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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()

Quantidade de visualizações: 136 vezes
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string.

A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto.

Veja um exemplo de seu uso:

<?php
  // uma frase contendo espaços no início e
  // no final
  $frase = "   PHP? Eu gosto de PHP.    ";
  
  // vamos remover os espaços no início e no fim
  $frase = trim($frase);
  
  // e mostramos o resultado
  echo "A frase é: " . $frase;
?>

Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha).


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como calcular a quantidade de dias decorridos em C# usando um objeto TimeSpan

Quantidade de visualizações: 8554 vezes
Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias decorridos deste uma determinada data usando a linguagem C#. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no passado e então a subtraímos da data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a quantidade de dias decorridos entre
      // 10/06/2009 e a data atual
      DateTime data_anterior = new DateTime(2009, 6, 10);  // 10/06/2009
      DateTime hoje = DateTime.Now;

      // obtém a quantidade de dias decorridos
      TimeSpan dif = hoje.Subtract(data_anterior);
      int decorridos = dif.Days;

      // exibe o resultado
      System.Console.WriteLine("Dias decorridos desde 10/06/2009: " +
        decorridos);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Dias decorridos desde 10/06/2009: 4662


PHP ::: Dicas & Truques ::: URLs, Documentos e Páginas

Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHP

Quantidade de visualizações: 13883 vezes
Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHP

Em algumas situações nós precisamos obter o caminho do diretório raiz no qual o nosso documento ou código PHP está sendo executado. Para isso nós podemos usar a variável pré-definida $_SERVER['DOCUMENT_ROOT']. Esta variável costuma ser disponibilizada pela maioria dos servidores web.

Veja um exemplo de seu uso:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php
  echo "A raiz do site é: " . $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'];
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A raiz do site é: C:/xampp/htdocs


Java ::: Pacote java.net ::: HttpURLConnection

Como usar o método GET da classe HttpURLConnection do Java para enviar dados a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etc

Quantidade de visualizações: 6934 vezes
Em algumas situações gostaríamos de enviar uma solicitação HTTP do tipo GET a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etc, a partir de nossos programas Java. Para isso podemos usar um objeto da classe HttpURLConnection. Para este exemplo eu mostrarei como enviar uma requisição GET para uma página PHP e retornar o resultado da soma de dois números.

Comece analisando o código para o documento somar.php:

<?php
  // obtém o primeiro valor
  $a = (int)$_GET["a"];
  // obtém o primeiro valor
  $b = (int)$_GET["b"];
  
  // vamos somar e mostrar o resultado
  $soma = $a + $b;
  echo "A soma dos dois números é: " . $soma;
?>

Este código PHP não apresenta muitos segredos: obtemos dois números passados via GET, efetuamos a soma dos dois e escrevemos o resultado na página. Veja agora o código completo para a aplicação Java:

package arquivodecodigos;

import java.io.BufferedReader;
import java.io.IOException;
import java.io.InputStreamReader;
import java.net.HttpURLConnection;
import java.net.MalformedURLException;
import java.net.URL;

public class Principal {
  public static void main(String[] args) {
    int n1 = 10, n2 = 25;
    URL url;
    HttpURLConnection connection = null;
    BufferedReader in = null;
    try {
      url = new URL("http://www.arquivodecodigos.com.br/somar.php?a=" + n1 
        + "&b=" + n2);
      // vamos efetuar a conexão à URL especificada
      connection = (HttpURLConnection)url.openConnection();
      // em alguns servidores nós precisamos adicionar o User-Agent para evitar
      // o erro 403 Forbidden
      // HttpURLConnection : Server return HTTP 403 Forbidden
      connection.addRequestProperty("User-Agent", "Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; "
        + "WOW64; rv:221.0) Gecko/20100101 Firefox/31.0");
      
      // vamos obter o retorno da conexão
      String linha;
      in = new BufferedReader(new InputStreamReader(connection.getInputStream()));
      while((linha = in.readLine()) != null) {
        System.out.println(linha);
      }
    } 
    catch (MalformedURLException ex) {
      System.out.println("A URL está mal formada: " + ex.getMessage());
    }
    catch (IOException ex) {
      System.out.println("Não foi possível efetuar a conexão: " + 
        ex.getMessage());
    }
    finally {
      if(in != null) {
        try {
          in.close();
        } 
        catch (IOException ex) {
          System.out.println("Não consegui fechar o stream de saída: " + 
            ex.getMessage());
        }
      }
      connection.disconnect();
    }
  }
}

Ao executar o programa, teremos uma mensagem no console parecida com:

A soma dos dois números é: 35


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Adicionando três elementos ao final de um vetor em JavaScript usando o método push() do objeto Array - Como adicionar elementos ao final de um vetor usando JavaScript - Revisado

Quantidade de visualizações: 7301 vezes
Neste dica mostrarei como usar o método push() do objeto Array da linguagem JavaScript para adicionar três elementos ao final de um vetor. Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  
  // agora vamos adicionar mais três elementos
  valores.push(6, 7, 8);
  document.write("Valores no vetor: " + valores);
</script>

</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5
Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7,8


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como escrever em um arquivo texto usando as funções Write() e WriteLn() do Delphi

Quantidade de visualizações: 28717 vezes
Não há como fugir. Cedo ou tarde precisaremos escrever em um arquivo texto usando Delphi. E esta dica foi escrita com o propósito de facilitar esta tarefa.

O primeiro passo para se escrever em um arquivo texto usando Delphi é declarar uma variável do tipo TextFile. Em seguida usamos a procedure AssignFile() para associar a variável TextFile ao arquivo em disco.

Como queremos escrever conteúdo novo no arquivo, a função Rewrite() pode ser usada. Esta função cria o arquivo em disco se este ainda não existir. Se o mesmo existir, ele é excluído e a função cria outro com o mesmo nome. E, para escrever conteúdo no arquivo texto, usamos as funções Write() e WriteLn(). A primeira escreve no arquivo enquanto a segunda escreve no arquivo e adiciona o marcador de quebra de linha.

Veja o exemplo para um melhor entendimento:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: TextFile;
begin
  // vamos fazer uma ligação entre a variável arquivo e o
  // arquivo que queremos manipular
  AssignFile(arquivo, 'C:\arquivo de codigos\dados.txt');

  // vamos abrir o arquivo ou criar um novo
  Rewrite(arquivo);

  // vamos escrever no arquivo agora
  WriteLn(arquivo, 'Sou a primeira linha.');
  Write(arquivo, 'Sou a segunda linha.');
  WriteLn(arquivo, ' E lá vem...');
  WriteLn(arquivo, 'A terceira linha');

  // hora de fechar o arquivo
  CloseFile(arquivo);

  // fim
  ShowMessage('Operação realizada com sucesso.');
end;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber

Quantidade de visualizações: 9262 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa (algoritmo) Java que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o salário-base.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário base: 1450.00
Gratificação: R$ 72,50
Imposto: R$ 101,50
Salário final: R$ 1.421,00

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o salario base
    System.out.print("Informe o salário base: ");
    double salario_base = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a gratificação
    double gratificacao = salario_base * (5.0 / 100);
    
    // vamos calcular o imposto
    double imposto = salario_base * (7.0 / 100);
    
    // e finalmente calculamos o salário final
    double salario_final = salario_base + gratificacao - imposto;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Gratificação: " + formato.format(gratificacao));
    System.out.println("Imposto: " + formato.format(imposto));
    System.out.println("Salário final: " + formato.format(salario_final));
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 7848 vezes
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância.

Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
  
  # método que permite retornar a idade do cliente  
  def obter_idade
    @idade
  end
end

# Cria duas instâncias da classe Cliente
cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35)
cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28)

# Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade
# dos dois objetos
puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}"
puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Osmar - 35
Salvador - 28

Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 307 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário.

Veja o código para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de Java";
     
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings sao iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings não sao iguais");  
    }
    
    System.exit(0);
  }
}


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings sao iguais


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular vetor unitário em Java - Java para Física e Engenharia

Quantidade de visualizações: 565 vezes
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$.

O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$.

O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor.

Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário:

\[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\]

Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível.

Veja agora o código Java que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler os valores x e y
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
     
    // o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
    // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário
    double u_x = x / norma;
    double u_y = y / norma;
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + 
      u_x + "; y = " + u_y);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: -4
Informe o valor de y: 6
O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437

Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler os valores x, y e z
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de z: ");
    double z = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
     
    // o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) 
      + Math.pow(y, 2) + Math.pow(z, 2));
    
    // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário
    double u_x = x / norma;
    double u_y = y / norma;
    double u_z = z / norma;
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + 
      u_x + "; y = " + u_y + "; z = " + u_z);
  }
}

Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 3
Informe o valor de y: 7
Informe o valor de z: 5
O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517

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