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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 1454 vezes |
Algorítmo Resolvido de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console (modo texto): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero, temp, inverso; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado scanf("%d", &numero); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(numero < 100 || numero > 999){ printf("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos criar uma variável temporária para // manter intacto o valor lido temp = numero; inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado printf("O valor original é: %d\n", numero); printf("O valor invertido é: %d", inverso); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índiceQuantidade de visualizações: 7070 vezes |
Pergunta/Tarefa: Observe a série de números Fibonacci abaixo: Série: 0 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 Índice: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Este algorítmos consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma: fib(0) = 0; fib(1) = 1; fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2 Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int fibonacci(int indice){ // sua implementação aqui } Informe o índice: 6 O número de Fibonacci no índice informado é: 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o índice do número de Fibonacci System.out.print("Informe o índice: "); // lê o índice int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula o número de Fibonacci no índice informado System.out.print("O número de Fibonacci no índice informado é: " + fibonacci(indice)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que o número de Fibonacci em um determinado índice public static int fibonacci(int indice){ if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade return 0; } else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade return 1; } else{ // efetua uma nova chamada recursiva return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo para a janela JFrame de sua aplicação Java SwingQuantidade de visualizações: 16057 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível definir a cor de fundo para uma janela JFrame. O truque aqui é obter o painel de conteúdo da JFrame usando o método getContentPane() e, em seguida, usar o método setBackground() da classe Container fornecendo a cor desejada. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JFrame"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Define a cor de fundo c.setBackground(Color.CYAN); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX |
Quais os parâmetros que podem ser usados com o método ajax() da biblioteca jQueryQuantidade de visualizações: 13358 vezes |
O método ajax() do jQuery aceita um mapa de opções para a requisição HTTP a ser realizada. Boa parte destas opções possuem valores padrões e, portanto, não precisam ser especificadas. A lista a seguir mostra os parâmetros disponíveis para o método ajax() na versão 1.2.3: url: Uma string contendo a URL para a qual a requisição HTTP será feita. type (opcional): Uma string definindo o método HTTP a ser usado na requisição (GET ou POST). O valor padrão é GET. dataType (opcional): Uma string definindo o tipo de dados aguardados como resposta do servidor (xml, html, json ou script). ifModified (opcional): Um valor Boolean indicando se o servidor deverá verificar se a página foi modificada antes de responder à requisição. timeout (opcional): O número de milisegundos após o qual a requisição sofrerá timeout e apresentará uma falha. global (opcional): Um valor Boolean indicando se gerenciadores de eventos AJAX globais serão disparados por esta requisição. O valor padrão é true. beforeSend (opcional): Uma função de callback que será executada antes da requisição HTTP ser feita. error (opcional): Uma função de callback que é executada se a requisição falhar. success (opcional): Uma função de callback que será executada se a requisição for feita com sucesso. complete (opcional): Uma função de callback que é executada quando a requisição finalizar. data (opcional): Um mapa ou string que será enviado ao servidor junto com a requisição. processData (opcional): Um valor boolean indicando se a conversão dos dados enviados em um formato objeto para o formato query-string deverá ser feita. O valor padrão é true. contentType (opcional): Uma string contendo o tipo de conteúdo MIME a ser definindo para a requisição. O valor padrão é application/x-www-form-urlencoded. async (opcional): Um valor Boolean indicando se a requisição deverá ser feita de forma assíncrona. O valor padrão é true. Nesta seção você encontra vários exemplos de uso da função ajax() do jQuery. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 8419 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores: a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos"; char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando PythonQuantidade de visualizações: 5864 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np import math as math def main(): # vamos ler as coordenadas cartesianas x = float(input("Valor de x: ")) y = float(input("Valor de y: ")) # vamos calcular o raio raio = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # agora calculamos o theta (ângulo) em radianos theta = np.arctan2(y, x) # queremos o ângulo em graus também angulo_graus = 180 * (theta / math.pi) # e exibimos o resultado print("As Coordenadas Polares são:") print("raio = %0.4f, theta = %0.4f, ângulo em graus = %0.2f" % (raio, theta, angulo_graus)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142, theta = 2.3562, ângulo em graus = 135.00 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raízes e frações em vez de valores reais. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C# usando o método MoveTo() da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 9774 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função MoveTo() da classe DirectoryInfo para renomear um diretório na linguagem C#. Note que, na verdade, o que o método MoveTo() faz é mover todo o conteúdo de um diretório (incluindo seu conteúdo) para um novo diretório, o que dá o mesmo resultado que simplesmente renomear o diretório antigo. Veja um exemplo completo de seu uso: using System; using System.IO; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma instância da classe DirectoryInfo DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\teste"); try { // vamos chamar o método MoveTo() para renomear o diretório dir.MoveTo(@"C:\estudos_csharp\teste_2"); Console.WriteLine("Diretório renomeado com sucesso."); } catch (Exception e) { Console.WriteLine("Não foi possível renomear o diretório: {0}", e.ToString()); } finally { } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 16107 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) System.out.print("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado int valor = Integer.parseInt(entrada.next()); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 100 || valor > 999){ System.out.println("Valor fora da faixa permitida"); System.exit(0); } // vamos criar uma variável temporária para manter intacto o valor lido int temp = valor; int inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado System.out.println("O valor original é: " + valor); System.out.println("O valor invertido é: " + inverso); } |
Angular ::: Dicas & Truques ::: Componentes Angular |
Angular para iniciantes - Como criar o seu primeiro componente Angular usando o Angular CLI - Comando ng generate componentQuantidade de visualizações: 2862 vezes |
Aplicações Angular são construidas em cima de componentes, e estes consistem de: a) Um template HTML que declara o que deve ser renderizado na página. b) Uma classe TypeScript que define o comportamento do componente. c) Um seletor CSS que define com o componente será usado em um template. d) Estilos CSS opcionais aplicados ao template. Todos esses aspectos acima são abordados em mais dicas dessa seção. O importante agora é entendermos como criar o componente e exibí-lo no navegador. Assim, se você ainda não o fez, crie uma nova aplicação Angular usando o Angular CLI. Você pode usar um comando parecido com: c:\estudos_angular>ng new estudos Este comando vai criar uma nova aplicação Angular com o nome estudos dentro da pasta "c:\estudos_angular". Aguarde alguns minutos e verá que o Angular CLI já criou toda a estrutura da aplicação. Para executá-la, dispare os comandos abaixo: c:\estudos_angular>cd estudos c:\estudos_angular\estudos>ng serve --open Quando a aplicação subir, veremos o seguinte resultado: ![]() Você obteve um resultado parecido? Então vamos continuar. Vá até o diretório "C:\estudos_angular\estudos\src\app" e você verá que o Angular CLI já criou para nós um componente com o nome AppComponent por meio dos arquivos app.component.css, app.component.html, app.component.spec.ts e app.component.ts. Agora vamos voltar nossa atenção para o arquivo app.module.ts. Abra ele no seu editor de texto favorito e você verá o seguinte código: import {NgModule} from '@angular/core'; import {BrowserModule} from '@angular/platform-browser'; import {AppComponent} from './app.component'; @NgModule({ declarations: [ AppComponent ], imports: [ BrowserModule ], providers: [], bootstrap: [AppComponent] }) export class AppModule { } Por ora não vamos analisar todo o conteúdo deste arquivo, apenas fique atento ao que vai acontecer com ele depois que criarmos nosso novo componente, o que faremos agora. Abra uma nova janela de terminal, navegue até o diretório raiz da aplicação e dispare o seguinte comando: c:\angular>cd estudos c:\angular\estudos>ng generate component noticia Nesse momento o Angular CLI criou uma pasta noticia com os seguintes arquivos: noticia.component.css noticia.component.html noticia.component.spec.ts noticia.component.ts Agora volte até o arquivo app.module.ts e veja que o Angular CLI o modificou, adicionando o novo componente NoticiaComponent. É importante entender bem o que acontece com este arquivo, pois é ele que indica qual componente será iniciado em primeiro lugar junto com a aplicação Angular. Agora abra o arquivo noticia.component.ts e altere o seu conteúdo para a versão abaixo: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-noticia', templateUrl: './noticia.component.html', styleUrls: ['./noticia.component.css'] }) export class NoticiaComponent{ titulo = `Presidente afirma que o preço da gasolina não sobe mais.`; } Agora vá em noticia.component.html e altere-o para o código abaixo: <div> <h2>Sou o componente Noticia</h2> <h3>{{ titulo }}</h3> </div> Nosso componente está pronto. Vamos fazer uns ajustes no componente que o Angular CLI criou para nós automaticamente. Abra o arquivo app.component.ts e altere o seu conteúdo para: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-root', templateUrl: './app.component.html', styleUrls: ['./app.component.css'] }) export class AppComponent { nome = 'AppComponent'; } Agora vá até o arquivo app.component.html e modifique-o para o código abaixo: <div> <h1>Sou o componente que o Angular CLI criou</h1> <h2>Meu nome é: {{ nome }}</h2> </div> <app-noticia></app-noticia> Veja que coloquei o componente <app-noticia></app-noticia> dentro do componente principal. Agora, se você reiniciar a aplicação (é provável que as mudanças já estejam aparecendo no seu navegador) você verá o resultado abaixo: ![]() Obteve resultado parecido? Que maravilha! Agora, para terminar esta dica, abra o arquivo noticia.component.css e vamos adicionar os estilos CSS abaixo: h2 {color: red} div {border: 1px solid green; padding: 10px} Veja a aplicação novamente e note como o componente Noticia já contém uma formatação diferente. Agora é só criar vários componentes, agrupá-los, aplicar formatações CSS, imagens, etc, e contruir uma aplicação realmente interessante. |
Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como usar a propriedade Eof para verificar se estamos no último registro do TClientDataSet do DelphiQuantidade de visualizações: 14345 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de verificar se já estamos no último registro do TClientDataSet, ou seja, estamos percorrendo todos os registros do dataset e queremos saber se já estamos no último. Para isso podemos usar a propriedade Eof da classe TClientDataSet. Esta propriedade retorna true se estivermos no último registro e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual usamos um laço while para percorrer todos os registros de um TClientDataSet. Note o uso da propriedade Eof para finalizar as iterações do laço: procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject); begin // vamos percorrer todos os registros do TClientDataSet ClientDataSet1.First; // vamos para o primeiro registro // e agora disparamos um laço While while not ClientDataSet1.Eof do begin // vamos mostrar em um TMemo os valores do // campo id de cada registro Memo1.Lines.Add(ClientDataSet1.FieldByName('id').AsString); // vamos mover para o próximo registro ClientDataSet1.Next; end; end; A propriedade Eof é verdadeira quando: a) Abrimos um dataset vazio. b) Efetuamos uma chamada ao método Last do dataset. c) Chamamos o método Next do dataset e a chamada falha porque o registro atual já é o último registro no dataset. d) Efetuamos uma chamada ao método SetRange em uma faixa de dados ou dataset vazio. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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