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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando DelphiQuantidade de visualizações: 13527 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Delphi pode ser feito assim: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros: double; meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.08; meses := 2; juros := principal * taxa * meses; ShowMessage('O total de juros a ser pago é: ' + FloatToStr(juros)); end; O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros, montante: double; meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.08; meses := 2; juros := principal * taxa * meses; montante := principal * (1 + (taxa * meses)); ShowMessage('O total de juros a ser pago é: ' + FloatToStr(juros)); ShowMessage('O montante a ser pago é: ' + FloatToStr(montante)); end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 5006 vezes |
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 1350 Valor da primeira conta: 140 Valor da segunda conta: 300 Total das contas sem juros: 440.0 Total dos juros: 8.8 Total das contas com juros: 448.8 Sobra do salário: 901.2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas System.out.print("Informe o salário: "); double salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor da primeira conta: "); double conta1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor da segunda conta: "); double conta2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // total a ser pago nas duas contas sem os juros double totalContas = conta1 + conta2; // calcula os juros double totalJuros = totalContas * 0.02; // total a ser pago com juros double totalContasComJuros = totalContas + totalJuros; // sobra do salário double sobraSalario = salario - totalContasComJuros; // mostra os resultados System.out.println("\nTotal das contas sem juros: " + totalContas); System.out.println("Total dos juros: " + totalJuros); System.out.println("Total das contas com juros: " + totalContasComJuros); System.out.println("Sobra do salário: " + sobraSalario); System.out.println("\n"); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como remover elementos repetidos de um array em Ruby usando as funções uniq e uniq!Quantidade de visualizações: 10427 vezes |
Em algumas situações nós precisamos excluir os itens duplicados de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar as funções uniq e uniq!. A função uniq remove os itens duplicados e retorna um novo array, enquanto uniq! opera no array original, ou seja, modificando seus valores. Veja o código Ruby completo para o exemplo: # Cria um array de inteiros com duplicações valores = [2, 3, 3, 5, 5, 6, 3] # Exibe os valores do array original puts "Os valores do array são:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Obtém um novo array sem as duplicações valores2 = valores.uniq puts "\n\nO novo array sem repetições:\n" valores2.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Remove as duplicações do array original valores.uniq! puts "\n\nO array original sem repetições:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Os valores do array são: 2 3 3 5 5 6 3 O novo array sem repetições: 2 3 5 6 O array original sem repetições: 2 3 5 6 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30789 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar um vetor com valores igualmente espaçados usando a função linspace() da biblioteca NumPy do Python - Python NumPy para EngenhariaQuantidade de visualizações: 2660 vezes |
Em algumas situações nós precisamos de vetores e matrizes com valores igualmente espaçados entre um determinado intervalo. Para isso nós podemos usar a função linspace() da biblioteca NumPy do Python. Esta função exige, entre vários argumentos, o início e o fim do intervalo. Vamos ver um exemplo? Observe o trecho de código a seguir: # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np def main(): valores = np.linspace(2, 5, num=10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Este código Python vai gerar o seguinte resultado: O vetor gerado foi: [2. 2.33333333 2.66666667 3. 3.33333333 3.66666667 4. 4.33333333 4.66666667 5. ] Note que informamos o valor inicial como 2 e o valor final como 5, e definimos a quantidade de elementos gerados como 10 (se omitida, 50 valores serão gerados). Se não quisermos que o valor final do intervalo seja incluído na amostra, basta informamos endpoint=False como argumento para a função linspace(). |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como usar os argumentos padrões das funções em PythonQuantidade de visualizações: 7460 vezes |
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:# função com argumento padrão def erro(msg = "Houve um erro."): print msg # chamada à função fornecendo o argumento erro("Erro desconhecido.") # chamada à função sem fornecer o argumento erro() Veja mais um exemplo: # função com argumentos padrões def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1): return (comprimento * largura * altura) # chamada à função fornecendo um argumento print volume(3) # chamada à função fornecendo dois argumentos print volume(4, 5) # chamada à função fornecendo três argumentos print volume(4, 5, 7) # chamada à função fornecendo nenhum argumento print volume() É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo: SyntaxError: non-default argument follows default argument |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 5117 vezes |
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos: >> raiz = sqrt(9) [ENTER] raiz = 3 >> Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave: valor = input("Informe o valor desejado: "); raiz = sqrt(valor); fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n", raiz); Uma saída deste código poderia ser: Informe o valor desejado: 25 A raiz quadrada do valor informado é 5 >> É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja: Informe o valor desejado: -5 A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value (): wrong type argument 'complex scalar' >> |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++Quantidade de visualizações: 38065 vezes |
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo. Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas. Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa a matriz int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12}; // exibe os elementos da matriz for(int i = 0; i < 5; i++){ cout << "Posição: " << i << " - Valor: " << valores[i] << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Posição: 0 - Valor: 65 Posição: 1 - Valor: 3 Posição: 2 - Valor: 8 Posição: 3 - Valor: 41 Posição: 4 - Valor: 12 Pressione qualquer tecla para continuar. . . Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1. Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara a matriz int valores[5]; // inicializa os elementos usando um laço for(int i = 0; i < 5; i++){ valores[i] = 2 * i; } // exibe os elementos da matriz for(int i = 0; i < 5; i++){ cout << "Posição: " << i << " - Valor: " << valores[i] << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Posição: 0 - Valor: 0 Posição: 1 - Valor: 2 Posição: 2 - Valor: 4 Posição: 3 - Valor: 6 Posição: 4 - Valor: 8 Pressione qualquer tecla para continuar. . . É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros |
Como corrigir o erro OperationCanceledException em macros e add-ins do Revit C# APIQuantidade de visualizações: 388 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tratar a exceção OperationCanceledException em macros e plug-ins feitos para o Revit usando a Revit C# API. Esta exceção está no namespace Autodesk.Revit.Exceptions e deve ser declarada por seu nome completo, para não ser confundida com System.OperationCanceledException. O erro OperationCanceledException ocorre quando uma operação é cancelada de forma inesperada. Por exemplo, no código abaixo nós pedimos para o usuário selecionar um grupo e, em seguida, informar um ponto na área de desenho do Revit para que o grupo seja copiado e colocado no ponto indicado. Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc, a operação é cancelada automaticamente. O tratamento da exceção OperationCanceledException nos permite reagir a isso, indicando ao usuário o melhor caminho a ser seguido. O código apresentado aqui já foi visto em dicas e truques sobre a criação e manipulação de grupos de elementos no Revit usando a Revit C# API. No entanto, no código apresentado eu não fiz o tratamento de exceções. Veja o código Revit C# API completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.DB.Structure; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao Document ativo Document doc = this.ActiveUIDocument.Document; // Vamos definir um objeto Reference para guardar // o elemento selecionado pelo usuário Reference ref_selecionado = null; // pedimos para o usuário selecionar um grupo Selection selecao = this.ActiveUIDocument.Selection; try { ref_selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo"); Element elem = doc.GetElement(ref_selecionado); Group group = elem as Group; // vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de // desenho do Revit XYZ ponto = selecao.PickPoint( "Selecione um ponto para posicionar o grupo"); // criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do // grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário Transaction transacao = new Transaction(doc); transacao.Start("Copiar Grupo no Revit"); doc.Create.PlaceGroup(ponto, group.GroupType); transacao.Commit(); // mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso."); } // Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc catch (Autodesk.Revit.Exceptions.OperationCanceledException ex) { TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: Operação cancelada pelo usuário"); } catch (Exception ex) { TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Se o usuário cancelar a operação, ou seja, não selecionar nenhum grupo (talvez pressionando a tecla Esc), o código reagirá e mostrará a mensagem: Erro: The user aborted the pick operation. Se, em vez de selecionar um grupo, o usuário selecionar um outro elemento, então a mensagem de erro será: Erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 5274 vezes |
A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractSet<E> java.util.HashSet<E> Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida: package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco Strings neste conjunto conjunto.add(null); // o elemento null é permitido conjunto.add("Marcos"); conjunto.add("Osmar"); conjunto.add("Osmar"); // elemento duplicado aqui conjunto.add("Fernanda"); // vamos exibir os elementos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: null Fernanda Marcos Abel Osmar |
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