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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter a quantidade de elementos em um vetor (array ou matriz de uma dimensão) em PHP

Quantidade de visualizações: 8114 vezes
Em várias situações de programação em PHP nós precisamos contar, ou seja, obter a quantidade de elementos em um vetor, também chamado de array ou matriz unidimensional (de uma dimensão). Para isso nós podemos usar as funções count() ou sizeof().

Veja um exemplo completo de seu uso:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  $pessoas[0] = "Osmar J. Silva";
  $pessoas[1] = "Salvador M. Andrade";
  $pessoas[2] = "Dyego Fernandes de Sousa";
 
  echo "O vetor possui " . sizeof($pessoas) . " elementos.";
?>  

</body>
</html>


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O vetor possui 3 elementos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO

Quantidade de visualizações: 18353 vezes
O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

abstract String nome;

Estudos.java:2: modifier abstract not 
allowed here
  abstract String nome;
                  ^
1 error


Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente(); 
   
    System.exit(0);
  }
}

abstract class Cliente{
  public Cliente(){
   
  }
}

Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be 
instantiated
 Cliente cliente = new Cliente();
                    ^
1 error


A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

abstract class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does 
not override abstract method obterNome() in Cliente
class Cliente{
^
1 error


As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.


VBA ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter números em strings em VBA usando a função CStr()

Quantidade de visualizações: 508 vezes
A função CStr() do VBA pode ser usada quando queremos converter valores numéricos do tipo Integer ou Double em uma string. Em geral isso é necessário quando queremos aplicar funções de strings a valores numéricos, por exemplo, testar se um determinado dígito faz parte de um número.

Veja um trecho de código no qual usamos a função CStr() para converter valores Integer e Double em string e mostrar o resultado:

' Procedimento para converter Integer e Double em string
Sub ConverterNumeroString()
  ' vamos declarar duas variáveis numéricas
  Dim codigo As Integer
  Dim preco As Double
  
  codigo = 58
  preco = 32.15
  
  Dim resultado As String
  resultado = "O código do produto é: " + CStr(codigo) + _
    " e o preço é: " + CStr(preco)
  
  ' mostramos o resultado
  MsgBox resultado
End Sub

Ao executar este código VBA nós teremos o seguinte resultado:

O código do produto é: 58 e o preço é: 32,15


Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um vetor de inteiros em ordem decrescente em Java

Quantidade de visualizações: 21106 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível ordenar um array (vetor) de ints em ordem decrescente usando o método sort() da classe Arrays e um método inverter() personalizado. É claro que há várias outras formas de se conseguir realizar esta tarefa. Espero que esta seja mais uma técnica adicionada ao seu arsenal.

Veja o código Java completo:

package arquivodecodigos;
 
import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros
    int[] valores = new int[5];
 
    // inicializa os elementos do array
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;
	
    // ordena os valores
    Arrays.sort(valores);
    System.out.println("Ordenado em ordem crescente:");
    for(int valor : valores){
      System.out.print(valor + "  ");  
    }
    
    // vamos inverter o vetor agora
    inverter(valores);
    // exibe os valores dos elementos do array
    // usando o laço for melhorado
    System.out.println("\nOrdenado em ordem decrescente:");
    for(int valor : valores){
      System.out.print(valor + "  ");  
    }
  
    System.out.println("\n"); 
    System.exit(0);
  }

  // método que recebe um array e inverte a ordem
  // de seus elementos
  public static void inverter(int[] b){
    int esquerdo = 0;
    int direito = b.length-1;
  
    while (esquerdo < direito) {
      int temp = b[esquerdo]; 
      b[esquerdo]  = b[direito]; 
      b[direito] = temp;
     
      esquerdo++;
      direito--;
    }
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Ordenado em ordem crescente:
2 23 34 65 87
Ordenado em ordem decrescente:
87 65 34 23 2


C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects

Como retornar o maior elemento em um array de int em C# usando a função Max() do LINQ

Quantidade de visualizações: 1131 vezes
Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Max() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o maior elemento de um vetor de inteiros.

Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 8 deverá ser retornado como sendo o maior.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos construir um vetor de inteiros
      int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1};

      // vamos obter o maior elemento do vetor
      int maior = valores.Max();

      // vamos mostrar o resultado
      Console.WriteLine("O maior valor é: {0}", maior);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O maior valor é: 8

Fique atento ao fato de que o método Max() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas.

Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio:

System.InvalidOperationException
HResult=0x80131509
Message=Sequence contains no elements
Source=System.Linq
StackTrace:
at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException()
at System.Linq.Enumerable.Max(IEnumerable`1 source)
at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11


Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses

Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente Canvas

Quantidade de visualizações: 1260 vezes
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas.

Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo.

Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho:

# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *
 
# método principal
def main():
  # cria a janela principal da aplicação
  janela_principal = Tk() 
  
  # define as dimensões da janela
  janela_principal.geometry("400x350")
  
  # define o título da janela
  janela_principal.title("Uso do controle Canvas")
 
  # vamos criar o objeto Canvas
  canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350)
 
  # colocamos o Canvas na janela principal
  canvas.grid(row=0, column=0)
 
  # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas
  # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura
  # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha
  # de 5 pixels
  canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5")
 
  # entramos no loop de eventos 
  janela_principal.mainloop()
 
if __name__== "__main__":
  main()

Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada.


Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca

Estruturas de dados em Java - Como pesquisar um nó em uma árvore binária de busca usando um método recursivo usando Java

Quantidade de visualizações: 2550 vezes
Nesta dica mostraremos um exemplo completo de como pesquisar um valor em uma árvore binária de busca em Java. Note que o exemplo usa apenas inteiros, mas você não terá dificuldades para modificar a classe Nó para os dados que você precisar.

Código para No.java:

package arvore_binaria;

public class No {
  private int valor; // valor armazenado no nó
  private No esquerdo; // filho esquerdo
  private No direito; // filho direito
 
  // construtor do nó
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.esquerdo = null;
    this.direito = null;
  }

  public int getValor() {
    return valor;
  }

  public void setValor(int valor) {
    this.valor = valor;
  }

  public No getEsquerdo() {
    return esquerdo;
  }

  public void setEsquerdo(No esquerdo) {
    this.esquerdo = esquerdo;
  }

  public No getDireito() {
    return direito;
  }

  public void setDireito(No direito) {
    this.direito = direito;
  }
}

Código para ArvoreBinariaBusca.java:

package arvore_binaria;

public class ArvoreBinariaBusca {
  private No raiz; // referência para a raiz da árvore
   
  // método usado para inserir um novo nó na árvore
  // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false
  // se o elemento
  // não puder ser inserido (no caso de já existir um 
  // elemento igual)
  public boolean inserir(int valor){
    // a árvore ainda está vazia?
    if(raiz == null){
      // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore
      raiz = new No(valor); // cria um novo nó
    }
    else{
      // localiza o nó pai do novo nó
      No pai = null;
      No noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz
  
      // enquanto o nó atual for diferente de null
      while(noAtual != null){
        // o valor sendo inserido é menor que o nó atual?
        if(valor < noAtual.getValor()) {
          pai = noAtual;
          // vamos inserir do lado esquerdo
          noAtual = noAtual.getEsquerdo();
        }
        // o valor sendo inserido é maior que o nó atual
        else if(valor > noAtual.getValor()){
          pai = noAtual;
          // vamos inserir do lado direito
          noAtual = noAtual.getDireito();
        }
        else{
          return false; // um nó com este valor foi encontrado
        }
      }
        
      // cria o novo nó e o adiciona como filho do nó pai
      if(valor < pai.getValor()){
         pai.setEsquerdo(new No(valor));
      }
      else{
        pai.setDireito(new No(valor));
      }
    }
 
    return true; // retorna true para indicar que o novo nó foi inserido
  }
   
  // método que permite pesquisar na árvore binária de busca
  public No pesquisar(int valor){
    return pesquisar(raiz, valor); // chama a versão recursiva do método
  }
 
  // sobrecarga do método pesquisar que recebe dois 
  // parâmetros (esta é a versão recursiva do método)
  private No pesquisar(No noAtual, int valor){
    // o valor pesquisado não foi encontrado....vamos retornar null
    if(noAtual == null){
      return null;
    }
  
    // o valor pesquisado foi encontrado?
    if(valor == noAtual.getValor()){
      return noAtual; // retorna o nó atual
    }  
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da esquerda
    else if(valor < noAtual.getValor()){
      return pesquisar(noAtual.getEsquerdo(), valor);
    }
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da direita
    else{
      return pesquisar(noAtual.getDireito(), valor);
    }
  }
}

E finalmente o código para a classe principal:

package arvore_binaria;

import java.util.Scanner;

public class ArvoreBinariaTeste {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
       
    // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca
    ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca();
    
    // vamos inserir 5 valores na árvore
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
       
      // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação
      if(!arvore.inserir(valor)){
        System.out.println("Não foi possível inserir." +
          " Um elemento já contém este valor.");  
      }
    }
     
    // vamos pesquisar um valor na árvore
    System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado: ");
    int valorPesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // obtém um objeto da classe NoArvore a partir do 
    // método pesquisar() da classe ArvoreBinariaBusca
    No res = arvore.pesquisar(valorPesquisa);
    // o valor foi encontrado?
    if(res != null){
      System.out.println("O valor foi encontrado na árvore");
    }
    else{
      System.out.println("O valor não foi encontrado na árvore");  
    }
     
    System.out.println("\n");
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Apostila Delphi - Como obter o menor entre dois valores usando a função Min() do Delphi

Quantidade de visualizações: 12906 vezes
A função Min(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o menor entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, menor: Integer;
begin
  // uses Math

  a := 34;
  b := 17;
  menor := Min(a, b);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O menor valor é: ' + IntToStr(menor));
end;

Note que a função Min() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Usando um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e mostrar quantos valores negativos foram informados

Quantidade de visualizações: 10189 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar que o usuário digite 10 valores inteiros. Em seguida seu programa deverá contar quantos valores negativos foram informados.

Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

A resolução deste exercício envolve a criação de uma variável auxiliar para contar a quantidade de valores negativos lidos, do tipo int, e que deverá ser inicializada com o valor 0. Veja:

int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos
Veja a resolução completa para o exercício, comentada linha a linha:

public static void main(String[] args){
  // para este exercício você deverá importar a classe
  // Scanner. Ela está no pacote java.util.*;
    
  // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
  // entrada do usuário
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  int valor; // guarda o valor lido
  int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos

  // vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
    valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se o valor informado é negativo
    if(valor < 0){
      negativos++;
    }
  }

  // vamos exibir a quantidade de números negativos lidos
  System.out.println("\nVocê informou " + negativos + " valores negativos.\n");
}



C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 16310 vezes
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza.

Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

// função que aloca e retorna um ponteiro para uma
// estrutura Livro
struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){
  // aloca memória para uma estrutura Livro
  struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preeche os membros da estrutura
  temp->titulo = titulo;
  temp->codigo = codigo;
  temp->paginas = paginas;

  return temp;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // obtém uma instância da estrutura Livro
  struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(a != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      a->titulo, a->codigo, a->paginas);
  }

  // obtém uma segunda instância da estrutura Livro
  struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(b != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      b->titulo, b->codigo, b->paginas);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Titulo: Programando em Java
Codigo: 345
Paginas: 120
Titulo: JavaScript - Guia
Codigo: 540
Paginas: 800

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