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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes Java

Quantidade de visualizações: 12066 vezes
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro:

Código para Livro.java:

package estudos;

public class Livro {
  // variáveis privadas
  private String titulo; // título do livro
  // variável estática que permitirá definir um
  // identificador único para cada livro
  private static int id;

  // construtor da classe Livro
  public Livro(){
    // vamos incrementar a variável estática
    Livro.id++;
  }

  // método que permite obter o id do livro
  public int getId(){
    return Livro.id;
  }

  // método que permite definir o título do livro
  public void setTitulo(String titulo){
    this.titulo = titulo;
  }

  // método que permite obter o título do livro
  public String getTitulo(){
    return this.titulo;
  }
}

Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação:

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um objeto da classe Livro
    Livro a = new Livro();
    a.setTitulo("Programando em Java 2");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + a.getId());
    System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo());

    // vamos criar mais um livro
    Livro b = new Livro();
    b.setTitulo("A biblia do C/C++");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + b.getId());
    System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo());

    // e mais um livro aqui
    Livro c = new Livro();
    c.setTitulo("PHP + MySQL");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + c.getId());
    System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo());
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro.id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

System.out.println(Livro.id);


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sênior

Quantidade de visualizações: 440 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras:

a) De 5 a 7 anos - Infantil;
b) De 8 a 10 anos - Juvenil;
c) De 11 a 15 anos - Adolescente;
d) De 16 a 30 anos - Adulto;
e) Acima de 30 anos - Sênior.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua idade: 19
Sua categoria é Adulto
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int idade;
    
  // vamos solicitar a idade do nadador
  printf("Informe sua idade: ");
  scanf("%d", &idade);
     
  // vamos verificar a categoria do nadador
  if((idade >= 5) && (idade <= 7)) {
    printf("Sua categoria é Infantil");  
  }
  else if((idade >= 8) && (idade <= 10)) {  
    printf("Sua categoria é Juvenil");  
  }
  else if((idade >= 11) && (idade <= 15)) {
    printf("Sua categoria é Adolescente");  
  }
  else if((idade >= 16) && (idade <= 30)) {
    printf("Sua categoria é Adulto");  
  }
  else if(idade > 30) {
    printf("Sua categoria é Sênior");  
  }
  else {
    printf("Não pertence a nenhuma categoria.");  
  }
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - Como definir as prioridades das threads Java

Quantidade de visualizações: 12712 vezes
Quando estamos trabalhando com threads em Java, precisamos estar cientes de que cada thread possui uma prioridade de execução. É por meio da prioridade de cada uma que o gerenciador de threads decidirá qual thread deverá ser executada primeiro.

Por padrão, todas as threads possuem prioridade NORM_PRIORITY. Esta é uma constante que possui o valor 5 e está declarada na classe Thread. Além disso, cada thread herda automaticamente a prioridade da thread que a criou.

As constantes MAX_PRIORITY (prioridade máxima), MIN_PRIORITY (prioridade mínima) e NORM_PRIORITY (prioridade normal) são usadas para definir as prioridades das threads Java. Veja um exemplo no qual temos duas threads. A primeira possui a prioridade máxima enquanto a segunda possui a prioridade mínima:

// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread extends Thread{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1");
    t1.setPriority(Thread.MAX_PRIORITY); // prioridade máxima
    t1.start();    

    MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2");
    t2.setPriority(Thread.MIN_PRIORITY); // prioridade mínima
    t2.start();
  }
}

Execute este exemplo e veja como a segunda thread só é executada quando a primeira finaliza. Remova as linhas que definem a prioridade e note como o tempo de cada thread é novamente fracionado. É importante ter em mente que aqui estamos falando de um ambiente de processador único. Em ambientes de múltiplos processadores o comportamento pode ser diferente do abordado na dica.

Não devemos confiar em prioridades de threads quando o objetivo é aguardar a finalização de uma thread e só então permitir o processamento das instruções contidas no método run() de outra thread. Para estes casos o recomendável é usar alguma forma para sinalizar as demais threads de que a thread atual concluiu sua tarefa.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como usar a função text() do jQuery para obter o conteúdo de um elemento HTML desconsiderando as tags

Quantidade de visualizações: 10185 vezes
Enquanto o método html() nos permite obter o conteúdo de um elemento HTML incluindo as tags, o método text() permite a mesma operação, porém, desconsiderando quaisquer tags HTML que forem encontradas. Considere o elemento DIV a seguir:

<div id="div_1">
  <button>Clique Aqui</button>
</div>

Veja agora o código JavaScript que obtém o conteúdo entre as tags <div> e </div>:

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterTexto(){
    var texto = $('#div_1').text();
    window.alert(texto);
  }
//-->
</script>

Veja que enquato o método html() retorna a string "<button>Clique Aqui</button>", o método text() retorna apenas "Clique Aqui". Observe também que o método text() atuará em todos os elementos retornados em uma determinada condição.

O retorno deste método é uma string.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir uma substring em uma string JavaScript usando a função replace()

Quantidade de visualizações: 609 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos substituir parte de uma palavra, frase ou texto em JavaScript usando a função replace() do objeto String. Esta função recebe a substring a ser substituida e a substring que ocupará o seu lugar e retorna uma nova string.

Veja a página HTML para o nosso primeiro exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma frase
  var frase = "Gosto de Java, Java e mais Java";  
  document.write("A frase é: " + frase + "<br>");
  
  // e agora vamos substituir a substring na string
  var resultado = frase.replace("Java", "Python");

  // e mostramos o resultado
  document.write("Depois da substituição: " +
    resultado);  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de Java, Java e mais Java
Depois da substituição: Gosto de Python, Java e mais Java

Note que apenas a primeira ocorrência da substring "Java" foi substituída por "Python". Para que todas as ocorrências sejam substituídas, temos que usar o sinalizador global. Veja:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma frase
  var frase = "Gosto de Java, Java e mais Java";  
  document.write("A frase é: " + frase + "<br>");
  
  // e agora vamos substituir a substring na string
  var resultado = frase.replace(/Java/g, "Python");

  // e mostramos o resultado
  document.write("Depois da substituição: " +
    resultado);  
</script>

Agora o resultado será:

A frase é: Gosto de Java, Java e mais Java
Depois da substituição: Gosto de Python, Python e mais Python


Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QPushButton

Como criar um botão em Python PyQt usando a classe QPushButton

Quantidade de visualizações: 1264 vezes
Os botões QPushButton são os controles mais básicos e comuns em aplicações GUI PyQt. Eles são criados a partir da classe QPushButton. Veja a sua posição na hierarquia de classes dos PyQt:

QObject, QPaintDevice
  QWidget
    QAbstractButton
      QPushButton
        QCommandLinkButton


Veja um trecho de código no qual criamos um botão QPushButton e o colocamos em uma janela QWidget:

# vamos importar os módulos necessários
import sys
from PyQt6.QtCore import *
from PyQt6.QtGui import *
from PyQt6.QtWidgets import *

# método que mostrará a janela principal
def mostrar_janela_principal():
  # cria uma instância da classe QApplication
  app = QApplication(sys.argv)
  
  # criamos a janela principal
  janela = QWidget()
  
  # definimos o título da janela
  janela.setWindowTitle("Cadastro de Clientes")
  
  # definimos as coordenadas e as dimensões da janela
  janela.setGeometry(100, 100, 500, 300)

  # vamos criar um botão QPushButton
  botao = QPushButton("Cadastrar", janela)
  
  # definimos a localização do botão 
  botao.move(10, 10)

  # tornamos a janela visível 
  janela.show()

  # e executamos a aplicação
  sys.exit(app.exec())

if __name__== "__main__":
  mostrar_janela_principal()

Ao executar este código Python PyQt nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Apostila Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados referência em seus códigos Java

Quantidade de visualizações: 11615 vezes
O Java contém 8 tipos de dados primitivos e um tipo referência. No entanto, poucos livros dedicam exemplos a este último tipo. Vamos começar analisando o trecho de código abaixo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String nome = "Osmar J. Silva";  

    System.out.println(nome);    

    System.exit(0);
  }
}

Se observarmos este código, veremos que a variável nome não é um tipo primitivo e sim uma referência. Desta forma, qualquer variável ou constante que não seja do tipo primitivo é uma referência a um objeto de uma classe, interface, etc. Arrays não são tipos primitivos também. Assim, variáveis ou constantes que apontam para arrays (vetores e matrizes) também são referências.

É importante entender bem a noção de referências, visto que é por meio delas que acessamos um determinado objeto na memória. Além disso, como objetos e arrays são sempre passados por referência aos métodos Java, fica fácil entender como várias referências podem apontar para o mesmo objeto ao mesmo tempo. E, caso você tenha esquecido, os tipos primitivos nunca são passados por referêcia aos métodos. Em vez disso, eles são passados por valor (o que quer dizer que uma alteração nos argumentos fornecidos ao métodos não altera a cópia original da variável).


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como acessar variáveis de instâncias para leitura em Ruby sem a necessidade de métodos acessores usando a função attr_reader

Quantidade de visualizações: 6981 vezes
Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas usando métodos acessores, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser lida usando um método obter_nome.

É possível dispensar o uso de métodos acessores empregando o método attr_reader nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas, para leitura, é claro. Veja um exemplo:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
   attr_reader :nome, :idade
   
   def initialize(nome, idade)
      @nome = nome
      @idade = idade
   end
    
   def obter_nome
      @nome
   end
    
   def obter_idade
      @idade
   end
end

# Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as
# variáveis de instância @nome e @idade
cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35)

# Acessa as variáveis de instância sem a necessidade de
# métodos acessórios
puts cliente.nome
puts cliente.idade

Sem o uso do método attr_reader, a linha:

puts cliente.nome


causaria o seguinte erro:

teste.rb:25: undefined method `nome' for 
#<Cliente:0x27f540c @nome="Osmar J. S
ilva", @idade=35> (NoMethodError)



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como embaralhar os caracteres de uma string em C++ usando a função random_shuffle()

Quantidade de visualizações: 13114 vezes
Em algumas situações, tais como o desenvolvimento de um gerador de senhas aleatórias, pode ser necessário embaralharmos as letras de uma palavra. Em C++ isso pode ser feito por meio do uso da função random_shuffle() da STL (Standard Template Library). Não se esqueça de efetuar uma chamada a srand() antes do código que embaralha os caracteres da string.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>
#include <algorithm>
#include <time.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos iniciar o gerador de números
  // aleatórios
  srand(time(NULL));

  // vamos criar uma string
  string palavra = "JAVASCRIPT";
  cout << "Palavra original: " << palavra << endl;
  
  // vamos embaralhar as palavras da string
  random_shuffle(palavra.begin(), palavra.end());

  // exibe o resultado
  cout << "Palavra com caracteres embaralhados: " << palavra << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Palavra original: JAVASCRIPT
Palavra com caracteres embaralhados: RPSAITCVAJ


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um diretório já existe em Java usando o método exists() da classe File

Quantidade de visualizações: 158 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado diretório existe antes de efetuarmos alguma tarefa, talvez gravar um novo arquivo ou listar os arquivos contidos em um diretório. Para isso nós podemos o método exists() da classe File da linguagem Java. A classe File faz parte do pacote java.io.

A função exists() da classe File retorna um valor true se o diretório existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso:

package arquivodecodigos;
 
import java.io.File;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // Este exemplo mostra como verificar a existência de um
    // diretório usando Java
    File diretorio = new File("c:\\java");
        
    // vamos checar se o diretório existe
    if(diretorio.exists()){
      System.out.println("Diretorio ja existe no sistema");
    }
    else{
      System.out.println("Diretorio ainda nao existe no sistema");
    }
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O diretório já existe no sistema.

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