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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 9035 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o caractere associado a um código ASCII ou Unicode em JavaScript usando a função fromCharCode() do objeto StringQuantidade de visualizações: 265 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o caractere a partir de seu código ASCII ou Unicode em JavaScript. Para isso nós vamos usar a função fromCharCode() do objeto String. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var codigo = 102; document.write("O caractere para o código " + codigo + " é: " + String.fromCharCode(codigo)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O caractere para o código 102 é: f |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em CQuantidade de visualizações: 10905 vezes |
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas. Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa. Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(void){ printf("Sou uma funcao"); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função escrever escrever(); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma: void escrever(){ printf("Sou uma funcao"); } Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main(): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(){ char nome[] = "Osmar J. Silva"; printf("Ola, meu nome e %s\n", nome); } int main(int argc, char *argv[]){ printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n"); // efetua uma chamada à função escrever escrever(); // efetua outra chamada à função escrever escrever(); printf("Acabei de efetuar chamadas a funcao escrever()"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Python - Como verificar se uma string contém apenas números (dígitos)Quantidade de visualizações: 18990 vezes |
Este exemplo mostra como como usar a função isdigit() para verificar se uma string contém apenas números. Se alguma letra ou caractere especial estiver contido, a função retorna False. Veja o código Python completo: def main(): string = "49380" if string.isdigit(): print("A string contém apenas números") else: print("A string não contém somente números") if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas números |
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar objetos da interface Iterator do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 2967 vezes |
Um objeto da interface Iterator<E>, no pacote java.util, é usado para percorrer os elementos de uma coleção. Um Iterator é usado com frequencia em substituição a um Enumeration. Há duas diferenças principais entre os dois: a) Um Iterator permite a remoção de elementos na coleção sendo percorrida no momento. b) Os métodos do Iterator são mais curtos e apresentam melhoria em relação aos métodos do Enumeration. As subinterfaces conhecidas de Iterator<E> são ListIterator<E> e XMLEventReader. As classes conhecidas que implementam esta interface são BeanContextSupport.BCSIterator, EventReaderDelegate e Scanner. Veja um trecho de código no qual usamos um Iterator para percorrer e exibir os valores dos elementos de uma ArrayList: package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Iterator; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma ArrayList ArrayList<String> pessoas = new ArrayList(); pessoas.add("Osmar"); pessoas.add("Carlos"); pessoas.add("Fernanda"); // vamos obter um Iterator para a lista e percorrer todos os elementos for(Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); pessoa.hasNext();){ System.out.println(pessoa.next()); } } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Carlos Fernanda |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
JavaScript para matemática - Como obter o menor entre dois ou mais valores numéricos usando a função min() do JavaScriptQuantidade de visualizações: 7860 vezes |
A função min() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o menor deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var n1 = 45; var n2 = 18; var menor = Math.min(n1, n2); document.write("O menor número é " + menor); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O menor número é 18 O retorno do método min() é um objeto Number representando o menor dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas ao valor de um campo DATETIME ou TIME usando a função ADDTIME() do MySQLQuantidade de visualizações: 13464 vezes |
A função ADDTIME() é usada quando queremos adicionar horas, minutos, segundos ou milisegundos ao valor de um campo DATETIME ou TIME. Suponhamos que você tenha um campo DATETIME chamado data_hora_compra com o valor 2008-03-30 02:30:15. Veja como adicionar 3 horas ao valor deste campo:SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '3:00:00') FROM tabela_estudos O valor retornado será 2008-03-30 05:30:15. Veja agora a função aplicada a um campo TIME com o nome de hora_inicio e o valor 02:30:15. Agora vamos adicionar 20 minutos: SELECT ADDTIME(hora_inicio, '00:20:00') FROM tabela_estudos O valor retornado será 02:50:15. É possível ainda usar a função ADDTIME() para adicionar dias ao valor de um campo DATETIME. Por exemplo, se o valor do campo for 2008-03-30 02:30:15 e usarmos a query abaixo: SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '5 00:00:00') FROM tabela_estudos O resultado será 2008-04-04 02:30:15. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como subtrair dias de uma data em JavaScript - Data e horas em JavaScriptQuantidade de visualizações: 16795 vezes |
Em algumas situações, principalmente quando estamos desenvolvendo aplicações que envolvem datas, horas e calendários em JavaScript, nós precisamos subtrair dias de uma data. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Veja o código completo abaixo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function subtrairDias(data, dias){ return new Date(data.getTime() - (dias * 24 * 60 * 60 * 1000)); } document.write('Hoje é: ' + (new Date()).toLocaleDateString() + '<br>'); document.write('5 dias atrás era: ' + subtrairDias(new Date(), 5).toLocaleDateString()); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 25/03/2021 5 dias atrás era: 20/03/2021 |
C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
Como usar o método IsLeapYear() da estrutura DateTime do C# para verificar se um determinado ano é bissextoQuantidade de visualizações: 7540 vezes |
Podemos verificar se um determinando ano é bissexto usando o método IsLeapYear() da estrutura DateTime. Este método recebe um valor inteiro representando o ano com 4 dígitos e retorna um valor true ou false. Veja o exemplo:static void Main(string[] args){ // vamos verificar se o ano 2008 // é bissexto int ano = 2008; if(DateTime.IsLeapYear(ano)) Console.WriteLine("O ano informado é bissexto"); else Console.WriteLine("O ano informado NÃO é bissexto"); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Este método pode disparar uma exceção ArgumentOutOfRangeException se o valor do ano for menor que 1 ou maior que 9999. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit do Delphi usando a função EnableWindow() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 11772 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função EnableWindow() com os valores true ou false. A função EnableWindow() possui a seguinte assinatura em C/C++: BOOL EnableWindow( HWND hWnd, BOOL bEnable ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: // Protótipo {$EXTERNALSYM EnableWindow} function EnableWindow(hWnd: HWND; bEnable: BOOL): BOOL; stdcall; // Implementação function EnableWindow; external user32 name 'EnableWindow'; Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e um valor BOOL. Se fornecermos false, a caixa de texto será desabilitada. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos desabilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor false if EnableWindow(Edit1.Handle, False) = True then begin ShowMessage('A caixa de texto foi desabilitada com sucesso.'); end; end; Para habilitar a caixa de texto novamente, só precisamos fornecer o valor true para o parâmetro bEnable: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos habilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor true if EnableWindow(Edit1.Handle, True) = True then begin ShowMessage('A caixa de texto foi habilitada com sucesso.'); end; end; É importante observar que o retorno da função EnableWindow será False se tentarmos habilitar uma caixa de texto que já está habilitada ou tentarmos desabilitar uma caixa de texto que já está desabilitada. |
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