToStr(hoje));

  // vamos adicionar 4 dias à data de hoje
  hoje := IncDay(hoje, 4);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Daqui a 4 dias será: ' + DateToStr(hoje));
end;

É possível também usar a função IncDay() para substrair dias de uma data. Para isso só precisamos fornecer uma quantidade negativa de dias. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  hoje: TDateTime;
begin
  // não esqueça de adicionar DateUtils ao seus uses

  // vamos obter a data de hoje
  hoje := Now;

  // vamos exibir a data de hoje
  ShowMessage('Hoje é: ' + DateToStr(hoje));

  // vamos subtrair 5 dias da data de hoje
  hoje := IncDay(hoje, -5);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Há 5 dias era: ' + DateToStr(hoje));
end;

O valor padrão para o segundo argumento de IncDay() é 1.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Java Expressões Regulares - Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares

Quantidade de visualizações: 9360 vezes
Este exemplo mostra como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares na linguagem Java.

Nesta dica nós substituimos todas as ocorrências de "Java" por "C++".

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.regex.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    String padrao = "Java";
    Pattern regPat = Pattern.compile(padrao);
    String frase = "Java? Gosto muito de Java.";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    Matcher matcher = regPat.matcher(frase);
    String res = matcher.replaceAll("C++");
    System.out.println("Depois da substituição: " + res);
  } 
} 

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Java? Gosto muito de Java.
Depois da substituição: C++? Gosto muito de C++.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar uma substring de uma string C# usando o método Substring() da classe String - C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 32959 vezes
Esta dica mostra como obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Isso pode ser feito por meio da função Substring() da classe String da linguagem C#. Veja que temos que fornecer o índice do primeiro caractere (começando em 0) e a quantidade de caracteres que serão obtidos.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C#";
      Console.WriteLine("A frase é: " + frase);

      // obtém a substring "muito"
      string substring = frase.Substring(6, 5);

      Console.WriteLine("Substring obtida: " + substring);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto muito de C#
Substring obtida: muito


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a hora atual no MySQL usando as funções CURTIME(), CURRENT_TIME e CURRENT_TIME()

Quantidade de visualizações: 10990 vezes
As funções CURTIME(), CURRENT_TIME e CURRENT_TIME() são usadas quando queremos obter a hora atual do servidor MySQL (no fuso horário atual, definido no banco de dados ou no sistema). O valor retornado pode estar no formato 'HH:MM:SS' ou HHMMSS.uuuuuu, dependendo se a função for chamada em um contexto string ou numérico. Veja:

SELECT CURTIME()

O valor retornado será algo como 23:06:33. Veja agora como usar CURTIME() em um contexto numérico:

SELECT CURTIME() + 0

O retorno será algo como 230633.000000.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório (randômico) em PHP usando a função rand()

Quantidade de visualizações: 30734 vezes
Nesta dica mostrarei como gerar números randômicos dentro de uma determinada faixa usando a função rand() da linguagem PHP. Veja que esta função requer o limite inicial e final (incluso) da faixa a partir da qual o número aleatório será gerado.

Veja um código PHP no qual geramos um número aleatório entre 1 e 10:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  $num = rand(1, 10);
  echo "O número gerado foi: " . $num;
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com:

O número gerado foi: 5

Obs: A partir da versão 4.2.0 do PHP, não é mais necessário usar srand() ou mt_srand() para inicializar a semente (seed) do gerador de números aleatórios.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado

Quantidade de visualizações: 4761 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia duas notas (como double), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras:

1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado";
2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame";
3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado".

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a primeira nota: 8
Informe a segunda nota: 7.4
A média obtida foi: 7.7
Aprovado
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar as duas notas do aluno
    double n1, n2, media;
    System.out.print("Informe a primeira nota: ");
    n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda nota: ");
    n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a média aritmética
    media = (n1 + n2) / 2;
    System.out.println("A média obtida foi: " + media);
    
    // vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado
    if(media < 4.0){ // reprovado
      System.out.println("Reprovado");
    }
    else if((media >= 4.0) && (media < 7.0)){ // exame
      System.out.println("Exame");
    }
    else{
      System.out.println("Aprovado");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}


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