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Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Tutorial Java Swing - Como remover todos os itens de um JComboBox (Caixa de Combinação) em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 12494 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método removeAllItems() da classe JComboBox para remover todos os seus itens. Note que criei a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual de GUI, como o que está disponível no IDE Netbeans. Esta abordagem pode não ser produtiva, mas é excelente para entender como o Java Swing funciona. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JComboBox combo; public Estudos(){ super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria o JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Um botão que permite limpar o JComboBox JButton btn = new JButton("Limpar"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ // remove todos os itens do JComboBox combo.removeAllItems(); } } ); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Aqui os itens do JComboBox foram inseridos a partir de um vetor de String. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Criando dois vetores de inteiros de forma que a soma dos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30Quantidade de visualizações: 816 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere os seguintes vetores: // dois vetores de 5 inteiros cada int a[] = {50, -2, 9, 5, 17}; int b[] = new int[5]; Sua saída deverá ser parecida com: Valores no vetor a: 50 -2 9 5 17 Valores no vetor b: -20 32 21 25 13 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // dois vetores de 5 inteiros cada int a[] = {50, -2, 9, 5, 17}; int b[5]; int i; // vamos preencher o segundo vetor de forma que a soma dos // valores de seus elementos seja 30 for(i = 0; i < 5; i++){ b[i] = 30 - a[i]; } // vamos mostrar o resultado printf("Valores no vetor a: "); for(i = 0; i < 5; i++){ printf("%d ", a[i]); } printf("\nValores no vetor b: "); for(i = 0; i < 5; i++){ printf("%d ", b[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Unidades de Medida |
Como converter pés em metros em Python - Conversão de medidas em Python - Pés para metrosQuantidade de visualizações: 334 vezes |
A conversão de uma medida em pés para milímetros, centímetros, metros ou quilômetros é uma tarefa que estamos constantemente realizando. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito na linguagem Python. O que é um pé ou pés? O pé (foot) ou pés (feet) é uma unidade de medida do sistema imperial de medidas, usado até hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países que ainda não adotaram o sistema métrico. Um pé equivale a 12 polegadas (inches). Uma polegada, por sua vez, equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. Qual a fórmula para a conversão de pés para metros? Antes de passarmos para o código Python, veja a fórmula para a conversão de pés (feet) em metros (meters): \[Metros = Pés \times 0.3048\] Como podemos ver na fórmula, para obtermos a medida em metros nós só precisamos multiplicar a medida em pés por 0.3048. Veja agora o código Python que pede para o usuário informar a medida em pés e retorna o equivalente em metros: # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar a medida em pés pes = float(input("Informe a medida em pés: ")) # agora vamos converter a medida em pé para metros metros = 0.3048 * pes # e mostramos o resultado print("A medida em metros é: {0}m".format(metros)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a medida em pés: 50 A medida em metros é: 15.24m |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScriptQuantidade de visualizações: 1655 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ constructor(xc, yc, raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ constructor(x, y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // vamos criar um objeto Circulo var c = new Circulo(90, 50, 115); // vamos criar um objeto Ponto var p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo var dx = p.x - c.xc; var dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ document.writeln("O ponto está dentro do círculo"); } else{ document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 3 - Um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele for par e false em caso contrárioQuantidade de visualizações: 3419 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um número inteiro e retorna true se o número for par e false em caso contrário. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static boolean isPar(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o número informado e par if(isPar(numero)){ System.out.println("O número informado é par"); } else{ System.out.println("O número informado é ímpar"); } System.out.println("\n"); } // um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele par // e false em caso contrário public static boolean isPar(int n){ // o número é par? if(n % 2 == 0){ return true; } else{ return false; // é ímpar } } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores |
Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instaladaQuantidade de visualizações: 8182 vezes |
Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP. Veja o código abaixo: <?php // vamos efetuar uma chamada à função gd_info() $info = gd_info(); // agora percorremos as entradas foreach($info as $chave => $valor){ if($chave != "GD Version"){ if($valor == true || $valor == false){ if($valor == true){ $valor = "Habilitado"; } elseif($valor == false){ $valor = "Desabilitado"; } } } echo "$chave: $valor<br>"; } ?> Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: GD Version: bundled (2.1.0 compatible) FreeType Support: Habilitado FreeType Linkage: Habilitado GIF Read Support: Habilitado GIF Create Support: Habilitado JPEG Support: Habilitado PNG Support: Habilitado WBMP Support: Habilitado XPM Support: Habilitado XBM Support: Habilitado WebP Support: Habilitado BMP Support: Habilitado TGA Read Support: Habilitado JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C++ - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausenteQuantidade de visualizações: 709 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado cout << "O número ausente é: " << ausente << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar os milisegundos da data atual desde a meia-noite de 01/01/1970 em JavaScript usando as funções valueOf() e getTime() do objeto DateQuantidade de visualizações: 6967 vezes |
Os métodos valueOf() e getTime() do objeto Date podem ser usados quando precisamos obter os milisegundos da data atual desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 1970. Veja um exemplo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a data e hora atual var agora = new Date(); // vamos exibir a data e hora atual document.write("A data e atual é: " + agora); // milisegundos desde a meia-noite de 1º de janeiro de 1970 // usando valueOf() document.write("<br>Milisegundos desde a meia-noite de 01/01/1970: " + agora.valueOf()); // usando getTime() document.write("<br>Milisegundos desde a meia-noite de 01/01/1970: " + agora.getTime()); </script> </body> </html> Ao executar este códigos teremos um resultado parecido com: A data e atual é: Sun Mar 27 2011 20:28:04 GMT-0300 (Hora oficial do Brasil) Milisegundos desde a meia-noite de 01/01/1970: 1301268484174 Milisegundos desde a meia-noite de 01/01/1970: 1301268484174 Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO) |
Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando o método readLine() da classe RandomAccessFile da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 13302 vezes |
Uma das operações mais frequentes em um programa é a leitura do conteúdo de arquivos. A classe RandomAccessFile nos fornece o método readLine() que é muito útil quando precisamos ler as linhas de conteúdo em um arquivo. O método readLine() lê bytes consecutivos do arquivo, começando na posição atual do ponteiro de arquivos até alcançar um caractere marcador de final de linha ou o fim do arquivo. Cada byte é convertido em um caractere tomando-se o valor do byte para os oito bits de menor ordem do caractere e definindo os oito bits de ordem alta do caractere como zero. Desta forma, este método não suporta Unicode completamente. Uma linha de texto é finalizada por um caractere de retorno de carro ("\r"), um caractere de nova linha ("\n"), um caractere de retorno de carro seguido por um caractere de nova linha, ou o final do arquivo. Caracteres de final de linha não são incluídos na string retornada pelo método. É importante observar que, a cada chamada ao método readLine(), o ponteiro de arquivo é avançado e posicionado para a leitura subsequente. Veja o exemplo: import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita try{ RandomAccessFile arquivo = new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "rw"); // vamos ler o conteúdo do arquivo uma linha de cada vez String linha; while((linha = arquivo.readLine()) != null){ System.out.println("Posição do ponteiro: " + arquivo.getFilePointer()); System.out.println(linha); } arquivo.close(); } catch(FileNotFoundException fnfe){ System.out.println(fnfe.getMessage()); } catch(IOException ioe){ System.out.println(ioe.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Posição do ponteiro: 27 Primeira linha do arquivo Posição do ponteiro: 53 Segunda linha do arquivo Posição do ponteiro: 78 Terceira linha do arquivo |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11756 vezes |
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html: <?php // renomeia o diretório "recentes" para "atuais" $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes"; $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais"; if(rename($diretorio_antigo, $diretorio_novo)){ echo "Diretório renomeado com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível renomear o diretório."; } ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida: Warning: rename(imagens,imagens_novas) [function.rename]: Permission denied in /site/public_html/testes.php on line 9 Não foi possível renomear o diretório. |
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