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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()Quantidade de visualizações: 8323 vezes |
O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:# declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos obter a quantidade de vezes em que o # caractere "o" aparece na frase quant = frase.count("o") # exibe o resultado puts "O caractere \"o\" aparece " + quant.to_s \ + " vezes" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O caractere "o" aparece 3 vezes |
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent do Java Swing (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método paintComponent()Quantidade de visualizações: 10170 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado paintComponent(Graphics g) que recebe um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Para demonstrar como isso é feito, veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha em um JLabel e o anexamos à janela do aplicativo. Observe a criação de uma classe personalizada que herda de JLabel: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); // Cria o JLabel MinhaLabel label = new MinhaLabel(); c.add(label); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // classe personalizada que permite desenhar class MinhaLabel extends JLabel{ protected void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); g.drawLine(0, 0, 200, 200); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Java Insertion Sort - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 4764 vezes |
A ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com a forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem Java agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: package arquivodecodigos; public class Estudos{ // método que permite ordenar o vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort public static void insertionSort(int[] vetor){ // percorre todos os elementos do vetor começando // pelo segundo elemento for(int i = 1; i < vetor.length; i++){ int atual = vetor[i]; // o valor atual a ser inserido // começa a comparar com a célula à esquerda de i int j = i - 1; // enquanto vetor[j] estiver fora de ordem em relação // a atual while((j >= 0) && (vetor[j] > atual)){ // movemos vetor[j] para a direita e decrementamos j vetor[j + 1] = vetor[j]; j--; } // colocamos atual em seu devido lugar vetor[j + 1] = atual; } } public static void main(String args[]){ // vamos criar um vetor com 9 elementos int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; // exibimos o vetor na ordem original System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar o vetor agora insertionSort(valores); // exibimos o vetor ordenado System.out.println("\n\nOrdenado:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
Como contar as palavras em um TextBox de múltiplas linhas do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 14016 vezes |
Em algumas situações nós precisamos retornar a quantidade de palavras digitadas em um campo TextBox de múltiplas linhas do C# Windows Forms. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Note como usei os métodos da classe String para alcançar o objetivo. Veja o código C# completo disparado a partir do clique de um botão Button: /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de palavras em um TextBox. Veja que usamos a técnica de contar as palavras contidas em um array após retirar as quebras de linhas e espaços duplicados na string. */ private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // Obtém o texto da caixa de texto string texto = textBox1.Text.Trim(); // Remove as quebras de linhas substituindo-as por // espaços texto = texto.Replace(Environment.NewLine, " "); // remove os espaços em excesso while(texto.IndexOf(" ") >= 0){ texto = texto.Replace(" ", " "); } // Obtém um array de palavras string[] palavras = texto.Split(" "); // Obtém a quantidade de palavras int quant = palavras.Length; // Exibe o resultado MessageBox.Show("O TextBox contém " + quant + " palavras."); } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()Quantidade de visualizações: 12531 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1. Veja o código completo para a dica: package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // obtém o índice da primeira ocorrência do // nome "Maria" int indice = nomes.indexOf("Maria"); System.out.println("O índice do nome pesquisado é: " + indice); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O índice do nome pesquisado é: 1 |
QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como carregar um shapefile no QGIS usando o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 483 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API para carregar um arquivo shapefile no QGIS e adicioná-lo como uma nova camada. O primeiro passo é fornecer a localização do arquivo shapefile (.shp), o nome para a nova camada e um data provider, que nesse caso é ogr. Depois de obtido o objeto QgsVector nós efetuamos uma chamada à função isValid() para verificar se a camada é válida. Esse procedimento deve ser sempre usado, pois assegura que os dados são válidos antes de continuar com a execução do código. Para finalizar nós usamos a função addMapLayer() do objeto QgsProject para adicionar a nova camada à coleção de camadas e a exibimos no mapa. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo: # vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local # do nosso shapefile camada = QgsVectorLayer("C:\\dados\\GO_Municipios_2022.shp", "Municípios Estado de Goiás", "ogr") # vamos testar se a camada é válida if not camada.isValid(): print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name()) else: # vamos adicionar a camada à relação de camadas QgsProject.instance().addMapLayer(camada) Ao executarmos esse código PyQGIS no QGIS nós temos como resultado um mapa do Estado de Goiás com os seus 246 municípios. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 13360 vezes |
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura // de dois pixels g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), new Point(400, 450)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos criar várias coordenadas x e y Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300), new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)}; // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a // espessura de um pixel g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Java para iniciantes - Como tratar o erro OutOfMemoryError no JavaQuantidade de visualizações: 12140 vezes |
O erro OutOfMemoryError é apresentado quando a Java Virtual Machine (JVM) não consegue alocar um objeto por falta de memória e o Garbagge Collector não liberou mais memória ainda. Este é um erro que não deve ser apanhado em um bloco try...catch, ou seja, se não há memória para alocar novos objetos, é fácil entender que não haverá memória para tal procedimento. O melhor a fazer é deixar o programa terminar e verificar a causa do problema. Veja a posição da classe OutOfMemoryError na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Throwable java.lang.Error java.lang.VirtualMachineError java.lang.OutOfMemoryError Esta classe implementa a interface Serializable. Uma das causas mais comuns para o erro OutOfMemoryError é a instanciação exagerada de objetos, principalmente em laços (loops). Uma forma de aumentar a memória RAM a ser usada é definindo opções na linha de comando para o java.exe. Algumas destas opções são -Xss64k -Xoss300k -Xms4m e -Xmx10m. |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()Quantidade de visualizações: 721 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array. Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho: // função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 5 elementos let valores = [7, 3, 4, 9, 1]; // agora vamos obter o tamanho do array let tamanho = valores.len(); // e mostramos o resultado println!("O array possui {} elementos", tamanho); } Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado: O array possui 5 elementos |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em um array de caracteres em C# usando o método ToCharArray()Quantidade de visualizações: 13847 vezes |
O método ToCharArray() da classe String da linguagem C# permite retornar um array de char contendo todos os caracteres presente na string original. Podemos tirar proveito disso para manipular os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto. Veja um código C# completo no qual demonstramos o seu uso: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C#"; Console.WriteLine("String original: " + frase); // obtém um array de caracteres a partir da string char[] letras = frase.ToCharArray(); // exibe os caracteres no array for (int i = 0; i < letras.Length; i++) { Console.WriteLine(letras[i]); } Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: String original: Gosto de C# G o s t o d e C # |
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