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PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()Quantidade de visualizações: 136 vezes |
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string. A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto. Veja um exemplo de seu uso: <?php // uma frase contendo espaços no início e // no final $frase = " PHP? Eu gosto de PHP. "; // vamos remover os espaços no início e no fim $frase = trim($frase); // e mostramos o resultado echo "A frase é: " . $frase; ?> Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha). |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a quantidade de dias decorridos em C# usando um objeto TimeSpanQuantidade de visualizações: 8554 vezes |
Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias decorridos deste uma determinada data usando a linguagem C#. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no passado e então a subtraímos da data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a quantidade de dias decorridos entre // 10/06/2009 e a data atual DateTime data_anterior = new DateTime(2009, 6, 10); // 10/06/2009 DateTime hoje = DateTime.Now; // obtém a quantidade de dias decorridos TimeSpan dif = hoje.Subtract(data_anterior); int decorridos = dif.Days; // exibe o resultado System.Console.WriteLine("Dias decorridos desde 10/06/2009: " + decorridos); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Dias decorridos desde 10/06/2009: 4662 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: URLs, Documentos e Páginas |
Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHPQuantidade de visualizações: 13883 vezes |
Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHP Em algumas situações nós precisamos obter o caminho do diretório raiz no qual o nosso documento ou código PHP está sendo executado. Para isso nós podemos usar a variável pré-definida $_SERVER['DOCUMENT_ROOT']. Esta variável costuma ser disponibilizada pela maioria dos servidores web. Veja um exemplo de seu uso: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php echo "A raiz do site é: " . $_SERVER['DOCUMENT_ROOT']; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A raiz do site é: C:/xampp/htdocs |
Java ::: Pacote java.net ::: HttpURLConnection |
Como usar o método GET da classe HttpURLConnection do Java para enviar dados a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etcQuantidade de visualizações: 6934 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de enviar uma solicitação HTTP do tipo GET a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etc, a partir de nossos programas Java. Para isso podemos usar um objeto da classe HttpURLConnection. Para este exemplo eu mostrarei como enviar uma requisição GET para uma página PHP e retornar o resultado da soma de dois números. Comece analisando o código para o documento somar.php: <?php // obtém o primeiro valor $a = (int)$_GET["a"]; // obtém o primeiro valor $b = (int)$_GET["b"]; // vamos somar e mostrar o resultado $soma = $a + $b; echo "A soma dos dois números é: " . $soma; ?> Este código PHP não apresenta muitos segredos: obtemos dois números passados via GET, efetuamos a soma dos dois e escrevemos o resultado na página. Veja agora o código completo para a aplicação Java: package arquivodecodigos; import java.io.BufferedReader; import java.io.IOException; import java.io.InputStreamReader; import java.net.HttpURLConnection; import java.net.MalformedURLException; import java.net.URL; public class Principal { public static void main(String[] args) { int n1 = 10, n2 = 25; URL url; HttpURLConnection connection = null; BufferedReader in = null; try { url = new URL("http://www.arquivodecodigos.com.br/somar.php?a=" + n1 + "&b=" + n2); // vamos efetuar a conexão à URL especificada connection = (HttpURLConnection)url.openConnection(); // em alguns servidores nós precisamos adicionar o User-Agent para evitar // o erro 403 Forbidden // HttpURLConnection : Server return HTTP 403 Forbidden connection.addRequestProperty("User-Agent", "Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; " + "WOW64; rv:221.0) Gecko/20100101 Firefox/31.0"); // vamos obter o retorno da conexão String linha; in = new BufferedReader(new InputStreamReader(connection.getInputStream())); while((linha = in.readLine()) != null) { System.out.println(linha); } } catch (MalformedURLException ex) { System.out.println("A URL está mal formada: " + ex.getMessage()); } catch (IOException ex) { System.out.println("Não foi possível efetuar a conexão: " + ex.getMessage()); } finally { if(in != null) { try { in.close(); } catch (IOException ex) { System.out.println("Não consegui fechar o stream de saída: " + ex.getMessage()); } } connection.disconnect(); } } } Ao executar o programa, teremos uma mensagem no console parecida com: A soma dos dois números é: 35 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Adicionando três elementos ao final de um vetor em JavaScript usando o método push() do objeto Array - Como adicionar elementos ao final de um vetor usando JavaScript - RevisadoQuantidade de visualizações: 7301 vezes |
Neste dica mostrarei como usar o método push() do objeto Array da linguagem JavaScript para adicionar três elementos ao final de um vetor. Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:<html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); // agora vamos adicionar mais três elementos valores.push(6, 7, 8); document.write("Valores no vetor: " + valores); </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5 Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7,8 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo texto usando as funções Write() e WriteLn() do DelphiQuantidade de visualizações: 28717 vezes |
Não há como fugir. Cedo ou tarde precisaremos escrever em um arquivo texto usando Delphi. E esta dica foi escrita com o propósito de facilitar esta tarefa. O primeiro passo para se escrever em um arquivo texto usando Delphi é declarar uma variável do tipo TextFile. Em seguida usamos a procedure AssignFile() para associar a variável TextFile ao arquivo em disco. Como queremos escrever conteúdo novo no arquivo, a função Rewrite() pode ser usada. Esta função cria o arquivo em disco se este ainda não existir. Se o mesmo existir, ele é excluído e a função cria outro com o mesmo nome. E, para escrever conteúdo no arquivo texto, usamos as funções Write() e WriteLn(). A primeira escreve no arquivo enquanto a segunda escreve no arquivo e adiciona o marcador de quebra de linha. Veja o exemplo para um melhor entendimento: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo: TextFile; begin // vamos fazer uma ligação entre a variável arquivo e o // arquivo que queremos manipular AssignFile(arquivo, 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'); // vamos abrir o arquivo ou criar um novo Rewrite(arquivo); // vamos escrever no arquivo agora WriteLn(arquivo, 'Sou a primeira linha.'); Write(arquivo, 'Sou a segunda linha.'); WriteLn(arquivo, ' E lá vem...'); WriteLn(arquivo, 'A terceira linha'); // hora de fechar o arquivo CloseFile(arquivo); // fim ShowMessage('Operação realizada com sucesso.'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receberQuantidade de visualizações: 9262 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa (algoritmo) Java que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o salário-base. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário base: 1450.00 Gratificação: R$ 72,50 Imposto: R$ 101,50 Salário final: R$ 1.421,00 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.text.NumberFormat; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o salario base System.out.print("Informe o salário base: "); double salario_base = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular a gratificação double gratificacao = salario_base * (5.0 / 100); // vamos calcular o imposto double imposto = salario_base * (7.0 / 100); // e finalmente calculamos o salário final double salario_final = salario_base + gratificacao - imposto; // e exibimos o resultado NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance(); System.out.println("Gratificação: " + formato.format(gratificacao)); System.out.println("Imposto: " + formato.format(imposto)); System.out.println("Salário final: " + formato.format(salario_final)); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 7848 vezes |
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância. Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria duas instâncias da classe Cliente cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35) cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28) # Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade # dos dois objetos puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}" puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Osmar - 35 Salvador - 28 Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 307 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário. Veja o código para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de Java"; if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings sao iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings não sao iguais"); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings sao iguais |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 565 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Java que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x e y System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x, y e z System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de z: "); double z = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2) + Math.pow(z, 2)); // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; double u_z = z / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y + "; z = " + u_z); } } Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
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