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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Matemática e Estatística |
Tutorial Machine Learning com Python - Como usar o método mean() da biblioteca NumPy para calcular média (ou média aritmética simples)Quantidade de visualizações: 4009 vezes |
Média aritmética (ou simplesmente média simples) é a soma de vários valores e dividido pelo total deles. Ou seja, o resultado dessa divisão equivale a um valor médio entre todos os valores. Veja a seguinte figura: ![]() Veja que temos 4 valores: 4, 9, 12 e 25. Assim, para obter a média aritmética desses valores, só precisamos somá-los e depois dividir pela quantidade, ou seja, por 4. A média resultante será 12,5. A biblioteca NumPy do Python nos oferece o método mean(), muito usado em Data Science e Machine Learning, que recebe um vetor de valores númericos (inteiro ou decimais) e retorna a média deles. Veja um exemplo: # importamos a biblioteca NumPy import numpy def main(): # valores a serem observados valores = [4, 9, 12, 25] # vamos obter a média aritmética simples media = numpy.mean(valores) # vamos mostrar o resultado print("A média dos valores é:", media) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A média dos valores é: 12.5 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string usando a função find() da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 12433 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método find() do objeto string da linguagem Python para pesquisar uma substring em uma string. A assinatura dessa função é: find(substring[, start[, end]]) onde substring é a substring a ser pesquisada e start e end são argumentos opcionais que definem os índices de início e fim da pesquisa. Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado. Se for encontrada, o índice do primeiro caractere é retornado. Veja um exemplo completo do seu uso: def main(): frase = "Gosto de Python e JavaScript" indice = frase.find("Python") if indice != -1: print("A palavra foi encontrada no índice", indice) else: print("A palavra não foi encontrada") if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada no índice 9. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 965 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 17787 vezes |
Sobre este projeto Java Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades. Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real. Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos. O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos. Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco. Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir: ![]() Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco: switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo banco System.out.print("\nNúmero do Banco: "); String numeroBanco = entrada.nextLine(); System.out.print("Nome do Banco: "); String nomeBanco = entrada.nextLine(); // vamos incrementar o contador de bancos Banco.contadorBancos++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco, numeroBanco); // e o adicionamos no ArrayList de bancos bancos.add(b); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO banco criado com sucesso"); break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco. Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se case 3: // vamos pesquisar uma conta System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: "); pesquisaConta = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa a conta temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta); if(temp == null){ // conta não encotrada System.out.println("\nConta não encontrada na agência."); } else{ // mostra a conta encontrada System.out.println("\nId da conta bancária: " + temp.getId()); System.out.println("Número da conta: " + temp.getNumero()); System.out.println("Cliente: " + temp.getCliente().getNome()); System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() + " - " + agenciaAtual.getCidade()); System.out.println("Banco: " + bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome()); System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo()); System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite()); } break; Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. O fechamento com chave de ouro O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto): ![]() Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download. 2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como posicionar os componentes nas linhas e colunas de um GridBagLayout do Java Swing usando as propriedades gridx e gridyQuantidade de visualizações: 12343 vezes |
A classe GridBagConstraints, usada para definir como os componentes serão distribuidos em um GridBagLayout, possui duas variáveis que permitem definir a linha e coluna nas quais o componente será colocado. Veja-as abaixo: gridx - Especifica a coluna na qual o componente será colocado. A primeira coluna possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente após o último componente inserido (na horizontal). gridy - Especifica a linha na qual o componente será colocado. A primeira linha possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente abaixo do último componente inserido (na vertical). Veja um trecho de código que mostra como posicionar seis botões nas linhas e colunas de um GridBagLayout: import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // adiciona componentes à janela gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna add(new JButton("Botão 1"), gbc); gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 2"), gbc); gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 2; // coluna add(new JButton("Botão 3"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna add(new JButton("Botão 4"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 5"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 2; // coluna add(new JButton("Botão 6"), gbc); setSize(350, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Java - Como calcular Bhaskara em JavaQuantidade de visualizações: 3087 vezes |
Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Java. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código Java vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Java. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // os coeficientes double a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes System.out.print("Valor do coeficiente a: "); a = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente b: "); b = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente c: "); c = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0){ raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if(discriminante == 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if(discriminante < 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string C# usando o método ToTitleCase() da classe TextInfoQuantidade de visualizações: 14240 vezes |
O método ToTitleCase() da classe TextInfo da linguagem C# nos permite converter para letras maiúsculas as inicias de cada uma das palavras que compoem uma frase ou texto. Esta técnica é muito útil quando estamos trabalhando com o processamento de strings em C#. Veja um exemplo completo do uso dessa função: using System; using System.Globalization; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "gosto de java e c#"; Console.WriteLine("Frase original: " + frase); // vamos converter cada letra inicial para maiúsculas frase = CultureInfo.CurrentCulture.TextInfo.ToTitleCase(frase); Console.WriteLine("Depois do método ToTitleCase(): " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: gosto de java e c# Depois do método ToTitleCase(): Gosto De Java E C# |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como adicionar novos mapeamentos chave-valor a um HashMap do Java usando o método put()Quantidade de visualizações: 9654 vezes |
Novos mapeamentos chave-valor são adicionados a um HashMap da linguagem Java usando-se o método put(). Veja sua assinatura:public V put(K key, V value) Note que este método recebe a chave e o valor a ser inserido e retorna um objeto do mesmo tipo daquele fornecido no segundo argumento. Este retorno é muito útil para sabermos se o novo valor não sobrepôs um valor já existente. Se o retorno for null, o novo valor foi inserido. Caso contrário o retorno será o valor existente antes da sobreposição. Apenas tenha cuidado com valores null existentes como chaves ou valores. Nestes casos o retorno do método put não ajudará em nada. Veja um exemplo do uso do método put(): package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // é possível também referenciar o valor adicionado // ao HashMap, uma vez que este é o retorno do métoto put() String nome = clientes.put(new Integer(2), "Carlos"); if(nome == null){ System.out.println("Novo valor inserido com sucesso"); } else{ System.out.println("Valor já existia. Houve sopreposição"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor já existia. Houve sopreposição |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 17934 vezes |
A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask. Esta interface apresenta apenas um método, a saber: public void run(); Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa. Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe. Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo: // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread implements Runnable{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1"); Thread t1 = new Thread(mt1); t1.start(); MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2"); Thread t2 = new Thread(mt2); t2.start(); System.exit(0); } } |
VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução Select...Case do VB.NETQuantidade de visualizações: 20887 vezes |
As instruções If...Then e If...Then...Else são muito úteis para testarmos condições em nossos códigos. Porém, há situações em que os caminhos a serem testados são tantos que se torna um pouco tedioso escrever tantos ElseIfs. Para estas situações nós temos a instrução Select...Case. Veja seu uso no trecho de código abaixo:Dim valor As Integer = 7 Select Case valor Case 1 To 5 Console.WriteLine("Entre 1 e 5 (inclusive)") Case 6, 7, 8 Console.WriteLine("Entre 6 e 8 (inclusive)") Case 9 To 10 Console.WriteLine("Igual a 9 ou 10") Case Else Console.WriteLine("Não encontrado no teste") End Select Os valores a serem testados em cada passo da instrução podem ser separados por vírgulas ou por faixa, usando a palavra-chave To. Neste último caso, o valor limite também é incluído no teste. O tipo de dados da variável de teste deve se enquadrar nos tipos: Boolean, Byte, Char, Date, Double, Decimal, Integer, Long, Object, SByte, Short, Single, String, UInteger, ULong e UShort. |
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