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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como retornar a quantidade de elementos em um vector do C++ usando a função size()

Quantidade de visualizações: 7293 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, a quantidade de elementos contidos em um container vector da STL (Standard Template Library). Isso pode ser feito por meio da função-membro size(). Veja sua assinatura:

size_type size() const;


Aqui size_type é um tipo integral sem sinal. Veja um exemplo no qual obtemos a quantidade de elementos atualmente no vector:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos obter a quantidade de elementos no vector
  int quant = valores.size();

  // exibe o resultado
  cout << "O vector contém " << quant << " elementos." << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O vector contém 3 elementos.

Note que o número de elementos em um vector é diferente de sua capacidade. Um vector pode ter uma capacidade de 10 elementos mas conter apenas 3 elementos no momento. A capacidade de um vector é aumentado automaticamente à medida que novos elementos são adicionados.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch do C#

Quantidade de visualizações: 26536 vezes
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case.

Veja o exemplo:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite um número inteiro: ");
  int valor = int.Parse(Console.ReadLine());

  switch(valor){
    case 1:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 1");
      break;
    case 2:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 2");
      break;
    case 3:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 3");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Valor incorreto.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado.

Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra a");
      break;
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra b");
      break;
    case "c":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra c");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a ou b");
      break;
    case "c":
    case "d":
      Console.WriteLine("Você digitou c ou d");
      break;
    case "e":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra e");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 10663 vezes
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Python.

Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Python, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço).

Comece analisando a imagem abaixo:



Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).

Veja a fórmula:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\]

Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\]

Que resulta em 6,32 (aproximadamente).

E agora veja o código Python completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:

import math

# função que permite calcular a distância
# entre dois pontos no plano (R2)
def distancia2d(x1, y1, x2, y2):
  a = x2 - x1
  b = y2 - y1
  c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2))
  return c

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os dados do primeiro ponto
  x1 = float(input("Informe o x do primeiro ponto: "))
  y1 = float(input("Informe o y do primeiro ponto: "))
    
  # vamos ler os dados do segundo ponto
  x2 = float(input("Informe o x do segundo ponto: "))
  y2 = float(input("Informe o y do segundo ponto: "))
    
  # vamos obter a distância entre eles
  distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2)
  print("Distância entre os dois pontos: %0.2f" % distancia);
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o x do primeiro ponto: 3
Informe o y do primeiro ponto: 6
Informe o x do segundo ponto: 9
Informe o y do segundo ponto: 4
Distância entre os dois pontos: 6.32


PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como testar se uma variável é do tipo float (número de ponto-flutuante) usando as funções is_float() e is_real() do PHP

Quantidade de visualizações: 12837 vezes
Em algumas situações podemos querer saber se o tipo de uma variável é float, ou seja, contém um valor com casas decimais.

Este teste pode ser feito com o auxílio da função is_float() ou is_real(). Esta função retorna um valor true ou false dependendendo do tipo de variável sendo testada.

<?php
  $valor = 0.6;

  if(is_float($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo float';
  }
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valor é do tipo float


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialog

Quantidade de visualizações: 1827 vezes
O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View.

Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/btn_enviar"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:textAllCaps="false"
    />
</LinearLayout>

E agora o código Java no arquivo MainActivity.java:

package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.app.AlertDialog;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);

    // vamos detectar um clique no botão e exibir uma mensagem AlertDialog
    Button button = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar);
    button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
      public void onClick(View view) {
        AlertDialog dialogo = new
          AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
        dialogo.setTitle("Aviso");
        dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
        dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
          new DialogInterface.OnClickListener() {
            public void onClick(DialogInterface dialog, int which){
              dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
            }
          }
        );
        dialogo.show();
      }
    });
  }
}



QGIS ::: PyQGIS API ::: Projeto QGIS - Classe QgsProject

Como definir o título do projeto do QGIS usando PyQGIS e a função setTitle() da classe QgsProject

Quantidade de visualizações: 268 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos definir o título do projeto do QGIS usando PyQGIS. Para isso nós vamos usar a função setTitle() da classe QgsProject da PyQGIS API.

Note que o título do projeto do QGIS pode ser definido manualmente indo no menu Projeto -> Propriedades. Na janela Propriedades nós acessamos a guia Geral e definimos no campo Título do Projeto o valor que desejamos.

Veja o código PyQGIS completo que mostra como definir o título do projeto atual do QGIS:

# vamos definir o título do projeto do QGIS
titulo = "Projeto Empresa X Goiânia-GO"
QgsProject.instance().setTitle(titulo)
 
# e mostramos uma mensagem
QMessageBox.information(None, "Aviso",
  "O título do projeto foi definido com sucesso")

Ao executar este código PyQGIS nós teremos um resultado parecido com:

O título do projeto foi definido com sucesso


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em Delphi dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

Quantidade de visualizações: 1780 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem Delphi para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras), tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código Delphi. Veja:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, c: Real;
begin
  a := 20; // medida do cateto oposto
  b := 30; // medida do cateto adjascente

  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  c := sqrt(sqr(a) + sqr(b));

  // e mostramos o resultado
  Edit1.Text := 'A medida da hipotenusa é: ' +
    FloatToStr(c);
end;

Perceba que o cálculo foi efetuado a partir do evento Click de um botão Button1 e o resultado foi exibido na propriedade Text de uma caixa de texto Edit1.

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

A medida da hipotenusa é: 36,0555127546399

Como podemos ver, o resultado retornado com o código Delphi confere com os valores da imagem apresentada.


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como ordenar uma lista de inteiros em Python de acordo com a soma dos dígitos de seus elementos usando uma função lambda

Quantidade de visualizações: 861 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar uma função lambda em Python para ordenar uma lista de inteiros de acordo com a soma dos seus dígitos. Este é um código muito interessante e que permitirá um melhor entendimento de funções lambda em Python.

Veja o código completo para o exemplo:

# método usado para ordenar a lista de acordo com a soma
# de seus dígitos
def ordenar(vetor):
  return sorted(vetor, key=lambda n: sum(int(c) for c in str(n) if c != "-"))

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar uma lista de inteiros
  valores = [21, 10, 8, 32, 70, 41, 40, 11]
  # vamos exibir a lista original
  print("Lista na ordem original: {0}".format(valores))
  
  # agora vamos ordenar de acordo com a soma dos dígitos
  lista_ordenada = ordenar(valores)
  print("Lista ordenada: {0}".format(lista_ordenada))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Lista na ordem original: [21, 10, 8, 32, 70, 41, 40, 11]
Lista ordenada: [10, 11, 21, 40, 32, 41, 70, 8]


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox

Como detectar o evento OnSelect da classe TComboBox do Delphi

Quantidade de visualizações: 13608 vezes
O evento OnSelect da classe TComboBox é disparado quando o usuário seleciona um item (uma string) na lista drop-down do componente. Este evento possui a seguinte assinatura:

property OnSelect: TNotifyEvent;

Um evento do tipo TNotifyEvent não possui parâmetros específicos ao evento ocorrido. Assim, no evento OnSelect temos acesso somente ao parâmetro Sender, do tipo TObject, que nos informa em qual componente o evento ocorreu.

Vamos ver um exemplo? Veja o código para o tratamento do evento OnSelect de um ComboBox. Aqui, todas as vezes que o evento disparar, nós vamos exibir o valor do novo item:

procedure TForm3.ComboBox1Select(Sender: TObject);
begin
  // vamos mostrar o novo item selecionado
  ShowMessage('O novo item selecionado é: ' +
    ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex]);
end;

Note que o evento OnSelect é disparado somente após a mudança de seleção e, consequentemente, a atualização da propriedade Text, que deverá refletir o novo item.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox

Como usar a propriedade Count da coleção Items para obter a quantidade de itens em um TComboBox em Delphi

Quantidade de visualizações: 12093 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de itens em um ComboBox. Para isso podemos usar a propriedade Count da coleção Items (um objeto da classe TStrings e que representa os itens do combo box). Esta propriedade retorna um valor inteiro.

Veja como podemos obter a quantidade de elementos em um ComboBox ao clicarmos em um botão:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens ao ComboBox
  ComboBox1.Items.Add('Java');
  ComboBox1.Items.Add('C++');
  ComboBox1.Items.Add('Python');

  // vamos obter a quantidade de itens no ComboBox
  ShowMessage('O ComboBox possui '  + IntToStr(ComboBox1.Items.Count) +
    ' itens.');
end;

Ao executar este código teremos uma mensagem com o texto:

O ComboBox possui 3 itens.

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