![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular desvio padrão em Java - Java para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 3024 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Veja o código Java completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // conjunto dos dados double conjunto[] = {10, 30, 90, 30}; double soma = 0.0; // soma dos elementos double desvioPadrao = 0.0; // desvio padrão int tam = conjunto.length; // tamanho dos dados // vamos somar todos os elementos for(int i = 0; i < tam; i++){ soma = soma + conjunto[i]; } // agora obtemos a média do conjunto de dados double media = soma / tam; // e finalmente obtemos o desvio padrão for(int i = 0; i < tam; i++){ desvioPadrao = desvioPadrao + Math.pow(conjunto[i] - media, 2); } // mostramos o resultado System.out.println("Desvio Padrão Populacional: " + Math.sqrt(desvioPadrao / tam)); System.out.println("Desvio Padrão Amostral: " + Math.sqrt(desvioPadrao / (tam - 1))); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Desvio Padrão Populacional: 30.0 Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755 Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento). |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como excluir todos os itens selecionados em uma ListBox de múltipla seleção do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 11304 vezes |
Em algumas situações precisamos remover todos os itens selecionados em uma ListBox. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito. Comece criando uma ListBox com o nome listBox1 e adicione o código abaixo no evento Click de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos adicionar alguns itens na ListBox listBox1.Items.Add("Java"); listBox1.Items.Add("C++"); listBox1.Items.Add("Delphi"); listBox1.Items.Add("Python"); listBox1.Items.Add("VB.NET"); // vamos definir a seleção da lista como seleção múltipla listBox1.SelectionMode = SelectionMode.MultiExtended; } Em seguida coloque o trecho de código abaixo no evento Click de um segundo botão: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a lista de itens selecionados ListBox.SelectedObjectCollection selecionados = new ListBox.SelectedObjectCollection(listBox1); // vamos excluir todos os itens selecionados for(int i = selecionados.Count - 1; i >= 0; i--){ listBox1.Items.Remove(selecionados[i]); } } Execute a aplicação e clique no primeiro botão. Isso fará com que alguns itens sejam inseridos na lista e seu modo de seleção seja definido como seleção múltipla. Agora selecione alguns itens e clique no segundo botão. Você verá que os itens selecionados são automaticamente excluídos. O primeiro passo foi obter um objeto da classe ListBox.SelectedObjectCollection contendo apenas os itens selecionados na ListBox. Em seguida nós usamos um laço for para percorrer os itens do objeto ListBox.SelectedObjectCollection e fornecer o índice de cada item selecionado ao método Remove() da coleção de itens da ListBox. Esta coleção é uma instância da classe ListBox.ObjectCollection. Há uma segunda forma de se excluir todos os itens da ListBox sem usar um objeto da classe ListBox.SelectedObjectCollection. Tudo que precisamos fazer é combinar os métodos GetSelected() da classe ListBox e o método RemoveAt() da coleção de itens (objeto da classe ListBox.ObjectCollection): private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos excluir todos os itens selecionados for(int i = listBox1.Items.Count - 1; i >= 0; i--){ // o item está selecionado? if(listBox1.GetSelected(i)){ listBox1.Items.RemoveAt(i); } } } |
JavaScript ::: URLs e Parâmetros de URLs ::: URLSearchParams |
Como obter a quantidade de parâmetros em um objeto URLSearchParams do JavaScriptQuantidade de visualizações: 1072 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos parâmetros de URL foram informados em um objeto URLSearchParams. Para isso nós só precisamos converter o Map representado por URLSearchParams em um array bidimensional usando Array.from(). A partir daí é só chamar a propriedade length do array. Veja o código completo para o exemplo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Acessando parâmetros de URL</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a URL atual e seus parâmetros GET var parametros = new URLSearchParams(window.location.search); window.alert("Quantidade de parâmetros: " + Array.from(parametros).length); </script> </body> </html> Ao executar este exemplo JavaScript com a URL: http://localhost/estudos/index.php?nome=Osmar&idade=39 nós teremos uma mensagem window.alert() com o seguinte texto: Quantidade de parâmetros: 2 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir uma substring em uma string em Java usando o método insert() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 79 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método insert() da classe StringBuffer da linguagem Java para inserir uma substring no início, meio ou final de uma string. Este método recebe o índice no qual queremos inserir a substring e a substring a ser inserida. Veja o código Java completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos { public static void main(String args[]) { // vamos declarar um objeto da classe StringBuffer StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em é bom demais"); System.out.println("A frase original é: " + frase); // agora vamos inserir a palavra "Java" no índice 13 frase.insert(13, "Java "); // e agora mostramos o resultado System.out.println("O resultado é: " + frase); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em é bom demais O resultado é: Programar em Java é bom demais |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2624 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) float tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s", velocidade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // variável de controle do laço // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for(i = 1; i <= 10; i++){ tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n", tempo, velocidade); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 167 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string. Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string String frase = "Gosto de programar em Java"; // vamos testas se a string contém a letra "k" int pos = frase.indexOf('k'); if(pos < 0){ System.out.println("A string não contém a letra k"); } else{ System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos); } // fecha o programa System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A string não contém a letra k |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()Quantidade de visualizações: 15550 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null Dim var2 As String = Nothing ' é null Dim var3 As String = "" ' está vazia If String.IsNullOrEmpty(var1) Then Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var2) Then Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var3) Then Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia") End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A variável var1 ainda é null ou vazia A variável var2 ainda é null ou vazia A variável var3 ainda é null ou vazia |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como embaralhar os elementos de um array em Python usando random.shuffle()Quantidade de visualizações: 1249 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar a ordem dos elementos de uma lista do Python. Para isso usaremos o método shuffle() do módulo random. Este método muda a ordem dos elementos no vetor original. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar o módulo random import random # função principal do programa def main(): # vamos criar uma lista de números inteiros numeros = [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] # vamos mostrar o vetor original print("Ordem original: {0}".format(numeros)) # agora vamos embaralhar a ordem dos elementos da lista random.shuffle(numeros) # e mostramos o resultado print("Após o embaralhamento: {0}".format(numeros)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] Após o embaralhamento: [3, 10, 6, 8, 9, 5, 7, 4, 1, 2] |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1117 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados TINYINT do MySQLQuantidade de visualizações: 21240 vezes |
O tipo de dados TINYINT do MySQL é usado quando precisamos armazenar valores inteiros que se encaixem na faixa de -128 a 127. Este tipo ocupa 1 byte de espaço (8 bits). Veja um trecho de código no qual criamos uma tabela MySQL chamada produtos contendo três campos: CREATE TABLE produtos( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, categoria TINYINT UNSIGNED NOT NULL, nome` VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Aqui nós usamos o tipo TINYINT para a categoria do produto. Isso quer dizer que poderemos ter no máximo 127 categorias diferentes no sistema. Mas, note o uso do modificador UNSIGNED após o nome do tipo de dados. Este modificador faz com que o valor seja somente positivo, o que altera a faixa de valores positivos para 0 até 255. Valores negativos não serão permitidos. Veja agora uma instrução SQL INSERT que insere um novo produto na tabela recém-criada: INSERT INTO produtos VALUES(null, 23, 'CAMISETA REGATA AX'); Se o valor fornecido para a categoria estiver fora da faixa permitida para um TINYINT você verá a seguinte mensagem de erro: Out of range value adjusted for column 'categoria' at row 1 (Erro: 1264) Vamos verificar o comportamento deste tipo de dados em uma função MySQL? Veja o código que cria uma função somar(): DELIMITER $$ DROP FUNCTION IF EXISTS somar $$ CREATE FUNCTION somar(a TINYINT, b TINYINT) RETURNS TINYINT BEGIN RETURN a + b; END $$ DELIMITER ; Veja que os parâmetros e o retorno da função são do tipo TINYINT. Eis uma demonstração de como chamá-la: SELECT somar(4, 3) AS soma; Experimente fornecer valores que, quando somados, excedam a capacidade de um TINYINT e observe o comportamento da função. Para finalizar, note que é comum informarmos o tipo TINYINT com um valor inteiro em parênteses, por exemplo, TINYINT(2). Este número nos parênteses não interfere em nada nos valores a serem armazenados. Ele é usado para controlar a largura do campo na exibição do valor nos resultados de uma query SELECT ou como um lembrete da quantidade de dígitos a serem usados no campo. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
CSS - Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSS |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como converter uma string para letras minúsculas em JavaScript usando a função toLowerCase() do objeto String Delphi - Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando Delphi |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |