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C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para baixo uma de cada vez usando a API do WindowsQuantidade de visualizações: 7292 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de rolar para baixo o conteúdo de um TextBox de múltiplas linhas uma linha de cada vez. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_LINEDOWN para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero. Veja um trecho de código que rola para baixo o conteúdo de um TextBox uma linha de cada vez. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem. Comece adicionando a linha: using System.Runtime.InteropServices; na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método: [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)] private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg, IntPtr wParam, IntPtr lParam); Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // antes de executar este exemplo certifique-se de que // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor // Vertical ou Both textBox1.Multiline = true; textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical; // constante para a mensagem WM_VSCROLL const uint WM_VSCROLL = 0x115; // constante para o parâmetro wParam const int SB_LINEDOWN = 1; // handle para a caixa de texto IntPtr handle = textBox1.Handle; IntPtr wParam = (IntPtr)SB_LINEDOWN; IntPtr lParam = IntPtr.Zero; // vamos fazer com que o TextBox role uma linha para baixo SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em C usando a função sin()Quantidade de visualizações: 11811 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ printf("Seno de 0 = %f", sin(0)); printf("\nSeno de 1 = %f", sin(1)); printf("\nSeno de 2 = %f", sin(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Seno de 0 = 0.000000 Seno de 1 = 0.841471 Seno de 2 = 0.909297 Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10785 vezes |
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção. Veja o código completo: # função principal do programa def main(): for i in range(11): print(i, end = " ") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em C# usando a propriedade LengthQuantidade de visualizações: 472 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade Length da classe String da linguagem C# para obter o tamanho, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Veja um exemplo de seu uso: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string nome = "Marcos"; int tam = nome.Length; Console.WriteLine("Esta string contém {0} caracteres", tam); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Esta string contém 6 caracteres |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para EngenhariaQuantidade de visualizações: 5787 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): # importamos a biblioteca NumPy import math as math def main(): # vamos ler o raio e o ângulo raio = float(input("Informe o raio: ")) theta = float(input("Informe o theta: ")) graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ") # o theta está em graus? if graus == "1": theta = theta * (math.pi / 180.0) # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas x = raio * math.cos(theta) y = raio * math.sin(theta) # exibimos o resultado print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00) |
Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layoutQuantidade de visualizações: 2310 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas: a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void; b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu. Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> tools:context=".MainActivity"> <Button xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:id="@+id/button_send" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="@string/btn_enviar" android:onClick="enviarMensagem" /> </LinearLayout> Veja agora o código Java no MainActivity.java: package com.example.estudosandroid; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.DialogInterface; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.app.AlertDialog; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método público que será chamado ao clicarmos no botão public void enviarMensagem(View view) { AlertDialog dialogo = new AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create(); dialogo.setTitle("Aviso"); dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso"); dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK", new DialogInterface.OnClickListener() { public void onClick(DialogInterface dialog, int which){ dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog } } ); dialogo.show(); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe FileQuantidade de visualizações: 16575 vezes |
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente): static void Main(string[] args){ // não esqueça // using System.IO; // caminho e nome atual do arquivo string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt"; // caminho e novo nome do arquivo string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt"; // vamos renomear o arquivo File.Move(antigo, novo); Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em Java usando o método renameTo() da classe File - Arquivos e diretórios em JavaQuantidade de visualizações: 90 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método renameTo() da classe File da linguagem Java para renomear um diretório. Veja que este método retorna boolean, ou seja, o valor true caso o diretório for renomeado com sucesso e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // diretorio com o nome antigo File dir1 = new File("c:\\java"); // diretorio com o novo nome File dir2 = new File("c:\\java_novo"); boolean ok = dir1.renameTo(dir2); if(ok){ System.out.println("Diretorio renomeado com sucesso."); } else{ System.out.println("Nao foi possivel renomear o diretorio."); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Diretorio renomeado com sucesso. |
VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução Continue para abandonar a iteração atual de um laço em VB.NETQuantidade de visualizações: 8104 vezes |
A instrução Continue pode ser usada com os laços do VB.NET para abandonar a iteração atual do laço. Veja como isso funciona no trecho de código abaixo:For valor As Integer = 1 To 10 Step 1 If valor Mod 2 = 0 Then Continue For End If Console.WriteLine(valor) Next Este trecho de código exibirá os números ímpares de 1 a 10. Os números exibidos serão: 1, 3, 5, 7 e 9. Isso aconteceu porque temos uma instrução If que testa se o valor da variável de controle é par. Se o teste resultar verdadeiro, a instrução Continue é executada e a iteração atual é abandonada, fazendo com que o valor atual não seja exibido na tela. Veja mais um exemplo: Dim valor As Integer = 0 While valor < 10 valor += 1 If valor = 5 Then Continue While End If Console.WriteLine(valor) End While Este trecho de código conta de 1 a 10, mas pula o número 5. Analise-o cuidadosamente e tente descobrir o porquê. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como zerar todos os valores dos elementos de um array de inteiros em C# usando o método Clear() da classe ArrayQuantidade de visualizações: 11001 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método estático Clear() da classe Array da linguagem C# para zerarmos todos os valores de um vetor de inteiros. Note que este método altera o array original. Veja o exemplo C# completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria e inicializa um array de inteiros int[] valores = {4, 69, 1, 0, 17, 23, 14}; Console.WriteLine("Com valores originais:"); // percorre todos os elementos originais for (int i = 0; i < valores.Length; i++) { Console.WriteLine(valores[i]); } // zera todos os elementos do array Array.Clear(valores, 0, valores.Length); Console.WriteLine("Valores zerados:"); for (int i = 0; i < valores.Length; i++) { Console.WriteLine(valores[i]); } Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Com valores originais: 4 69 1 0 17 23 14 Valores zerados: 0 0 0 0 0 0 0 |
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