![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um diretório em Java usando o método delete() da classe File - Curso de Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 9774 vezes |
Em algumas situações nós precisamos excluir um ou mais diretórios a partir de nossos códigos Java. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe File, no pacote java.io. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ File diretorio = new File("c:\\java"); if(diretorio.delete()){ System.out.println("Diretorio excluido com sucesso."); } else{ System.out.println("Não foi possivel excluir o diretorio"); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado (assumindo que você tem um diretório chamado "c:\\java"): Diretorio excluido com sucesso. Lembre-se de que o método delete() da classe File só permitirá a exclusão do diretório se este estiver vazio. |
React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object |
Como obter o conteúdo de uma caixa de texto em React usando a função useRef() para acessar os elementos HTMLQuantidade de visualizações: 794 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar useRef() para criar uma referência para um elemento HTML <input type="text">. Em seguida nós vamos usar a propriedade current.value para retornar o conteúdo da caixa de texto e atualizar o estado nomeAtualizado, criado a partir da função useState(). Este código, embora simples, é o ponto de partida para aplicações React bem interessantes, pois não fazemos uso do evento onChange das caixas de texto para atualizar o estado da aplicação. Isso, como é fácil de se perceber, economiza os recursos gastos em processamento desnecessário. Veja o código para App.js: // vamos importar o useState e useRef import {useState, useRef} from 'react'; // função App() que será exportada export default function App() { // vamos criar uma referência para a caixa // de texto. Veja que esta referência será // usada na declaração do elemento input type text const txtNome = useRef(null); // vamos usar um estado para guardarmos o conteúdo // da caixa de texto const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(''); // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão const tratarEventoClick = () => { // vamos obter o conteúdo da caixa de texto // usando "txtNome.current.value" setNomeAtualizado(txtNome.current.value); }; // e retornamos para renderização return ( <div> <input type="text" id="nome" name="nome" ref={txtNome}/> <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2> <button onClick={tratarEventoClick}> Atualizar Estado</button> </div> ); } E aqui está o código para o index.js: // vamos fazer os imports necessários import React from 'react'; import ReactDOM from 'react-dom/client'; import './index.css'; import App from './App'; // definimos a raiz da aplicação React const root = ReactDOM.createRoot( document.getElementById('root')); // e renderizamos a aplicação no navegador root.render( <React.StrictMode> <App /> </React.StrictMode> ); Execute a aplicação React, digite um nome na caixa de texto e clique o botão Atualizar Estado. Somente neste momento é que o conteúdo da caixa de texto será transferido para o estado nomeAtualizado e refletido no elemento <h2>. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1348 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C BásicoQuantidade de visualizações: 3092 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe um valor inteiro (0-999): 523 A soma dos dígitos é: 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 0 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro (0-999): "); // vamos ler o valor informado int valor; scanf("%d", &valor); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 0 || valor > 999){ puts("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos obter o terceiro dígito int terceiro = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter o segundo dígito int segundo = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter o primeiro dígito int primeiro = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter a soma dos dígitos int soma = terceiro + segundo + primeiro; // vamos mostrar o resultado printf("A soma dos dígitos é: %d", soma); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Vetores e matrizes em C++ - Como passar vetores e matrizes para as suas funções C++Quantidade de visualizações: 12273 vezes |
Muitas vezes precisamos passar um vetor ou uma matriz C++ para nossas funções. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de uma matriz para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores da matriz dentro do método será refletida na matriz original:#include <iostream> using namespace std; // função usada para exibir os valores // da matriz void exibir_matriz(int matriz[], int quant) { for(int i = 0; i < quant; i++){ cout << matriz[i] << endl; } } int main(int argc, char *argv[]) { // cria uma matriz com 5 inteiros int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1}; // passa a matriz para a função exibir_matriz() // veja que temos que enviar também a quantidade // de elementos exibir_matriz(valores, 5); system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 3 89 6 1 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número em DelphiQuantidade de visualizações: 13831 vezes |
O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em Delphi que permite calcular a potência de um número inteiro:// uma função recursiva para elevar uma determinada // base ao seu expoente function potencia(base, expoente: Integer): Integer; begin if expoente = 0 then Result := 1 else Result := base * potencia(base, expoente - 1); end; // vamos chamar a função recursiva // a partir do Click de um botão procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter o resultado de 4 elevado a 3 ShowMessage('4 ao cubo é igual a: ' + IntToStr(potencia(4, 3))); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 8809 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos" g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f)); |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar componentes à janela do aplicativo Java SwingQuantidade de visualizações: 16146 vezes |
Embora já exista ferramentas de programação que facilitem bastante a construção de interfaces gráficas, principalmente o editor GUI visual do NetBeans, é importante saber como componentes visuais são adicionados à janela da aplicação Java Swing. Veja, por exemplo, a imagem a seguir: ![]() E aqui está o código Java Swing completo a sua criação: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); // obtém o painel de conteúdo e adiciona // um botão à janela JButton btn = new JButton("Clique Aqui"); getContentPane().add(btn, BorderLayout.NORTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma string em Ruby usando o método slice() da classe StringQuantidade de visualizações: 7516 vezes |
O método slice() da classe String da linguagem Ruby se torna realmente útil quando precisamos acessar os caracteres individuais de uma string. Neste caso, só precisamos fornecer o índice do caractere a ser acessado e o número 1. O retorno do método é uma nova string ou nulo. Veja o exemplo a seguir: nome = "Arquivo de Códigos" # vamos acessar os caracteres individualmente usando # o método slice for i in (0..nome.length - 1) letra = nome.slice(i, 1) print letra + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A r q u i v o d e C ó d i g o s |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 264 vezes |
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText. # vamos importar o framework wxPython import wx # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento Move def OnMove(self, e): # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y x, y = e.GetPosition() # mostramos os valores nas labels self.st1.SetLabel(str(x)) self.st2.SetLabel(str(y)) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10)) wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30)) # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10)) self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30)) # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a # função OnMove que criamos self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255)) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento Move') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from() Android Java - Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout Delphi - Como calcular MDC em Delphi |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |