Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer |
Java do básico ao avançado - Como usar o método append() para adicionar mais conteúdo ao final de um StringBufferQuantidade de visualizações: 9452 vezes |
O método append() da classe StringBuffer se torna útil quando precisamos adicionar mais conteúdo ao final de um objeto desta classe. Este método possui, no Java 7, as seguintes sobrecargas: public StringBuffer append(Object obj) public StringBuffer append(String str) public StringBuffer append(StringBuffer sb) public StringBuffer append(CharSequence s) public StringBuffer append(CharSequence s, int start, int end) public StringBuffer append(char[] str) public StringBuffer append(char[] str, int offset, int len) public StringBuffer append(boolean b) public StringBuffer append(char c) public StringBuffer append(int i) public StringBuffer append(long lng) public StringBuffer append(float f) public StringBuffer append(double d) Note que em todas as sobrecargas do método, o retorno é um objeto da classe StringBuffer. Mas, não é um novo objeto StringBuffer. É uma referência ao objeto StringBuffer já existente. Veja um exemplo no qual usamos este método para adicionar mais duas palavras ao conteúdo do StringBuffer: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // um StringBuffer contendo uma frase StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar"); // vamos adicionar mais duas palavras ao final do StringBuffer frase.append(" em"); frase.append(" Java"); // agora mostramos o resultado System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de programar em Java |
Rust ::: Fundamentos da Linguagem ::: Compilador rustc |
Como escrever um "Hello, World!" na linguagem Rust usando a ferramenta rustcQuantidade de visualizações: 721 vezes |
Então você já fez a instalação do Rust, testou o seu funcionamento disparando "rustc --version" em uma janela de terminal e agora quer começar a aprender mais sobre a linguagem? Que tal começar escrevendo o famoso "Hello, World!" ("Olá, Mundo!")? Nesta dica mostrarei como essa tarefa é fácil, principalmente se optarmos pelo uso da ferramenta rustc. Lembre-se, no entanto, que rustc é usado diretamente quando estamos escrevendo aplicações simples, provas de conceito, protótipos e coisas assim. Para aplicações mais complexas, é sempre recomendado o uso do Cargo, que é um sistema de build e gerenciador de pacotes do Rust. Então vamos começar. Abra o seu editor de códigos favorito (tal como o Notepad++) e digite a seguinte listagem: fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); } Salve este arquivo como "estudos.rs" no diretório de sua preferência. Aqui eu optei por salvá-lo em um diretório chamado "C:\estudos_rust". Agora vamos compilar nosso programa Rust. Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório que você salvou o arquivo "estudos.rs" e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_rust c:\estudos_rust>rustc estudos.rs Se tudo correr bem, você verá a criação de um arquivo "estudos.exe". Para executá-lo pela linha de comando nós só precisamos disparar: c:\estudos_rust>estudos Hello, world! Aqui é Rust na veia. Simples, né? No entanto, se dermos duplo-clique em cima do executável gerado, ele abre e fecha automaticamente. Não seria bom exibir uma mensagem do tipo "Pressione uma tecla para fechar..."? Basta modificar seu código para a versão abaixo: // importamos a biblioteca io use std::io; use std::io::Write; fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); // procedimento para pausar o programa let mut resposta = String::new(); print!("\nPressione Enter para sair..."); io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut resposta) .expect("Erro ao ler a entrada do usuário"); } Sim, eu sei que agora nós adicionamos código demais para alcançar um detalhe tão simples. Mas, à medida que a linguagem Rust evolui, talvez os desenvolvedores resolvam simplificar esta parte. Compile o programa novamente e experimente abrir o executável com duplo-clique. Você verá que agora o programa fica aguardando o pressionamento da tecla Enter para fechar. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 15177 vezes |
Nesta dica mostrarei como criar uma classe personalizada que estende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer. O objetivo é fornecer esta JLabel ao método setCellRenderer() de uma das colunas da JTable e exibir uma imagem ou foto ao lado do conteúdo da célula. Veja o resultado da figura abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero exibir imagens ao lado do texto da primeira coluna TableCellRenderer tcr = new Imagem(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(0); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Imagem extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Imagem(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent(JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ Icon imagem = new ImageIcon("C:\\estudos_java\\icon.gif"); // certifique-se da existencia da imagem "icon.gif" antes de executar if(isSelected) setBackground(table.getSelectionBackground()); else setBackground(table.getBackground()); setIcon(imagem); setText(value.toString()); return this; } public void validate() {} public void revalidate() {} protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 400 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de área em m2 e queremos transformá-la em km2, ou seja, converter Metros Quadrados para Quilômetros Quadrados. Para isso só precisamos dividir os metros quadrados por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Quilômetros Quadrados} = \frac{\text{Metros Quadrados}}{1.000.000} \] Agora veja o código Java que pede para o usuário informar a medida de área em metros quadrados e a converte para quilômetros quadrados. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a medida em metros quadrados System.out.print("Informe os metros quadrados: "); double m_quadrados = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora calculamos os quilometros quadrados double km_quadrados = m_quadrados / 1000000.00; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou " + m_quadrados + " metros quadrados."); System.out.println("Isso equivale a " + km_quadrados + " quilometros quadrados."); System.out.printf("Sem notação científica: %f\n", km_quadrados); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe os metros quadrados: 80 Você informou 80.0 metros quadrados. Isso equivale a 8.0E-5 quilômetros quadrados. Sem notação científica: 0,000080 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se todos os elementos de um array satisfazem uma condição em JavaScript usando a função every()Quantidade de visualizações: 1559 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de testar todos os elementos de um vetor e verificar se todos eles passam em um determinado teste. Para isso podemos usar a função every(), adicionada à linguagem JavaScript por meio do ECMAScript 5 (JavaScript 5, ECMAScript 2009, ES5). Este método nos permite fornecer uma função de callback que será chamada para cada um dos elementos do vetor. E o retorno do método every() é um valor true se todos os elementos passarem no teste e false em caso contrário. Veja um exemplo no qual testamos se TODOS os elementos de um vetor são maiores que 10: <script type="text/javascript"> function testarTodos(valor, indice, vetor){ if(valor > 10){ return true; } } var valores = new Array(21, 50, 30, 70, 12, 3); // vamos verificar se TODOS os valores são // maiores que 10 var res = valores.every(testarTodos); window.alert("Todos passaram no teste: " + res); </script> Aqui o resultado será false, pois o valor 3 não passou no teste. É importante observar que, assim que a função de callback retorna false pela primeira vez, o método every() já abandona sua execução. Uma função passada para o método every() pode conter os seguintes argumentos (nessa mesma ordem): a) O valor do item; b) O índice do item (opcional); c) O vetor a partir do qual o método every() está sendo chamado (opcional). Como última observação, o método every() não modifica o array original. |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais |
Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catchQuantidade de visualizações: 40020 vezes |
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:try{ // código que pode provocar erros } catch(Tipo_Exceção nome){ // tratamento do erro } A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch. Vamos ver um exemplo do uso de try...catch: import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); } catch(IOException e){ System.out.print(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações. Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro. Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String palavra = "Java"; Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int indice = in.nextInt(); try{ System.out.println("O caractere no índice " + "informado é " + palavra.charAt(indice)); } catch(StringIndexOutOfBoundsException e){ System.out.println("Erro:" + e.getMessage()); } } } Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 19588 vezes |
O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxFrame |
Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 2033 vezes |
A classe wxFrame, definida no arquivo <wx/frame.h>, herda diretamente da classe wxTopLevelWindow (que herda de wxWindow) e, em geral, é usada para representar a janela principal da aplicação. Em tempo de execução seu tamanho pode ser alterado, maximizado, restaurado e minimizado. Esta janela também inclui uma borda mais grossa, uma barra de títulos e, opcionalmente, uma barra de menus, uma barra de ferramentas ou uma barra de status. Uma wxFrame pode atuar como um contâiner para outros controles, tais como botões, caixa de texto, listas, tabelas, etc. No entanto, não podemos inserir em uma wxFrame uma outra wxFrame ou um diálogo. O construtor não vazio da classe wxFrame é: wxFrame::wxFrame(wxWindow* parent, wxWindowID id, const wxString& title, const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const wxSize& size = wxDefaultSize, long style = wxDEFAULT_FRAME_STYLE, const wxString& name = wxFrameNameStr) O parâmetro parent pode ser, e geralmente é, NULL. Se esse valor for diferente de NULL, a frame será minimizada quando sua janela mãe foi minimizada e restaurada quando esta for restaurada. Note que estamos falando de aplicações de janelas de múltiplos documentos (janelas MDI). O parâmetro id é o identificador da janela. Podemos informar -1 para indicar um valor default. O parâmetro title é o texto a ser exibido na barra de títulos da janela. O parâmetro pos é a posição da janela, expressa como um wxPoint (coordenada x e y). Se fornecermos o valor wxDefaultPosition para este parâmetro, a posição da janela será escolhida pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro size é o tamanho da janela, expresso como um wxSize (largura e altura). O valor wxDefaultSize indica o tamanho padrão (default), escolhido pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro style é o estilo da janela. O valor padrão é wxDEFAULT_FRAME_STYLE (que pode ser redimensionada, possui um botão de minimizar, de maximizar, etc). O parâmetro name é usado para associar a janela com um item nomeado, permitindo a personalização individual da janela em sistemas que usam o Motif. No Windows este parâmetro não possui nenhum efeito. Vamos ao código agora. Veja os arquivos de definição e de implementação para a criação de uma janela wxFrame: Código para janelaprincipal.h: #ifndef _JANELAPRINCIPAL_H #define _JANELAPRINCIPAL #include <wx/wx.h> // Definição da nossa janela wxFrame class JanelaPrincipal : public wxFrame{ public: // construtor não vazio JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura); // destrutor ~JanelaPrincipal(); }; #endif // _JANELAPRINCIPAL_H Código para janelaprincipal.cpp: #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1, titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){ // não vamos fazer nada aqui por enquanto } JanelaPrincipal::~JanelaPrincipal(){ // por enquanto vamos deixar o construtor vazio } Agora veja o arquivo de definição e de implementação necessários para a criação e exibição da nossa janela: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp #include "aplicacao.h" #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa // com a função de entrada main() ou WinMain() IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos criar nossa janela JanelaPrincipal *janela = new JanelaPrincipal(wxT("Cadastro"), 50, 50, 500, 400); // vamos exibir a janela wxFrame janela->Show(TRUE); // essa vai ser a janela principal da aplicação SetTopWindow(janela); // podemos iniciar o loop de eventos return true; } Note que, para que a janela seja visível na tela, devemos fazer uma chamada ao método Show() e fornecer o valor TRUE. Esta função é definida originalmente em wxWindow. Veja também que chamamos SetTopWindow() para informar ao wxWidgets que esta é a janela principal, razão pela qual fornecemos o valor NULL para o parâmetro parent. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando PythonQuantidade de visualizações: 1183 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dada a seguinte matriz: 6 10 4 2 9 7 20 3 1 Sua saída deverá ser parecida com: Maior elemento na coluna 0 é 20 Maior elemento na coluna 1 é 10 Maior elemento na coluna 2 é 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]]; # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna # começamos com cada coluna for i in range(len(matriz[0])): # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna maior = matriz[0][i] # percorremos todos os elementos desta linha for j in range(len(matriz)): # o elemento atual é maior que o maior? if matriz[j][i] > maior: # maior assume o valor atual maior = matriz[j][i] # exibimos o maior elemento desta coluna print("Maior elemento na coluna {0} é {1}".format(i, maior)) if __name__== "__main__": main() |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()Quantidade de visualizações: 15634 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio. Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: String; begin // vamos excluir o diretório abaixo diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo'; if RemoveDir(diretorio) then ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.') else ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.'); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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LISP - Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para Engenharia JavaScript - Como converter uma string para letras minúsculas em JavaScript usando a função toLowerCase() do objeto String |
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