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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso public em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 7529 vezes |
Quando estamos desenvolvendo a lógica de nossas classes PHP, é sempre uma boa idéia definirmos quais propriedades e métodos poderão ser acessados pelas demais classes e partes do código que formam o sistema. Este controle de acesso é feito por modificadores de acesso. Nesta dica veremos como usar o modificador public. O modificador public serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados sem restrições por código fora da classe. Veja um exemplo: <? class Pessoa{ public $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; echo $pessoa->nome; ?> Aqui podemos acessar a propriedade $nome tanto para leitura como escrita sem nenhuma restrição. Tenha em mente que a ausência de um modificador de acesso antes de uma propriedade ou método automaticamente faz com que este acesso seja public. Veja agora um trecho de código no qual definimos um método public (público) em uma classe e o acessamos a partir de um código externo: <? class Matematica{ public function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $mat = new Matematica; echo $mat->somar(5, 7); ?> Lembre-se de que as sub-classes de uma classe que possui propriedades e métodos public herdam toda esta funcionalidade. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a quantidade de dias restantes para o fim do ano em JavaScriptQuantidade de visualizações: 9109 vezes |
Desde a época que criamos o site, muitos usuários nos perguntam como escrever um código JavaScript que calcula e mostra a quantidade de dias restantes para o fim do ano. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. É claro que você pode alterá-lo para calcular a quantidade de dias restantes para qualquer data. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Datas em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a data de hoje var hoje = new Date(); // vamos construir a data do final do ano var fim_ano = new Date(hoje.getFullYear(), 11, 31); // quantidade de milisegundos em um dia var milisegundos_dia = 1000 * 60 * 60 * 24; // calculamos os dias restantes para o fim do ano var dias_restantes = Math.ceil((fim_ano.getTime() - hoje.getTime()) / (milisegundos_dia)); // e mostramos o resultado document.write("Hoje é: " + hoje.toString() + "<br>"); document.write("Faltam " + dias_restantes + " dias para o fim do ano."); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: Sat Feb 04 2023 12:47:50 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília) Faltam 330 dias para o fim do ano. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string em Ruby usando o método index() da classe StringQuantidade de visualizações: 7465 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método index() da classe String da linguagem Ruby para testar a existência de uma substring em uma string. Se a substring pesquisada não for encontrada na string, o valor nil é retornado. Veja: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" substring = "Ruby" # vamos verificar se a substring está contida # na string if frase.index(substring) != nil puts("A substring está contida na string") else puts("A substring NÃO está contida na string") end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A substring está contida na string |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 563 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Java que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x e y System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x, y e z System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de z: "); double z = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2) + Math.pow(z, 2)); // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; double u_z = z / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y + "; z = " + u_z); } } Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em C# usando a propriedade LengthQuantidade de visualizações: 472 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade Length da classe String da linguagem C# para obter o tamanho, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Veja um exemplo de seu uso: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string nome = "Marcos"; int tam = nome.Length; Console.WriteLine("Esta string contém {0} caracteres", tam); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Esta string contém 6 caracteres |
GNU Octave ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pesquisa Operacional |
Exercício Resolvido de Octave - Programação Linear - Um fazendeiro decidiu misturar duas rações, a Ração X e a Ração Y. Cada porção de ração dada aos animaisQuantidade de visualizações: 429 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício de Octave aborda o uso da função glpk() para resolver um problema de Pesquisa Operacional usando Programação Linear. 1) Um fazendeiro decidiu misturar duas rações, a Ração X e a Ração Y. Cada porção de ração dada aos animais exige 60g de proteína e 30g de gordura. A Ração X possui 15g de proteína e 10g de gordura, e custa R$ 80,00 a unidade. A Ração Y apresenta 20g de proteína e 5g de gordura e custa R$ 50,00 a unidade. Quanto de cada ração deve ser usada para minimizar os custos do fazendeiro? Sua saída deverá ser parecida com: A solução para o problema de minimização é: x = 2.40 y = 1.20 O custo mínimo é: 252.00 Antes de passarmos ao código Octave, vamos fazer a modelagem matemática do problema. O primeiro passo é identificar as variáveis. Assim, vamos chamar de x o número de unidades da Ração X e de y o número de unidades da Ração Y. Veja: x = Número de unidades da Ração X y = Número de unidades da Ração Y E então temos a função custo: custo = 80x + 50y A primeira restrição diz respeito à quantidade de proteína em cada porção de ração. Sabendo que a Ração X apresenta 15g de proteína e a Ração Y apresenta 20g de proteína nós temos: R1: 15x + 20y >= 60 (proteína) A segunda restrição diz respeito à quantidade de gordura em cada porção de ração. Sabendo que a Ração X apresenta 10g de gordura e a Ração Y apresenta 5g de gordura nós temos: R2: 10x + 5y >= 30 (gordura) As restrições R3 e R4 dizem respeito à não negatividade das variáveis de decisão: R3: x >= 0 R4: y >= 0 Veja agora o código Octave completo (pesquisa_operacional.m): # vamos começar definindo a matriz que representa a função de # minimização c = [80.0, 50.0]'; # agora a matriz de restrições A = [15, 20; 10, 5]; b = [60, 30]'; # as restrições de não negatividade e o limite superior lb = [0, 0]'; ub = []; # definimos as restrições como limites inferiores ctype = "LL"; # indicamos que vamos usar variáveis contínuas (não inteiros) vartype = "CC"; # vamos usar minimização, por isso definimos o valor 1. Se fosse # maximização o valor seria -1 s = 1; # definimos os parâmetros adicionais param.msglev = 1; param.itlim = 100; # e chamamos a função glpk() [xmin, fmin, status, extra] = glpk(c, A, b, lb, ub, ctype, vartype, s, param); # mostramos a solução para o problema de minimização printf("A solução para o problema de minimização é:\n\n"); printf("x = %.2f\n", xmin(1)); printf("y = %.2f\n", xmin(2)); # para finalizar vamos mostrar o custo mínimo printf("\nO custo mínimo é: %.2f\n\n", fmin); Ao executar o código você perceberá que, para minimizar os custos do fazendeiro, deverão ser usados na mistura 2,4 unidades da Ração X e 1,2 unidades da Raça Y, a um custo mínimo de R$ 252,00. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um método chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertidoQuantidade de visualizações: 7415 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertido. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static int inverter(int numero){ // sua implementação aqui } ATENÇÃO: Para a resolução deste exercício é permitido usar apenas os operadores aritméticos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 487 O valor invertido é: 784 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // fazer efetuar uma chamada ao método inverter() e obter o valor invertido int invertido = inverter(numero); // e exibir o resultado System.out.println("O valor invertido é: " + invertido); } // método estático que recebe um número inteiro e o devolve invertido public static int inverter(int numero){ int resultado = 0; // guarda o resultado da inversão // enquanto número for diferente de 0 while(numero != 0){ // obtém resto da divisão de número por 10 int resto = numero % 10; // resultado recebe ele mesmo multiplicado por 10 mais o resto resultado = resultado * 10 + resto; // finalmente número recebe ele mesmo dividido por 10 numero = numero / 10; } return resultado; // retorna o resultado } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como retornar as coordenadas do mouse durante um evento mouseClicked em uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 10920 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos obter as coordenadas do mouse no momento que o usuário clica em uma janela JFrame de nossas aplicações Java Swing. Note que exibimos as coordenadas x e y do mouse na barra de títulos da janela JFrame. Saber como retornar as coordenadas do mouse durante um evento é uma das técnicas úteis para o desenvolvimento de jogos e aplicativos gráficos em Java. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; /* Este exemplo mostra como obter as coordenadas do mouse durante um evento. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); this.addMouseListener( new MouseAdapter(){ @Override public void mouseClicked(MouseEvent e){ setTitle("X = " + e.getX() + "; Y = " + e.getY()); } } ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe FileQuantidade de visualizações: 16575 vezes |
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente): static void Main(string[] args){ // não esqueça // using System.IO; // caminho e nome atual do arquivo string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt"; // caminho e novo nome do arquivo string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt"; // vamos renomear o arquivo File.Move(antigo, novo); Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 5242 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
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JavaScript - Como testar se uma string começa com uma determinada substring em JavaScript usando a função startsWith() Java - Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe File |
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