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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes

Como usar a função class() da linguagem R para verificar o tipo de dados de uma variável

Quantidade de visualizações: 1278 vezes
Na linguagem R nós não precisamos informar o tipo de dados de uma variável no momento de sua declaração e, consequentemente, atribuição de seu valor inicial. No entanto, a linguagem permite que as variáveis, no decorrer da execução do programa, assumam outros tipos de dados.

Dessa forma, em várias situações nós podemos precisar verificar qual o tipo de dados armazenado em um variável em um determinado momento, talvez, com o propósito de não assumir riscos durante um cálculo envolvendo inteiros e decimais.

A função class() da linguagem R recebe o nome de uma variável e nos informa o seu tipo de dados. Veja um exemplo de seu uso:

> x <- 10 [ENTER]
> class(x) [ENTER]
[1] "numeric"
> x <- "Java" [ENTER]
> class(x) [ENTER]
[1] "character"
> x <- TRUE [ENTER]
> class(x) [ENTER]
[1] "logical"
> x <- 5L [ENTER]
> class(x) [ENTER]
[1] "integer"
> 

Execute estas linhas na janela de comandos do R ou em um script e veja como a variável x assumiu, no decorrer da execução, os tipos numeric, character, logical e integer.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como obter o valor de um cookie usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 180 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos escrever uma função JavaScript chamada obterCookie() que recebe o nome de um cookie e retorna o seu valor. Veja que, se o cookie com o nome informado não existir, o valor null é retornado.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite obter um cookie
  function obterCookie(nome){    
    if(document.cookie.length > 0){
      c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
      if(c_start != -1){ 
        c_start = c_start + nome.length + 1; 
        c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
        if(c_end == -1){
          c_end = document.cookie.length;
        }
        
        return unescape(document.cookie.substring(
          c_start, c_end));
      } 
    }
    return null;
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // verifica se o cookie "nome_visitante" existe
  // e obtém seu valor
  var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante');
  if(nome_visitante != null){
    document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + 
      "Seu valor é: " + nome_visitante);
  }
  else{
    document.writeln("O cookie nome_visitante não existe");
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O cookie nome_visitante existe. Seu valor é: Osmar


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando Java - Geometria com Java

Quantidade de visualizações: 3239 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código Java para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço)

Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M:



Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula:

\[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\]
\[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\]

Colocando na fórmula os valores que já temos:

\[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \]
\[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \]

Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5).

E agora veja o código Java completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2):

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // x e y do primeiro ponto
    System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
    float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
    float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // x e y do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
    float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
    float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio    
    float x = (x1 + x2) / 2;
    float y = (y1 + y2) / 2;
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("As coordenadas do ponto médio são: (x = " +
      x + ", y = " + y + ")");
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 2
Coordenada y do primeiro ponto: 9
Coordenada x do segundo ponto: 10
Coordenada y do segundo ponto: 2
As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5)


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir um nó em qualquer posição de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada

Quantidade de visualizações: 810 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e pede para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida peça para o usuário informar um índice e um novo elemento e insira tal elemento no índice informado.

Faça a validação dos índices para que ele não saia da faixa permitida.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo 5 valores na lista

Informe o 1.o valor: 8
Informe o 2.o valor: 2
Informe o 3.o valor: 4
Informe o 4.o valor: 7
Informe o 5.o valor: 3

Valores na lista: 8 -> 2 -> 4 -> 7 -> 3 -> null

Inserindo um elemento no índice k

Informe o índice desejado: 2
Informe o valor do nó: 9

Valores na lista: 8 -> 2 -> 9 -> 4 -> 7 -> 3 -> null
Resposta/Solução:

Na saída podemos ver que o índice 2 corresponde ao terceiro elemento da lista ligada. Por isso o valor 4 foi empurrado para a frente para abrir espaço para o valor 9. Se o índice 0 fosse informado, o número 8 seria empurrado para a frente e o nó com valor 9 passaria a ser o início da lista ligada.

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;
  
import java.util.Scanner;

// classe interna usada para representar um
// nó na lista ligada
class No {
  int valor; // valor do nó
  No proximo; // aponta para o novo nó
 
  // construtor cheio da classe No
  public No(int valor, No proximo) {
    this.valor = valor;
    this.proximo = proximo;
  }
  
  // construtor vazio da classe No
  public No() {
    this.valor = 0;
    this.proximo = null;
  }
}

public class Estudos { 
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos criar uma referência para o início da lista
    No inicio = null;
    
    // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada
    int valor;
    System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n");
    for (int i = 0; i < 5; i++) {
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      // vamos inserir este valor no final da lista
      inicio = inserirFinal(inicio, valor);
    }
    
    // vamos exibir os valores na lista ligada
    System.out.print("\nValores na lista: ");
    exibirLista(inicio);
    
    // vamos inserir um novo elemento no índice informado
    System.out.println("\nInserindo um elemento no índice k\n");
    System.out.print("Informe o índice desejado: ");
    int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o índice é válido?
    if ((indice < 0) || (indice > tamanhoLista(inicio) - 1)) {
      System.out.println("O índice é inválido.");
    }
    else {
      // vamos inserir o novo nó no índice indicado
      System.out.print("Informe o valor do nó: ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      inicio = inserirIndice(inicio, indice, valor);
      
      // vamos exibir os valores na lista ligada
      System.out.print("\nValores na lista: ");
      exibirLista(inicio);
    }
  }
  
  // função que permite adicionar um nó em uma determinada
  // posição da lista ligada
  public static No inserirIndice(No inicio, int indice, int valor) {
    // vamos apontar para o nó inicial
    No atual = inicio;
    // criamos um novo nó
    No novo = criarNo(valor);
    
    // a lista ligada ainda está vazia?
    if (atual == null){
      // inicio recebe o novo nó
      inicio = novo;
    }
    else if (indice == 0) {
      // o índice é igual a 0? vamos inserir
      // o nó no início da lista ligada
      novo.proximo = inicio;
      inicio = novo;
    }
    else {
      // vamos procurar o local adequado para inserção
      // primeiro criamos um nó temporário
      No temp = new No();
      // apontamos o nó temporário para o início da lista
      temp = inicio;
      // e percorremos os nós até encontrar a posição
      // de inserção
      for(int i = 1; i < indice; i++) {
        if (temp != null) {
          // passa para o próximo nó
          temp = temp.proximo;
        }
      }
   
      // concluimos a inserção
      novo.proximo = temp.proximo;
      temp.proximo = novo;
    }
    
    // e retornamos o início da lista
    return inicio;
  }

  // função que permite adicionar um nó no final da
  // lista ligada
  public static No inserirFinal(No inicio, int valor) {
    // vamos apontar para o nó inicial
    No atual = inicio;
    // criamos um novo nó
    No novo = criarNo(valor);
  
    // a lista ligada ainda está vazia?
    if (atual == null){
      // inicio recebe o novo nó
      inicio = novo;
    }    
    else { // temos um ou mais nós na lista ligada
      // vamos localizar o último nó
      while (atual.proximo != null) {
        atual = atual.proximo;
      }
       
      // encontramos o último nó. Agora vamos inserir
      // o novo nó depois dele
      atual.proximo = novo;
    }
     
    // e retornamos o início da lista
    return inicio;
  }
  
  // função usada para construir e retornar um novo nó
  public static No criarNo(int valor) {
    // cria o novo nó
    No no = new No(valor, null);
    // retorna o nó criado
    return no;
  }
  
  // função usada para percorrer a lista ligada e
  // exibir os valores contidos em seus nós
  public static void exibirLista(No inicio) {
    // vamos apontar para o início da lista
    No temp = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (temp == null) {
      System.out.println("A lista está vazia.");
    }
    else {
      // esse laço se repete enquanto tempo for
      // diferente de null
      while (temp != null) {
        // vamos mostrar o valor desse nó
        System.out.print(temp.valor + " -> ");
        // avança para o próximo nó
        temp = temp.proximo;
      }
    
      // mostra o final da lista
      System.out.println("null");
    }
  }
  
  // função que retorna a quantidade de nós na lista ligada
  public static int tamanhoLista(No inicio) {
    int tamanho = 0;
    
    // vamos apontar para o início da lista
    No temp = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (temp == null) {
      return 0;
    }
    else {
      // esse laço se repete enquanto tempo for
      // diferente de null
      while (temp != null) {
        // vamos incrementar o tamanho
        tamanho++;
        // avança para o próximo nó
        temp = temp.proximo;
      }
    }
    
    return tamanho;
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do mês para uma determinada data em Delphi usando as funções DayOfTheMonth() e DayOf()

Quantidade de visualizações: 17762 vezes
Em algumas situações precisamos extrair apenas o dia do mês de uma determinada data. Para isso podemos usar as funções DayOfTheMonth() e DayOf(), ambas contidas na unit DateUtils. Estas funções retornam um valor inteiro na faixa de 1 a 31. Veja, por exemplo, como obter o dia do mês da data atual:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  hoje: TDateTime;
  dia_mes: integer;
begin
  // não esqueça de incluir DateUtils no uses

  // vamos receber a data de hoje
  hoje := Now;

  // vamos obter o dia do mês
  dia_mes := DayOf(hoje);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('O dia do mês é: ' + IntToStr(dia_mes));
end;

É importante notar que ambas as funções DayOfTheMonth() e DayOf() esperam um valor do tipo TDateTime representando a data cujo mês queremos extrair.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em PHP - Como usar construtores em suas classes PHP

Quantidade de visualizações: 11720 vezes
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em PHP é definido usando-se __construct() é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new.

Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:

<?
  class Pessoa{
    public function __construct(){
      echo "Fui criada";
    }
  }

  $pessoa = new Pessoa;
?>

Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    

    public function __construct($nome){
      $this->nome = $nome;
    }
  }

  $pessoa = new Pessoa("Osmar J. Silva");
  echo $pessoa->nome;
?>

Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade $nome na mesma instrução que cria a instância da classe.


Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()

Quantidade de visualizações: 722 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array.

Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho:

// função principal do programa Rust
fn main() {
  // vamos criar um array com 5 elementos
  let valores = [7, 3, 4, 9, 1];
  
  // agora vamos obter o tamanho do array
  let tamanho = valores.len();
  
  // e mostramos o resultado
  println!("O array possui {} elementos", tamanho);
}

Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado:

O array possui 5 elementos


C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 8794 vezes
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:

Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single)

Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos"
  g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new 
    SolidBrush(Color.Red), 40, 60);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
  new SolidBrush(Color.Red), 40, 60);

As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
  new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f));



C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como contar as linhas de um arquivo usando a função fgetc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 21038 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de linhas em um arquivo em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando-se a função fgetc(), no header stdio.h. Note que aqui estamos assumindo que o arquivo texto não possui uma quebra de linha após a última linha de texto.

Veja o código comentado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // nome e local do arquivo que será aberto para
  // obtermos a quantidade de linhas
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
  int caractere, existe_linhas = 0;
  int quant_linhas = 0;
  
  while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF){
    existe_linhas = 1; // há conteúdo no arquivo
    
    if(caractere == '\n'){ // é uma quebra de linha?
      // vamos incrementar a quantidade de linhas
      quant_linhas++;             
    } 
  }

  // se não houver uma quebra de linha na última linha
  // a contagem será sempre um a menos. Assim, é melhor
  // incrementar quant_linhas mais uma vez
  if(existe_linhas)
    quant_linhas++;

  // vamos exibir o resultado
  printf("O arquivo possui %d linhas.", quant_linhas);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como testar se a ArrayList do Java está vazia usando a função isEmpty() - Java ArrayList para iniciantes

Quantidade de visualizações: 19026 vezes
Neste exemplo mostrarei como usar o método isEmpty() da classe ArrayList para verificar se a lista está vazia, ou seja, não contem nenhum elemento. Este método retorna true se a ArrayList estiver vazia e false em caso contrário.

Veja o exemplo a seguir:

package estudos_java;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // Verifica se a ArrayList está vazia
    if(nomes.isEmpty()){
      System.out.println("A ArrayList está vazia."); 
    }
    else{
      System.out.println("A ArrayList não está vazia.");
    }
    
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A ArrayList não está vazia.

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