Fórmulas da Física ::: Mecânica ::: Fórmulas de Cinemática |
Fórmula da Velocidade - Como calcular a velocidade quando temos a distância percorrida e o tempo gastoQuantidade de visualizações: 1265 vezes |
Nesta dica mostrarei a fórmula básica para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo. Esta situação é comum quando, em uma conversa, alguém diz que percorreu uma determinada distância em um determinado tempo e quer saber a velocidade com a qual este percurso foi feito. Note que não estamos falando de velocidade média, que possui uma fórmula bem semelhante, mas adiciona alguns detalhes. Assim, a fórmula simples para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo é: \[v = \frac{d}{t} \] Onde: v é a velocidade em metros por segundo (m/s); d é a distância percorrida em metros (m); t é o tempo em segundos (s); Embora metros e segundos sejam as medidas mais adequadas para a resolução deste tipo de problema (por serem as unidades padrões do SI - Sistema Internacional de Medidas), você pode usar quilômetros em vez de metros, desde que o tempo seja medido em horas, com a velocidade em Km/h (quilômetros por hora). Vamos ver um exemplo? 1) Joana saiu de Goiânia com destino a uma fazenda de amigos, localizada a 180km de distância. Para este percurso ela gastou 3h. Qual foi a velocidade empregada do percurso? Resolução: Vamos começar anotando que a distância está em quilômetros e o tempo em horas. Como as informações são compatíveis, não há a necessidade de se converter para metros e segundos. Dessa forma, só precisamos jogar os valores na fórmula. Veja: \[v = \frac{d}{t} \] \[v = \frac{180}{3} \] \[v = 60 \] Ou seja, a velocidade (que pode ser vista como velocidade média neste problema) é de 60km/h. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 16587 vezes |
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades. Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button: private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){ MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!"); } A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc. Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário: private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){ if(e.Button == MouseButtons.Left){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!"); } else if(e.Button == MouseButtons.Right){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!"); } else if (e.Button == MouseButtons.Middle){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!"); } else{ MessageBox.Show("O que está acontecendo?"); } } Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs: a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle. b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle. c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs: a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle. b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento). c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle. d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle. e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca |
Exercícios Resolvidos de Java - Como pesquisar um valor em uma árvore binária de busca usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 4314 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em Java que permite pesquisar um valor em uma árvore binária de busca (BST). Se o valor for encontrado, uma referência ao nó da árvore (um objeto da classe NoArvore, por exemplo) deverá ser retornado. Caso contrário, o valor null deverá ser retornado para indicar que não há nós na árvore contendo tal valor. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 7 Informe um valor inteiro: 1 Informe um valor inteiro: 8 Informe um valor inteiro: 10 Informe um valor inteiro: 4 Informe o valor a ser pesquisado: 3 O valor não foi encontrado na árvore Informe um valor inteiro: 8 Informe um valor inteiro: 2 Informe um valor inteiro: 35 Informe um valor inteiro: 4 Informe um valor inteiro: 7 Informe o valor a ser pesquisado: 4 O valor foi encontrado na árvore Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: Código para NoArvore.java: package estudos; public class NoArvore { int valor; // valor armazenado no nó NoArvore esquerdo; // filho esquerdo NoArvore direito; // filho direito // construtor do nó public NoArvore(int valor){ this.valor = valor; } } Código para ArvoreBinariaBusca.java: package estudos; public class ArvoreBinariaBusca { private NoArvore raiz; // referência para a raiz da árvore // método usado para inserir um novo nó na árvore // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false // se o elemento // não puder ser inserido (no caso de já existir um // elemento igual) public boolean inserir(int valor){ // a árvore ainda está vazia? if(raiz == null){ // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore raiz = new NoArvore(valor); // cria um novo nó } else{ // localiza o nó pai NoArvore pai = null; NoArvore noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz // enquanto o nó atual for diferente de null while(noAtual != null){ if(valor < noAtual.valor) { pai = noAtual; noAtual = noAtual.esquerdo; } else if(valor > noAtual.valor){ pai = noAtual; noAtual = noAtual.direito; } else{ return false; // um nó com este valor foi encontrado } } // cria o novo nó e o adiciona ao nó pai if(valor < pai.valor){ pai.esquerdo = new NoArvore(valor); } else{ pai.direito = new NoArvore(valor); } } return true; // retorna true para indicar que o novo nó // foi inserido } // método que permite pesquisar na árvore binária de busca public NoArvore pesquisar(int valor){ return pesquisar(raiz, valor); // chama a versão recursiva // do método } // sobrecarga do método pesquisar que recebe dois // parâmetros (esta é a versão recursiva do método) private NoArvore pesquisar(NoArvore noAtual, int valor){ // o valor pesquisado não foi encontrado....vamos retornar null if(noAtual == null){ return null; } // o valor pesquisado foi encontrado? if(valor == noAtual.valor){ return noAtual; // retorna o nó atual } // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova // chamada para a sub-árvore da esquerda else if(valor < noAtual.valor){ return pesquisar(noAtual.esquerdo, valor); } // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova // chamada para a sub-árvore da direita else{ return pesquisar(noAtual.direito, valor); } } } E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 5 valores na árvore for(int i = 0; i < 5; i++){ System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação if(!arvore.inserir(valor)){ System.out.println("Erro. Um elemento já contém este valor."); } } // vamos pesquisar um valor na árvore System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado: "); int valorPesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém um objeto da classe NoArvore a partir do // método pesquisar() da classe ArvoreBinariaBusca NoArvore res = arvore.pesquisar(valorPesquisa); // o valor foi encontrado? if(res != null){ System.out.println("O valor foi encontrado na árvore"); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado na árvore"); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestaçõesQuantidade de visualizações: 12347 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double salario, emprestimo, valor_parcela; int quant_prestacoes; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dados System.out.print("Informe o salário: "); salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor do empréstimo: "); emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: "); quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes; System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " + valor_parcela); // o empréstimo pode ser concedido? if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) { System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido"); } else{ System.out.println("Empréstimo pode ser concedido"); } System.out.println("\n"); } } |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Apostila CSS - Como definir a cor de fundo de um elemento HTML usando um valor rgbQuantidade de visualizações: 7442 vezes |
A propriedade background-color aceita um valor de cor que pode ser informado por meio da função rgb(). Esta função aceita valores de 0 até 255 para a cores vermelho, verde e azul, ou seja Red, Green e Blue. Veja a figura abaixo: ![]() A cor de fundo para esta página for gerada com o seguinte código: <html> <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> </head> <body style="background-color: rgb(201, 20, 58)"> </body> </html> |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Java Threads - Como interromper a execução de uma thread em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 15505 vezes |
A classe Thread fornece um método chamado interrupt() que serve para interrompermos a execução de uma determinada thread. Os métodos sleep() e yield() transferem a thread sendo executada no momento do estado "executando" para o estado "pronta". O método interrupt(), por sua vez, faz com que uma thread vá para o estado "finalizada", ou seja, ela não voltará mais a ser executada. O problema é que, nem sempre, o método interrupt() parece surtir o efeito desejado, ou seja, fazer com que a thread pare de executar imediatamente. Por esta razão, a forma mais fácil de "matar" uma thread é forçar a saída de seu método run(). Veja um exemplo: // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread extends Thread{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); if((i >= 3) && (nome.equals("Thread 1"))){ try{ System.out.println(nome + " foi eliminada"); return; // interrompe a execução do método run() } catch(SecurityException e){ System.out.println(e.getMessage()); } } } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1"); t1.start(); MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2"); t2.start(); } } Ao usar a instrução return nós forçamos a saída do método run() e consequentemente, o fim da tarefa sendo realizada pela thread. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 424 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Python usando o operador de adiçãoQuantidade de visualizações: 13356 vezes |
A concatenação de textos, frases ou palavras pode ser feita em Python usando-se o operador de soma (ou adição). Veja um exemplo de como isso pode ser feito:# método principal def main(): frase1 = "Gosto de " frase2 = "Python" frase3 = frase1 + frase2 # mostra o resultado print(frase3) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Gosto de Python |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de dados em Java - Introdução às listas ligadas em JavaQuantidade de visualizações: 16230 vezes |
Então você se interessou pelo assunto de listas ligadas em Java? Recomendo que leia esta anotação com muita atenção. É o ponto de partida para o entendimento e implementação desta estrutura de dados tão importante. Uma lista singularmente ou duplamente ligada (singly or doubly linked list) é uma lista dinâmica no sentido de que ela pode crescer ou diminuir de acordo com as necessidades do programa. As matrizes (arrays) comuns também têm seu papel assegurado no estudo das estruturas de dados. No entanto, uma de suas limitações é que seus elementos são dispostos lado a lado na memória. Isso torna a inserção de um novo elemento no meio do array uma tarefa dispendiosa, visto que os demais elementos precisam ser movidos para outras posições. Em uma lista dinâmica isso não acontece. O conceito principal das listas ligadas é a capacidade de um nó (cada elemento da lista é chamado de nó) poder apontar para um outro nó com estrutura semelhante. Veja a estrutura típica de um nó em uma lista ligada: // classe No public class No{ public int valor; public No proximo; } // fim da classe No Note que esta classe contém dois campos: um campo do tipo int que guarda o valor do nó e um campo do tipo referência apontando para um objeto do mesmo tipo que o nó atual. Isso permite a circularidade das listas, ou seja, um nó apontando para um elemento de seu mesmo tipo. Com este conhecimento já podemos criar o início de uma lista singularmente ligada, para isso só precisamos declarar uma variável do tipo No. Veja: // declara o início da lista No inicio; Até agora temos uma lista ligada vazia. A criação do primeiro elemento da lista pode ser feito da seguinte forma: public class Lista{ // declara o início da lista static No inicio = null; public static void main(String args[]){ // verifica se a lista está vazia if(inicio == null){ // reserva memória para o novo nó inicio = new No(); // a memória foi alocada com sucesso? if(inicio != null){ inicio.valor = 150; // é o primeiro nó...seu campo proximo não deve // apontar para lugar nenhum inicio.proximo = null; } } System.out.println(inicio.valor); System.exit(0); } } Aqui nós temos a criação do primeiro nó de uma lista singularmente ligada. Note como usamos a palavra-chave new para alocar memória para o nó atual. Veja também que o valor null é fornecido para o campo próximo do nó. Isso aconteceu porque temos apenas um nó. Em outras dicas desta seção abordaremos como inserir os demais nós e também listar todos os nós existentes na lista. Até lá. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter o nome do mês da data atual no formato curto usando os métodos today() e strftime() da classe datetime do PythonQuantidade de visualizações: 10542 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos today() e strftime() da classe datetime do Python para retornar o nome do mês da data atual no formato curto, ou seja, se o mês for setembro, o valor retornado será "set". Veja o código completo para o exemplo: from datetime import datetime import locale def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # Obtém um datatime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o nome do mês no formato curto print(hoje.strftime("O mês é: %b")) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O mês é: mar |
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Python - Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python JavaScript - Validação de formulários em JavaScript - Como validar um formulário contendo usuário e senha em JavaScript Java - Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender) |
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