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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como adicionar itens no início de uma lista Python usando a função insert()

Quantidade de visualizações: 9424 vezes
Podemos usar o método insert() do objeto List da linguagem Python para inserir itens em qualquer posição, ou seja, em qualquer índice de uma lista. Para isso só precisamos informar o índice desejado e o valor a ser inserido.

Nesta dica mostrarei como adicionar itens no início de uma List Python. Tudo que precisamos é informar o valor 0 para o índice. Veja o exemplo completo:

"""
  Este exemplo mostra como adicionar itens ao
  início de uma lista de inteiros.
"""

def main():
  # cria uma lista vazia
  valores = []
 
  # início do laço for
  for i in range(1, 6):
    valor = int(input("Informe um inteiro: "))
 
    # insere o valor no início da lista
    valores.insert(0, valor)
  # fim do laço for
 
  # exibe os valores da lista
  print("Valores na lista:", valores, "\n")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe um inteiro: 5
Informe um inteiro: 8
Informe um inteiro: 3
Informe um inteiro: 2
Informe um inteiro: 9
Valores na lista: [9, 2, 3, 8, 5]


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em VB.NET

Quantidade de visualizações: 1492 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código VB.NET completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim primo As Boolean = True ' Vamos assumir que o número é primo

    ' vamos solicitar um número inteiro positivo
    Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ")
    Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine())

    ' o número é negativo?
    If numero < 0 Then
      Console.WriteLine("Número inválido.")
      ' é 0 ou 1?
    ElseIf ((numero = 0) Or (numero = 1)) Then
      Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.")

      ' passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
    Else
      For i As Integer = 2 To (numero / 2) Step 1
        ' se passar no teste, não é primo
        If (numero Mod i = 0) Then
          primo = False ' recebe False
          Exit For
        End If
      Next


      If (primo) Then
        Console.WriteLine("O número informado é primo")
      Else
        Console.WriteLine("O número informado não é primo")
      End If
    End If

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


Java ::: Classes e Componentes ::: JList

Java Swing - Como obter o valor selecionado em um JList usando o método getSelectedValue()

Quantidade de visualizações: 13270 vezes
Nesta dica eu mostro como chamar o método getSelectedValue() de um controle JList para obter o valor do item selecionado na mesma. No exemplo nós exibimos o item selecionado em uma mensagem JOptionPane ao clicarmos em um botão JButton.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JList lista;  
 
  public Estudos() {
    super("A classe JList");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
     
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};
 
    // Cria a JList
    lista = new JList(nomes);
  
    // Define a seleção única para a lista
    lista.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION);
 
    // Um botão que permite obter o valor do item selecionado
    JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String valor = (String)(lista.getSelectedValue());
 
          JOptionPane.showMessageDialog(null, 
            "O valor selecionado é: " + valor);
        }
      }
    );
 
    // Adiciona a lista à janela
    c.add(new JScrollPane(lista));
 
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em PHP - Como adicionar horas a uma data usando a função mktime() do PHP

Quantidade de visualizações: 104 vezes
Nesta dica veremos como é possivel usar a função mktime() da linguagem PHP para adicionarmos uma determinada quantidade de horas a uma data. Veja que obtemos a data e hora atual, acrescentamos 15 horas e então exibimos a nova data e hora.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  echo "Agora é: " . date("d/m/Y - H:i:s") . "<br>";
  $proxima_data = mktime(date("H") + 15, date("i"), 
    date("s"), date("m"), date("d"), date("Y"));
  echo "Daqui a 15 horas será: " . 
    date("d/m/Y - H:i:s", $proxima_data);
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Agora é: 28/03/2021 - 17:08:44
Daqui a 15 horas será: 29/03/2021 - 08:08:44


GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave

Quantidade de visualizações: 5129 vezes
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos:

>> raiz = sqrt(9) [ENTER]
raiz = 3
>>

Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave:

valor = input("Informe o valor desejado: ");
raiz = sqrt(valor);
fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n", 
  raiz);

Uma saída deste código poderia ser:

Informe o valor desejado: 25
A raiz quadrada do valor informado é 5
>>

É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja:

Informe o valor desejado: -5
A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value
(): wrong type argument 'complex scalar'
>>


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como criar módulos de código reutilizável em Python

Quantidade de visualizações: 8696 vezes
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples.

1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo:

"""
  Sou um módulo Python. A única funcionalidade que
  ofereço é uma função que soma dois números
"""

def somar(num1, num2):
  return (num1 + num2)

2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar
"""

import funcoes

def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))  
    
if __name__== "__main__":
  main()

3) Execute o programa e veja o resultado.

Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH.

Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar()
"""

# importa o módulo sys
import sys

# acrescenta o diretório lib na variável
# de ambiente PYTHONPATH
sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib')

# pode importar funcoes no diretório lib
import funcoes

# pode chamar o método somar agora
def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))

if __name__== "__main__":
  main()



PHP ::: PHP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PHP

Quantidade de visualizações: 2640 vezes
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando PHP. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código PHP.

Veja um trecho de código PHP completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

<?php
  // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
  // e três colunas
  $matriz = array(  
    array(3, 7, 9),
    array(2, 4, 1),
    array(5, 6, 8)
  );
  
  // guarda a soma dos elementos na diagonal principal
  $soma_diagonal = 0;
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela
  // foi informada
  echo "<br>";
  // percorre as linhas
  for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){ 
    // percorre as colunas
    for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
      echo $matriz[$i][$j] . "   ";
    }
    // passa para a próxima linha da matriz
    echo "<br>";
  }
  
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal   
  // principal
  for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){
    for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
      if($i == $j){
        $soma_diagonal = $soma_diagonal + $matriz[$i][$j];
      }
    }
  }
     
  // finalmente mostramos a soma da diagonal principal
  echo "<br>A soma dos elementos da diagonal principal é: " 
    . $soma_diagonal;
?>


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

3 7 9
2 4 1
5 6 8

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução de salto incondicional goto da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 18280 vezes
A instrução goto na linguagem C# é uma instrução de salto incondicional. Quando esta instrução é encontrada, o fluxo de execução de código salta imediatamente para a localização definida pelo goto. Embora não muito usada, esta instrução, ás vezes, tem sua utilidade.

A instrução goto exige um rótulo (label), que é um identificador C# válido seguido por dois pontos. Além disso, este rótulo deve estar dentro do mesmo método no qual a instrução goto estará contida. Isso quer dizer que não é possível usar goto para saltar de um método para outro. Veja um trecho de código no qual usamos goto para contar de 0 até 10:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args){
      int valor = 0;

      // define o rótulo para o goto
      inicio:

      // exibe os números de 0 até 10
      if (valor <= 10){
        Console.WriteLine("{0}", valor);
        valor++;
        goto inicio;
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Pressione uma tecla para sair...

É claro que este código, ainda que seja um bom exemplo do uso de goto, pode e deve ser substituído por um laço for ou while. Lembre-se: goto é usado somente em casos nos quais nenhuma outra instrução ou construção esteja disponível.

Veja, por exemplo, como podemos usar goto para saltar entre as cláusulas case de uma instrução switch:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      for (int i = 1; i < 3; i++) {
        switch (i) {
          case 1:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 1.");
            goto case 3;
          case 2:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 2.");
            goto case 1;
          case 3:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 3.");
            goto default;
          default:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula padrão.");
            break;
        }
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Estou na cláusula 1.
Estou na cláusula 3.
Estou na cláusula padrão.
Estou na cláusula 2.
Estou na cláusula 1.
Estou na cláusula 3.
Estou na cláusula padrão.

Outro uso útil da instrução goto é quando precisamos sair de um laço profundamente aninhado (três ou quatro níveis já é uma tarefa complicada). Veja:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      int i = 0, j = 0, k = 0;

      for (i = 0; i < 10; i++) {
        for (j = 0; j < 10; j++) {
          for (k = 0; k < 10; k++) {
            Console.WriteLine("i, j, k: " + i + " " +
              j + " " + k);
            if (k == 3) goto parada;
          }
        }
      }

    // rótulo de parada
    parada:
      Console.WriteLine("Parei! i, j, k: " + i + " " +
        j + " " + k);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

i, j, k: 0 0 0
i, j, k: 0 0 1
i, j, k: 0 0 2
i, j, k: 0 0 3
Parei! i, j, k: 0 0 3

Para finalizar, tenha em mente que goto é usado para sair de um bloco de instruções. Tentar usar esta instrução para saltar para dentro de um bloco de instruções é um erro de síntaxe e o seu código não compilará.


Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 9353 vezes
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.lang.StringBuffer
A classe StringBuffer implementa as interfaces Serializable, Appendable e CharSequence.

A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos.

Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas.

As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto.

Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet".

Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x).

Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita.

Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Eixos - Grids

Como criar eixos no Revit via programação usando a função Create() da classe Grid da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 399 vezes
Os eixos, ou grids, são linhas que auxiliam na construção de um projeto, ou seja, uma espécie de malha de linhas. Eles são mais utilizados quando se trabalha com elementos estruturais, para a locação de colunas e pilares.

No Revit, os eixos podem ser verticais, horizontais, inclinados e até em forma de arcos. Para criá-los, vá na aba Arquitetura, seção Dados e localize o item Eixo (ou digite GR).

Via programação nós podemos criar um eixo no Revit usando a função Create() da classe Grid da Revit C# API. Neste exemplo mostrarei, em detalhes, como isso pode ser feito.

O primeiro passo é obter uma referência ao documento UI atual usando this.ActiveUIDocument. Após isso acessar o documento usando uidoc.Document. As coordenadas geométricas de início e fim do eixo são criadas como objetos da classe XYZ. Então, de posse das coordenadas, nós criamos um objeto Line usando a função Line.CreateBound().

Para finalizar nós usamos a função Grid.Create() para desenhar o eixo na área de desenho do Revit. Note como passamos o objeto Line e uma referência ao documento atual para esta função. Veja ainda o uso de uma Transaction para abrir uma transação do Revit, criar o elemento e fechá-la em seguida.

Este exemplo criará um eixo com o LevelId -1, ou seja, no primeiro nível do documento. Em outras dicas dessa seção eu mostro como definir o nível para o grid recém-criado.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.IO;
using System.Linq;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      Document doc = uidoc.Document;
             
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo
      // não se esqueça de converter metros para pés      
      XYZ inicio = new XYZ(0, -100, 0);
      XYZ final = new XYZ(0, 100, 0);
      
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);
 
      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
        t.Start("Criar um novo Grid");
        // e criamos o novo eixo
        Grid eixo = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
        t.Commit();
        // e mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "O novo eixo foi criado com o ID: " +
          eixo.Id);
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# API teremos o seguinte resultado:

O novo eixo foi criado com o ID: 49827

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