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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPyQuantidade de visualizações: 741 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:# importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.2037063569952866 Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação. Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios: # importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) for i in range(10): valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.57920714427429 O número sorteado foi: 0.06329414607318185 O número sorteado foi: 0.12184477988071851 O número sorteado foi: 0.5410663009618577 O número sorteado foi: 0.790229323250604 O número sorteado foi: 0.4733277307431061 O número sorteado foi: 0.7669969432159425 O número sorteado foi: 0.6934927410217504 O número sorteado foi: 0.13216036543343856 O número sorteado foi: 0.6958612722883786 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 3371 vezes |
Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa: # método principal def main(): # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: ")) # vamos ler as coordenadas do segundo ponto x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: ")) sinal = "+" # vamos calcular o coeficiente angular da reta m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # vamos calcular o coeficiente linear n = y1 - (m * x1) # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0): sinal = "-" n = n * -1 # mostra a equação reduzida da reta print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Como classificar os itens de um JComboBox do Java Swing em ordem alfabéticaQuantidade de visualizações: 10672 vezes |
Este exemplo mostra como ordenar os itens de um JComboBox do Java Swing. A melhor forma de fazer isso é ordenando o array de strings antes de passá-lo para o construtor da classe JComboBox. Se novos itens forem inseridos em tempo de execução, a melhor saída é extender a classe DefaultComboBoxModel e fornecer tal funcionalidade. Veja o código Java completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import javax.swing.*; import java.util.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria o array que armazenará os itens do // combo box String[] nomes = {"Osmar", "Cristina", "Antônio", "Marcela", "Joaquim"}; // ordena os itens Arrays.sort(nomes); // Cria o JComboBox JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()Quantidade de visualizações: 7998 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap int quant = clientes.size(); // vamos exibir o resultado System.out.println("Este HashMap contém " + quant + " mapeamentos."); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Este HashMap contém 3 mapeamentos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1432 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Java você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto Scanner para ler a entrada do usuário Scanner leitura = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de linhas System.out.print("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário int linhas = Integer.parseInt(leitura.nextLine()); int estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) int espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos // com 4 espaços // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ System.out.print(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ System.out.print("*"); } // passamos para a próxima linha System.out.println(); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculasQuantidade de visualizações: 9053 vezes |
A linguagem C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos em C padrão é a função: int toupper(int c); maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtoupper(). Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtoupper(char *string){ while(*string){ *string = toupper(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "Programando em C"; printf("Frase normal: %s\n", frase); strtoupper(frase); printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Frase normal: Programando em C Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como usar a Ordenação da Bolha em Java para ordenar os valores de um vetor em ordem crescente ou decrescenteQuantidade de visualizações: 3726 vezes |
Pergunta/Tarefa: A Ordenação da Bolha, ou ordenação por flutuação (literalmente "por bolha"), também chamada de Bubble Sort, é um algoritmo de ordenação dos mais simples. A ideia é percorrer o array diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas em um tanque de água procuram seu próprio nível, e disso vem o nome do algoritmo. No melhor caso, o algoritmo executa n operações relevantes, onde n representa o número de elementos do vetor. No pior caso, são feitas n2 operações. A complexidade desse algoritmo é de ordem quadrática. Por isso, ele não é recomendado para programas que precisem de velocidade e operem com quantidade elevada de dados. Escreva um programa Java que declara, constrói um vetor de 10 inteiros e peça para o usuário informar os valores de seus elementos. Em seguida use a ordenação da bolha para ordenar os elementos em ordem crescente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor para o índice 0: 84 Informe o valor para o índice 1: 23 Informe o valor para o índice 2: 9 Informe o valor para o índice 3: 5 Informe o valor para o índice 4: 11 Informe o valor para o índice 5: 3 Informe o valor para o índice 6: 50 Informe o valor para o índice 7: 7 Informe o valor para o índice 8: 2 Informe o valor para o índice 9: 73 O array informado foi: 84 23 9 5 11 3 50 7 2 73 O array ordenado é: 2 3 5 7 9 11 23 50 73 84 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos int valores[] = new int[10]; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe os valores for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor para o índice " + i + ": "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos mostrar o vetor informado System.out.println("\nO array informado foi:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar os elementos do vetor usando a ordenação da bolha // laço externo de trás para frente for(int i = valores.length - 1; i > 1; i--){ for(int j = 0; j < i; j++){ // laço interno vai no fluxo normal if(valores[j] > valores[j + 1]){ // temos que trocá-los de lugar int temp = valores[j]; valores[j] = valores[j + 1]; valores[j + 1] = temp; } } } // vamos exibir o vetor já ordenado System.out.println("\n\nO array ordenado é:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println("\n"); } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHPQuantidade de visualizações: 10901 vezes |
À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas. As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes: a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ } // vamos criar um novo objeto desta classe $b = new Boleto(); ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ... A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos). b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato: <? // Uma classe Boleto não-abstrata class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ... Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá. c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ } ?> A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ public function imprimir($dados){ echo "Imprimindo o boleto: " . $dados; } } // vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco $b = new BoletoBradesco(); // vamos imprimir o boleto $b->imprimir("Dados do boleto"); ?> d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato que não deveria conter implementação public abstract function imprimir($dados){ echo "Isso vai dar um erro daqueles!"; } } ?> Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ... Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular desvio padrão em Java - Java para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 3014 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Veja o código Java completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // conjunto dos dados double conjunto[] = {10, 30, 90, 30}; double soma = 0.0; // soma dos elementos double desvioPadrao = 0.0; // desvio padrão int tam = conjunto.length; // tamanho dos dados // vamos somar todos os elementos for(int i = 0; i < tam; i++){ soma = soma + conjunto[i]; } // agora obtemos a média do conjunto de dados double media = soma / tam; // e finalmente obtemos o desvio padrão for(int i = 0; i < tam; i++){ desvioPadrao = desvioPadrao + Math.pow(conjunto[i] - media, 2); } // mostramos o resultado System.out.println("Desvio Padrão Populacional: " + Math.sqrt(desvioPadrao / tam)); System.out.println("Desvio Padrão Amostral: " + Math.sqrt(desvioPadrao / (tam - 1))); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Desvio Padrão Populacional: 30.0 Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755 Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento). |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar funções e variáveis globais em PHPQuantidade de visualizações: 38731 vezes |
Por padrão, variáveis definidas a nível de página, ou seja, variáveis globais, não podem ser acessadas a partir de uma função. Veja um exemplo:<? // variável global $usuario = "Osmar"; function exibir(){ echo $usuario; // acessa a variável gloal } // chama a função exibir(); ?> Ao executar este exemplo teremos o seguinte resultado: Notice: Undefined variable: usuario in xxx/estudos.php on line 6 Para contornar este problema, temos que empregar a palavra-chave global seguida pelo nome da variável global que queremos acessar. Veja: <? // variável global $usuario = "Osmar"; function exibir(){ // permite acesso à variável global global $usuario; echo $usuario; // acessa a variável gloal } // chama a função exibir(); ?> Ao executarmos o código novamente, percebemos que o resultado é o esperado. Outra forma de acessar variáveis globais a partir de uma função é usando $GLOBALS. Veja: <? // variável global $usuario = "Osmar"; function exibir(){ echo $GLOBALS['usuario']; // acessa a variável global } // chama a função exibir(); ?> |
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