C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em C

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Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 178.00; // valor original
  percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
  valor_final = valor + (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);

  // O resultado será 204,70
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 250.00; // valor original
  percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
  valor_final = valor - (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);
  
  // O resultado será 230,00
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float perguntas, acertos;

  perguntas = 90.0;
  acertos = 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100));

  // mostra a porcentagem de erros
  printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100);

  // Os resultados serão 80% e 20%

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

  valor_anterior = 300.0; // valor anterior
  novo_valor = 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

  printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro);

  // O resultado será 13,33

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, comissao;

  valor = 70.0; // valor do produto
  percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  comissao = percentual * valor;

  // mostra o resultado
  printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao);

  // O resultado será 3,5

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em C++ usando o método compare() da classe String

Quantidade de visualizações: 22931 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função compare() da classe String da linguagem C++ para comparar duas palavras, frases ou textos.

Se as duas strings forem iguais, o valor 0 é retornado. Um valor diferente de 0 indica que as duas strings não são iguais. Lembre-se de que esta função distingue entre maiúsculas e minúsculas.

Veja como esta função pode ser usada:

int compare(const string& str) const;
int compare(const char* s) const;

Podemos chamar esta função de duas formas:

a) Fornecendo uma variável como parâmetro;
b) Fornecendo uma string entre aspas.

Veja agora um exemplo C++ completo demonstrando o seu uso:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  string str1("Java");
  string str2("JAVA");

  if(str1.compare(str2) == 0){
    cout << str1 << " é igual a " << str2 << "\n";
  }
  else{
    cout << str1 << " é diferente de " << str2 << "\n";
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Java é diferente de JAVA


Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Python - Desenvolvimento de Games com Python

Quantidade de visualizações: 1295 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Python, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Python que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# vamos declarar a classe Circulo
class Circulo:
  # construtor da classe
  def __init__(self, xc, yc, raio):
    self.xc = xc
    self.yc = yc
    self.raio = raio
  
# agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto:
  def __init__(self, x, y):
    self.x = x # coordenada x
    self.y = y # coordenada y	

# método principal
def main():
  # vamos criar um objeto Circulo
  c = Circulo(205, 166, 115)
  # vamos criar um objeto Ponto
  p = Ponto(140, 90)
  
  # vamos verificar se o ponto está dentro do
  # círculo
  dx = p.x - c.xc;
  dy = p.y - c.yc;
  
  if((math.pow(dx, 2) + math.pow(dy, 2)) < math.pow(c.raio, 2)):
    print("O ponto está dentro do círculo")
  else:
    print("O ponto NÃO está dentro do círculo")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir arquivos em C usando a função remove()

Quantidade de visualizações: 19328 vezes
A função remove(), disponível no header stdio.h, pode ser usada para excluir arquivos. Veja sua assinatura:

int remove(const char *filename);

Veja que esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna um valor inteiro. Se o arquivo for excluído com sucesso, o valor 0 será retornado. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // nome do arquivo a ser excluído
  char *arquivo = "c:\\testes.txt";

  // vamos excluir
  if(remove(arquivo) == 0)
    printf("Arquivo foi excluido com sucesso.");
  else
    printf("Nao foi possivel excluir o arquivo.");

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas

JavaScript para iniciantes - Como obter o valor do maior número possível em JavaScript usando Number.MAX_VALUE

Quantidade de visualizações: 8850 vezes
Quando estamos desenvolvendo aplicações em JavaScript que lidam intensivamente com valores numéricos, é sempre uma boa idéia sabermos, de antemão, qual o maior valor numérico possível nessa linguagem de programação.

Para isso podemos usar a propriedade MAX_VALUE do objeto Number. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var maximo = Number.MAX_VALUE;
  document.write("O maior número em JavaScript é " 
    + maximo);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O maior número em JavaScript é 1.7976931348623157e+308

Qualquer valor numérico acima disso, será tratado pela linguagem JavaScript como Infinity.


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como excluir um item de uma ListBox do C# Windows Forms baseado em seu valor usando a função Remove() da propriedade ListBox.Items

Quantidade de visualizações: 689 vezes
Nesta dica mostrarei como remover um item de uma ListBox do C# Windows Forms usando a função Remove() da propriedade Items da classe ListBox. Note que, se o item fornecido ao método Remove() não estiver na lista, nada acontecerá.

Veja o trecho de código:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // exclui o elemento com o valor "Curitiba"
  listBox1.Items.Remove("Curitiba");
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B

Quantidade de visualizações: 432 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma:

Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7]
Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14]

Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A.

Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do 1.o elemento: 8
Informe o valor do 2.o elemento: 5
Informe o valor do 3.o elemento: 4
Informe o valor do 4.o elemento: 1
Informe o valor do 5.o elemento: 2
Informe o valor do 6.o elemento: 3
Informe o valor do 7.o elemento: 4
Informe o valor do 8.o elemento: 6
Informe o valor do 9.o elemento: 9
Informe o valor do 10.o elemento: 7

Elementos do vetor A:

8,  5,  4,  1,  2,  3,  4,  6,  9,  7  

Elementos do vetor B:

24,  10,  12,  2,  6,  6,  12,  12,  27,  14
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;
 
public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
       
    // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros
    int vetor_a[] = new int[10];
    int vetor_b[] = new int[10];
    
    // agora vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos do vetor A
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) +
        ".o elemento: ");
      vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos construir o vetor B
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      // o índice atual é par?
      if(i % 2 == 0){
        vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3;
      }
      else{
        vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2;
      }
    }
      
    // vamos mostrar os elementos do vetor A
    System.out.println("\nElementos do vetor A:\n");
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      System.out.print(vetor_a[i] + ",  ");
    }
    
    // vamos mostrar os elementos do vetor B
    System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n");
    for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){
      System.out.print(vetor_b[i] + ",  ");
    }
    System.out.println();
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set do Java para representar a interseção (ou intersecção) de dois ou mais conjuntos

Quantidade de visualizações: 4699 vezes
Na teoria dos conjuntos, a interseção (português brasileiro) ou intersecção (português europeu) de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A interseção desses dois conjuntos é C = {2, 30}.

Na programação Java podemos representar a interseção de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

package estudos;

import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
import java.util.TreeSet;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // primeiro conjunto
    Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>();
    conjuntoA.add(2);
    conjuntoA.add(5);
    conjuntoA.add(8);
    conjuntoA.add(19);
    conjuntoA.add(30);
    
    // segundo conjunto
    Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>();
    conjuntoB.add(2);
    conjuntoB.add(3);
    conjuntoB.add(1);
    conjuntoB.add(30);
    
    // vamos obter a interseção dos dois conjuntos      
    Set<Integer> conjuntoC = intersecao(conjuntoA, conjuntoB);        
    
    // vamos exibir os elementos no conjunto C
    Iterator iterator = conjuntoC.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
  
  // método genérico que permite obter a interseção de dois conjuntos
  public static <T> Set<T> intersecao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){
    Set<T> conjC = new TreeSet<>();
    // percorremos todos os elementos do conjunto A
    for(T elemento: conjA){
      // e verificamos se o elemento está contido no conjunto B
      if(conjB.contains(elemento)){
        conjC.add(elemento); // se estiver contido nós o adicionamos no conjunto C 
      }
    }
    
    return conjC; // e retornamos o conjunto C
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

2
30


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 11416 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que um caractere ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada char_count(). Esta função recebe a string e o caractere que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que o caractere foi encontrado.
Veja o código (usando apenas ANSI-C):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
// função personalizada que permite contar as
// ocorrências de um caractere em uma string
int char_count(const char *str, char caractere){
  int i, quant = 0;
 
  // vamos percorrer todos os caracteres da string
  for(i = 0; str[i]; i++){
    if(str[i] == caractere){ // localizamos
      quant++;
    }
  }
 
  return quant;
}
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python";
 
  printf("Ocorrencias encontradas: %d",
    char_count(frase, 'a'));
 
  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Ocorrencias encontradas: 4


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função delete

Quantidade de visualizações: 9172 vezes
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String.

Veja o exemplo a seguir:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase

# vamos remover todos os espaços
# veja que estamos alterando a string original
frase.delete!(" ")
puts "Com os espaços removidos: " + frase

Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Gosto muito de Ruby
Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby

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