Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como usar o método FindField para pesquisar um campo no TClientDataSet do Delphi e retornar um objeto da classe TField

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O método FindField pode ser usado quando queremos pesquisar um campo no TClientDataSet e retornar um objeto da classe TField. Este método possui a seguinte assinatura:

function FindField(const FieldName: string): TField;
Se o campo for encontrado, um objeto da classe TField é retornado. Em caso contrário, o valor nil é retornado.

Veja um trecho de código no qual eu mostro como encontrar um campo chamado "autor" em um ClientDataSet e retornar seu valor no registro atual:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  campo: TField;
begin
  // vamos obter o campo com o nome "autor" no ClientDataSet
  campo := ClientDataSet1.FindField('autor');

  // este campo existe no dataset?
  if campo <> nil then
    ShowMessage('O campo existe e seu valor no registro atual é: ' +
      campo.AsString)
  else // o campo não existe no dataset
    ShowMessage('O campo não existe no dataset');
end;

Se o campo existir no dataset, veremos uma mensagem parecida com:

"O campo existe e seu valor no registro atual é: M. D. Deitel".

Em geral usamos o método FindField para determinar se um determinado componente field existe no dataset. O argumento para o método é o nome do campo que queremos pesquisar. Este nome pode ser o nome de um campo simples, o nome de um sub-campo de um objeto field que tenha sido qualificado pelo nome do campo pai ou o nome de um campo agregado.

O comportamento do método FindField é o mesmo do método FieldByName. A diferença é que FindField retorna o valor nil se o campo não existir, enquanto FieldByName lança uma exceção do tipo EDatabaseError com a mensagem "Field not found".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel

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Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow().

Veja o resultado obtido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel();
     
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
     
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
     
    JButton btn = new JButton("Inserir Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:");
          String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:");
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
             "Informe a posição da nova linha:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos > (modelo.getRowCount() - 1))
            pos = 0;
           
          // Insere uma linha na posição especificada
          modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade});
        }
      } 
    );
     
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
            "Informe a posição da linha a ser excluída:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos < modelo.getRowCount())
            // Exclui a linha na posição especificada
            modelo.removeRow(pos);
        }
      } 
    );  
     
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()

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O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

require "fileutils"

# nome e caminho do diretório a ser criado
diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola"

# cria o diretório
if FileUtils.mkdir diretorio
  puts "Diretório criado com sucesso"
else
  puts "Não foi possível criar o diretório"
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso

Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida:

C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File 
  exists - estudos (Errno::
EEXIST)
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir'
  from estudos.rb:7



AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE

Como selecionar uma linha no AutoCAD e mostrar a equação da reta correspondente usando AutoCAD .NET C# API

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Em algumas situações nós queremos posicionar pontos ou outros desenhos em cima de uma linha, ou seja, em cima de uma reta. Uma das melhores formas de fazer isso é obtendo a equação reduzida da reta e usar as coordenadas x e y correspondentes.

Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a AutoCAD .NET C# API. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar a linha na área de desenho do AutoCAD usando doc.Editor.GetEntity().

Em seguida nós obtemos as coordenadas iniciais e finais da linha usando as propriedades StartPoint e EndPoint do objeto AcadLine. Para finalizar nós calculamos a equação reduzida da reta e exibimos o resultado.

Fique atento ao código que calcula o coeficiente angular e linear da reta. Considere o caso em que o coeficiente angular ou linear é igual a 0.

Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.Geometry;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;

[assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))]
namespace PluginEstudos {
  public class Class1 {
    [CommandMethod("estudos")]
    public void Estudos() {
      // vamos obter o documento atual
      Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument;
      // vamos obter a base de dados
      Database db = doc.Database;

      // opções da seleção
      PromptEntityOptions opcoes = new 
        PromptEntityOptions("\nSelecione uma linha: ");

      // obtemos o resultado da seleção
      PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(opcoes);

      // a seleção foi feita com sucesso
      if (resultado.Status != PromptStatus.OK) {
        Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado.");
        return;
      }

      // obtemos o id do objeto selecionado
      ObjectId id_objeto = resultado.ObjectId;

      // iniciamos uma transação
      using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) {
        BlockTable tabela_blocos;
        BlockTableRecord reg_tabela_blocos;

        // obtemos a entidade selecionada
        Entity ent = trans.GetObject(id_objeto, OpenMode.ForWrite) as Entity;
        
        // a entidade selecionada é uma linha
        if (ent is Line) {
          Line linha = ent as Line;
          // vamos obter o ponto inicial da linha
          Point3d ponto_inicial = linha.StartPoint;
          // vamos obter o ponto final da linha
          Point3d ponto_final = linha.EndPoint;
          string sinal = "+";
          // vamos calcular o coeficiente angular da reta
          Double m = (ponto_final.Y - ponto_inicial.Y) / (ponto_final.X - ponto_inicial.X);
          // vamos calcular o coeficiente linear
          double n = ponto_inicial.Y - (m * ponto_inicial.X);

          // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo   
          if (n < 0) {
            sinal = "-";
            n = n * -1;
          }

          // abre o model space para escrita
          tabela_blocos = trans.GetObject(db.BlockTableId,
            OpenMode.ForRead) as BlockTable;
          reg_tabela_blocos = trans.GetObject(tabela_blocos[BlockTableRecord.ModelSpace],
            OpenMode.ForWrite) as BlockTableRecord;

          // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio que
          // será usado para posicionar o texto
          double x = (ponto_inicial.X + ponto_final.X) / 2;
          double y = (ponto_inicial.Y + ponto_final.Y) / 2;

          // criamos um novo texto
          DBText texto = new DBText();
          texto.TextString = "y = " + m.ToString("0.00") + "x"
            + " " + sinal + " " + n.ToString("0.00");
          texto.SetDatabaseDefaults();
          texto.Height = 5;
          texto.Position = new Point3d(x, y - texto.Height, 0);
          // adicionamos o texto no desenho
          reg_tabela_blocos.AppendEntity(texto);
          trans.AddNewlyCreatedDBObject(texto, true);
        }
        else {
          Application.ShowAlertDialog("Você não selecionou uma linha.");
        }

        // salvamos a transação
        trans.Commit();
      }
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD .NET C# API e selecionar uma linha nós teremos um resultado parecido com:

Selecione uma linha [Usuário seleciona a linha]
[Mostra a equação reduzida da reta como um texto posicionado no ponto médio da linha]

Como forma de testar ainda mais o código, defina um valor para o x e experimente plotar um ponto na área de desenho do AutoCAD. Você verá que o ponto cai exatamente em cima da linha, ou seja, da reta que a representa.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScript

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Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar a classe Circulo
  class Circulo{
    constructor(xc, yc, raio){
      this.xc = xc; // x do centro
      this.yc = yc; // y do centro
      this.raio = raio; // raio do círculo
    }
  }
  
  // agora vamos declarar a classe Ponto
  class Ponto{
    constructor(x, y){
      this.x = x; // coordenada x
      this.y = y; // coordenada y	
    }
  }
  
  // vamos criar um objeto Circulo
  var c = new Circulo(90, 50, 115);
  // vamos criar um objeto Ponto
  var p = new Ponto(140, 90);
  
  // vamos verificar se o ponto está dentro do
  // círculo
  var dx = p.x - c.xc;
  var dy = p.y - c.yc;
  if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
    document.writeln("O ponto está dentro do círculo");  
  }
  else{
    document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares existentes no intervalo [M, N] e imprimir a multiplicação desses números (os pares). Observe que os valores M e N devem ser fornecidos pelo usuário.

Nota: por se tratar de intervalo fechado [M, N], os números M e N devem ser incluídos na amostra. Além disso, seu código deve assegurar que M seja menor que N.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor de M: 3
Informe o valor de N: 9
Números pares no intervalo [M, N]: 4, 6, 8,
Multiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: 192
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int m, n, i, multiplicacao = 1;
  
  // vamos pedir para o usuário informar os valores de M e N
  cout << "Informe o valor de M: ";
  cin >> m;
  cout << "Informe o valor de N: ";
  cin >> n;
  
  // M é menor que N?
  if(m >= n){
    cout << "M deve ser menor que N";
  }
  else{
    // mostra os números pares no intervalo
    cout << "Números pares no intervalo [M, N]: ";
    for(i = m; i <= n; i++){
      if(i % 2 == 0){
	cout << i << ", ";
	// aproveitamos para calcular a multiplicação dos números
	// pares no intervalo informado
	multiplicacao = multiplicacao * i;
      } 
    }
		
    // mostramos a multiplicação
    cout << "\nMultiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: " <<
      multiplicacao << endl;
  }
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular salário líquido em Python - Calculando o salário líquido de um professor

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como float), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como float). Em seguida mostre o salário líquido, formatado de acordo com a moeda brasileira em vigor (na resolução eu usei o Real). Dica: Use locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8').

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

import locale

# função principal do programa
def main():
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8')
  
  # vamos ler o valor do hora aula
  valor_hora_aula = float(input("Informe o valor da hora aula: "))
    
  # vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  horas_trabalhadas = int(input("Informe o número de horas trabalhadas no mês: "))
    
  # vamos ler o percentual de desconto do INSS
  percentual_desconto_inss = float(input("Percentual de desconto do INSS: "))
    
  # vamos calcular o salário bruto
  salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas
    
  # agora calculamos o total do desconto
  total_desconto = (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto
    
  # finalmente calculamos o salário líquido
  salario_liquido = salario_bruto - total_desconto
    
  # mostramos o resultado
  print("Salário Bruto: R$ {0}".format(locale.currency(salario_bruto, 
    grouping=True, symbol=None)))
  print("Total de Descontos: R$ {0}".format(locale.currency(total_desconto, 
    grouping=True, symbol=None)))
  print("Salário Líquido: R$ {0}".format(locale.currency(salario_liquido, 
    grouping=True, symbol=None)))
  
if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar os tipos de dados byte e sbyte da linguagem C#

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O tipo de dados byte é usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa de 0 a 255, ou seja, valores inteiros apenas positivos. Veja um exemplo de declaração e definição de uma variável deste tipo:

// uma variável do tipo byte
byte valor = 45;

O tipo byte (que possui 8 bits não sinalizados) é um apelido C# para o tipo System.Byte da plataforma .NET. Note que quando inicializamos uma variável do tipo byte com um literal inteiro, este valor é convertido implicitamente de int para byte. Se o valor sendo definido for maior que a faixa permitida, o programa não compilará. Veja:

// valor fora da faixa suportada pelo tipo byte
byte valor = 290;

Ao tentarmos compilar esta linha teremos o seguinte erro:

Constant value '290' cannot be converted to a 'byte'

Quando se trata de conversões implícitas, um valor do tipo byte pode ser convertido, sem a necessidade de cast, para os tipos short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double ou decimal. Veja:

// variável do tipo byte
byte valor = 28;

// variável do tipo float
float valor2 = valor;

O caminho oposto não é verdade, ou seja, não é possível atribuir uma variável do tipo short à uma variável do tipo byte. Veja:

// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = valor;

// mensagem de erro de compilação
Cannot implicitly convert type 'short' to 'byte'. 
An explicit conversion exists (are you missing a cast?)

Esta conversão não é possível, ainda que o valor contido na variável do tipo short esteja na faixa aceitável pelo tipo byte. Neste caso, um cast (conversão explícita) se faz necessário:

// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = (byte)valor;

Resumindo, nenhum outro tipo de dados em C# pode ser convertido para o tipo byte implicitamente. Se quiser fazê-lo, use uma conversão explícita (cast).

O tipo sbyte, por sua vez, pode armazenar valores inteiros na faixa de -128 até 127 e possui 8 bits sinalizados. Este tipo é um apelido C# para o tipo de dados System.SByte da plataforma .NET. Veja um exemplo de seu uso:

static void Main(string[] args){
  // variável do tipo sbyte
  sbyte valor = -45;

  // exibe o resultado
  Console.WriteLine("O valor da variável é: " + valor);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Note que, a exemplo de byte, o tipo sbyte também é governado por algumas regras de conversão e atribuição de valores literais. Há uma conversão implícita de sbyte para os tipos short, int, long, float, double e decimal. A conversão de qualquer outro tipo de dados para o tipo sbyte só pode ser feita por meio de cast (conversão explícita).


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante.

Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que:

ATji = Aij

Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta.

É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3.

Antes de vermos o código Java, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas:

\[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \]

Sua matriz transposta correspondente é:

\[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \]

E agora veja o código Java que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos declarar e construir uma matrix
    // 2x3 (duas linhas e três colunas
    int matriz[][] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
    
    // vamos exibir os valores da matriz
    System.out.println("Elementos da matriz:");
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
    // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
    int linhas = matriz.length; // linhas da matriz original
    int colunas = matriz[0].length; // colunas da matriz original
    int transposta[][] = new int[colunas][linhas]; 
    
    // e agora vamos preencher a matriz transposta
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        transposta[j][i] = matriz[i][j];
      }
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz transposta
    System.out.println("Elementos da matriz transposta:");
    for(int i = 0; i < transposta.length; i++){
      for(int j = 0; j < transposta[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", transposta[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz:
    3      5      7  
    1      2      9  
Elementos da matriz transposta:
    3      1  
    5      2  
    7      9  



Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca

Estruturas de dados em Java - Como obter o nó com maior valor em uma árvore binária de busca usando Java

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Em exemplos dessa seção nós vimos como criar árvores binárias e árvores binárias de busca em Java e como pesquisar ou fazer a sua travessia, visitando cada um dos nós. Nesta dica mostrarei como obter o nó com o maior valor em uma árvore binária. O truque aqui é descer o lado direito da árvore até o último nó. Veja:

// método que permite retornar o maior nó de uma árvore
// binária de busca
public No retornarMaiorElemento(){
  // chama a versão recursiva do método
  return retornarMaiorElemento(raiz);
}
  
public No retornarMaiorElemento(No no){
  if((no == null) || (no.getDireito() == null)){
    return no; // ponto de parada
  }
  else{ // vamos continuar descendo do lado direito
    return retornarMaiorElemento(no.getDireito());
  }
}

Este método faz parte da classe ArvoreBinariaBusca.java. Veja agora como chamá-lo a partir da classe principal, ou seja, a classe de teste:

package arvore_binaria;

import java.util.Scanner;

public class ArvoreBinariaTeste {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
       
    // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca
    ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca();
    
    // vamos inserir 5 valores na árvore
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
       
      // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação
      if(!arvore.inserir(valor)){
        System.out.println("Não foi possível inserir." +
          " Um elemento já contém este valor.");  
      }
    }
     
    // vamos obter o maior elemento na árvore binária de busca
    System.out.println("\nO maior nó é: " + 
      arvore.retornarMaiorElemento().getValor());
     
    System.out.println("\n");
  }
}

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 6
Informe um valor inteiro: 13
Informe um valor inteiro: 64
Informe um valor inteiro: 21
Informe um valor inteiro: 3

O maior nó é: 64


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